Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 4 março 2015 editado

# 21

Colocado por: marcoaraujoé o "descanso" de nunca ter de andar à procura de lugar para estacionar. Mas para mim esse "descanso" não vale 25 mil euros (nem 5 mil vale).

Não deve morar num sítio com dificuldades de estacionamento.

Se morasse e tivesse que andar todos os dias 30 minutos à procura de um lugar, se calhar mudava de ideias. :)
    Ou isso, ou estacionar a "quilómetros" de casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia
  1.  # 22

Colocado por: FD
    Não deve morar num sítio com dificuldades de estacionamento.

Se morasse e tivesse que andar todos os dias 30 minutos à procura de um lugar, se calhar mudava de ideias. :)
    Ou isso, ou estacionar a "quilómetros" de casa.

Mas para isso não vai morar para esse local.
    À três meses atrás fui ver um imóvel em Campo de Ourique. Estava agendada a visita para as 14:00. Chego a Campo de Ourique às 13:50. Às 14:30 telefono ao agente imobiliário e digo-lhe: "olhe, esqueça isto. Vamos cancelar a visita que estou à 40 minutos à procura de lugar para o carro, portanto só por isso esta zona para mim já não tem interesse".

Mantendo-me no tópico, não conheço muito profundamente a Lapa, mas em Alvalade nunca demorei mais de 2 minutos para conseguir estacionar o carro. E tive uma altura em que tive de ir a Alvalade várias vezes por semana durante 1 mês. Para mim só o facto de Alvalade ser plano, com passeios largos, com muito comércio de rua, com diversas escolas, centro de saúde, supermercados e com metro, tudo a menos de 5 minutos a pé de qualquer casa do bairro, já é motivo mais do que suficiente para ser uma zona de eleição e ganhar à Lapa.
    • pom
    • 4 março 2015

# 23

Colocado por: marcoaraujo

...não conheço muito profundamente a Lapa,... com muito comércio de rua, com diversas escolas, centro de saúde, supermercados e com metro...

A Lapa só não tem o metro e tem cada vez mais prédios com estacionamento e uma vista do outro mundo.
  2.  # 24

Colocado por: marcoaraujoNão vejo a lógica de ter garagem a 20 ou 30 metros de casa. Vai ter de vir à chuva carregado com sacos de compras à mesma (tal como se tivesse estacionado na rua).
    A unica vantagem que vejo, na minha óptica, é o "descanso" de nunca ter de andar à procura de lugar para estacionar. Mas para mim esse "descanso" não vale 25 mil euros (nem 5 mil vale).
    Se é para ter garagem tem de ser no prédio onde habito.

Já agora, a discrepância de valores: em Alvalade um lugar de garagem custa 3800 euros (com segurança/vigilante durante o período laboral). Na Lapa custa 25 mil euros.
    Concordam com este comentário:Rodri12

Também pensei na relação a distância e tem sim esses problemas.

Mas na Lapa imóvel com garagem é bem complicado, poucos apartamentos tem. Na minha busca vi imóveis na Lapa acima de 800.000 euros sem vaga de garagem.

Existem vagas na Lapa entre 10.000 e 15.000 reais. Eu admito que não é um valor razoável se levar em consideração a situação atual do país e outros locais, mas no fim você entende que é mais barato pagar pela garagem do que ter o carro roubado ou danificado. Sem contar que a empresa seguradora cobra mais barato de quem tem vaga fechada. A longo prazo a economia compensa. Na hora de buscar a vaga a questão é negociar, a lei da oferta e da procura funciona.
  3.  # 25

Sem contar que tive a sorte de encontrar uma garagem na mesma rua do prédio.
  4.  # 26

Acho que é irrealista comparar as potencialidades do comércio do bairro de Alvalade com o bairro da Lapa. Estou claramente a dizer que o comércio de Alvalade é muito mais completo e diversificado do que na Lapa, até pelas próprias características espaciais que o bairro tem.

