Iniciar sessão ou registar-se
    • antonza
    • 17 fevereiro 2015 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Pretendo pedir um credito de habitação para construir a minha própria casa e sem fiadores hoje em dia não é possível fazer nada.
    Eu sou da Rússia e já vivo em Portugal a alguns anos por isso toda a minha família esta fora do portugal.
    A minha duvida é se posso ter fiadores fora de Portugal? Ligue para CGD e eles disseram que o fiador obrigatoriamente tinha que ter um NIF português.
    E é verdade se um colega meu for fiador ele automaticamente fica agarrado ao meu credito e pode ter problemas em pedir um empréstimo para ele futuramente?

    Desde já agradeço pelas respostas.

    Cumprimentos,
    Anton Zverev
  1.  # 2

    Colocado por: antonzaé verdade se um colega meu for fiador ele automaticamente fica agarrado ao meu credito e pode ter problemas em pedir um empréstimo para ele futuramente?

    sim, pois ele constitui-se como principal responsável e pagador pelo credito.
  2.  # 3

    Colocado por: jorgealves
    sim, pois ele constitui-se como principal responsável e pagador pelo credito.


    Então e no caso serem 4 fiadores, que é o máximo pelo que me disseram na CGD. Como isso é dividido? Basicamente com "valor que ele entrar" para fiador é descontado no rendimento anual bruto?
  3.  # 4

    Colocado por: jorgealves
    sim, pois ele constitui-se como principal responsável e pagador pelo credito.


    O fiador não é principal responsável. O principal responsável é o mutuário. Os fiadores são solidariamente responsáveis pelo empréstimo no caso de incumprimento do mutuário. Normalmente faz-se através de uma penhora de vencimento. Duvido que seja possível fazer isso a residentes na Rússia.

    P.S. é possível fazer CH sem fiadores.
  4.  # 5

    Colocado por: tostex

    O fiador não é principal responsável. O principal responsável é o mutuário. Os fiadores são solidariamente responsáveis pelo empréstimo no caso de incumprimento do mutuário. Normalmente faz-se através de uma penhora de vencimento. Duvido que seja possível fazer isso a residentes na Rússia.

    P.S. é possível fazer CH sem fiadores.


    Eu tenho familiares que podem ser fiadores nos outros países sem ser na Rússia. Na Espanha, Alemanha, USA..
    Que banco consegue dar um empréstimo sem fiadores? Ainda não me encontrei com banco nenhum que me possa fazer o credito sem fiadores. Provavelmente pq os rendimentos anuais são só de 16000.
    • Sabrina
    • 17 fevereiro 2015 editado

     # 6

    Mas, repare, se o banco não lhe dá o crédito com esses rendimentos é porque acha que não consegue pagar o crédito. E sendo assim, acha bem meter outras pessoas?
    E se não conseguir pagar ou no futuro tiver um problema qualquer acha bem os fiadores pagarem?? Fuja de fiadores!!
  5.  # 7

    Colocado por: SabrinaMas, repare, se o banco não lhe dá o crédito com esses rendimentos é porque acha que não consegue pagar o crédito. E sendo assim, acha bem meter outras pessoas?
    E se não conseguir pagar ou no futuro tiver um problema qualquer acha bem os fiadores pagarem?? Fuja de fiadores!!


    Com os meus rendimentos o banco consegue dar o empréstimo e eu consigo bem pagar o empréstimo na totalidade mas eles dizem que os fiadores é uma parte obrigatória. Eu não quero que os fiadores me paguem o empréstimo, nem nunca vou chegar ao ponto de isso acontecer ou pelo menos fazer com que isso não aconteça.
    Com que banco posso me informar no qual posso ter empréstimo sem fiadores?
    • Sabrina
    • 17 fevereiro 2015 editado

     # 8

    Eu tenho um empréstimo desde 2011 e não me pediram fiadores. Se me tivessem pedido desistia do empréstimo. Os fiadores não são obrigatórios! Se lhe dizem que os fiadores são uma parte obrigatória é porque não lhe querem dar empréstimo.
  6.  # 9

    A melhor explicação para o papel de um fiador é esta: ser fiador é como dar um cheque em BRANCO, INDESTRUTÍVEL e sem DATA prevista de depósito. É para toda a vida!

    Não meta amigos nem família nisso. Não há nada pior do que ser fiador de outra pessoa...
  7.  # 10

    Ora, nem mais!!
  8.  # 11

    Colocado por: antonzaCom que banco posso me informar no qual posso ter empréstimo sem fiadores?


    Com todos. Qualquer banco faz empréstimos sem fiadores, no entanto só o faz quando tem garantias de que são dispensáveis.

    Resumidamente, se o banco acha que não se é capaz de suportar um empréstimo, então o melhor é não o fazer.
  9.  # 12

    Colocado por: tostex

    Com todos. Qualquer banco faz empréstimos sem fiadores, no entanto só o faz quando tem garantias de que são dispensáveis.

