Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: fuzzyTendo em conta que o risco para o banco é reduzido, quase nulo ou mesmo nulo, não acham que 1.75% é elevado?

É um spread perfeitamente aceitável para financiamento à construção, se fosse CH puro poderia ter um spread mais baixo.

Mas como sempre, a melhor métrica é comparar TAERs.
  2.  # 2

Ontem aconteceu-me uma porreira na CGD.

Então, à cerca de 4/5 meses atrás andei a sondar o mercado, e consultei vários bancos, um deles a CGD.

Como a contrução está perto do final, e está na altura de tratar do empréstimo.

Como sabemos, isto dos spreads anda a descer, e como me tinham dado um spread que considerei bom para a época, 1,9% (ainda com a possibilidade de baixar qualquer coisa), fui obter dados mais concretos para avançar com o processo.

Resultado: Spread de 2,1% com a possibilidade de baixar ate 1,95%. Eu fiquei com um melão daqueles, e disse à senhora o que me tinham feito antes.

As condições são as mesmas, o prazo é o mesmo, o valor a pedir é o mesmo, os preponentes, a agência, etc, etc, apenas mudou o funcionario de atendimento.

Acham isto normal?
    • fasca
    • 29 setembro 2015 editado

# 3

Se tiverem condições favoráveis como:

- n terem outros créditos,
    - terem alguns bens pagos (ex: carro ou um apartamento),
    - o casal estar empregado,
    - terem algum dinheiro a prazo.
    - pedir nunca mais de 50% do valor total da obra
    - empréstimo superior a 100.000€ (valores baixos n lhes compensa)

Há aqui elementos para conseguirem 1.5% no totta principalmente
  3.  # 4

mas 1.5% no totta só com salario superior a 2500€ liquido certo?

foi o que me disseram a mim..
    melhor que consigo são mesmo os 1,75% na uci
    o problema é o seguro de vida que é caro, 25€ mes
  4.  # 5

Colocado por: thekillerptmas 1.5% no totta só com salario superior a 2500€ liquido certo?

foi o que me disseram a mim..

Não. Nem me lembro de o salário é propriamente um critério, a taxa de esforço sê-lo-á com certeza.

Há uns critérios de capitais no banco, dependendo da idade. Mas deve estar tudo descrito no site.
  5.  # 6

n tem a ver com o ordenado..

mas sim com o rácio entre o valor do empréstimo e o que ganhas.

Se pedires 250.000€ para 40 anos, mas se tu e esposa só ganharem limpos 2.000€ os dois, será difícil concederem 1.50%.

Mas se pedires menos de 200.000€ para 40 anos já deves conseguir suportar uns 650€ de valor mensal ao banco, tendo por exemplo uma taxa de esforço de 30%. (Por exemplo)
    • slsg
    • 15 outubro 2015 editado

# 7

Colocado por: thekillerptmas 1.5% no totta só com salario superior a 2500€ liquido certo?

É um dos critérios que se pode ter para ser cliente Select e consequentemente ter o spread de 1.5% , poderá não ser só salário, poderá ser qualquer tipo de inputs ( outros rendimentos como rendas, juros, etc) e penso que alguns balcões até aceitem que sejam a soma do valor dos dois ordenados, desde que domiciliados no santander ...
    Concordam com este comentário: André Barros
  6.  # 8

O Banco Popular oferece os mesmos 1,5% mas com Euribor a 6 Meses em vez dos 12meses do Santander.

Os seguros no Santander não são negociáveis como no Banco Popular (enviei simulações da concorrência ao BP e eles seguiram o valor que era -50%).

O BCP ofereceu-me 1,4% + Euribor 6Meses mas os seguros também não eram negociáveis e neste caso quase o dobro do preço.

Não se pode olhar apenas para o spread!
    • slsg
    • 15 outubro 2015

# 9

Colocado por: fcouceloOs seguros no Santander não são negociáveis

Esta indicação não está correta. Os seguros associados ao credito habitação do Santander podem ser contratados em qualquer seguradora e não são objeto de alteração de spread caso seja feitos fora do banco.
    Concordam com este comentário: jg103, André Barros
  7.  # 10

Colocado por: slsg

Esta indicação não está correta. Os seguros associados ao credito habitação do Santander podem ser contratados em qualquer seguradora e não são objeto de alteração de spread caso seja feitos fora do banco.

