Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    TEnho algumas escolhas a fazer quanto aos acabamentos interiores e gostaria de pedir opinião. Pesquisei sobre o assunto e sei que é coisa que muita dúvida põe na cabeça de muita gente, incluindo a minha...

    Trata-se fundamentalmente da tinta a usar, nomeadamente do tipo, cor e brilho nas paredes, tectos, forros em madeira e rodapés. Para as portas e respectivos aros vou usar uma cera de acabamento com coloração, eventualmente um pouco escura para esconder o betume que vai ser usado em alguns defeitos oriundos da idade das ditas.

    De referir que os revestimentos dos tectos são todos novos, em madeira de casquinha branca ou pladur, e que as paredes são revestidas em pladur ou em alvenaria de pedra (das antigas, com 80 cm de espessura), rebocadas e estanhadas a cal e gesso. O chão e escadas é revestido a madeira de pinho e que vai ser envernizado após uma coloração para a escurer um pouco.

    Assim, e após alguma pesquisa, fundamentalmente em sites norte-americanos, estava a pensar em usar o seguinte esquema:

    Rodapés – Esmalte (acrílico ou sintético?) branco puro com acabamento semi-brilhante ou brilhante.
    Paredes – tinta acrílica com acabamento semi-mate, na cor branco.
    Forros em pladur – tinta acrilica com acabamento semi-mate, na cor branco.
    Forros em madeira – velatura para esbranquiçar a madeira (fica com fundo branco e veio à vista) e posterior aplicação de verniz incolor brilhante.

    O que vos parece?
  2.  # 2

    Nos tecto deve utilizar somente brilho mate (sem brilho)
    Se vai pintar a madeira do tecto com velatura branca, não precisa de meter mais nada.
    NÃO APLIQUE ESMALTE BRILHANTE EM RODAPÉS!!! Então vai colocar uma cera das portas e aduelas e vai meter rodapés brilhantes!!?

    O pavimento é o quê? Madeira?
    Concordam com este comentário: valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: megamen
  3.  # 3

    pauloms
    deixe de pesquisar , compre 3 latas de tinta pequena que vai poder aproveitar todas em todos os sitios aplique e tenha o seu proprio gosto ... de certeza que ninguem aqui vai escolher melhor que você ...
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasNos tecto deve utilizar somente brilho mate (sem brilho)


    EStá-se a referir aos tectos forrados em pladur, correcto?



    Colocado por: Pedro BarradasSe vai pintar a madeira do tecto com velatura branca, não precisa de meter mais nada.

    A velatura é completamente mate. O verniz seria para dar um brilho acetinado ou brilhante. Não é aconselhável em forros de madeira, pelo menos nos novos, ter um certo brilho para reflectir bem a luz?
    ESqueci-me de referir que as divisões que têm forro em madeira estão viradas para Sudoeste e têm muita luz natural. Segue abaixo um exemplo.


    Colocado por: Pedro BarradasNÃO APLIQUE ESMALTE BRILHANTE EM RODAPÉS!!! Então vai colocar uma cera das portas e aduelas e vai meter rodapés brilhantes!!?

    Pois, já tinha reparado que por Portugal a aplicação de esmalte mate branco nos rodapés é a regra. EM que aspecto é que acha que seria contraproducente aplicar o esmalte brilhante em conjunto com o acabamento sedoso e mais escuro da cera nas portas e aduelas?

    Colocado por: Pedro BarradasO pavimento é o quê? Madeira?

    Sim, é tudo em madeira de pinho.

    Colocado por: rafaelisidorode certeza que ninguem aqui vai escolher melhor que você .

    O problema é que são muito metros e necessito de ter o máximo de certezas antes de avançar porque o custo só em tinta vai ser grande...
      P1030692.JPG
  5.  # 5

    Do que descreve, esta é a minha opinião profissional. Mas claro faz como achará melhor.

