Colocado por: Rodri12
Não é por morar aqui muito perto, mas Guimarães é sem dúvida uma excelente cidade para se morar.
Pequena, acolhedora, com excelentes acessos, com todos os serviços que uma grande cidade tem e com excelentes programas culturais.
Colocado por: marcoaraujo
Eu não vejo nada que Lisboa tenha e Guimarães, Viana, Aveiro ou Porto não tenham. Daí fazer-me confusão haver tanta gente disposta a pagar o triplo do preço por uma casa em Lisboa do que em Guimarães por exemplo (e gastar o dobro em gasóleo, pois em Lisboa tudo fica longe).Concordam com este comentário:Rodri12
Colocado por: sgameirolxSem duvida Lisboa ganha nas oportunidades profissionais e eu que durante 1 ano estive desempregada quando morava com os meus pais e não consegui uma única oportunidade de emprego na zona onde morava, e que sempre disse que para Lisboa nem pensar, ao final de 1 ano dei-me por vencida e vim para Lisboa... fazer o que nao poderia fazer em nenhuma outra zona do pais, porque era aqui que estava aquela oportunidade.
claro que a qualidade de vida depende do que cada um gosta/quer fazer no seu dia a dia.... eu por mim não me importaria de morar numa cidade media, se tivesse o mesmo emprego (eu e o meu marido) , mas por ele sair de Lisboa só mesmo em ultimo recurso, nasceu cá e não se vê sem a opção de apanhar um metro de 10 em 10 minutos para ir ao cinema por exemplo e poder apanhar um taxi ao esticar da mão.... de ter autocarros que ligam uma cidade inteira e de ter coisas para todos os gostos e feitios e não apenas aquele cinema com 3 salas e uma cidade vazia durante a semana após as dez da noite....
Lá está cada um vê a "qualidade de vida" de maneira diferente.....
Confesso que o que me faz confusão nas cidades mais pequenas é falta de escolha nos serviços de saúde... e vejo pelos meus pais que independentemente da condição financeira tem de andar 30/40 Km para ter um hospital publico ou mesmo um privado que tenha todas as valências... ( e nao moram numa aldeia desterrada em tras-os-montes, moram no Ribatejo...)
Colocado por: sgameirolxLá está cada um vê a "qualidade de vida" de maneira diferente.....
Em Guimarães o seu marido, não precisava de metro, nem de táxis, tinha tudo à mão, a pé ou de carro onde em 5 min vai-se de uma ponta a outra da cidade, praticamente.
O mesmo se passa com o sistema de saúde disponível aqui, também não faltam escolhas.
Claro que não estamos a falar de pequenas cidades do interior, isso é passar 80 para o 80
Colocado por: marcoaraujoVivi 5 anos em Aveiro
Colocado por: lucidmoodE que acham de Paris ? comparando, Lisboa para nos tem todas as vantagens duma aldeia balnear... ao longo das minhas descobertas em Lisboa, descobri bairros onde é mesmo bon de viver... como é obvio as zonas mais turisticas, para mim, nao sao compativeis com uma vida familiar. Passeiam-se em Campo de Ourique, Estrela, Principe Real, no domingo... que sossego.
Em Guimarães o seu marido, não precisava de metro, nem de táxis, tinha tudo à mão, a pé ou de carro onde em 5 min vai-se de uma ponta a outra da cidade, praticamente.
O mesmo se passa com o sistema de saúde disponível aqui, também não faltam escolhas.
Claro que não estamos a falar de pequenas cidades do interior, isso é passar 80 para o 80
Colocado por: sgameirolx
Lisboa não são só coisas más.... está a 10 minutos da praia, tem parques fantásticos para passear e sentir que está completamente afastado da agitação de uma grande cidade... Se se atrasou a fazer o jantar e lhe apetecer arranja sempre bons sitios para ir jantar as 23h ou mais... tem inúmeros programas para os mais variados setores da sociedade ...
Colocado por: marcoaraujo
Aveiro tem isso tudo que acabou de dizer...
Aliás, tirando a oferta de emprego, desafio-o a dizer algo que Lisboa tenha de bom, que Aveiro não tenha.
Acho que a única coisa positiva (para além da oferta de emprego) que Lisboa tem, comparativamente com outras cidades Portuguesas, é que para os amantes do teatros tem muitos mais teatros e peças disponíveis.
