Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 23 fevereiro 2015 editado

     # 101

    Colocado por: fcouceloMarco Araújo, não conheço o Bairro Caramão da Ajuda, estava a citar a noticia no link quando disse que nesse bairro vive a classe média.

    O Caramão da Ajuda e Caselas mais abaixo são bairros com uma estrutura interessante.
    São originalmente bairros de classe baixa que, com o tempo, têm sido adoptados pela classe média.
    O problema é que, alguma da classe baixa que continua por lá, por vezes, dá um pouco de mau aspecto, afastando potenciais compradores mais abonados (a dita classe média).
    Eu diria que é um misto de classe baixa e classe média, com mais predominância dos primeiros que dos segundos.
    Só não é mais "classe média" por causa das dimensões das casas - são pequeníssimas.

    Colocado por: fcouceloGoliver, o Parque das Nações tem o m2 mais caro de Lisboa e os bairros em seu redor o m2 mais barato. Estou apenas a citar a noticia abaixo:

    Pois mas, esses bairros em redor da Expo são bem melhores que muitos outros...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  1.  # 102

    Colocado por: fcouceloGoliver, o Parque das Nações tem o m2 mais caro de Lisboa e os bairros em seu redor o m2 mais barato. Estou apenas a citar a noticia abaixo:
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/viver_em_lisboa_conheca_as_zonas_mais_caras_jovens_e_com_maior_densidade_populacional.html

    Marco Araújo, não conheço o Bairro Caramão da Ajuda, estava a citar a noticia no link quando disse que nesse bairro vive a classe média.
    http://novafloresta.blogspot.pt/2005/10/bairros-sociais-o-caramo-da-ajuda.html


    Por mais caro que o PdN seja, está muito longe de chegar ao preço do m2 do Chiado
    • goliver
    • 24 fevereiro 2015 editado

     # 103

    Colocado por: fcouceloGoliver, o Parque das Nações tem o m2 mais caro de Lisboa e os bairros em seu redor o m2 mais barato. Estou apenas a citar a noticia abaixo:
    http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/viver_em_lisboa_conheca_as_zonas_mais_caras_jovens_e_com_maior_densidade_populacional.html

    Marco Araújo, não conheço o Bairro Caramão da Ajuda, estava a citar a noticia no link quando disse que nesse bairro vive a classe média.
    http://novafloresta.blogspot.pt/2005/10/bairros-sociais-o-caramo-da-ajuda.html


    Li o texto relativo ao primeiro link e não consigo estabelecer qualquer conclusão equivalente à que mencionou. Não se esqueça que você disse que o PdN está próximo de bairros problemáticos e, afinal de contas, o texto não fala nada disso. Nem podia, porque não há nenhum bairro problemático que seja vizinho do PdN. É preciso ter mais cuidado com o que se escreve.

    Por outro lado essa notícia não diz como o estudo foi feito e em que se baseou, para isso seria interessante consultar o próprio estudo. Uma coisa é certa: um apartamento novo no Chiado é bem mais caro do que no Parque da Nações e essa notícia fala no preço médio do metro quadrado. Ora, sabendo-se que no Chiado há mais casas velhas do que apartamentos novos e, em sentido oposto, no PdN há mais casas novas do que antigas, é natural que o preço médio do metro quadrado seja mais elevado nesta última zona. Aqui tb é preciso ter cuidado, porque a média é uma medida que ignora as assimetrias e esconde informação relevante.
    Concordam com este comentário: thekillerpt
  2.  # 104

    Colocado por: goliver

    Li o texto relativo ao primeiro link e não consigo estabelecer qualquer conclusão equivalente à que mencionou. Não se esqueça que você disse que o PdN está próximo de bairros problemáticos e, afinal de contas, o texto não fala nada disso. Nem podia, porque não há nenhum bairro problemático que seja vizinho do PdN. É preciso ter mais cuidado com o que se escreve.

    Por outro lado essa notícia não diz como o estudo foi feito e em que se baseou, para isso seria interessante consultar o próprio estudo. Uma coisa é certa: um apartamento novo no Chiado é bem mais caro do que no Parque da Nações e essa notícia fala no preço médio do metro quadrado. Ora, sabendo-se que no Chiado há mais casas velhas do que apartamentos novos e, em sentido oposto, no PdN há mais casas novas do que antigas, é natural que o preço médio do metro quadrado seja mais elevado nesta última zona. Aqui tb é preciso ter cuidado, porque a média é uma medida que ignora as assimetrias e esconde informação relevante.


