Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: valtores

ah ok! ja tinha visto a casa mas nem reparei no AC.
    Peca por ser um bocado grandalhão... secalhar há soluções de tecto falso ou escondidos que evita o mono na sala.

Sim há a opção de utilizar condutas ou aqueles de tecto que ficam embutidos... outros preços.

Eu escolhi esta opção porque detesto ter ar condicionado a suprar para as costas ou pescoço quando estamos no sofá ou na mesa a jantar, bem como estar na cama e levar com o vento do ar condicionado.
    Com estes eu direcciono o vento junto á parede para o tecto e nao se sente o mesmo.

E estecticamente prefiro estes junto ao chão, penso que se disfarçam mais no meio da mobilia ou com umas plantas do que uns caixotes junto ao tecto.
    Concordam com este comentário: valtores
    •  
      FD
    • 4 março 2015 editado

# 82

Colocado por: CascãoAntes de mais agradeço as vossas críticas, e tomei nota de todas elas

Recapitulando:
    (...)
    - elevado custo para aquecimento;
    (...)
    No entanto agora passando a frente, há uma coisa que em que estamos indecisos, o aquecimento? O que acham que ficará mais económico e que terá o menor consumo?

Ah, a ironia.

Não leve a mal mas, não deixa de ser curioso parecer que não se preocupa muito com a sobre necessidade de aquecimento e depois perguntar qual o aquecimento mais económico e com o menor consumo.
  2.  # 83

Colocado por: jorgealvesSem duvida um piso radiante alimentado por recuperador ou fogao a lenha complementado com colector solar a tubos de vacuo.

Jorgealves,
    Porquê tubos de vacuo? Qual a grande vantagem entre estes coletores solares ou os ditos normais?
  3.  # 84

Colocado por: FD
    Ah, a ironia.

Não leve a mal mas, não deixa de ser curioso parecer que não se preocupa muito com a sobre necessidade de aquecimento e depois perguntar qual o aquecimento mais económico e com o menor consumo.

Claro que me preocupo, no entanto foi o que já disse anteriormente, nós quisemos optar pela fachada e pelas vistas.
  4.  # 85

Colocado por: santosvieiraQual a grande vantagem entre estes coletores solares ou os ditos normais?
    maior produção com baixas temperaturas e mesmo com alguma nebulosidade.
  5.  # 86

Já li em vários tópicos, e pelo que sei, é o tipo de aquecimento que a maior parte das pessoas aqui tem aconselhado o PRH. No entanto, "por aqui", ou pelo menos com as pessoas com quem falo dizem-me que não compensa pelo alto valor do custo inicial.

Por exemplo a minha sogra instalou há cerca de 3 anos um recuperador de calor a lenha "ligado" a radiadores, o custo foi de +/- 4000€ a casa tem cerca de 300m2 e no inverno não há frio que lhe pegue e a casa tem vários anos. Está satisfeitíssima. Gasta em média 3 toneladas de lenha por inverno.

Em comparação ao PRH, no meu caso, estamos a falar de 230m2 no piso 1, será que compensa?

AC sinceramente está fora de questão, tenho no meu apartamento e não se pode comparar o AC à qualidade do calor por radiação... Única vantagem é ter frio e acho que só compensa em determinadas regiões do país, não aqui.
  6.  # 87

Colocado por: jorgealvesmaior produção com baixas temperaturas e mesmo com alguma nebulosidade.

Tenho seguido isso no outro tópico, eis algumas dúvidas:

- Susbtitui o tradicional painel solar?
    - Vi que rondam os 80€ casa colector, quantos serão necessários para uma casa, como a minha neste caso? Isto é será barato que o painel?

Em caso afirmativo deduzo que isso é futuro, se for mais barato e é muito mais eficiente...
  7.  # 88

Olha não sou arquitecto nem nada que se pareça Cascão, mas eu adorei a sua casa.

Acho que deve aconselhar-se junto do profissional que conhece todos os condicionalismos do projecto, no entanto quanto às críticas técnicas não faço ideia.

Quanto ás vistas, aquilo que foi aqui dito dá cabo de mim... Então claro que o homem só tem que construir virado para Norte, já viram aquelas vistas!?

Adorei, parabéns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Cascão
  8.  # 89

Colocado por: CascãoJá li em vários tópicos, e pelo que sei, é o tipo de aquecimento que a maior parte das pessoas aqui tem aconselhado o PRH. No entanto, "por aqui", ou pelo menos com as pessoas com quem falo dizem-me que não compensa pelo alto valor do custo inicial.

Por exemplo a minha sogra instalou há cerca de 3 anos um recuperador de calor a lenha "ligado" a radiadores, o custo foi de +/- 4000€ a casa tem cerca de 300m2 e no inverno não há frio que lhe pegue e a casa tem vários anos. Está satisfeitíssima. Gasta em média 3 toneladas de lenha por inverno.