    O esmalte no rodapé não precisa ser mate, pode ser acetinado... e o mesmo se pode passar com o verniz de pavimento?!! ou também vai meter cera?
    Pode é não ficar bem o rodapé diferente das aduelas das portas. não sei, mas normalmente não fica. ( o brilho + a cor) vai ter demasiadas variantes de acabamento/ cor em conflito.
    Não meta brilho nos tectos... vai realçar imperfeições e vai haver reflexos indesejáveis. Com o mate a luz vai ser reflectida de forma mais suave.
    Concordam com este comentário: valtores
  6.  # 6

    uma vez que o custo é grande ( torna-se pequeno em relação á durabilidade e a Vista ) invista em amostras , nada melhor que pegar numas tabuas ou mesmo no local e fazer pequenas aplicações para ter a certeza do que gosta ...

    é um custo menor quando comparado com o que pode escolher por opiniões e depois não gostar ...
    Concordam com este comentário: FD, Pedro Barradas
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    O esmalte no rodapé não precisa ser mate, pode ser acetinado... e o mesmo se pode passar com o verniz de pavimento?!! ou também vai meter cera?
    Pode é não ficar bem o rodapé diferente das aduelas das portas. não sei, mas normalmente não fica. ( o brilho + a cor) vai ter demasiadas variantes de acabamento/ cor em conflito.


    No pavimento estou a pensar em aplicar verniz mate ou mate sedoso, levando primeir o pinho uma coloração para o escurecer um pouco.

    Na estou a entender a questão do rodapé ficar diferente do acabamento das aduelas. EStá-se a referir ao brilho?
    Relativamente ao brilho, penso que muitos sites recomendam que os rodapés tenham um acabamento acetinado ou brilhante por causa da facilidade de limpeza e resistência comparativamente ao esmalte mate.


    Colocado por: Pedro BarradasNão meta brilho nos tectos... vai realçar imperfeições e vai haver reflexos indesejáveis. Com o mate a luz vai ser reflectida de forma mais suave.

    OK. Pensei que haveria vantagem em que os forros de madeira tivessem um acabamento acetinado ou brilhante para reflectirem mais a luz e tornar o ambiente mais agradável.



    Colocado por: rafaelisidorouma vez que o custo é grande ( torna-se pequeno em relação á durabilidade e a Vista ) invista em amostras , nada melhor que pegar numas tabuas ou mesmo no local e fazer pequenas aplicações para ter a certeza do que gosta ...


    Sim, claro. Isso não está em causa. A minha questão é que a casa hoje é para mim mas amanhã pode ser para outro e, como tal, tenho também de pensar nisso e procurar que os acabamentos sejam de gosto o mais abrangente possível. ALém de que façam sentido em termos de facilidade de manutenção e durabilidade.
  8.  # 8

    Colocado por: paulomsSim, claro. Isso não está em causa. A minha questão é que a casa hoje é para mim mas amanhã pode ser para outro e, como tal, tenho também de pensar nisso e procurar que os acabamentos sejam de gosto o mais abrangente possível. ALém de que façam sentido em termos de facilidade de manutenção e durabilidade.
    esta foi a da noite , faz-me lembrar a historia do tipo que queria a melhor vaselina na farmácia ahahhaha
  9.  # 9

    Colocado por: rafaelisidoroesta foi a da noite , faz-me lembrar a historia do tipo que queria a melhor vaselina na farmácia ahahhaha


    Não percebi.
  10.  # 10

    Colocado por: pauloms

    Não percebi.
    tão um gajo vai à farmacia e pede a melhor vaselina ... Achas que ele vai se importar com o **** dos outros ???!!!! assim tá você , quer o seu gosto na sua casa ou quer a sua casa a gosto dos outros ???? se algum dia se desfizer da casa quem a comprar que mude o que não gostar ahahhahahh
  11.  # 11

    Continuo a não perceber a piada.

