Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      bio
    • 26 março 2009

     # 1

    Olá a todos,

    Estou em vias de adquirir um lote de terreno para uma moradia geminada, incluído numa urbanização.

    O vendedor disse-me que o lote tinha projecto aprovado e penso que será só o de arquitectura.
    Gostaria de saber, se possível o seguinte:
    - Quais os outros projectos necessários, entre outra documentação e/ou licenças que deverão ser entregues na respectiva Câmara Municipal (julgo eu?) para se poder "levantar" a licença de construção?
    - Gostaria também de saber, quais são os projectos de especialidade necessários a ser entregues? Presumo que o de Electricidade, isolamento térmico, isolamento acústico, águas, esgotos, ITED e outros que não sei e gostaria de saber?
    - No caso de querer efectuar alterações a algum deste projecto, por exemplo, de isolamento térmico, terei que submeter um projecto de alterações ao mesmo ou efectuar outras alterações?

    Obrigado,

    Bio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: doraamarques
  1.  # 2

    Informe-se aqui... Assunto já muito discutido..

    https://forumdacasa.com/discussion/146/1/quanto-custa-um-projecto-de-arquitectura/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bio
    •  
      bio
    • 26 março 2009

     # 3

    Obrigado
  2.  # 4

    bio

    tenha alguma atenção, pois isso do projecto aprovado é por vezes meia verdade e uma falsa mais valia com que se tenta vender um lote em loteamento.
    é assim se tem projecto aprovado então é tudo pronto quanto muito falta levantar a licença de construção, e se não estiverem feitos os outros projectos não devia ser da sua responsabilidade ou então serem incluidos nos custos ou deduzidos.
    de qualquer forma verifique muito bem o que efectivamente está aprovado ou seja o alvará de loteamento assim como o seu regulamento.
    •  
      bio
    • 26 março 2009

     # 5

    Pedro Barradas ->Estive a ver o tópico por si mencionado e muito agradeço a sua pequena grande ajuda. O meu obrigado mais uma vez.

    Marco1 -> Também lhe agradeço a sua ajuda pois vou verificar o regulamento e alvará de loteamento. De igua modo obrigado

    Só gostaria de perguntar mais uma coisa:

    Para este lote "está" licenciada para construção um moradia geminada, com 2 pisos (térreo e 1º andar), com telheiro para viatura. O lote situa-se na zona na Freguesia da Ericeira.
    Eu gostaria de saber, se alguém me pode dar uma ideia do preço de construção por m2, nesta zona, para uma moradia com as seguintes caracteristicas gerais:

    - Área útil: 200 m2
    - tipologia: T3+1
    - Soalho flutuante em todas as divisões com excepção de cozinha e wc´s
    - Aquecimento central com bomba de calor
    - Janelas em PVC, com estores eléctricos e portadas
    - Lareira com recuperador de calor
    - Com alarme
    - Sem som ambiente
    - Sem banheiras ou colunas com hidromassagem
    - Tecto falso unicamente na sala e hall de entrada
    - Canalização PEX

    Sei que é um pouco subjectivo o meu pedido mas gostaria de saber algumas opiniões sobre o assunto.
    Tenho valores fornecidos por um conhecido que aponta para 700€ por m2.

    Obrigado,

    Bio
  3.  # 6

    Olá Bio

    O valor parece dentro dos valores praticados, embora vari bastante com a morfologia do terreno, ou seja se este for muito acentuado o valor aumenta.
    Quanto aos projectos das especialidades necessários são os seguintes:
    Estruturas, Electricidade, Ited, Gás, Águas, Esgotos, Térmico, Acústico, Segurança contra incêndios, Plano de Segurança e Saude e Fichas Técnicas da Habitação.
    Se necessitares de mais alguma coisa é só dizer.
    Cumprimentos.
  4.  # 7

    Só para esclarecer...

    Segurança contra Incêndiio.. não é obrigatório para habitação unifamiliar - Mas é preciso apresentar ficha de Segurança.
    Projecto de instalações eléctricas.. também não é obrigatório ( se potência inferior a 50KVa)... é apresentada ficha electrotécnica
    O projecto de abastecimento de Gás.. depende pode ser requerido a dispensa... em determinadas condições.
    A ficha técnica da habitação ( FTH).. não é nenhum projecto, é um documento, da responsabilidade do promotor da obra, e deverá ser preenchido e assinado pelo director técnico da Obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bio
    •  
      bio
    • 26 março 2009

     # 8

    Olá a todos mis uma vez,
    Antes de mais, obrigado pela vossa ajuda.

    Já agora alguém me pode dar valores sobre preços para ligação de ramais de gás, H20 e electricidade?

