Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: Rodri12

Não é por morar aqui muito perto, mas Guimarães é sem dúvida uma excelente cidade para se morar.
    Pequena, acolhedora, com excelentes acessos, com todos os serviços que uma grande cidade tem e com excelentes programas culturais.

Eu não vejo nada que Lisboa tenha e Guimarães, Viana, Aveiro ou Porto não tenham. Daí fazer-me confusão haver tanta gente disposta a pagar o triplo do preço por uma casa em Lisboa do que em Guimarães por exemplo (e gastar o dobro em gasóleo, pois em Lisboa tudo fica longe).
    Concordam com este comentário: Rodri12
  2.  # 142

Colocado por: marcoaraujo

Eu não vejo nada que Lisboa tenha e Guimarães, Viana, Aveiro ou Porto não tenham. Daí fazer-me confusão haver tanta gente disposta a pagar o triplo do preço por uma casa em Lisboa do que em Guimarães por exemplo (e gastar o dobro em gasóleo, pois em Lisboa tudo fica longe).
    Concordam com este comentário:Rodri12

A única explicação poderá ser mesmo as oportunidades profissionais... Aí Lisboa ganha largamente ;)
    • slsg
    • 17 março 2015

# 143

Sem duvida Lisboa ganha nas oportunidades profissionais e eu que durante 1 ano estive desempregada quando morava com os meus pais e não consegui uma única oportunidade de emprego na zona onde morava, e que sempre disse que para Lisboa nem pensar, ao final de 1 ano dei-me por vencida e vim para Lisboa... fazer o que nao poderia fazer em nenhuma outra zona do pais, porque era aqui que estava aquela oportunidade.

claro que a qualidade de vida depende do que cada um gosta/quer fazer no seu dia a dia.... eu por mim não me importaria de morar numa cidade media, se tivesse o mesmo emprego (eu e o meu marido) , mas por ele sair de Lisboa só mesmo em ultimo recurso, nasceu cá e não se vê sem a opção de apanhar um metro de 10 em 10 minutos para ir ao cinema por exemplo e poder apanhar um taxi ao esticar da mão.... de ter autocarros que ligam uma cidade inteira e de ter coisas para todos os gostos e feitios e não apenas aquele cinema com 3 salas e uma cidade vazia durante a semana após as dez da noite....

Lá está cada um vê a "qualidade de vida" de maneira diferente.....

Confesso que o que me faz confusão nas cidades mais pequenas é falta de escolha nos serviços de saúde... e vejo pelos meus pais que independentemente da condição financeira tem de andar 30/40 Km para ter um hospital publico ou mesmo um privado que tenha todas as valências... ( e nao moram numa aldeia desterrada em tras-os-montes, moram no Ribatejo...)
    Concordam com este comentário: FD, Livia
  3.  # 144

Colocado por: sgameirolxSem duvida Lisboa ganha nas oportunidades profissionais e eu que durante 1 ano estive desempregada quando morava com os meus pais e não consegui uma única oportunidade de emprego na zona onde morava, e que sempre disse que para Lisboa nem pensar, ao final de 1 ano dei-me por vencida e vim para Lisboa... fazer o que nao poderia fazer em nenhuma outra zona do pais, porque era aqui que estava aquela oportunidade.

claro que a qualidade de vida depende do que cada um gosta/quer fazer no seu dia a dia.... eu por mim não me importaria de morar numa cidade media, se tivesse o mesmo emprego (eu e o meu marido) , mas por ele sair de Lisboa só mesmo em ultimo recurso, nasceu cá e não se vê sem a opção de apanhar um metro de 10 em 10 minutos para ir ao cinema por exemplo e poder apanhar um taxi ao esticar da mão.... de ter autocarros que ligam uma cidade inteira e de ter coisas para todos os gostos e feitios e não apenas aquele cinema com 3 salas e uma cidade vazia durante a semana após as dez da noite....

Confesso que o que me faz confusão nas cidades mais pequenas é falta de escolha nos serviços de saúde... e vejo pelos meus pais que independentemente da condição financeira tem de andar 30/40 Km para ter um hospital publico ou mesmo um privado que tenha todas as valências... ( e nao moram numa aldeia desterrada em tras-os-montes, moram no Ribatejo...)

Em Guimarães o seu marido, não precisava de metro, nem de táxis, tinha tudo à mão, a pé ou de carro onde em 5 min vai-se de uma ponta a outra da cidade, praticamente.
    O mesmo se passa com o sistema de saúde disponível aqui, também não faltam escolhas.
    Claro que não estamos a falar de pequenas cidades do interior, isso é passar 80 para o 80
    •  
      FD
    • 17 março 2015

# 145

Colocado por: sgameirolxLá está cada um vê a "qualidade de vida" de maneira diferente.....