    Interessa-me compatibilizar várias coisas nos acabamentos:

    - O aspecto geral dos acabamentos (cor, brilho e textura)
    - A durabilidade e facilidade de manutenção dos produtos aplicados (tipo de produto e brilho).

    Se eu me reconhecesse como grande especialista na matéria não pedia a opinião de outros mais entendidos, dava-a.
  12.  # 12

    Colocado por: paulomsContinuo a não perceber a piada.

    Interessa-me compatibilizar várias coisas nos acabamentos:

    - O aspecto geral dos acabamentos (cor, brilho e textura)
    - A durabilidade e facilidade de manutenção dos produtos aplicados (tipo de produto e brilho).

    Se eu me reconhecesse como grande especialista na matéria não pedia a opinião de outros mais entendidos, dava-a.
    desculpe a piada mas o que o pauloms tem que saber em primeiro lugar é o que é que quer , depois dentro do que quer é mais facil dizer faça isso ou aquilo , agora se não sabe o que quer ninguem o vai ajudar , percebe ????

    a questão de brilhos é sua , a mim irrita-me o baço e o brilhante logo prefiro meio brilho ( acetinado ) mas isso é a minha opinião agora o Pauloms minimamente tem que ter a sua , depois no minimo terá que gostar de ver madeira se quiser ver um verniz ou uma velatura ou se preferir não ver a madeira então poderá passar para uma lacagem de esmalte ... agora fazer ensaios é sempre uma mais valia para ter noção das diferenças mas para isso minimamente tem que ter gosto pessoal ...
  13.  # 13

    Esta coisa de fazer as casas "a gosto" tem muito que se lhe diga. Sugiro uma visita ao tópico "fotos de casas à venda".
  14.  # 14

    Colocado por: ItalianoEsta coisa de fazer as casas "a gosto" tem muito que se lhe diga. Sugiro uma visita ao tópico "fotos de casas à venda".



    Chiça!!!! Esse tópico devia chamar-se "fotos de casas horríveis"....
  15.  # 15

    Provavelmente não explicitei bem aquilo que preciso de saber. Ou seja, as minhas dúvidas sobre os acabamentos.

    Para já incido apenas nos rodapés.

    A questão do brilho é algo a que associo à maior ou menor facilidade de limpeza pela suavidade da superfície e da sua maior ou menor porosidade, bem como à resistência mecânica (quantidade de resina). Ou seja, estava a equacionar esmaltar os rodapés com acabamento brilhante por causa disso. Na verdade, não sei se estes novos esmaltes, aquosos de preferência, têm diferenças a esse nível. Esta é uma das minhas dúvidas até porque pelo que tenho visto aqui por Portugal em que a regra são os rodapés esmaltados a mate, o que é contrário ao que li em muitos sites, como por exemplo:

    https://www.dunnedwards.com/howto/painting
    http://ext.homedepot.com/community/blog/painting-a-room-how-to-choose-the-right-sheen/

    DEpois, ainda quanto aos rodapés, é a sua cor. Estava a pensar em branco puro porque já vou ter os pavimentos em madeira de pinho um pouco escurecida e também as portas enceradas e escurecidas. Por outro lado, um técnico de uma marca de tintas disse-me que já tinha desaconselhado uma série de arquitectos quanto aos rodapés brancos pela sua facilidade de ficarem marcados e de necessitarem, como tal, de frequentes repinturas. Isto é assim, mesmo com esmalte acetinado ou brilhante e, penso, mais resistente?
  16.  # 16

    ah assim começo a compreender melhor , primeiro tem que ter em certeza que as marcas tem os seus produtos e embora caracterizados igualmente são completamente diferentes , o esmalte aquoso não é excepção pelo que falarei do da minha marca o Hitt Nova Formula da DYRUP , já o tenho visto mais que aplicado e digo qualquer um dos aspectos finais (brilho,acetinado ou mate ) ficam duros e resistentes , muito mesmo quando tem o tempo de cura completo ... qualquer um deles pode ser lavado ... e penso que a nivel de limpesa o grau de brilho que não tem nada a ver com mais ou menos resina mas sim com mais ou nenhum matatiante dentro da mesma resina , portanto não há aquela coisa de ser mais aspero ... mas como eu disse varia de marca para marca , um dia destes vi um esmalte destes que parecia uma tinta de agua normal basica de qualidade media baixa que dava para coçar as costas ...