Em comparação ao PRH, no meu caso, estamos a falar de 230m2 no piso 1, será que compensa?

AC sinceramente está fora de questão, tenho no meu apartamento e não se pode comparar o AC à qualidade do calor por radiação... Única vantagem é ter frio e acho que só compensa em determinadas regiões do país, não aqui.

A diferença é que o mesmo recuperador a aquecer o prh gasta um terço ou menos...
  9.  # 90

Colocado por: jorgealvesmaior produção com baixas temperaturas e mesmo com alguma nebulosidade.

Dito isto, então quer dizer que é mais vantajoso para zonas bastante frias. Para a zona centro será uma solução rentável?
  10.  # 91

Colocado por: santosvieiraentão quer dizer que é mais vantajoso para zonas bastante frias. Para a zona centro será uma solução rentável?

esta solução é rentavél em qualquer local do pais, pois o seu preço baixou perto dos 40% em relação ao ano passado.
  11.  # 92

Colocado por: CascãoSusbtitui o tradicional painel solar?

este é outro tipo de colector solar, mas sim substitui os tradicionais planos,

Colocado por: CascãoVi que rondam os 80€ casa colector,

é 80€ cada tubo, um colector com 10 tubos são 800€ + mais estruturas, acessorios e deposito acumulador,

Colocado por: Cascãoquantos serão necessários para uma casa, como a minha neste caso?

se for exclusivamente AQS basta 15 a 20 tubos com um termo-acumulador de 300litros,

Colocado por: CascãoIsto é será barato que o painel?

existem muitas soluções de paineis e alguns são muito mais caros que esta solução, mas existem outros que são mais baratos, por exemplo os de gama baixa.
  12.  # 93

Colocado por: jorgealvesé 80€ cada tubo, um colector com 10 tubos são 800€ + mais estruturas, acessorios e deposito acumulador,

Não estou a pedir orçamento mas então "atire" por favor um valor para esta casa, neste tipo de solução com 20 tubos.
  13.  # 94

Colocado por: jorgealvesesta solução é rentavél em qualquer local do pais, pois o seu preço baixou perto dos 40% em relação ao ano passado.

E qual o principio de funcionamento deste sistema de tubos em comparação com os paineis solares normais?
  14.  # 95

Colocado por: santosvieiraE qual o principio de funcionamento deste sistema de tubos em comparação com os paineis solares normais?

dentro do tubo que esta em vácuo (sem ar) existe um tubo de cobre cheio com um fluido com propriedades frigogénias e por masi estranho que possa parecer o principio de funcionamento baseia-se no mesmo principio das bombas de calor e dos AC´s vulgares,

o fluido ao receber a radiação solar térmica evapora e absorve esse calor quando condensa liberta o calor absorvido com uma relação até 3 vezes superior (já existem fluidos com relações superiores a 7, mas precisam de meios mecânicos para circular, o vulgo COP dos AC e afins), o vacuo serve para potenciar este efeito anulando o efeito da temperatura do ar ambiente, pois não existe transmissão de calor no vacuo.
  15.  # 96

Colocado por: Cascãoum valor para esta casa, neste tipo de solução com 20 tubos.

um colector com 20 tubos, um deposito de acumulação com serpentina solar e produção instantânea de AQS em serpentina higiénica de aço inox 404 e volume de acumulação de 300 litros é coisa para rondar os 3.000€
  16.  # 97

Colocado por: jorgealvesum colector com 20 tubos, um deposito de acumulação com serpentina solar e produção instantânea de AQS em serpentina higiénica de aço inox 404 e volume de acumulação de 300 litros é coisa para rondar os 3.000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Cascão

Em comparação a um sistema de painel solar tradicional poderemos afirmar que será mais caro cerca de 1000€.

Em termos de utilização, será durante mais tempo no ano, isto é facilmente poderá ter rentabilidade no inverno Jorge Alves?
  17.  # 98

Colocado por: Cascãopoderemos afirmar que será mais caro cerca de 1000€.

para qualidade equivalente, este fica mais barato,

agora se comparar com "linhas brancas" já é outra historia.

Colocado por: Cascãoterá uma utilização durante mais tempo no ano, isto é facilmente poderá ter rentabilidade no inverno

evidentemente, mas mesmo assim precisa sempre de um apoio, pois nos dias mesmo fechados não existem milagres.
  18.  # 99

instalação quase sem limites de inclinação:
      Varisol.jpg
  19.  # 100

Colocado por: jorgealvesesta solução é rentavél em qualquer local do pais, pois o seu preço baixou perto dos 40% em relação ao ano passado.

eh lá! se tiver desconto de 40% em relação ao orçamento do ano passado meto já isso! :D

0.0289 seg. NEW