    De qualquer forma, o preço do m2 de uma casa velha a precisar de muitas obras no Chiado é bem superior ao preço de um apartamento novinho no Parque das Nações.
    Aliás, o que não falta em Lisboa são zonas bem mais caras que a expo: Chiado, Lapa, Príncipe Real, etc.
  3.  # 105

    Estou curioso por saber qual a zona para famílias escolhida pelo user que iniciou a discussão, "DinisGaspar".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dinisgaspar
    • goliver
    • 25 fevereiro 2015 editado

     # 106

    Colocado por: marcoaraujo

    De qualquer forma, o preço do m2 de uma casa velha a precisar de muitas obras no Chiado é bem superior ao preço de um apartamento novinho no Parque das Nações.
    Aliás, o que não falta em Lisboa são zonas bem mais caras que a expo: Chiado, Lapa, Príncipe Real, etc.


    Se assim fosse, o preço médio do metro quadrado no Chiado era muito superior ao do PdN. E não é isso que se verifica.
  4.  # 107

    Colocado por: goliver

    Se assim fosse, o preçomédiodo metro quadrado no Chiado era muito superior ao do PdN. E não é isso que se verifica.


    Um apartamento novo com 100m2 no chiado custa entre 600 mil a 1,5 milhões de euros;
    Um apartamento novo com 100m2 na Expo pode custar 350 mil euros ou menos. No Chiado, novo não encontra nada por esse preço.

    Um apartamento usado no Chiado com 100m2, a precisar de muitas obras, sem elevador e sem estacionamento custa à vontade ente 350 mil euros e 800 mil euros.
    Ainda o mês passado acompanhei um amigo que foi ver um apartamento no Chiado por 700 mil euros. Era um 5º andar sem elevador e sem estacionamento e a precisar de obras.
  5.  # 108

    tb não conheço bairros problemáticos perto da Expo e moro a 5mn num bairro ao lado.. a 5mn de lisboa, 10mn do campo grande, numa moradia com quintal, sem stresses de vizinhos, numa zona intensamente verde onde o único barulho são os passarinhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dinisgaspar
  6.  # 109

    O DinisGaspar como não tinha limite de orçamento deve a esta hora ter escolhido as Maldivas ou se gosta de frio os Alpes Suiços, era o que eu faria!
    Concordam com este comentário: Rodri12, Dinisgaspar
  7.  # 110

    Colocado por: fcouceloEstou curioso por saber qual a zona para famílias escolhida pelo user que iniciou a discussão, "DinisGaspar".


    Antes de mais quero agradecer todas as ajudas que aqui deixaram e estão todas registadas.

    Só nas próximas semanas, iremos marcar visitas e ver no terreno o que encaixa mais naquilo que procuramos.

    Quando este processo terminar, venho aqui deixar algumas dicas com o que encontrámos e os prós e contras das zonas escolhidas.

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, LuisPereira
  8.  # 111


    tb não conheço bairros problemáticos perto da Expo e moro a 5mn num bairro ao lado.. a 5mn de lisboa, 10mn do campo grande, numa moradia com quintal, sem stresses de vizinhos, numa zona intensamente verde onde o único barulho são os passarinhos


    A "Expo" é grande, mas não sendo propriamente "em cima", Chelas está mesmo ali ao lado, e tem zonas dos Olivais ali pertinho, bastante desagradáveis. Um pouco acima, do lado Norte, tem aquele bairro onde fica a sede da Gebalis.
    • goliver
    • 26 fevereiro 2015 editado

     # 112

    Colocado por: luisvv

    A "Expo" é grande, mas não sendo propriamente "em cima", Chelas está mesmo ali ao lado, e tem zonas dos Olivais ali pertinho, bastante desagradáveis. Um pouco acima, do lado Norte, tem aquele bairro onde fica a sede da Gebalis.


    Considera isso bairros vizinhos?

    Dizer que Chelas é mesmo ali ao lado... distam 4km e estou a ser benevolente, pois considerei o percurso entre o ISEL e o Vasco da Gama.

    Que eu saiba Olivais não é problemático. E urbanisticamente falando é só a a zona de Lisboa mais bem pensada.

    Quanto ao bairro da Gebalis, não é mais do que um empreendimento constituido por três prédios com cerca de 100 metros de comprimento, onde foram alojadas as famílias que estavam em barracas nos terrenos ao lado e que nunca deram problemas, nem má vizinhança à zona. A maioria dessas familias até são indianas. E dista 2,5km do PdN considerando o Campus da Justiça para fazer quase uma linha recta.
  9.  # 113

    Colocado por: marcoaraujo

    Um apartamento novo com 100m2 no chiado custa entre 600 mil a 1,5 milhões de euros;
    Um apartamento novo com 100m2 na Expo pode custar 350 mil euros ou menos. No Chiado, novo não encontra nada por esse preço.

