Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: riscosNão é assim tão simples! mas no dia que necessitar de um projeto com estrutura de madeira ou aço, venha ter comigo que deixamos o betão e o ferro de fora;)

Não é assim tão simples?

Por exemplo, numa casa com apenas um piso em que leva um telhado porque não se pode sustituir a placa de betão por uma placa em madeira e gesso?
  2.  # 22

Colocado por: LuisPereiraDeve ser por causa do risco de tremores de terra.

eu nunca faria uma casa que fosse abaixo com um tremor de terra... provavelmente em 50 anos ha-de haver um.
    é bom que resista (e creio que a lei assim o exige) a estes abanões.
  3.  # 23

Colocado por: valtores

eu nunca faria uma casa que fosse abaixo com um tremor de terra... provavelmente em 50 anos ha-de haver um.
    é bom que resista (e creio que a lei assim o exige) a estes abanões.

Não seria mais lógico por exemplo termos placas em gesso e não em betão armado?
  4.  # 24

Estou completamente satisfeito com as paredes em Fermacell do meu apartamento. Melhor isolamento acústico entre divisões, melhor isolamento térmico e maior facilidade em efetuar alterações à configuração do apartamento. Tem ainda a maior facilidade em passar cabos por dentro das paredes sem necessidade de grandes aberturas na parede. Por exemplo, depois do apartamento estar feito tive necessidade de instalar alarme e consegui embutir na parede o painel e passar os cabos até ao teto, onde ficaram outros componentes. Numa construção normal não seria possível. Como desvantagem, nem todas as pessoas conseguem aplicar corretamente "objetos" suspensos. No entanto, tenho sanitários suspensos, cozinha e móveis de sala suspensos e não tenho problemas.
  5.  # 25

Colocado por: LuisPereira

Não é assim tão simples?

Por exemplo, numa casa com apenas um piso em que leva um telhado porque não se pode sustituir a placa de betão por uma placa em madeira e gesso?

Placa em madeira e gesso???

Ou placa em madeira e tecto falso em gesso?
  6.  # 26

Estrutura em madeira e placas em gesso... será que é assim algo tão inovador?
    A casa do meu visavô era assim!!!

Não tinha placas que pesam toneladas em betão e ferro para não serem utilizadas para nenhum fimj a não ser pendurar candeeiros.

O chão também porque tem de ser em betão armado? porque não estrutura em madeira?

Podiamos ter casas mais económicas, mais confortáveis mas os processos construtivos que temos são na minha opinião errados, exagerados, caros e sem sentido!
    Concordam com este comentário: sancardoso
    • AXN
    • 3 março 2015

# 27

Colocado por: LuisPereiraEstrutura em madeira e placas em gesso... será que é assim algo tão inovador?
    A casa do meu visavô era assim!!!

Não tinha placas que pesam toneladas em betão e ferro para não serem utilizadas para nenhum fimj a não ser pendurar candeeiros.

O chão também porque tem de ser em betão armado? porque não estrutura em madeira?

Podiamos ter casas mais económicas, mais confortáveis mas os processos construtivos que temos são na minha opinião errados, exagerados, caros e sem sentido!

E não construiu assim porque?
  7.  # 28

Colocado por: riscos-90% dos eng projetistas não sabem dimensionar estruturas em madeira nem em aço

Porquê?

Colocado por: riscos-Tem vantagens, mas os preços praticados em Portugal, não são os melhores (caso Madeira), em aço é diferente.

No caso da madeira dou-lhe razão; no do aço não teria tanta certeza. Pode exemplificar?

Colocado por: riscos- As pessoas não estão preparadas para aceitar novos processos construtivos.

A grande maioria, sim; eu não tenho qualquer problema. Tenho é de estar devidamente informado que a opção que estou a fazer é a correta.
  8.  # 29

Colocado por: AXN

E não construiu assim porque?

Boa questão!

Na altura não fui informado, não sabia, não pensei!
    Ultimamente tenho me debruçado mais sobre o assunto e acho que se constroi mal em Portugal, ou melhor, o termo não é mal mas sim exagerado.

Hoje teria feito algumas coisas diferentes, não duvide!