É isso mesmo.

Por isso é que para alguns, o que antes era a "parvalheira" começou a ser considerada como a "pasmaceira"... (fugi)
    Concordam com este comentário: Livia
  4.  # 146

Em Guimarães o seu marido, não precisava de metro, nem de táxis, tinha tudo à mão, a pé ou de carro onde em 5 min vai-se de uma ponta a outra da cidade, praticamente.
    O mesmo se passa com o sistema de saúde disponível aqui, também não faltam escolhas.
    Claro que não estamos a falar de pequenas cidades do interior, isso é passar 80 para o 80

Vivi 5 anos em Aveiro. Atravessava a cidade toda a pé de uma ponta a outra em 60 minutos, a andar nas calmas.
    Uma vez cheguei a ter o carro estacionado sem o conduzir durante 1 mês inteiro (quase não precisava dele).
  5.  # 147

Colocado por: marcoaraujoVivi 5 anos em Aveiro

Vivi 40 anos no Porto/Gaia. Por motivos profissionais e familiares vim para Aveiro acerca de 3 anos. Já não volto atrás. Não tem termo de comparação a bem melhor qualidade de vida que usufruo aqui em relação à que vivia no Porto.
  6.  # 148

E que acham de Paris ? comparando, Lisboa para nos tem todas as vantagens duma aldeia balnear... ao longo das minhas descobertas em Lisboa, descobri bairros onde é mesmo bon de viver... como é obvio as zonas mais turisticas, para mim, nao sao compativeis com uma vida familiar. Passeiam-se em Campo de Ourique, Estrela, Principe Real, no domingo... que sossego.
  7.  # 149

Colocado por: lucidmoodE que acham de Paris ? comparando, Lisboa para nos tem todas as vantagens duma aldeia balnear... ao longo das minhas descobertas em Lisboa, descobri bairros onde é mesmo bon de viver... como é obvio as zonas mais turisticas, para mim, nao sao compativeis com uma vida familiar. Passeiam-se em Campo de Ourique, Estrela, Principe Real, no domingo... que sossego.

Sossego ao Domingo, pandemónio nos restantes dias.
    Nenhum desses bairros é minimamente parecido com uma aldeia balnear.
    • slsg
    • 17 março 2015

# 150

A pé as 02 da manha quando quer ir beber um copo a um bar e não leva o carro para não ter problemas, não me parece que seja a melhor das opções...

São opções que cada um vai defender a sua, e nunca se chegará a um consenso porque cada um irá ver defeitos nas decisões dos outros e vantagens na decisão que tomou...

Lisboa não são só coisas más.... está a 10 minutos da praia, tem parques fantásticos para passear e sentir que está completamente afastado da agitação de uma grande cidade... Se se atrasou a fazer o jantar e lhe apetecer arranja sempre bons sitios para ir jantar as 23h ou mais... tem inúmeros programas para os mais variados setores da sociedade ...

Para quem tem carro percebo que uma cidade como Guimaraes Aveiro Coimbra ou outras mais possa ser o paraíso, tudo perto, sem problemas de estacionamento, em 5 minutos está em todo o lado... para quem não tem carro ou só tem um carro, acaba por ficar um pouco limitado, digam o que disserem....

Eu moro em Campo de Ourique e realmente é um bairro que passa muito ao lado da massividade da cidade, no meio do bairro nem se nota que está em Lisboa, ao fim de semana vemos imensa gente a passear com crianças, tem muitas lojas, esplanadas e sítios para se conviver e passar um bom dia, sem pegar no carro.
  8.  # 151

Colocado por: sgameirolx
    Lisboa não são só coisas más.... está a 10 minutos da praia, tem parques fantásticos para passear e sentir que está completamente afastado da agitação de uma grande cidade... Se se atrasou a fazer o jantar e lhe apetecer arranja sempre bons sitios para ir jantar as 23h ou mais... tem inúmeros programas para os mais variados setores da sociedade ...

Aveiro tem isso tudo que acabou de dizer...
    Aliás, tirando a oferta de emprego, desafio-o a dizer algo que Lisboa tenha de bom, que Aveiro não tenha.
    Acho que a única coisa positiva (para além da oferta de emprego) que Lisboa tem, comparativamente com outras cidades Portuguesas, é que para os amantes do teatros tem muitos mais teatros e peças disponíveis.
    • slsg
    • 17 março 2015

# 152

Colocado por: marcoaraujo

Aveiro tem isso tudo que acabou de dizer...
    Aliás, tirando a oferta de emprego, desafio-o a dizer algo que Lisboa tenha de bom, que Aveiro não tenha.
    Acho que a única coisa positiva (para além da oferta de emprego) que Lisboa tem, comparativamente com outras cidades Portuguesas, é que para os amantes do teatros tem muitos mais teatros e peças disponíveis.

