Colocado por: SCMSCerto, compreendo o que explica.
Já no momento de contratar um novo crédito, a opção pela taxa fixa dificulta as negociações, uma vez que, a concorrência neste campo é muito reduzida.
Portanto imagino que no futuro o mesmo se continue a verificar.
Efetivamente já não tenho muito tempo para decidir... E sendo eu uma pessoa que gosta pouco de arriscar a decisão torna-se um extremamente difícil. Daí ter vindo aqui a procura de algumfeedbackde quam já tem mais experiência!
Talvez devesse pressionar um pouco a CGD para baixar um pouco mais o spread também. Daquilo que já tenho visto por aqui 2.0 parece um valor elevado.
Colocado por: SCMSPois,
no meu caso em particular falamos de um LTV de 30.56% e uma taxa de esforço a rondar os 10%.
No entanto no inicio do mês as melhores condições foram apresentadas pelo Crédito Agrícola e CGD, mesmo com protocolos no Santander e Novo banco.
Estou pressionada com o tempo, uma vez que o contrato de compra e venda já foi assinado.
Isso prejudica um pouco a procura das melhores condições. :)
O Rodri12 neste momento tem o seu crédito habitação em que banco?
Obrigada!
Colocado por: fcouceloSCMS de facto com o seu empréstimo de 55.000€ isto não lhe vai representar grande problema pois paga apenas 1650€-2750€ para amortizar a totalidade ou trocar de banco.
Quanto tem taxa variável (spread + Euribor) cobram-lhe entre 0,3% - 0,5% de custos de amortização e neste caso alguns bancos suportam os custos de transferência de empréstimos.
Se tiver uma taxa fixa cobram-lhe 3% - 5% de custos de amortização o que não permite e os bancos equacionar assumir esse custo nas transferências (perde poder negocial com o seu banco).
Prefiro taxa variável pois permite-me renegociar o meu crédito mais facilmente ao longo dos meus 42 anos de financiamento.
No que respeita à redacção destas cláusulas, o Banco de Portugal entende que:
Apenas os factos externos ou alheios à instituição de crédito que sejam relevantes, excepcionais e tenham subjacente um motivo ponderoso fundado em juízo ou critério objectivo devem ser considerados “razão atendível”, ou ser indicados como correspondendo a “variações de mercado”, para os efeitos previstos na alínea c) do n.º 1 e na alínea a) do artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 446/85, de 25 de Outubro, devendo os mesmos ser convenientemente detalhados nas cláusulas;
Os consumidores devem dispor de pelo menos 90 dias para, após a comunicação das alterações por parte da instituição de crédito, ponderar o exercício do seu direito de resolução do contrato;
Deve ser especificado o momento a partir do qual as alterações introduzidas unilateralmente pela instituição de crédito produzem efeitos, entendendo este Banco que essas alterações apenas deverão produzir efeitos no período de contagem de juro imediatamente seguinte ao termo do prazo de exercício do direito de resolução do consumidor;
Deve ser prevista a reversão das alterações introduzidas quando e na medida em que os factos que as tenham justificado deixem de se verificar e estabelecidos os procedimentos necessários para a respectiva produção de efeitos.
Colocado por: fcouceloBel99 o Santander informou-me na semana passada que já só praticam Euribor 12M e perderam-me como cliente por este motivo.
Colocado por: bel99
E acha que spread de 1,5% com euribor 12m é pior que 1,9% a 6m?
Colocado por: FDO problema não está na Euribor, está no spread, é essa variável que o banco pode alterar sem dar cavaco.
Ainda por cima, nos moldes em que está previsto:
https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Paginas/combp20110517-1.aspx
Agora, pergunto eu: esses critérios têm sido detalhados nos contratos de mútuo, conforme o que sublinhei?
Colocado por: FDO problema não está na Euribor, está no spread, é essa variável que o banco pode alterar sem dar cavaco.
Ainda por cima, nos moldes em que está previsto:
https://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/ComunicadoseNotasdeInformacao/Paginas/combp20110517-1.aspx
Agora, pergunto eu: esses critérios têm sido detalhados nos contratos de mútuo, conforme o que sublinhei?
Colocado por: V BarbosaSe não forem detalhados, não são validos...