    Obrigado,

    Bio
  5.  # 9

    O que o Pedro Barradas refere é verdade, no entanto são elementos necessários para a aprovação, podem ser uma ficha mas tem o seu custo.
    Quanto a ficha técnica neste caso o promotor da obra é o Bio.
    Quanto ao Gás pode não ser necessário caso o Bio pretenda tudo eléctrico.

    Cumprimentos.
  6.  # 10

    Olá Pedro Barradas!

    Vou adquirir um terreno numa aldeia do concelho de Beja (+/- 200m2), mas antes de "finalizar a compra" gostaria de saber o que posso construir, quer em termos de área coberta, quer na tipologia.
    Pode dar-me uma ajuda sobre os passos que devo dar?!
    Se quiser contratar os seus serviços, como posso fazer?!

    Obrigada,


    Dora M
  7.  # 11

  8.  # 12

    Colocado por: PaulossConsulte
    http://aguamestra.googlepages.com/
    ou email para [email protected]


    epá... ;)

    Dora... independentemente de eventualmente contar com os meus serviços...
    Deve informar-se na Câmara Municipal.. munida de planta de localização das condicionantes para o terreno em causa.
    Pode, se entender, marcar uma reunião com o arquitecto camarário e expor a situação.
  9.  # 13

    Boas!!!

    Já fui á Câmara e já entreguei o "requerimento" de Informação Prévia.
    Agora é só aguardar que venha um "parecer" mmuuuiiiiiiitttoooooooooo positivo!!!

    E depois?! Qual o próximo passo?!

    Obrigada pela ajuda...
  10.  # 14

    O proximo passo será procurar um técnico para lhe elaborar o projecto.
    Já não digo um arquitecto porque segundo acabei de ler aqui até já os arquitectos estão a fazer como os desenhadores. Ou seja fazem-lhe o projecto mas quem assina é outro : ))))
    Perdoem-me os verdadeiros arquitectos que por aqui andam
  11.  # 15

    já agora doramarques, podia dizer-nos que peças escritas ou desenhadas que entregou? olhe que esse PIP será vinculativo e antes de ter contratado um arquitecto, já está a limitar futuras soluções.
    Uma coisa é marcar uma reunião na camara com o técnico responsável pela zona ( tal como sugeriu o Pedro Barradas), outra é apresentar um pedido de informação prévia em que segundo os preceitos legais já muita coisa deve ser definida, tal como áreas de implantação e sua configuração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: doraamarques
  12.  # 16

    O k entreguei na Câmara foi uma documento onde solicitei informação sobre a área coberta da casa e se autorizavam a construção de 1º andar ou o aproveitamento do sótão. Descrevi também k pretendo uma casa com 3 ou 4 quartos, 2 casas de bano, escritório, despensa, sala de refeições, sala e cozinha e uma "casa das máquinas"...
    Na Câmara disseram-me k poderia apresentar um desenho se já tivesse idealizado a planta, mas por acaso o meu marido achou melhor não entregar.
    Perguntei se era possível marcar com a Arqª da zona mas a resposta foi negativa.
    Espero não ter feito nada de mal...
    Desde já quero agradecer-vos porque, apesar de estar agora na fase de "pesquisa", têm me ajudado bastante...
  13.  # 17

    dora.. pediu um PiP.. simples... não fez nada de mal, ficará com a informação das condicionantes para o seu terreno... e pouco mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: doraamarques
  14.  # 18

    Mas era isso k eu achava que era necessário...
    1º saber qual a área k posso construir para depois procurar um arquitecto com os dados necessários, não?!
    É que antes de adquirir o terreno quero saber o k posso construir e em quanto me ficará a construção...
    A vida não está fácil e temos k fazer continhas... ao cêntimo!!!
  15.  # 19

    Boa tarde!
    Já posso avançar para a próxima etapa...
    Não posso construir 1º andar, mas posso construir até aos 200m2
    Agora preciso novamente de uma "orientação"...
    Tenho k procurar um Arquitecto ou um Eng.º?! Ou "ambos os dois"?!
    E como funciona?!
    Eu digo +/- o k pretendo e o arqº/engº "desenha"?! Ou através das medidas do terreno o arqº/engº "apresenta propostas"?!
    Como funciona este projecto?! é por fases?!
    Desculpem a minha ignorância...
    Obrigada
  16.  # 20

    Contacta uns, e pede uns orçamentos tendo em conta o terreno, o que pretende construir, as areas uteis etc etc (ajuda se ja tiver ideias, se tiver desenhos leve)

    Depois dependendo dos orçamentos e da escolha que fizer para lhe fazer o orçamento,

    Ele avança com o processo de licenciamento, pedidos à camara etc, e enquanto isso vai fazendo uns esboços,

    depois depende de si e do que pretende e com ele chegam ao projecto final (tendo em conta as caracteristicas e limitações do terreno.

    Espero ter ajudado.

    Cumprs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: doraamarques
 
0.0201 seg. NEW