Não nos levará a lado nenhum o que uma ou outra cidade tem.... todas tem coisas melhores e outras coisas piores

Lisboa tem transportes a muito mais horas que Aveiro, tem metro e autocarros num horário muito mais alargado e num numero muito maior, que facilitam a deslocação a quem não tem transporte próprio.....
    Tem um oceanário fantástico, assim como muitos monumentos que são gratuitos no primeiro domingo do mês e o castelo é gratuito para residentes em Lisboa....
    Tem imensos ATL para crianças ao fim de semana nas mais variadas áreas,.... tem um pavilhão do conhecimento que para graúdos e miúdos é um mundo....

Claro que me irá dizer que Aveiro também isto e aquilo .... acredito e tenho pena de ainda não conhecer a cidade e quem sabe um dia vá passar um fim de semana para conhecer...

Como referi antes..... opiniões que são diferentes dependendo de quem as relata....
  9.  # 153

Colocado por: sgameirolx

A pé as 02 da manha quando quer ir beber um copo a um bar e não leva o carro para não ter problemas, não me parece que seja a melhor das opções...

Para quem tem carro percebo que uma cidade como Guimaraes Aveiro Coimbra ou outras mais possa ser o paraíso, tudo perto, sem problemas de estacionamento, em 5 minutos está em todo o lado... para quem não tem carro ou só tem um carro, acaba por ficar um pouco limitado, digam o que disserem....

Não percebi estes 2 parágrafos acima...

Guimarães em termos de criminalidade tem um índice baixíssimo comparado com grandes cidades, você anda pela cidade às 2 da manhã w vê mais pessoas a andar a pé de um lado para o outro do que de carro.

Quanto a ser limitado só se for pela falta de praia, de resto Guimarães tem 2 grandes centros comerciais, tem cinemas, tem teatro, tem grandes concertos, tem excelente vida noturna, tem um magnífico parque natural, tem horta comunitária, tem serra, tem piscinas... Digamos que tem tudo o que uma grande cidade tem mas em formato compactado.

Quanto a oceanário e afins, é pá são coisas que as pessoas visitam uma vez por anos e se calhar os moradores de lá nem isso.

Mas claro que compreendo que haja quem adore viver em Lisboa e que se calhar iam sentir um pouco de claustrofobia numa pequena cidade.
    Já vai da vivência de cada um ;)
  10.  # 154

Colocado por: sgameirolxLisboa tem transportes a muito mais horas que Aveiro, tem metro e autocarros num horário muito mais alargado e num numero muito maior, que facilitam a deslocação a quem não tem transporte próprio.....
    Tem um oceanário fantástico, assim como muitos monumentos que são gratuitos no primeiro domingo do mês e o castelo é gratuito para residentes em Lisboa....
    Tem imensos ATL para crianças ao fim de semana nas mais variadas áreas,.... tem um pavilhão do conhecimento que para graúdos e miúdos é um mundo....

Pois, mas a qualidade de vida não se mede só por isso. É claro que Lisboa tem muitos mais transportes e ATLs e etc porque o numero de habitantes na cidade e localidades vizinhas assim o exige. Por outro lado, quando me levanto ás 7h30 ligo a tv e vejo logo filas de

trânsito no IC19. Penso logo: "aqueles desgraçados para estarem ali a que horas tiveram que se levantar?" Calmamente preparo-me, e como resido em Ílhavo, levo 10 min (em hora de ponta!!) até Aveiro.

Entre outras coisas, isto para mim é qualidade de vida.
    • slsg
    • 17 março 2015

# 155

o que queria dizer é que se quiser deixar o carro em casa para ir jantar e beber um copo e depois não estar preocupado com a policia o poder mandar parar, ou vai a um sitio que fique mesmo perto de casa ou então não me parece a melhor das opções voltar para casa sozinho(a) às duas manha a pé, mesmo que sejam 5 km, não deve ser o que mais apetece, nem mesmo com a criminalidade baixa....

Quando me refiro à falta de transporte, refiro isso porque na altura que andava a tirar o curso apanhava o autocarro ou metro para casa as 11h da noite (estudei em pós laboral) e caso a distancia da minha casa à faculdade fosse a mesma em Guimarães /Aveiro etc, como é em Lisboa (não estou a falar de muitos quilómetros, moro mesmo dentro de Lisboa, são uns 5 km) onde iria conseguir apanhar transportes a essa hora para qualquer parte da cidade e no fim de semana a essa mesma hora como fiz muitas vezes para os trabalhos da faculdade?