Slsg apenas posso falar da minha experiência mas a mim o Director de Balcão do Santander Select de Lisboa informou-me que para ter 1,5% de spread teria de subscrever os seguros no Santander. Encerrei as discussões com o Santander nesse mesmo dia pois para além de apenas oferecerem Euribor 12Meses também não me permitiram ter um valor inferior nos seguros.
    • slsg
    • 15 outubro 2015

# 11

Acredito, e também falo da minha experiência e de alguns amigos meus e do que ficou contratado, tanto que, se reparar na FIN não aparece qualquer indicação de obrigatoriedade dos seguros vinculados ao Santander como por exemplo aparece nas FIN dos créditos habitação do BIC .

Penso que existe um balcão Select em quase todos os balcões do Santander, pelo menos no meu caso fiz como cliente select e a única diferença na minha sucursal habitual é que fica num espaço um pouco mais reservado do restante atendimento, com um gestor direccionado exclusivamente para cliente select...

O que existe é "A contratação deste crédito está sujeita à subscrição de seguro de vida e seguro multirriscos." o empréstimo, como em qualquer outro crédito habitação tem de ter estes seguros associados mas nada obriga a que sejam feitos no banco...
    Concordam com este comentário: tostex
  8.  # 12

Boa noite.

Alguém que tenha feito crédito habitação na CGD, sabe dizer-me depois de ter dado o ok e o crédito ser aprovado, quantos dias demoraram a ter as cartas (FIN) ?
    Obrigado.
  9.  # 13

Colocado por: fuzzyBoa noite.

Alguém que tenha feito crédito habitação na CGD, sabe dizer-me depois de ter dado o ok e o crédito ser aprovado, quantos dias demoraram a ter as cartas (FIN) ?
    Obrigado.

Deve haver ai uma confusão...
    As FIN você recebe logo na hora...
    Deve estar a referir-se às cartas de aprovação finais, não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fuzzy
  10.  # 14

Tem razão..é isso!
    Cartas de aprovação!
    Quanto tempo demoram?
    Obrigado
  11.  # 15

Colocado por: fuzzyTem razão..é isso!
    Cartas de aprovação!
    Quanto tempo demoram?
    Obrigado

Bem, eu fiz crédito no BPI.. e apanhei épocas festivas (carnaval)...mas se não me falha a memória, cerca de 2/3 semanas...
  12.  # 16

Obrigado pela resposta.
    Lá na CGD falaram-me numa semana. Já fez ontem uma semana e nada..
    Vou questionar novamente, para ver se já têm mais informações.
  13.  # 17

Boa tarde.

Já recebi as cartas de aprovação juntamente com todos os seguros de vida e multiriscos habitação para assinar (Caixa Geral de Depósitos)
    Tenho algumas dúvidas, aliás, bastantes mesmo.
    Vou colocar aqui algumas questões, espero que me possam ajudar de alguma forma.

Em relação a um dos documentos em que constam todos os elementos diz o seguinte:

- " taxa de juro nominal: 1,785%, ao ano, válida para contratos a realizar até ao final do mês em curso" - assim sendo, como a escritura é em Novembro, haverá uma alteração certo? Já terá em conta o indexante de Outubro certo?

- Seguro de Vida (questionário), pergunta se já tive baixa, se já tomamos medicação..ene de coisas..é importante dizer tudo, tudo ao pormenor? Há algum cruzamento de dados deste questionário, com o Serviço Nacional de Saude, por exemplo?

- Documento Provisório: Indexante de 0,035% (sendo a escritura em Novembro) este valor deve alterar certo? Ou assinando já fica já com dados de Setembro, apesar de escriturar em Novembro?
    ."... a Caixa poderá alterar unilateralmente o valor das comissões e outros encargos..." esta clausula causa-me muita confusão mesmo...posso negociar esta clausula com a CGD?
    " A reforçar a garantia prestada se a credora exigir" isto não é um abuso por parte do banco, quando solicitamos um credito para construçao de 60000 euros, quando a avaliação do imóvel é de 215000 euros? Posso pedir a remoção desta cláusula?
    " As comunicações escritas dirigidas pela Caixa à parte devedora serão sempre enviadas para a morada constante do presente contrato, a qual é considerada, também, a do seu domicílio, para efeitos de citação, em caso de letígio" Não posso solicitar o envio da documentação, correspondência por email, ou até mesmo, a mesma ficar disponivel na Caixa Direta? Eu não queria por exemplo, receber cartas em casa da CGD.