Assim como tb é incomparável a maior facilidade de morar em Alvalade comparativamente à Lapa, por questões espaciais (novamente) como tb por questões urbanísticas e geográficas (em termos de relevo).

De realçar que antigamente, as famílias bem de Lisboa não moravam apenas no Restelo, era no eixo da Av. Roma que tb as encontravamos (Alvalade). Quem for mais velho até sabe perfeitamente a fama que havia por aqui. Lapa passou a ser "fino" muito depois disso, tal como Campo de Ourique, e não é por acaso que grande parte da construção urbanística nestes bairros não eram para a classe mais abastada.

Em minha opinião, se a escolha recaísse num bairro mais central de Lisboa, não era de certeza a Lapa que escolhia. Se não houvesse restrição orçamental, era no Chiado e ponto final.
  5.  # 27

Livia

Se pensar em termos de investimento a médio longo prazo, não tenha dúvidas de que a escolha certa é a Lapa! Os bairros antigos e carismáticos de uma cidade nunca "passam de moda"! não quero com isto dizer que Alvalade não seja também um bairro simpático e com algumas vantagens, como já foi aqui referido: metro, facilidade de estacionamento para os amigos que nos visitam (tb é importante!) etc. No entanto, eu sou suspeita: adoro o charme e a "patine" dessa Lisboa antiga...
  6.  # 28

Colocado por: goliverAcho que é irrealista comparar as potencialidades do comércio do bairro de Alvalade com o bairro da Lapa. Estou claramente a dizer que o comércio de Alvalade é muito mais completo e diversificado do que na Lapa, até pelas próprias características espaciais que o bairro tem.

Assim como tb é incomparável a maior facilidade de morar em Alvalade comparativamente à Lapa, por questões espaciais (novamente) como tb por questões urbanísticas e geográficas (em termos de relevo).

De realçar que antigamente, as famílias bem de Lisboa não moravam apenas no Restelo, era no eixo da Av. Roma que tb as encontravamos (Alvalade). Quem for mais velho até sabe perfeitamente a fama que havia por aqui. Lapa passou a ser "fino" muito depois disso, tal como Campo de Ourique, e não é por acaso que grande parte da construção urbanística nestes bairros não eram para a classe mais abastada.

Em minha opinião, se a escolha recaísse num bairro mais central de Lisboa, não era de certeza a Lapa que escolhia. Se não houvesse restrição orçamental, era no Chiado e ponto final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Livia
  7.  # 29

Colocado por: goliverAcho que é irrealista comparar as potencialidades do comércio do bairro de Alvalade com o bairro da Lapa. Estou claramente a dizer que o comércio de Alvalade é muito mais completo e diversificado do que na Lapa, até pelas próprias características espaciais que o bairro tem.

Goliver com relação ao Chiado eu passei dois meses pesquisando imóveis e entre os que fui visitar encontrei 3 no Chiado que cabiam dentro do meu orçamento ( até pq imóveis na Lapa dependendo do padrão não ficam em nada a dever ao valores da Lapa). A questão é que entre as minhas exigências de imóveis para morar em um bairro mais antigo era encontrar um imóvel com pé direito alto e construção em betão. Os que encontrei no Chiado era em estrutura pombalina, ou seja, madeira. Embora tenham me afirmado ser seguro eu, por opção pessoal prefiro um imóvel em estrutura mais sólida.

A segunda questão é que por gosto pessoal o ambiente da Lapa me agradou mais do que o Chiado.
  8.  # 30

Livia, posso perguntar qual a sua restrição orçamental?

O Chiado tem alguns prédios em que mantiveram toda a fachada mas o interior foi totalmente remodelado. São caríssimos, mas são novos e têm garagem.

Pé direito alto e construção em betão é capaz de encontrar precisamente nesses prédios em que mantiveram apenas a fachada e, consequentemente, tiveram de adaptar os interiores de acordo com as características exteriores. Caso contrário, em edificíos totalmente novos de raiz, dificilmente encontrará com pé direito alto (isto é uma caracteristica de traça antiga).

