Iniciar sessão ou registar-se
    • FDR
    • 23 março 2015

# 361

Eu actualmente tenho na CGD um credito com 4.75% de spread! falamos de um credito habitação de 50k para uma avaliação de 65k. Enviei no fim semana mensagem a minha gestora de conta e hoje recebi a resposta a dizer que de momento a CGD não estava a renegociar spreads até que a taxa euribor estava em quedas, bla bla.

Vou esperar ate ao verão e depois tomar uma decisão, tenho até 5k que juntei em poucos meses para abater no credito e pode ser que ainda seja melhor para fazer a transferencia.
    Vamos a ver!

obrigado,
    Flávio
  1.  # 362

Colocado por: FDRhoje recebi a resposta a dizer que de momento a CGD não estava a renegociar spreads

diga-lhe que vai mudar de banco que vai ver se não renegoceiam.
    não é a gestora que manda. voce pode pedir a renegociação, ponto final! Se eles aceitam ou não já é outra coisa, mas aceitar o pedido tem que aceitar.
    Por uma resposta dessas fiz uma reclamação, disseram-me logo para lá ir fazer o pedido de renegociação. É preciso nos chatear-mos como sempre.
  2.  # 363

Colocado por: valtores

diga-lhe que vai mudar de banco que vai ver se não renegoceiam.
    não é a gestora que manda. voce pode pedir a renegociação, ponto final! Se eles aceitam ou não já é outra coisa, mas aceitar o pedido tem que aceitar.
    Por uma resposta dessas fiz uma reclamação, disseram-me logo para lá ir fazer o pedido de renegociação. É preciso nos chatear-mos como sempre.

Eu disse que tinha outra proposta melhor e a gestora deu a mesma resposta. Estou só à espera de oficializar mesmo a proposta para lhe mostrar os papeis e poder mesmo sair. Mas como se pede a renegociação?
  3.  # 364

Colocado por: ANdiesel

Eu disse que tinha outra proposta melhor e a gestora deu a mesma resposta. Estou só à espera de oficializar mesmo a proposta para lhe mostrar os papeis e poder mesmo sair. Mas como se pede a renegociação?

a renegociação é um documento que preenche e a gestora envia para aprovação que pode ou não fazer baixar o spread. a gestora não manda nada nem aprova nada. quer armar-se em mandona é o que é. Questione porque é que os outros pedem revisão e é aceite (no meu caso já tenho data para lá ir preencher o documento para revisão do spread) e você não pode?
    eles podem de facto não querer renegociar, ou achar que o cliente não vale a pena, mas pelo menos o pedido devia chegar a quem de direito, e não a uma gestora. as gestoras são de manias e pancadas. Umas aceitam, outras não, umas esforçam-se pelo cliente, outras não estão para se chatear.
    enfim.. cumpram os procedimentos e protocolos, ou então perdem os clientes e pronto.
    Concordam com este comentário: Rodri12
  4.  # 365

Colocado por: FDREu actualmente tenho na CGD um credito com 4.75% de spread! falamos de um credito habitação de 50k para uma avaliação de 65k. Enviei no fim semana mensagem a minha gestora de conta e hoje recebi a resposta a dizer que de momento a CGD não estava a renegociar spreads até que a taxa euribor estava em quedas, bla bla.

Vou esperar ate ao verão e depois tomar uma decisão, tenho até 5k que juntei em poucos meses para abater no credito e pode ser que ainda seja melhor para fazer a transferencia.
    Vamos a ver!

obrigado,
    Flávio

Faça uma rápida simulação e veja quanto poderia estar a poupar se estivesse com um spread 2.5% (que neste momento nem é dos mais baixos)
    • RMDR
    • 24 março 2015

# 366

Colocado por: daniel.costa

Na quarta feira fui ao Santander Totta fazer uma simulação para CH e o spread que apresentaram foi 2,9!?!?
    E sou cliente Select.

Não pode... Foi mal informado.
  5.  # 367

Colocado por: Rodri12

Faça uma rápida simulação e veja quanto poderia estar a poupar se estivesse com um spread 2.5% (que neste momento nem é dos mais baixos)

Este é um local rápido onde pode ver http://compararcreditohabitacao.com/simularemprestimo.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FDR
    • Anton
    • 24 março 2015 editado

# 368

Já há bancos a oferecerem 0% nos depósitos a prazo

http://www.dinheirovivo.pt/economia/interior.aspx?content_id=4469079&page=-1
  6.  # 369

Colocado por: AntonJá há bancos a oferecerem 0% nos depósitos a prazo

http://www.dinheirovivo.pt/economia/interior.aspx?content_id=4469079&page=-1

gostei desta parte da noticia:

"A taxa mais baixa para todos os clientes, no entanto, pertence à CGD, com 1,75%. O banco do Estado foi o primeiro a colocar o spread abaixo dos 2%. Ligeiramente acima, o Crédito Agrícola disponibiliza uma taxa de 1,8% para todos os clientes. Para os jovens, o spread desce para 1,7%, de acordo com os preçários."
  7.  # 370

http://economico.sapo.pt/noticias/santander-e-o-terceiro-banco-com-spreads-abaixo-de-2_214486.html

os bancos não cobram custos por pedidos de reavaliação de spread, pois não?
  8.  # 371

Colocado por: valtores

gostei desta parte da noticia:

"A taxa mais baixa para todos os clientes, no entanto, pertence à CGD, com 1,75%. O banco do Estado foi o primeiro a colocar o spread abaixo dos 2%. Ligeiramente acima, o Crédito Agrícola disponibiliza uma taxa de 1,8% para todos os clientes. Para os jovens, o spread desce para 1,7%, de acordo com os preçários."

Atenção que segundo informação que me prestaram da banca, este spread só se aplica se o cliente comprar casas do stock da CGD....ou seja, o caso muda de conversa.....
  9.  # 372

Alguns esclarecimentos:

Seguros:
    - Nenhum banco no mercado pode obrigar a subscrever os seus seguros, isso está legislado.

Alteração Unilateral de Spread:
    - Só poderá acontecer caso haja um acordo prévio entre ambas as partes de ter um x número de produtos, caso durante a vigência do contrato. Já agora o spread é alterado para um valor previamente previsto, não por um spread qualquer.

Cliente Select Santander:
    - 50.000€ de patrimonio financeiro em clientes com idade inferior a 45 anos, 75.000€ em idade superior a 45.
    ou
    - ordenado superior a 2.500€, execpto protocolo ordem dos médicos (1.000€) e professores universitario (1.500€), neste último caso se os inflows mensais (depósitos) em 9 dos últimos 12 meses forem superiores a 2500€ também é considerado para o segmento. Por exemplo pessoas que recebam rendas, etc...

No Santander já há transferência de crédito mas apenas para o segmento select. Penso que ainda nenhum banco já tenha alguma campanha de transferência para além do Santander.

Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  10.  # 373

Eu até hoje a noite decido se aceito de vez a CGD, ou não.

Estou a espera de uma resposta por parte de uma empresa de consultadoria financeira, e de um balcão da CA, mas aqui mesmo que me digam a e tal em principio consegue-se 1,80 ou 1.90, depende sempre as condições que apresentam e ou que exigem que eu tenha. Pois a meu ver o que já consegui dos 2% na CGD, onde já tenho conta a muitos anos, não compensa trocar por outro banco por 0,10%, por 0,20% talvez. que me dizem concordam comigo e com a minha maneira de pensar ou não?
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  11.  # 374

Colocado por: SILVA1252Eu até hoje a noite decido se aceito de vez a CGD, ou não.

Estou a espera de uma resposta por parte de uma empresa de consultadoria financeira, e de um balcão da CA, mas aqui mesmo que me digam a e tal em principio consegue-se 1,80 ou 1.90, depende sempre as condições que apresentam e ou que exigem que eu tenha. Pois a meu ver o que já consegui dos 2% na CGD, onde já tenho conta a muitos anos, não compensa trocar por outro banco por 0,10%, por 0,20% talvez. que me dizem concordam comigo e com a minha maneira de pensar ou não?

Por essa diferença eu não trocava.

Eu também aguardo resposta da Decisões & Soluções e confirmação da CGD se vão ou não fazer campanha de transferência de crédito
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  12.  # 375

não acham cedo a mudança de CH?

Se eventualmente os bancos descerem para spreads de 1%, algures durante este ano, vão mudar novamente de banco?
    É que o crédito é a 30 ou 40 anos, qual a pressa de esperar mais uns tempos e beneficar a longo prazo? Ou acham que isto é apenas uma maré (voltará a subir nos próximos meses)?

cumps
  13.  # 376

Colocado por: Victor RibeiroAlteração Unilateral de Spread:
    - Só poderá acontecer caso haja um acordo prévio entre ambas as partes de ter um x número de produtos, caso durante a vigência do contrato. Já agora o spread é alterado para um valor previamente previsto, não por um spread qualquer.

não devemos estar a falar do mesmo:

O Banco de Portugal "entende definir um conjunto de boas práticas a observar pelas instituições de crédito a respeito da previsão de cláusulas contratuais que lhes permitam, alterar unilateralmente as condições acordadas, nomeadamente a taxa de juro ou o montante de outros encargos aplicáveis". Desta forma, ficam definidas as condições em que os bancos podem, por exemplo, subir os spreads nos contratos de crédito à habitação.