Colocado por: sgameirolx
A pé as 02 da manha quando quer ir beber um copo a um bar e não leva o carro para não ter problemas, não me parece que seja a melhor das opções...
Para quem tem carro percebo que uma cidade como Guimaraes Aveiro Coimbra ou outras mais possa ser o paraíso, tudo perto, sem problemas de estacionamento, em 5 minutos está em todo o lado... para quem não tem carro ou só tem um carro, acaba por ficar um pouco limitado, digam o que disserem....
Colocado por: sgameirolxLisboa tem transportes a muito mais horas que Aveiro, tem metro e autocarros num horário muito mais alargado e num numero muito maior, que facilitam a deslocação a quem não tem transporte próprio.....
Tem um oceanário fantástico, assim como muitos monumentos que são gratuitos no primeiro domingo do mês e o castelo é gratuito para residentes em Lisboa....
Tem imensos ATL para crianças ao fim de semana nas mais variadas áreas,.... tem um pavilhão do conhecimento que para graúdos e miúdos é um mundo....
Colocado por: marcoaraujoAlgo que nunca consegui perceber é: sendo Lisboa uma cidade com pouquíssima qualidade de vida (e não me venham dizer que é discutivel, porque não é) e tendo o nosso país tantas cidades com excelente qualidade de vida, porque é que os estrangeiros só vêm parar a Lisboa? Será uma questão de status (viver na capital)? Será por desconhecerem o belíssimo país que temos? Nos outros países noto a mesma coisa, o pessoal que vai para o UK vai todo para Londres, os que vão para França vão todos para Paris, etc.
Pessoalmente já corri o país de norte a sul e já vivi em muitos locais. O pior sitio de Portugal para viver, em minha opinião é o Algarve (de longe). Lisboa também é mau. Depois há diversas zonas que são porreiras mas ficam muito isoladas (Évora por exemplo) e há outras muito boas para quem gosta de cidades maiores (Porto) e para quem gosta de cidades médias/pequenas (Aveiro).
Aveiro, Porto, Guimarães ou Viana. são para mim locais Top em Portugal
Algarve e Lisboa são locais para mim a evitar (apesar de morar perto de Lisboa por motivos profissionais)
Locais do interior como Évora ou Covilhã, têm grande qualidade de vida, mas para mim não dá pois não consigo viver sem o mar.
Depois há outros locais que já são mais junto ao litoral mas que pessoalmente não lhe vejo encanto nenhum, como Coimbra, Leiria ou Santarém.
Dentro de Lisboa para mim teria de ser apenas no eixo Praça de Londres --> Av. de Roma --> Praça de Alvalade --> Av. da Igreja e envolvente. Preferencialmente numa moradia.Concordam com este comentário:Rodri12
Colocado por: sgameirolxSem duvida Lisboa ganha nas oportunidades profissionais e eu que durante 1 ano estive desempregada quando morava com os meus pais e não consegui uma única oportunidade de emprego na zona onde morava, e que sempre disse que para Lisboa nem pensar, ao final de 1 ano dei-me por vencida e vim para Lisboa... fazer o que nao poderia fazer em nenhuma outra zona do pais, porque era aqui que estava aquela oportunidade.
claro que a qualidade de vida depende do que cada um gosta/quer fazer no seu dia a dia.... eu por mim não me importaria de morar numa cidade media, se tivesse o mesmo emprego (eu e o meu marido) , mas por ele sair de Lisboa só mesmo em ultimo recurso, nasceu cá e não se vê sem a opção de apanhar um metro de 10 em 10 minutos para ir ao cinema por exemplo e poder apanhar um taxi ao esticar da mão.... de ter autocarros que ligam uma cidade inteira e de ter coisas para todos os gostos e feitios e não apenas aquele cinema com 3 salas e uma cidade vazia durante a semana após as dez da noite....
Lá está cada um vê a "qualidade de vida" de maneira diferente.....
Confesso que o que me faz confusão nas cidades mais pequenas é falta de escolha nos serviços de saúde... e vejo pelos meus pais que independentemente da condição financeira tem de andar 30/40 Km para ter um hospital publico ou mesmo um privado que tenha todas as valências... ( e nao moram numa aldeia desterrada em tras-os-montes, moram no Ribatejo...)
Sossego ao Domingo, pandemónio nos restantes dias.
Nenhum desses bairros é minimamente parecido com uma aldeia balnear.