Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Partilho este problema em busca de opiniões e porque poderá ser útil para outras pessoas.
    Dei entrada de um processo de licenciamento na Camâra para obras de reconstrucção de uma moradia. Prazo que estimaram inicialmente foi de “2 meses” porque “o fluxo de projectos diminui e a nossa organização melhorou” (estou a citar).

    Obviamente que dei uma larga folga mas estimei no pior dos cenários 1 ano. Demorou 1 ano e 4 meses, sendo que 3 dos últimos meses correponderam únicamente ao envio do despacho, ou seja uma carta. Perdi a conta do nº de pessoas pelo qual passou este último passo, desde variadissimos admnistrativos ao vereador, para trás e para a frente. Não acrescento mais detalhes sobre a surrealidade deste processo senão ocupava 20 páginas.

    FInalmente foi emitida a licença e, por necessidade de empréstimo bancário, fui pedir uma cópia autenticada das plantas. Paguei a taxa e fui informado que o prazo máximo era de 10 dias úteis.

    Já passaram 30 dias úteis e apesar de inúmeros telefonemas e apelos continua exactamente no mesmo ponto.

    Em suma, estou farto desta grosseira incompetência e sentimento de total inpunidade com que operam. Temos um sistema montado com responsabilidade diluida onde ninguém é contactável nem responsável salvo o atendimento que só podem consultar o estado do processo. É revoltante. Ao contrário de outros serviços públicos que melhoraram bastante (ex. renovar CC com marcação) isto é uma desgraça.

    Estou disposto a assinar o livro de reclamações (mesmo que caia em saco roto) mas gostaria antes de obter alguma perspectiva, pois pode haver outra abordagem legal à qual dêem importância.
  2.  # 2

    Colocado por: mgnortefui pedir uma cópia autenticada das plantas.

    Não deveria de pedir. Com a entrega da licença a câmara deveria de lhe ter entregue uma cópia do projecto carimbada. Cópia essa que é entregue pelo requerente quando entrega o processo na câmara, eles só tem que colocar o carimbo.

    Quanto ao resto ..... tudo normal.
  3.  # 3

    Colocado por: Picareta
    Não deveria de pedir. Com a entrega da licença a câmara deveria de lhe ter entregue uma cópia do projecto carimbada. Cópia essa que é entregue pelo requerente quando entrega o processo na câmara, eles só tem que colocar o carimbo.

    Quanto ao resto ..... tudo normal.


    A Câmara em questão só aceita documentação em formato digital, com assinatura digital. Foi tudo submitido desta forma por exigência destes. A licença consiste numa carta, respectivo recibo de pagamento das taxas e livro de obra, nada mais foi entregue em papel. A última desculpa foi que "estavam com problemas de impressora"...

    Quanto ao tudo normal, presumo que seja sarcasmo.
  4.  # 4

    Colocado por: mgnorteA Câmara em questão só aceita documentação em formato digital, com assinatura digital.

    Há....OK, estava a esquecer-me dessas "modernices"

    Colocado por: mgnorteQuanto ao tudo normal, presumo que seja sarcasmo.


    Sim. Também já passei por isso.
  5.  # 5

    Eu passei isso com a câmara, com as finanças, com a conservatória, com o banco, e agora vai ser com a empreitada. Aliás, deixo-vos aqui uma interacção que tive com o e-balcão das finanças. Entre cada pergunta vai um ou mais dias:

    Interacção pergunta/resposta com o e-balcão das Finanças:

    ____________________________________
    Olá bom dia,

    Há algumas semanas fui às finanças entregar um formulário para passar parte de um prédio rústico para urbano [...]. Entretanto recebi a avaliação do novo prédio [...]

    Não havendo nada a opor à avaliação, quando é que o processo fica concluído [...]?

    [...]
    ____________________________________

    [...]
    Após a avaliação transitar em julgado, o prédio urbano será inscrito na matriz e o rústico será eliminado.
    [...]
    ____________________________________

    Qual o prazo limite para "a avaliação transitar em julgado"?

    ____________________________________

    [...]
    Após a avaliação transitar em julgado, o prédio urbano será inscrito na matriz e o rústico será eliminado.
    [...]
    ____________________________________

    Qual o prazo limite para "a avaliação transitar em julgado"?
    ____________________________________

    [...]
    Após a avaliação transitar em julgado, o prédio urbano será inscrito na matriz e o rústico será eliminado.
    [...]
    ____________________________________

    Qual o prazo limite para "a avaliação transitar em julgado"?
    ____________________________________

    [...]
    Após a avaliação transitar em julgado, o prédio urbano será inscrito na matriz e o rústico será eliminado.
    [...]
    ____________________________________

    É um robot que está a responder?
    ____________________________________

    [...]
    Após a avaliação transitar em julgado, o prédio urbano será inscrito na matriz e o rústico será eliminado.
    [...]
  6.  # 6

    Desculpe, mas tenho dificuldade em acreditar que haja um, ou mais, servidor(es) do Estado (FP) que tenha(m), invariavelmente (para não dizer pre-gui-ço-sa-men-en-en-en-te), carregado numa tecla, para que o sistema «vomitasse» a(s) resposta(s) absurda(s) que acabei de ler! É de arrepelar os cabelos. Dá vontade de rir, para não chorar; ninguém mais tem mão nisto... É o salve-se, quem puder!
  7.  # 7

    É como se fosse uma ditadura dentro de uma democracia. Não há responsabilização, nem sentimento de dever e necessidade de prestar contas quando este não é cumprido.
  8.  # 8

    ao fazer queixa ainda se arrisca é a demorar mais tempo, pois algum funcionário que seja responsabilizado ( o que duvido) passao o processo para trás ...