    Resumidamente, se o banco acha que não se é capaz de suportar um empréstimo, então o melhor é não o fazer.


    Pois, isto é tudo verdade.. Mas se eu tiver dinheiro para pagar um arrendamento por exemplo no valor de 400 € mas não posso pedir o credito(que tenha o mesmo valor mensal). Dessa forma vou andar a pagar x anos o dinheiro ao senhorio e nunca ter uma própria casa. Por isso o meu objetivo é mesmo conseguir o credito de habitação, nem que seja com fiadores, mas com fiadores no meu caso fora de Portugal.
    De alguma forma consigo ter fiadores que vivem fora de Portugal?
    Se conseguir encontrar algum banco que não me peça fiadores obviamente que vou optar por essa opção.
  10.  # 13

    Procure em todos os bancos talvez consiga
  11.  # 14

    O banco exige fiador dependendo do emprestimo que está a pedir consuante os seus rendimentos.

    Eu não tenho fiadores no meu emrpestimo na CGD.

    O banco analisa o risco, se achar que tem algum risco exige fiador.
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2015

     # 15

    É russo, certo?
    Não tem cidadania portuguesa, certo?

    Isso poderá ser o principal factor pelo qual os bancos lhe exigem fiador.
    O facto de não ser um cidadão português é um factor de risco, ainda por cima, cidadão de um país fora da UE.

    De qualquer forma, a exigência de fiadores não pode ser restringida a um factor, são diversos os factores que contribuem para essa exigência.
    Sempre que a quantidade de factores de risco sobe, aparece a exigência de fiadores.

    Outro factor de risco no seu caso, é o facto de querer construir. O crédito para construção é muito mais arriscado para o banco do que um crédito para compra.
    É que na construção, o banco está a emprestar dinheiro para algo que ainda não existe, enquanto que na compra, está emprestar dinheiro para algo que já existe.
    É relativamente fácil de perceber que os riscos são diferentes nas duas situações: vender uma casa pronta é "fácil", vender uma casa em construção é "difícil"... etc.

    A sua melhor solução, na minha opinião, é escolher uma casa velha e pedir dinheiro para a comprar. Depois, ir fazendo as obras à sua medida.
    Também pode optar por casas dos bancos, nesses casos, eles facilitam bem mais.
  12.  # 16

    Colocado por: FDÉ russo, certo?
    Não tem cidadania portuguesa, certo?

    Isso poderá ser o principal factor pelo qual os bancos lhe exigem fiador.
    O facto de não ser um cidadão português é um factor de risco, ainda por cima, cidadão de um país fora da UE.

    Já tenho o CC português.

    Colocado por: FD
    Outro factor de risco no seu caso, é o facto de querer construir. O crédito para construção é muito mais arriscado para o banco do que um crédito para compra.
    É que na construção, o banco está a emprestar dinheiro para algo que ainda não existe, enquanto que na compra, está emprestar dinheiro para algo que já existe.
    É relativamente fácil de perceber que os riscos são diferentes nas duas situações: vender uma casa pronta é "fácil", vender uma casa em construção é "difícil"... etc.

    A sua melhor solução, na minha opinião, é escolher uma casa velha e pedir dinheiro para a comprar. Depois, ir fazendo as obras à sua medida.
    Também pode optar por casas dos bancos, nesses casos, eles facilitam bem mais.

    Na construção da casa o banco da o empréstimo conforme como a construção esta a decorrer. Ou seja, nunca da o dinheiro na totalidade, mas sim pouco a pouco para ter garantia que a casa fique totalmente construída.
    Queria construir casa a minha maneira, pois os meus pais são engenheiros de construção civil e arquitectos. E dessa forma sabia que a casa ia ser quente de inverno e fria de verão, que com construções existentes sei que isso é muito raro, porque ao construir as casas para vender muitos poupam em material e não fazem tudo da melhor forma.
    E o preço da casa para construir ia ser equivalente a uma casa já pronta.
    Sei que o que estou a pensar em realizar será difícil mas acredito que possa realizar.
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2015 editado

     # 17

    Colocado por: antonzaJá tenho o CC português.

    Mas, é o cartão de cidadão estrangeiro, certo?

    Colocado por: antonzaNa construção da casa o banco da o empréstimo conforme como a construção esta a decorrer. Ou seja, nunca da o dinheiro na totalidade, mas sim pouco a pouco para ter garantia que a casa fique totalmente construída.
    Queria construir casa a minha maneira, pois os meus pais são engenheiros de construção civil e arquitectos. E dessa forma sabia que a casa ia ser quente de inverno e fria de verão, que com construções existentes sei que isso é muito raro, porque ao construir as casas para vender muitos poupam em material e não fazem tudo da melhor forma.
    E o preço da casa para construir ia ser equivalente a uma casa já pronta.
    Sei que o que estou a pensar em realizar será difícil mas acredito que possa realizar.