O ambiente da Lapa é mais familiar. O do Chiado é mais cosmopolita e vanguardista. Mais fashionable.
  9.  # 31

Agora sim, está tudo dito! Não quis falar no Chiado, para não "confundir" mais a Livia LOl mas é sem dúvida um dos meus bairros de eleição! No entanto, o bairro da Lapa começou muito antes que o bairro de Alvalade a ser "fino". Alvalade começou a ser construído em finais dos anos 40, inicio de 50, na sua maioria como bairro social. Alguns anos mais tarde, começou a ser efectivamente "bem" viver nessa zona. Também me lembro disso! e a prova disso, é ver a data de certos palacetes da Lapa. Não me recordo de ver nenhum em Alvalade!...se estiver enganada, peço as minhas desculpas
  10.  # 32

Colocado por: bolacha mariaAgora sim, está tudo dito! Não quis falar no Chiado, para não "confundir" mais a Livia LOl mas é sem dúvida um dos meus bairros de eleição! No entanto, o bairro da Lapa começou muito antes que o bairro de Alvalade a ser "fino". Alvalade começou a ser construído em finais dos anos 40, inicio de 50, na sua maioria como bairro social. Alguns anos mais tarde, começou a ser efectivamente "bem" viver nessa zona. Também me lembro disso! e a prova disso, é ver a data de certos palacetes da Lapa. Não me recordo de ver nenhum em Alvalade!...se estiver enganada, peço as minhas desculpas

Mais ou menos (mais para o mais do que para o menos). A Lapa é mais do que centenária, daí haver prédios antiquissimos, e sempre esteve ligada à aristocracia e às famílias tradicionais lisboetas da classe alta. Daí haver muitos palacetes que foram depois "anexados" pelas embaixadas. Alvalade tem um polo que foi propositadamente construído para uma parte da população mais carenciada (o bairro das estacas) mas o bairro em si foi pensado para albergar a classe média e alta da época (anos 40/50) com alguns prédios a serem desenhados por arquitectos portugueses de renome na altura. E não esquecer que a escola portuguesa de arquitetura do Estado Novo era 5 estrelas. Digamos que a Lapa alberga uma população abastada mais antiga e mais ligada historicamente a raizes aristocráticas enquanto que Alvalade alberga uma população abastada mais recente. Acho que isto faz um bom resumo da história.
  11.  # 33

Colocado por: goliverLivia, posso perguntar qual a sua restrição orçamental?

O Chiado tem alguns prédios em que mantiveram toda a fachada mas o interior foi totalmente remodelado. São caríssimos, mas são novos e têm garagem.

Pé direito alto e construção em betão é capaz de encontrar precisamente nesses prédios em que mantiveram apenas a fachada e, consequentemente, tiveram de adaptar os interiores de acordo com as características exteriores. Caso contrário, em edificíos totalmente novos de raiz, dificilmente encontrará com pé direito alto (isto é uma caracteristica de traça antiga).

O ambiente da Lapa é mais familiar. O do Chiado é mais cosmopolita e vanguardista. Mais fashionable.

Goliver meu orçamento foi de 950.000 euros. Eu encontrei algumas imóveis descrito por você que negociando preço conseguiria comprar, mas o Chiado não é um bairro que não atenderia meu momento de vida atual. Como você lembrou a Lapa é um bairro mais familiar e eu tenho um filho com pouco mais de 2 anos de idade. Andei bastante na região do Chiado durante a minha procura e percebi que é uma região bem frequentada por turistas, mas os moradores são em sua maioria mais idosa ou solteira. Vi muito pouca criança nos grupos de moradores que encontrei na região. E como mãe o bem estar do filho está sempre em primeiro lugar.
  12.  # 34