Abri este assunto porque queria saber se há alguma razão lógica para a forma como se constroi. Neste caso concreto porque se faz uma placa de um sotao não habitável em betão, tijolo, ferro se a unica utilização para este tecto é pendurar uns candeeiros?
    Não seria mais lógico e barato o mesmo ser em madeira e gesso?
  9.  # 30

acho que a unica razao de ser em cimento é a longividade e a suposta não manutenção
  10.  # 31

Colocado por: sancardosoacho que a unica razao de ser em cimento é a longividade e a suposta não manutenção

Então e com gesso cartonado? Qual a manutenção a dar?
  11.  # 32

_Caro Luis e qual o problema de ter a laje em madeira??? não tem problema nenhum é so o cliente querer. Ninguem lhe obriga a ter betão e ferro numa estrutura de uma casa. Para cada arquitetura a solução construtuiva pode ser diferente, e o arquiteto e o eng trabalham e projetam para o que o cliente deseja. Se quiser uma laje em madeira tem uma laje em madeira ou com vigas de aço. é so pedir!!

_Caro sousa, porque um engenheiro civil não é a mesma coisa que um eng civil projetista, e porque aço e madeira não é igual a betão, tudo no projeto é diferente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, xanaT
  12.  # 33

Colocado por: riscos_Caro Luis e qual o problema de ter a laje em madeira??? não tem problema nenhum é so o cliente querer. Ninguem lhe obriga a ter betão e ferro numa estrutura de uma casa. Para cada arquitetura a solução construtuiva pode ser diferente, e o arquiteto e o eng trabalham e projetam para o que o cliente deseja. Se quiser uma laje em madeira tem uma laje em madeira ou com vigas de aço. é so pedir!!

_Caro sousa, porque um engenheiro civil não é a mesma coisa que um eng civil projetista, e porque aço e madeira não é igual a betão, tudo no projeto é diferente.

Eu não tenho problemas nenhuns!
    Só questiono porque é que 99.99999% das casas Portuguesas são feitas com lages que na minha opinião são sobredimensionadas para as necessidades.
    Nenhum arquitecto, engenheiro me apresentou alternativas construtivas para as lajes e placas!
    • riscos
    • 3 março 2015 editado

# 34

Sempre que um projetista faz um projeto de estabilidade tem segundo os antigos regulamentos e sobre os eurocodigos, majorar as cargas e sobredimensionar, agora há sobredimensionamentos e sobredimensionamentos.
    Qualquer cliente que queira uma casa com estrutura em ferro ou em madeira a pode ter, nguem obriga na utilização de betão.

Cada vez mais se veem casas com estrutura de aço em vez de betão e até madeira, apesar de já ter afirmado que os preços para uma estrutura em madeira fica 2,5xx mais cara que em aço, isto porque construir em madeira (ainda é caro em Portugal) estou a falar so de material
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 35

Colocado por: riscosSempre que um projetista faz um projeto de estabilidade tem segundo os antigos regulamentos e sobre os eurocodigos, majorar as cargas e sobredimensionar, agora há sobredimensionamentos e sobredimensionamentos.
    Qualquer cliente que queira uma casa com estrutura em ferro ou em madeira a pode ter, nguem obriga na utilização de betão.

Cada vez mais se veem casas com estrutura de aço em vez de betão e até madeira, apesar de já ter afirmado que os preços para uma estrutura em madeira fica 2,5xx mais cara que em aço, isto porque construir em madeira (ainda é caro em Portugal) estou a falar so de material

Não estou a falar de estrutruras em madeira mas sim apenas o chão e tecto.
    substituir estas duas partes de uma casa que por norma são em cimento, ferro e tijolo por madeira.

Algo do tipo
      House-building-Norfolk-011.jpg
  14.  # 36

Tem aqui um exemplo em que só tem betão nas sapatas e na laje que é pré-fabricada, mas que também poderia ter sido com vigas metálicas...foi uma solução.

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.697630750299576.1073741838.417827184946602&type=3
  15.  # 37

O problema dessa imagem é que esse método construtivo não é corrente em Portugal, e ninguém quer arriscar a construir uma casa que tto enforço faz para a construir com um método que não esta familiarizado. No seu caso não o fez porque??
  16.  # 38

Colocado por: riscosO problema dessa imagem é que esse método construtivo não é corrente em Portugal, e ninguém quer arriscar a construir uma casa que tto enforço faz para a construir com um método que não esta familiarizado. No seu caso não o fez porque??

Já respondi acima!
  17.  # 39

Vi agora, fica para a próxima casa, quando vender a sua para fazer outra mais inovadora;)
  18.  # 40

Colocado por: riscosVi agora, fica para a próxima casa, quando vender a sua para fazer outra mais inovadora;)

Se houver empreiteiros, engenheiros e arquitectos que sejam inovadores e não continuem a fazer casas da mesma forma que se construia no seculo passado...

É exactamente essa a parte que me intriga! Porque não há inovação? Ou há muito pouca?

0.0230 seg. NEW