Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Tenho que tirar o tecto todo e ver como estão as abobadilhas no meu caso, mas já pondero em cobrir toda a casa. Agora segue a seguinte questão, uma vez que falaram em poliuretano projectado.

Qual é a melhor solução em termos de custos e efeciência térmica/acústica, rebocar o tecto todo ou aplicar poliuretano projetado?

Qual é que faz menos chiqueiro?
  2.  # 22

Só para ter uma ideia de custos, quanto fica este sistema por metro quadrado?
  3.  # 23

Mas antes de aplicar esse sistema não é aconselhável primeiro rebocar ou projectar poliuretano na placa toda que está com as abobadilhas à vista? Ou não é necessário?
  4.  # 24

já podia era ter posto aqui umas fotos para termos melhor percepção do que fala...
  5.  # 25

Ainda não o fiz porque ainda não tive oportunidade de arrancar o tecto falso, mas ainda esta semana vou fazer isso e postar aqui a foto para perceberem melhor a gravidade da situação.
  6.  # 26

Enquanto não posto uma foto do tecto, não seria normal/aconselhável, tendo em conta que se trata de um último andar, a placa estar rebocada?
  7.  # 27

De qualquer das formas, tenho que subir as paredes interiores que apenas vão até ao tecto falso!

Como posso fechar as aberturas que deixaram nas paredes do tecto falso à placa? Tenho que abrir dos 2 lados da parede para subir até cima?
  8.  # 28

Colocado por: DVilarNo meu caso, o ar passava através dos tubos das abobadilhas. Na altura percebi que teria de partir umas quantas até chegar à placa e aí tapar tudo o que viesse da casa do vizinho.

No seu caso terá de avaliar, mas se quer a coisa bem feita talvez tenha de rebocar tudo. Se calhar também pode usar poliuretano projectado, não sei.

Contudo, não terá o DVilar razão?
  9.  # 29

Para fechar as aberturas que deixaram nas paredes, do tecto falso à placa (entre 10 a 20cm)? Tenho que abrir dos 2 lados da parede para subir até cima? Ou pode ser feito só de um dos lados? E fica bem na mesma?
    Concordam com este comentário: Cvera
  10.  # 30

Para fechar as aberturas que deixaram nas paredes, do tecto falso à placa (entre 10 a 20cm)? Tenho que abrir dos 2 lados da parede para subir até cima? Ou pode ser feito só de um dos lados? E fica bem na mesma?
  11.  # 31

Se calhar pode evitar demolir todo tecto falso se utilizar um produto do tipo Isocell (fibra de celulose projectada). Esta solução parece-me mais limpa e mais indicada para o seu caso que o poliuretano. Vi uma vez esse material a ser aplicado como isolamento térmico pelo interior numa construção em LSF, através de pequenos orifícios nas placas de OSB.

Não perde nada em colocar a questão a uma empresa que venda esse tipo de material.
  12.  # 32

Demolia então apenas o tecto falso junto às paredes para projectar fibra de celulose, é isso?

E deixava ficar o centro do tecto falso intacto juntamente com o isolamento de lã de rocha de 4mm que já existe?

Estou mesmo sem saber o que fazer!
  13.  # 33

C'um carago, está difícil!!

Homem, você precisa de perceber o que é que se está a passar! De onde é que vem o frio? Quando souber a origem do frio, tapa essa fonte!

Em minha opinião, o frio só pode vir dos canais das abobadilhas. Parte ou corta com uma rebarbadora, uma tira da fiada de abobadilhas junto à origem do frio, tapa com cimento ou equivalente e fica com o assunto resolvido. Tem de perceber é se a entrada de frio vem só de uma parede ou de mais do que uma, mas isso só você pode saber.

Esta é a solução mais simples e económica. Na eventualidade de não resolver o problema, aí tira o tecto falso e reboca tudo. Estando tudo tapado, não entra frio.

Reflicta no problema e resolva-o. Se não se sente capaz, tem de contractar alguém que o faça.

Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anonimato
  14.  # 34

É mesmo DVilar!

Como as paredes interiores estão incompletas torna-se difícil de perceber onde está a origem do frio, pois ele espalha-se pelo tecto falsa de todas as divisões.

O único sitio onde sinto uma maior intensidade de corrente de ar é numa casa de banho junto ao Hall de entrada (que faz paredes meias com as áreas comuns do prédio) e no quadro eléctrico. Por isso estava inclinado por começar por esta divisão, mas pode não ser suficiente. Tenho que ir por tentativas!

Furar com uma broca as abobadilhas e encher com poliuretano expandido, não resultará (para fazer menos chiqueiro)?
  15.  # 35

Colocado por: anonimatode todas as divisões
    ??

O prédio tem placa de cimento ou é em telha? Já viu como é a parte acima do seu apartamento?

Colocado por: anonimatoFurar com uma broca as abobadilhas e encher com poliuretano expandido, não resultará (para fazer menos chiqueiro)?

Parece-me uma solução bastante razoável e económica. No caso de não funcionar, o investimento foi muito pequeno.
  16.  # 36

É placa, mas como as paredes interiores não estão completas até à placa (apenas até ao tecto falso), por onde quer que entre o frio (parede exterior) ele espalha-se por todo o tecto falso em todas as divisões. Do tecto falso para cima é como se fosse um "open space".

Sim, o poliuretano expandido é mais por ser uma solução prática, económica e fazer menos chiqueiro.

Agora preciso é de tapar os buracos que tenho entre as paredes (pelo menos exteriores ao apartamento) e a placa. Não sei se os conseguirei tampar com poliuretano expandido, depende do tamanho das aberturas, por isso é que amanhã vou remover o tecto falso da casa de banho para ver a gravidade da situação.
  17.  # 37

Bom, se é placa, fica com a certeza que a parte superior das abobadilhas está tapada. Ou seja, o frio só pode entrar pelo perímetro da placa. Se tapar todo o perímetro da casa, tem a certeza que isola tudo.
  18.  # 38

Só mais um dica...
    Fala em humidade e ar pesado, ou seja clara falta de ventilação.
    Se tiver tirar o teto todo não sei senão será uma boa altura em pensar instalar uma VMC ou algum sistema que perimta a casa respirar. É que melhor altura não irá ter!!!!!
  19.  # 39

Sim, também estou convencido que sim!

Se ao tapar as parede meias com as áreas comuns não solucionar o problema a 100%, então aí é que será pior, pois vou ter que percorrer também todas as janelas exteriores.
  20.  # 40

Colocado por: ptugaFala em humidade e ar pesado, ou seja clara falta de ventilação.
    Se tiver tirar o teto todo não sei senão será uma boa altura em pensar instalar uma VMC ou algum sistema que perimta a casa respirar. É que melhor altura não irá ter!!!!!

Sim, a ventilação também pode não ser a melhor, mas desculpe a ignorância, mas se puder explicar em que consiste o VMC.

0.0224 seg. NEW