    Infelizmente estamos entregues á bicharada e se refilamos ainda somos mais prejudicados :(

    era importante refilar e escrever no livro mas que não fosse o unico
  9.  # 9

    Colocado por: JPN761era importante refilar e escrever no livro mas que não fosse o unico


    O problema é que do ponto de vista individual não compensa mesmo nada fazer queixa. Primeiro porque isso iria atrasar a resolução do problema, segundo porque a culpa é sempre do cidadão. Há sempre alguma coisa escrita algures que o cidadão não leu e não fez, e os funcionários estão apenas a seguir ordens, etc e coiso e tal.

    Para agilizar os processos burocráticos, das duas uma: Ou se os elimina na medida do possível, ou se abre a porta a concorrência entre os prestadores de serviços.
    Concordam com este comentário: JPN761
  10.  # 10

    Tem piada: no final do Verão de 2014 um cliente meu recebeu uma notificação da CM para demolir uma obra executada segundo as indicações da própria CM em 2011, no seguimento de um processo de licenciamento. Ofício para trás, ofício para a frente, exigem novo processo de licenciamento, com entrega de toda a documentação anteriormente entregue, em formato digital.
    Mais ofícios, e em meados de Fevereiro recebemos o deferimento. No dia seguinte, vem uma intimação de outro departamento para demolir a obra ;-)
  11.  # 11

    Colocado por: luisvvMais ofícios, e em meados de Fevereiro recebemos o deferimento. No dia seguinte, vem uma intimação de outro departamento para demolir a obra ;-)


    ou alguem nao gosta do seu cliente ou a má comunicação entre serviços é realmente pessima.

    è urgente reformar o sistema mesmo e os seus procedimentos.

    Nem com a informatização isto parece melhorar :(
  12.  # 12

    A resposta mais comum nos dias de hoje em serviços públicos é "o sistema está em baixo"
  13.  # 13


    ou alguem nao gosta do seu cliente ou a má comunicação entre serviços é realmente pessima.
    è urgente reformar o sistema mesmo e os seus procedimentos.
    Nem com a informatização isto parece melhorar :(



    Sim, eram dois departamentos diferentes a despachar ofícios. ;-)
    • Carvai
    • 26 março 2015 editado

     # 14

    A informática ajudou muito, agora os FP em vez de irem para o café andam pela net a dizer mal do governo e dos políticos, porque coitados fartam-se de trabalhar e são mal pagos.
    Há 2 meses atrás também perdi horas e fiz centenas de Kms para conseguir um papel a dizer que outro papel não era obrigatório por lei.
  14.  # 15

    Colocado por: CarvaiA informática ajudou muito, agora os FP em vez de irem para o café andam pela net a dizer mal do governo e dos políticos, porque coitados fartam-se de trabalhar e são mal pagos.
    Há 2 meses atrás também perdi horas e fiz centenas de Kms para conseguir um papel a dizer que outro papel não era obrigatório por lei.


    Esses cotovelos devem andar uma desgraça...
  15.  # 16

    Completamente esfolados, uma vida inteira a descontar balúrdios (sim ganhava bem) e ser SEMPRE tratado abaixo de cão quando precisava de alguma coisa de um FP.
  16.  # 17

    Esta conversa de que os FP são uma bosta já cansa...
    Ultimamente tenho precisado de vários alterar vários serviços e quem tem falhado comigo têm sido os serviços privados, não públicos!

    Mania de falar que FD é ****...
    Vão é pro Totta..
  17.  # 18

    Colocado por: CarvaiCompletamente esfolados, uma vida inteira a descontar balúrdios (sim ganhava bem) e ser SEMPRE tratado abaixo de cão quando precisava de alguma coisa de um FP.

    Temos pena.
  18.  # 19

    E é isto uma democracia, olhem se fosse uma anarquia. O estado tem que ser reformado e os funcionários públicos avaliados. Tem que ser definidos objectivos aos funcionários públicos e os que não os cumprirem, olho da rua sem direito a indeminização. Se passassem menos tempo no café da frente, ou junto à máquina de snacks talvez produzissem mais. Irra que já não posso com esta classe de parasitas.
  19.  # 20

    Colocado por: FranklinE é isto uma democracia, olhem se fosse uma anarquia. O estado tem que ser reformado e os funcionários públicos avaliados. Tem que ser definidos objectivos aos funcionários públicos e os que não os cumprirem, olho da rua sem direito a indeminização.

    Concordo plenamente! Mas espere...sabe que o que advoga ja acontece?

    Colocado por: FranklinSe passassem menos tempo no café da frente, ou junto à máquina de snacks talvez produzissem mais. Irra que já não posso com esta classe de parasitas.

    Pena que os parasitas a que se refere foram la colocados por si desde que comecou a votar e nao sao mais que a sua imagem!
 
0.0216 seg. NEW