Colocado por: bolacha mariaAgora sim, está tudo dito! Não quis falar no Chiado, para não "confundir" mais a Livia LOl mas é sem dúvida um dos meus bairros de eleição! No entanto, o bairro da Lapa começou muito antes que o bairro de Alvalade a ser "fino". Alvalade começou a ser construído em finais dos anos 40, inicio de 50, na sua maioria como bairro social. Alguns anos mais tarde, começou a ser efectivamente "bem" viver nessa zona. Também me lembro disso! e a prova disso, é ver a data de certos palacetes da Lapa. Não me recordo de ver nenhum em Alvalade!...se estiver enganada, peço as minhas desculpas

Creio que os da Lapa sejam mais antigos. Visitei um apartamento em um prédio original de 1908 que foi reformado na década de 50 preservando a traça antiga.
  13.  # 35

Livia, procurou na Rua Ivens? Ou na Rua António Maria Cardoso?

Chegou a considerar a Rua de Santa Catarina, perto do miradouro com o mesmo nome?

Em todas estas ruas tem ou prédios novos em que mantiveram a fachada original ou empreendimentos que obedeceram a essa lógica.
  14.  # 36

Não discuto a "qualidade arquitectónica" da época do Estado Novo, pois não sou de todo entendida, mas pessoalmente, não aprecio esse período. No fundo o que quis dizer foi que a Lapa está (ou esteve) desde há muitos anos ligada à aristocracia, como diz e muito bem. Alvalade um pouco mais "novo rico" sem ofensa! Mas penso que actualmente tudo isso já está mais do que "diluído" no tempo... Pessoalmente, não escolhia nem um nem outro bairro para viver, por razões diversas. Mas continuo a dizer, como investimento futuro, escolheria sem dúvida a Lapa.
  15.  # 37

Colocado por: goliverLivia, procurou na Rua Ivens? Ou na Rua António Maria Cardoso?

Chegou a considerar a Rua de Santa Catarina, perto do miradouro com o mesmo nome?

Em todas estas ruas tem ou prédios novos em que mantiveram a fachada original ou empreendimentos que obedeceram a essa lógica.

Dos bons empreendimentos em lançamento no Chiado visitei quase todos. Mas como disse a questão nem foi as construções, foi a características do bairro. Com crianças a Lapa se torna uma opção melhor que o Chiado.
  16.  # 38

Livia

Na rua Paiva de Andrade (mesmo no chiado, onde era a Haagen Dazs) estão a recuperar um edifício. Não custa nada dar "uma espreitadela". Mas quando "sentir" que encontrou "a casa", seja lá onde for, avance e esqueça tudo o que estamos para aqui a dizer...tem é que sentir que é a "tal"
  17.  # 39

Concordo com a Livia. O Chiado é lindíssimo, mas não é "baby friendly" nem sequer "kid-friendly".
    É um bairro turístico com tudo que isso trás de bom e de mau.

Estupidamente seria o meu local de eleição apesar de ter filhos (ganda contradição). O coração aqui iria falar mais alto...

Cada vez que me lembro que tive oportunidade de comprar um T3 a precisar de obras no coração do Chiado (na Trindade) por 160 mil euros e deixei escapar a oportunidade, dá-me um arrepio na espinha...

Gastava uns 50 mil euros em obras e vendia-o por 400 mil euros em três tempos.
    Devia ter dado a resposta na hora ao vendedor. Esperei 24 horas para lhe responder. nessas 24h a casa foi vendida :(

Em Alvalade também vi um T6 por 178 mil euros. Ofereci 170 ao proprietário que disse que ia pensar. No dia seguinte o proprietário liga-me a dizer que já tinha vendido a casa. No mesmo dia apareceu alguém a oferecer os 178 mil que ele pedia. Tentei cobrir a proposta, mas ele disse que já se tinha comprometido com a outra pessoa.

Com estes dois casos aprendi que nisto dos "achados imobiliários" o melhor é oferecer o que estão a pedir logo na hora e fechar logo ali o negócio.
  18.  # 40

Pois é... por isso é que eu demorei 5 minutos a fechar negócio na última casa que comprei... demoro muito mais tempo para comprar uns sapatos LOl
    Mas, tal como disse à Livia, senti logo que era a "tal"...

0.0235 seg. NEW