    Sim, eu sei isso tudo. :)
    Mas, o risco continua lá, apesar do banco só libertar dinheiro consoante o progresso da obra.
    Tem que entender que resolver o incumprimento de uma casa em construção é completamente diferente de resolver o incumprimento de uma casa acabada.
    São muito poucas as pessoas que querem ou optam por comprar uma casa em construção.
    Por outro lado, a própria construção não é um processo fácil e isento de problemas - o dinheiro pode acabar, o empreiteiro pode fugir, pode ficar desempregado, podem acontecer uma série de situações num período de tempo alargado (porque demora a construir) que vão "empatar" a casa.
    E nesse entretanto, o banco fica com um "mono" que não serve para nada...
    Numa casa velha, os seus pais também têm um papel, uma casa velha não é uma casa condenada. E podia ser uma forma de conseguir o que procura.

    A quantos bancos é que já foi?
  13.  # 18

    Colocado por: FD
    Mas, é o cartão do cidadão estrangeiro, certo?

    Não, já sou mesmo português. Tenho dupla nacionalidade, Russa e Portuguesa.

    Colocado por: FD
    Tem que entender que resolver o incumprimento de uma casa em construção é completamente diferente de resolver o incumprimento de uma casa acabada.
    São muito poucas as pessoas que querem ou optam por comprar uma casa em construção.

    Sim, isso é verdade.

    Colocado por: FD
    Por outro lado, a própria construção não é um processo fácil e isento de problemas - o dinheiro pode acabar, o empreiteiro pode fugir, pode ficar desempregado, podem acontecer uma série de situações que vão "empatar" a casa.

    Como os meus pais são engenheiros da construção civil não vamos ter um empreiteiro, só vamos precisar de recursos extra na fase inicial para escavar, por o betão na casa toda e alguma mão de obra para por pelo menos a primeira parte dos tijolos pela casa toda, o resto é construído por família, por isso fugir não vamos :)
    Em relação as outras situações é verdade, pode acontecer, mas isso é como em tudo...Em relação ao trabalho eu tenho um contrato sem termo. Posso ser despedido? Se calhar pode existir uma situação do género por alguma razão, mas como sou da área de programação não existe dificuldades em encontrar trabalho nessa área, não sei se ao banco isso interessa muito.

    Colocado por: FD
    A quantos bancos é que já foi?

    Só fui a CGD, Novo Banco. Mas as respostas deles já me assustaram um pouco.
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2015

     # 19

    Colocado por: antonzaNão, já sou mesmo português. Tenho dupla nacionalidade, Russa e Portuguesa.

    Parabéns. :)

    Colocado por: antonzaSó fui a CGD, Novo Banco. Mas as respostas deles já me assustaram um pouco.

    Corra as capelinhas todas, como se costuma dizer. Ou seja, vá a todos os bancos, sem excepção.
    Por outro lado, em que termos é que lhe disseram isso dos fiadores? Foi numa conversa informal ao balcão ou houve propostas formais?

    Já fez os cálculos de quanto é que vai gastar, de quanto vai pedir? Tem dinheiro de entrada?
    O crédito será pedido só em seu nome ou em nome de mais alguém? Os seus pais residem em Portugal?
  14.  # 20

    Colocado por: FD
    Por outro lado, em que termos é que lhe disseram isso dos fiadores? Foi numa conversa informal ao balcão ou houve propostas formais?

    Fui diretamente ao banco com os valores de rendimento e com os valores que ia pedir.

    Colocado por: FD
    Já fez os cálculos de quanto é que vai gastar, de quanto vai pedir? Tem dinheiro de entrada?

    O valor que quero pedir é inferior ao valor da avaliação porque vou poupar na parte de construção. E também gostava de meter painéis solares para fazer UPP(Unidade pequena produção), mas isso depende do valor do empréstimo, os paineis solares podem "pagar" metade do empréstimo todos os meses.
    Dinheiro de entrada não tenho, esse também é um ponto negativo :(.

    Colocado por: FD
    O crédito será pedido só em seu nome ou em nome de mais alguém? Os seus pais residem em Portugal?

    O crédito seria para mim e a minha esposa, ou nem sei se vale a pena incluir a esposa, porque neste momento ela não esta a trabalhar porque esta em Portugal a pouco tempo e além disso está gravida. Quando ela começar a trabalhar provavelmente já possamos ter um rendimento anual superior, mas não queria esperar tanto tempo.
    Os meus pais residem em portugal e também já são cidadãos portugueses só que tem rendimentos muito baixos, se não iam ser os meus fiadores.
 
0.0199 seg. NEW