    Um apartamento usado no Chiado com 100m2, a precisar de muitas obras, sem elevador e sem estacionamento custa à vontade ente 350 mil euros e 800 mil euros.
    Ainda o mês passado acompanhei um amigo que foi ver um apartamento no Chiado por 700 mil euros. Era um 5º andar sem elevador e sem estacionamento e a precisar de obras.


    A sua bitola anda muito próxima do Convento dos Inglesinhos.

    Assim sendo o melhor é comparar com os preços dos apartamentos na primeira linha de rio no PdN.
  10.  # 114

    Colocado por: goliver

    A sua bitola anda muito próxima do Convento dos Inglesinhos.

    Assim sendo o melhor é comparar com os preços dos apartamentos na primeira linha de rio no PdN.


    Se vai comparar com apartamentos na primeira linha de rio do PdN, tem de os comparar com os apartamentos no Largo Camões, Rua do Carmo e Rua Garrett. E garanto-lhe que os apartamentos na primeira linha de rio do PdN custam menos de metade do preço dos apartamentos nessas três ruas do Chiado (que são provavelmente as três ruas mais caras de Portugal, com preços a roçar os 10 mil euros por m2).
  11.  # 115

    Se dinheiro não é problema, Qunta da Marinha
    Concordam com este comentário: Dinisgaspar
  12.  # 116


    Considera isso bairros vizinhos?
    Dizer que Chelas é mesmo ali ao lado... distam 4km e estou a ser benevolente, pois considerei o percurso entre o ISEL e o Vasco da Gama.

    A Expo não acaba no Vasco da Gama, vai até á Marechal Gomes da Costa, e Chelas é logo do outro lado.


    Que eu saiba Olivais não é problemático. E urbanisticamente falando é só a a zona de Lisboa mais bem pensada.

    São opiniões. Experimente ir ali para aquela zona ao lado da Marechal Gomes da Costa até aos bombeiros.


    Quanto ao bairro da Gebalis, não é mais do que um empreendimento constituido por três prédios com cerca de 100 metros de comprimento, onde foram alojadas as famílias que estavam em barracas nos terrenos ao lado e que nunca deram problemas, nem má vizinhança à zona. A maioria dessas familias até são indianas. E dista 2,5km do PdN considerando o Campus da Justiça para fazer quase uma linha recta.

    Basicamente, é só percorrer a avenida Alfredo Bensaúde.
    Das poucas vezes que tive necessidade de lá ir, fiquei com péssima impressão, quer do bairro, quer da frequência.
    • goliver
    • 27 fevereiro 2015 editado

     # 117

    Colocado por: luisvv
    A Expo não acaba no Vasco da Gama, vai até á Marechal Gomes da Costa, e Chelas é logo do outro lado.


    São opiniões. Experimente ir ali para aquela zona ao lado da Marechal Gomes da Costa até aos bombeiros.


    Basicamente, é só percorrer a avenida Alfredo Bensaúde.
    Das poucas vezes que tive necessidade de lá ir, fiquei com péssima impressão, quer do bairro, quer da frequência.


    O Parque das Nações, na zona Sul que é a que o luisvv está a querer referir-se, termina na rotunda onde começa a Alameda dos Oceanos. E é limitada pela Av. Marechal Gomes da Costa. Com um pormenor que faz toda a diferença: para lá dessa Avenida encontra-se o Braço de Prata e não Chelas. A zona de Chelas problemática é principalmente a dos prédios coloridos, na encosta a norte da Av. António de Spinola, ou seja, ainda mais longe do Vasco da Gama (dai ter dito que estava a ser benevolente com a distância calculada). Curiosamente, na zona a sul desta avenida, há um conjunto de prédios cuja população é antagónica à da zona oposta. Uns metros acima e estamos nas Olaias. Realço que, em termos residenciais, a zona norte do PqN tem muito mais peso que a zona Sul e, consequentemente, as distâncias também são bem diferentes.

    Essa zona dos Olivais, curiosamente no limite do bairro, não faz com que a opinião deste bairro seja negativa. Falo por experiência própria pq passei muitas tardes da minha juventude nessas ruas onde tinha amigos e nunca tive um único problema nem me apercebi que houvesse riscos desse tipo.

    Ao percorrer a Avenida Alfredo Bensaúde, 10% dessa avenida conflui com o bairro da Gebalis - já perto do Ralis. Tudo o resto ou conflui com as vivendas do outro lado da avenida, ou com o Externato S. Miguel Arcanjo ou com o Instituto Geográfico do Exército. Reduzir esta avenida ao bairro da Gebalis que tem um grande peso populacional indiano é tão rigoroso como ignorar que no final desta mesma avenida se encontra os Jardins do Cristo Rei, com apartamentos mais caros que no próprio PqN.
  13.  # 118

    Colocado por: marcoaraujo

    Se vai comparar com apartamentos na primeira linha de rio do PdN, tem de os comparar com os apartamentos no Largo Camões, Rua do Carmo e Rua Garrett. E garanto-lhe que os apartamentos na primeira linha de rio do PdN custam menos de metade do preço dos apartamentos nessas três ruas do Chiado (que são provavelmente as três ruas mais caras de Portugal, com preços a roçar os 10 mil euros por m2).