Desculpem tantas perguntas, mas gostava de ter a vossa opinião.
    Obrigado.
  14.  # 18

Colocado por: fuzzyum credito para construçao de 60000 euros, quando a avaliação do imóvel é de 215000 euros?

Eu fazia um esforço para juntar mais algum em vez de me sujeitar à ditadura do crédito e suas despesas adicionais (seguros, comissões ...).
  15.  # 19

Colocado por: fuzzyBoa tarde.

Em relação a um dos documentos em que constam todos os elementos diz o seguinte:

- " taxa de juro nominal: 1,785%, ao ano, válida para contratos a realizar até ao final do mês em curso" - assim sendo, como a escritura é em Novembro, haverá uma alteração certo? Já terá em conta o indexante de Outubro certo?

conta a assinatura do documento, e não da escritura

- Seguro de Vida (questionário), pergunta se já tive baixa, se já tomamos medicação..ene de coisas..é importante dizer tudo, tudo ao pormenor? Há algum cruzamento de dados deste questionário, com o Serviço Nacional de Saude, por exemplo?

nao ha cruzamento de dados.... pode dizer que nunca teve doente a nao ser uma constipação! como é para 60.000 euros nem exames medicos vai fazer!

- Documento Provisório: Indexante de 0,035% (sendo a escritura em Novembro) este valor deve alterar certo? Ou assinando já fica já com dados de Setembro, apesar de escriturar em Novembro?
    ."... a Caixa poderá alterar unilateralmente o valor das comissões e outros encargos..." esta clausula causa-me muita confusão mesmo...posso negociar esta clausula com a CGD?

devia ser o indexante da assinatura do contrato.... ja agora o indexante foi qual? a euribor 6 meses fechou em Setembro a 0.029% e a 23 de outubro fechou a 0.010%

" A reforçar a garantia prestada se a credora exigir" isto não é um abuso por parte do banco, quando solicitamos um credito para construçao de 60000 euros, quando a avaliação do imóvel é de 215000 euros? Posso pedir a remoção desta cláusula?

poder pedir a remoção pode, nao quer dizer é que o banco aceite!

" As comunicações escritas dirigidas pela Caixa à parte devedora serão sempre enviadas para a morada constante do presente contrato, a qual é considerada, também, a do seu domicílio, para efeitos de citação, em caso de letígio" Não posso solicitar o envio da documentação, correspondência por email, ou até mesmo, a mesma ficar disponivel na Caixa Direta? Eu não queria por exemplo, receber cartas em casa da CGD.

em caso de litigio será a sua morada o primeiro contacto......sem ser de litigio pode escolher o meio que quiser e que o banco tenha disponibilidade!
  16.  # 20

Boa noite.

Alexp, entendo o que diz perfeitamente...se pudesse não me metia com bancos..mas entre viver a vida conjunta e pedir um crédito e dentro de 5 a 6 anos, estar pago..preferi não abdicar mais :) Obrigado pela dica na mesma!

Loverscout, obrigado pela sua resposta. Sendo assim, conta a assinatura do contrato (data de 26 de Outubro de 2015) é isso? Colocaram-nos o indexante de 0.035%, (euribor 6 meses) e tivemos um spread de 1,750%. Realmente vi agora, 23 de Outubro 0.010%. Como estava a apontar a escritura para a próxima semana, pensava que já entraria o indexante do mês de Outubro. O banco não está nada receptivo à tal clausula "" A reforçar a garantia prestada se a credora exigir" dizem que vem directamente do jurídico e que no nosso caso não faz diferença..mas a verdade é que se não faz diferença, porque é que não a tiram?? bancos.... Em relação à correspondência, não falei com o banco, mas efetivamente preferia, que a tal correspondência fosse por email ou mesmo um extrato na Caixa directa.
    Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

0.6938 seg. NEW