Recorde-se que no ano passado, a Deco recebeu várias queixas de consumidores dando conta que algumas instituições bancárias estariam a incluir nos contratos de crédito à habitação uma cláusula que permitia às instituições financeiras subir os spreads do empréstimo de forma unilateral. A Associação de Defesa dos Consumidores considerou na altura esta cláusula abusiva. A questão suscitou polémica e obrigou à intervenção do secretário de Estado do Comércio e Defesa do Consumidor, Fernando Serrasqueiro, que em reuniões com os vários bancos pediu às instituições para avaliarem a suspensão ou anulação desta cláusula. Após estas reuniões, vários bancos admitiram que iriam deixar de incluir nos novos créditos à habitação esta cláusula que lhes permitia subir os spreads em caso de "razão atendível" ou "variações de mercado".

http://www.inverbis.pt/2007-2011/actualidade/bdp-regras-bancos-aumentar-spreads.html

- Que contratos podem ser alterados unilateralmente?
    Segundo a legislação, apenas os contratos que contenham uma cláusula a prever a alteração unilateral das condições acordadas podem ser alvo de alterações das condições acordadas. Se o seu contrato tiver esta cláusula a mencionar "razão atendível" ou "variações de mercado" o banco poderá alterar unilateralmente as condições dos contratos.
    2 - Em que circunstancias os bancos podem alterar as condições?
    O BdP define que, caso a cláusula que permite rever as condições esteja contratualizada, os bancos possam alterar as taxas de juro ou outros encargos caso exista uma "razão atendível" ou "variações de mercado". Tito Rodrigues, da Deco, explica que, por exemplo, caso o programa de apoio financeiro a Portugal sofra um revés, esse facto poderá ser utilizado pelos bancos para fazerem alterações nos juros e encargos cobrados.

http://economico.sapo.pt/noticias/saiba-se-o-seu-spread-vai-subir-com-as-novas-regras-para-a-banca_118327.html
  14.  # 377

Colocado por: electraonão acham cedo a mudança de CH?

Se eventualmente os bancos descerem para spreads de 1%, algures durante este ano, vão mudar novamente de banco?
    É que o crédito é a 30 ou 40 anos, qual a pressa de esperar mais uns tempos e beneficar a longo prazo? Ou acham que isto é apenas uma maré (voltará a subir nos próximos meses)?

cumps

Da minha parte, sou sincero, acho que as condições não vão melhorar muito em relação a isto, bem pelo contrário acho que vão piorar, razões:

1) Euribor, já está demasiado baixa

2) será normal ir a um banco dizer que quero transferir o crédito e estes mandarem esperar porque se calhar as coisas vão melhorar ainda mais (pode ser uma teoria da conspiração mas para mim, ninguém dá nada a ninguém muito menos os bancos) pelo que se as coisas tendessem a melhorar muito mais eles não iriam perder a oportunidade de fazer já os créditos (com os spreads atuais) onde teriam maiores lucros.

3)na minha situação LTV 80% certamente que não conseguirei mais baixo que 2/2.25% mesmo se os mínimos baixarem para os 1%.

Concluindo prefiro jogar pelo seguro e trocar para o mais baixo que conseguir, sendo que neste momento só procuro qual o que me leva menos € nas despesas de transferências
    Concordam com este comentário: SILVA1252, Victor Ribeiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  15.  # 378

Rodri,
    Falei hoje com o Santander Select e informaram-me que se tiver um vencimento liquido superior a 2500€ ou depósitos a prazo superiores a 50.000€ tenho direito a 1,5% de spread + Euribor 12 meses para um crédito habitação com um LTV até 80%.

No entanto, como apenas vou escriturar em Junho/Julho acredito que ainda vou conseguir ficar mais próximo dos 1%.

Se fosse a si esperava mais um pouco para pedir uma transferência de crédito pois as condições parecem que mudam de semana para semana.

Lembre-se que o BPI que é um dos líderes de mercado neste segmento e o Banco Popular ainda não se pronunciaram...
  16.  # 379

Colocado por: fcouceloRodri,
    Falei hoje com o Santander Select e informaram-me que se tiver um vencimento liquido superior a 2500€ ou depósitos a prazo superiores a 50.000€ tenho direito a 1,5% de spread + Euribor 12 meses para um crédito habitação com um LTV até 80%.

No entanto, como apenas vou escriturar em Junho/Julho acredito que ainda vou conseguir ficar mais próximo dos 1%.

Se fosse a si esperava mais um pouco para pedir uma transferência de crédito pois as condições parecem que mudam de semana para semana.

Lembre-se que o BPI que é um dos líderes de mercado neste segmento e o Banco Popular ainda não se pronunciaram...

Fcoucelo, no meu caso (sem hipóteses de ser Select) as condições não vão mudar muito.

Acredito que em breve se consigam Spreads de 1% ou pouco mais, mas para casos muito especiais.

Para casos como o meu, clientes vulgares para o banco, vai ser muito difícil de se conseguir chegar aos 2%, quanto mais abaixo disso
  17.  # 380

Eu ainda estou à espera de ver até onde isto vai.
    Se conseguir ir para a casa dos 2%, já vou me dar por contente :)

Vamos lá ver é os custos da transferência.. esses é que doem, para quem acabou de gastar quase 2000e em impostos..

0.1193 seg. NEW