Colocado por: loverscout
nao é verdade! o banco de Portugal ainda ontem emitiu um comunicado para todos os bancos, a informar que os bancos vao ter que suportar as taxas negativas.... e nesse caso o que existe é amortização do capital!
isto é bom para os clientes, mas abre a porta ao banco para meter taxas negativas nos depositos, coisa que ainda nao é permitida por lei em Portugal! Mas se o banco de portugal faz isto para os emprestimos habitação..... vai acabar por ceder á pressao e levantar a proibição de taxas negativas nos depositos!
vamos ver.....Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao
Colocado por: loverscoutso para definir melhor.... em caso de taxa negativa, ou seja tx. de juro+spread=(-X), o banco nao vai pagar ao cliente, o que acontece é que o capital em divida é amortizado....
na pratica vai dar ao mesmo, como se o banco tivesse a pagar ao cliente... o cliente é que nao ve dinheiro nenhum mas em contrapartida ve o seu capital em divida diminuir!Concordam com este comentário:electrao
Colocado por: Rui A. B.
Viva meu caro,
Não foi isso que eu entendi das notícias. O que eu entendi da decisão do BdP foi que,para créditos em vigor, os bancos teriam que repercutir as taxas negativas nos respectivos crédito. Mas isso só acontece porque os bancos não tinham essa situação precavida. Parece-me que, a partir deste momento, os bancos poderão precaver essa questão nos contratos...
Pelo menos foi isso que eu percebi... ;)
Colocado por: electrao
vamos ver quando isso começará a acontecer :)
Colocado por: loverscout
a questão que me preocupa nem é tanto isto acontecer.....mas sim as portas que se abrem aos bancos para cobrar ainda mais aos clientes....
o banco nao está no negocio para perder, nao se iludam com a historia das taxas negativas, o banco perde de um lado mais vai compensar por outro lado.... esse outro lado é que me preocupa...
Colocado por: tostexO título desse artigo é uma imbecilidade.
Colocado por: tostexO 'esconder a armadilha'. É la paliciano que a taxa é composta pelo spread + Euribor, sendo que geralmente o spread é fixado.
Colocado por: Rodri12
Pois, o problema é que a maioria dos novos contratos vem com a tal cláusula de alteração do spread...
Colocado por: CarvaiCuriosamente as transferências ficam mais caras que os cheques o que parece um bocado estupido.
Colocado por: SILVA1252Boas, espero que a pascoa tenha corrido bem a todos.
sobre novidades do crédito ainda não existe mais nada, principalmente sobre transferências de crédito.?
A banca tem estado a rever em baixa os 'spreads' que cobra no crédito à habitação. Desde o início o ano nove bancos cortaram quer os 'spreads' mínimos quer os máximos, avança o "Diário Económico". Só o BPI, o Montepio, o BBVA e o BIC é que não o fizeram.
Em abril, foram três instituições a baixar a margem cobrada nos empréstimos à habitação: Banco Popular, Banif e agora o Novo Banco.
Quatro bancos praticam 'spreads' abaixo dos 2%: CGD, Banco Popular, Santander Totta e Crédito Agrícola, esclarece o "Jornal de Negócios". O banco público pratica a margem mais atrativa (1,75%), seguida do Crédito Agrícola (1,8%), o Banco Popular (1,9%) e o Santander Totta (1,99%).
Colocado por: FDAcrescentem aí mais uns poucos à lista:
http://expresso.sapo.pt/mais-tres-bancos-baixam-spread-no-credito-a-habitacao=f918714#ixzz3WdKnIUIs