    não é descoberta nenhuma seja de quem for que os brancos em zonas que estejam com maior contacto de sujidade se faça notar , o branco ou cores claras não atrai sujidade apenas manifesta melhor , para mim é bem pior pintar os espelhos das escadas em branco do que roda pés ...ali é sempre borracha dos sapatos , fica feio mas pronto ...

    moral da historia , acho que é mesmo uma questão de gosto .
  17.  # 17

    Colocado por: rafaelisidoroe penso que a nivel de limpesa o grau de brilho que não tem nada a ver com mais ou menos resina mas sim com mais ou nenhum matatiante dentro da mesma resina , portanto não há aquela coisa de ser mais aspero


    ENtão esse esmalte mate se for limpo não fica polido e, logo, mais brilhante?

    E quanto à possibilidade de dar retoques passado algum tempo após a aplicação inicial? Notam-se diferenças de cor e de brilho, nomeadamente se a cor for o branco puro?
  18.  # 18

    Colocado por: pauloms
    ENtão esse esmalte mate se for limpo não fica polido e, logo, mais brilhante?
    isto não tem nada a ver com o esmalte em si mas sim com a tecnica de limpeza e a da aplicação ... assim como expliquei aqui https://forumdacasa.com/discussion/38273/2/pintar-casa-com-tinta-lavavel-ou-nao/#Item_4



    Colocado por: paulomsE quanto à possibilidade de dar retoques passado algum tempo após a aplicação inicial? Notam-se diferenças de cor e de brilho, nomeadamente se a cor for o branco puro?
    é assim a tecnica de retoques consegue disfarçar ao maximo mas o facto é que se não usar a tecnica correcta e baptizar o roda pé é claro que vai notar o que é novo do que é velho sendo que o proprio mate (sem Brilho ) é sempre mais facil de realizar o retoque uma vez que o brilho não existe e é menos uma dor de cabeça ...
  19.  # 19

    ENtão diga-me, entre o esmalte aquoso e o sintético qual prefere em termos de durabilidade (resistência mecânica), facilidade de manutenção (retoques e limpeza) e aspecto?

    Já agora, vi que a Dyrup tem dois tipos de primários para madeira. Para os casos de esmaltar madeiras completamente decapadas e também madeiras pintadas com tinta desconhecida, qual o melhor primário?

    O branco puro mate é a melhor cor e brilho para possibilitar pequenos retoques no esmalte dos rodapés e paredes ou isso é indiferente?
  20.  # 20

    Colocado por: paulomsENtão diga-me, entre o esmalte aquoso e o sintético qual prefere em termos de durabilidade (resistência mecânica), facilidade de manutenção (retoques e limpeza) e aspecto?

    Já agora, vi que a Dyrup tem dois tipos de primários para madeira. Para os casos de esmaltar madeiras completamente decapadas e também madeiras pintadas com tinta desconhecida, qual o melhor primário?

    O branco puro mate é a melhor cor e brilho para possibilitar pequenos retoques no esmalte dos rodapés e paredes ou isso é indiferente?


    primario 1410 - primario para dar directamente na madeira
    primario isolante 1189 , primario para repinturas ( subcapa )
    tinta Hitt 8 esmalte aquoso com o brilho que preferir , o branco puro é sempre uma mais valia na questão de futuros retoques mas acredito que não vá precisar disso tão cedo .
 
0.0246 seg. NEW