    Não faço ideia de onde foi buscar esses valores. Mostre-me um documento oficial sobre o assunto e eu calo-me. No prédio onde está a Padaria Portuguesa no Largo do Camões, vi eu um apartamento T3 que nem 250K euros custava. Entre outrosna zona, uns mais caros do que outros, mas sem chegar sequer aos calcanhares dos valores que referiu no que concerne a apartamentos usados.

    A Rua do Carmo não é propriamente dedicada ao mercado residencial. Já a Rua Garret, sim, tem uma maior área locável residencial. Curioso que nesta rua uma amiga minha chegou a arrendar um T2 remodelado por 800 eur, que tb não é compatível com os valores que refere. Mas desengane-se, porque a rua mais cara do Chiado é a Ivens.

    Não sei qual a referência que usou para os apartamentos de primeira linha no PqN, mas um T4 usado a custar aí mais de 1,2M euros parece-me uma boa referência. O que vai ao encontro dos resultados da C&W ao falar no preço médio mais caro no PqN comparativamente ao do Chiado. Tem apenas a ver com o facto do peso relativo das casas usadas no Chiado ser muito maior do que no PqN e isso reflete-se imediatamente no preço médio.
    • IAR
    • 27 fevereiro 2015

     # 119

    Colocado por: goliver

    O Parque das Nações, na zona Sul que é a que o luisvv está a querer referir-se, termina na rotunda onde começa a Alameda dos Oceanos. E é limitada pela Av. Marechal Gomes da Costa. Com um pormenor que faz toda a diferença: para lá dessa Avenida encontra-se o Braço de Prata e não Chelas. A zona de Chelas problemática é principalmente a dos prédios coloridos, na encosta a norte da Av. António de Spinola, ou seja, ainda mais longe do Vasco da Gama (dai ter dito que estava a ser benevolente com a distância calculada). Curiosamente, na zona a sul desta avenida, há um conjunto de prédios cuja população é antagónica à da zona oposta. Uns metros acima e estamos nas Olaias. Realço que, em termos residenciais, a zona norte do PqN tem muito mais peso que a zona Sul e, consequentemente, as distâncias também são bem diferentes.

    Essa zona dos Olivais, curiosamente no limite do bairro, não faz com que a opinião deste bairro seja negativa. Falo por experiência própria pq passei muitas tardes da minha juventude nessas ruas onde tinha amigos e nunca tive um único problema nem me apercebi que houvesse riscos desse tipo.

    Ao percorrer a Avenida Alfredo Bensaúde, 10% dessa avenida conflui com o bairro da Gebalis - já perto do Ralis. Tudo o resto ou conflui com as vivendas do outro lado da avenida, ou com o Externato S. Miguel Arcanjo ou com o Instituto Geográfico do Exército. Reduzir esta avenida ao bairro da Gebalis que tem um grande peso populacional indiano é tão rigoroso como ignorar que no final desta mesma avenida se encontra os Jardins do Cristo Rei, com apartamentos mais caros que no próprio PqN.


    Vou só acrescentar aqui alguns pontinhos

    E atenção, sem qualquer sentido prejurativo

    A comunidade desse pequeno bairro social (Gebalis) é composta por indianos (famílias de gente boa e pacífica, muitas delas cresceram nas antigas barracas que já não existem, ali mesmo ao lado) e também por uma comunidade grande de ciganos. No passado, os jovens destas famílias ciganas sempre foram algo problemáticos com envolvimento em pequenos assaltos, ou a meterem-se com as pessoas mais idosas, ou a espalhar os caixotes de lixo no chão, gritar e cantar na rua (pois andam sempre em grupo), etc. Não sei bem qual é a situação actual.

    Ainda assim, a Portela é "grande". E practicamente só quem vive nessa fronteira da Portela é que assistia a estas situações. Todo o restante pessoal que vivia do outro lado mais a Este, raramente tinha estes problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dinisgaspar
  14.  # 120

    IAR, chegaste a assistir no passado a situações dessas na Portela? É que eu nunca vi nada.

    A única crítica que posso fazer é a nível urbanístico/arquitectónico. Tomaram a excelente decisão de erradicar as barracas que davam um ar negativo à zona. Em contrapartida, tomaram a péssima decisão de construir três edifícios sem qualquer nexo de enquadramento local nem sentido estético. O gajo que desenhou e arquitectou estes edifícios devia ser erradicado também.
 
0.0393 seg. NEW