Quanto à qualidade de vida, quando falo de Lisboa é Lisboa cidade e não área metropolitana de Lisboa, se não teríamos de falar também das aldeias todas que estão à volta das cidades que referem e essas em termos de transportes e infraestruturas não tem mesmo nada e para qualquer coisa tem de ir para a cidade, e lá está imprescindível ter transporte próprio....

Quem faz o IC19 pelo menos o que se referem na maior parte das vezes na televisão, não mora em Lisboa... mora em Sintra, Massamá, Queluz....
    Eu moro em Lisboa cidade, e também me preparo calmamente para ir para o meu trabalho e em 15 minutos estou lá..... e quando estava no outro trabalho que ia de carro, 5 minutos estava à porta do trabalho estacionada.

Mais uma vez reforço.....qualidade de vida é o que cada um acha que deve ter no seu dia a dia e ao qual dá valor.....

eu não me importaria de morar em qualquer uma das cidades que referem, bem mais até do que numa cidade da periferia de Lisboa, mas claro, se tivesse o mesmo emprego que tenho hoje.....

Mas existem coisas em Lisboa que tem mais acesso, mais rápido ou em maior quantidade do que em qualquer uma dessas cidades, se isso faz diferença para a qualidade de vida de cada um..... depende da opinião....
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  11.  # 156

Colocado por: marcoaraujoAlgo que nunca consegui perceber é: sendo Lisboa uma cidade com pouquíssima qualidade de vida (e não me venham dizer que é discutivel, porque não é) e tendo o nosso país tantas cidades com excelente qualidade de vida, porque é que os estrangeiros só vêm parar a Lisboa? Será uma questão de status (viver na capital)? Será por desconhecerem o belíssimo país que temos? Nos outros países noto a mesma coisa, o pessoal que vai para o UK vai todo para Londres, os que vão para França vão todos para Paris, etc.

Pessoalmente já corri o país de norte a sul e já vivi em muitos locais. O pior sitio de Portugal para viver, em minha opinião é o Algarve (de longe). Lisboa também é mau. Depois há diversas zonas que são porreiras mas ficam muito isoladas (Évora por exemplo) e há outras muito boas para quem gosta de cidades maiores (Porto) e para quem gosta de cidades médias/pequenas (Aveiro).

Aveiro, Porto, Guimarães ou Viana. são para mim locais Top em Portugal
    Algarve e Lisboa são locais para mim a evitar (apesar de morar perto de Lisboa por motivos profissionais)
    Locais do interior como Évora ou Covilhã, têm grande qualidade de vida, mas para mim não dá pois não consigo viver sem o mar.
    Depois há outros locais que já são mais junto ao litoral mas que pessoalmente não lhe vejo encanto nenhum, como Coimbra, Leiria ou Santarém.

Dentro de Lisboa para mim teria de ser apenas no eixo Praça de Londres --> Av. de Roma --> Praça de Alvalade --> Av. da Igreja e envolvente. Preferencialmente numa moradia.
    Concordam com este comentário:Rodri12

Felizmente Marco nem todo o estrangeiro que chega a Portugal tem a opção de escolher a cidade. No meu caso Lisboa foi por questões profissionais e o máximo que procurei foi localizações ao máximo de 40 minutos da capital. Mas acho estressante viajar 2 horas por dia para chegar e sair de Lisboa a trabalho, sem contar que preciso está próxima a escola alemã pq tenho um filho que logo começa a vida escolar.

Não é todo estrangeiro que chega a Portugal aposentado ou rico e que a escolha do local seja indiferente a sua vida.
  12.  # 157

Colocado por: sgameirolxSem duvida Lisboa ganha nas oportunidades profissionais e eu que durante 1 ano estive desempregada quando morava com os meus pais e não consegui uma única oportunidade de emprego na zona onde morava, e que sempre disse que para Lisboa nem pensar, ao final de 1 ano dei-me por vencida e vim para Lisboa... fazer o que nao poderia fazer em nenhuma outra zona do pais, porque era aqui que estava aquela oportunidade.

Concordam com este comentário:FD,Livia

Concordo plenamente!
  13.  # 158

Sossego ao Domingo, pandemónio nos restantes dias.
    Nenhum desses bairros é minimamente parecido com uma aldeia balnear.

Não deve ter saído muito de Portugal, vá à "Gare du nord" em Paris às 8 horas. Com certeza perceberá o significado da palavra Pandemonio e achará o chiado, amoreiras, rossio ou campo de Ourique um paraíso.
  14.  # 159

Aqui para o je, os melhores locais para viver são, Aveiro e Viana do Castelo. A única coisa boa que Lisboa tem é a sinalização a indicar a direcção do Porto e no Porto a sinalização a indicar Viana.
  15.  # 160

Eu sou de Viana e não troco a não ser por extrema necessidade ;)

0.0412 seg. NEW