Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Bom Dia,

Alguem sabe se podemos utilizar a agua depois de tratada para a rega? Essa agua não mata as plantas? Pergunto porque fiz um tanque grande para regar arvores com mais ou menos 40 m3 de agua que rapidamente fica verde. De dois em dois dias mudo cerca de 15m3 de agua, que utilizo para regar todas as arvores, mas mesmo assim não consigo que a agua fique limpa. Gostava de poder tomar um banho no tanque, mas assim não dá!

Obrigado.
  2.  # 42

Colocado por: LousadaBom Dia,

Alguem sabe se podemos utilizar a agua depois de tratada para a rega? Essa agua não mata as plantas? Pergunto porque fiz um tanque grande para regar arvores com mais ou menos 40 m3 de agua que rapidamente fica verde. De dois em dois dias mudo cerca de 15m3 de agua, que utilizo para regar todas as arvores, mas mesmo assim não consigo que a agua fique limpa. Gostava de poder tomar um banho no tanque, mas assim não dá!

Obrigado.

Sim, pode utilizar (a água pública é tratada e até a pode beber, quanto mais regar).

De facto, só trocar a água não o vai safar, terá de ter filtragem e desinfecção. Tem de utilizar tratamento para eliminar as algas, cuidado com o sistema a instalar para não exagerar nas dosagens e prejudicar as árvores.
    Quanto ao sistema em si o melhor é chamar aí uma empresa da especialidade...
    • kami
    • 18 agosto 2009

# 43

Boas

E em caso de água tratada com sal... pode-se usar para rega quando for a altura de mudar a água?

Cumps
  3.  # 44

Mas que altura de mudar a água? Supostamente uma piscina bem cuidada não necessita de "mudar a água", somente de repor a perdida por evaporação. Estou a dizer alguma asneira?
  4.  # 45

Colocado por: kamiBoas

E em caso de água tratada com sal... pode-se usar para rega quando for a altura de mudar a água?

Cumps

Em principio sim, repare que voce vai tomar banho nessa água, os seus filhos vão beber uns "pirulitos"...
    Se não faz mal ingerir, com certeza que também não fará mal para regar.

O sal, o cloro ou outras substâncias são sempre em pequenas quantidades. Aquilo não vai ser água do mar!
  5.  # 46

e tem outra vantagem, escusa de adicionar sal aos alimentos na altura dos cozinhar...

é obvio que é um ERRO usar a água da piscina com tratamento a sal...e a água se for bem cuidado poderá nunca se mudar embora, eu recomendo "por um entender pessoal" de de 7 em 7 ou 8 a 8 anos a água deverá ser mudada
  6.  # 47

Colocado por: resirice tem outra vantagem, escusa de adicionar sal aos alimentos na altura dos cozinhar...

é obvio que é um ERRO usar a água da piscina com tratamento a sal...e a água se for bem cuidado poderá nunca se mudar embora, eu recomendo "por um entender pessoal" de de 7 em 7 ou 8 a 8 anos a água deverá ser mudada

E depois desta brilhante intervenção, que revela sem duvida profundos conhecimentos de qualidade da água, o que mais é que eu posso dizer?
    Enfim....

Como a kami não tem culpa, aqui vai (para piscinas públicas, mas pode adaptar):
    O caudal de recirculação mínimo a assegurar pela instalação de tratamento de água será dado pela seguinte expressão:
    Q = VRH (m3/ hora) em que:
    V = capacidade do tanque (m3)
    H = profundidade média do tanque (m) = volume/superfície
    R = factor de recirculação (horas/metro de profundidade)
    O factor de recirculação R, depende das condições de ocupação e de exposição dos tanques, e da eficácia do sistema de tratamento adoptado, sendo igual a:
    R = k.f, em que k (factor de rendimento do sistema de tratamento) e f (factor de ocupação específica), podem tomar os seguintes valores:
    k= 0,5 banhistas/m3, no sistema de tratamento tipo I: floculação + filtração + desinfecção (cloro)
    k= 0,6 banhistas/m3, no sistema de tratamento tipo II: floculação + filtração + ozonização + filtração em carvão activado + desinfectante (cloro)
    F = 3 m2.hora/banhista, em piscinas ao ar livre ou convertíveis
    F = 4 m2.hora/banhista, em piscinas cobertas
    Decorrendo das expressões anteriores, o período de recirculação será dado por: T = R.H (horas), com o máximo de 8 horas.

9.5 - Como meio de regeneração complementar da água das piscinas, deverá ser assegurada uma reposição diária de água nova (potável), na proporção mínima de 30 litros por dia e por cada banhista que tenha frequentado a instalação, com o mínimo absoluto de 2% do volume do tanque.

Quanto à água para rega, deixo o DL respectivo para que possa esclarecer as suas dúvidas:
    http://dre.pt/pdf1s/1998/08/176A00/36763722.pdf
    Procure o Capitulo V (artigo 58 e seguintes) e o anexo XVI

A água das piscinas tratada com sal tem normalmente uma salinidade superior à aconselhada, o que afecta a produção da cultura. O melhor então é utilizar alguma diluição, por exemplo se a salinidade da sua piscina for de 3-5 g/l, rega um dia por semana com a água da piscina.
    Outra opção é diluir no volume, por exemplo se purgar 400l/dia na sua piscina e utilizar 4000l/dia na rega, então OK.

Como nota final, a CM de Olhao reutiliza água das piscinas para regar os jardins (faz diluição no volume, creio)...
  7.  # 48

realmente a sua opinião é muito culta...
  8.  # 49

Colocado por: PBarata
    Colocado por: resirice tem outra vantagem, escusa de adicionar sal aos alimentos na altura dos cozinhar...

E depois desta brilhante intervenção, que revela sem duvida profundos conhecimentos de qualidade da água, o que mais é que eu posso dizer?
    Enfim....

Como a kami não tem culpa, aqui vai (para piscinas públicas, mas pode adaptar):
    O caudal de recirculação mínimo a assegurar pela instalação de tratamento de água será dado pela seguinte expressão:
    Q = VRH (m3/ hora) em que:
    V = capacidade do tanque (m3)
    H = profundidade média do tanque (m) = volume/superfície
    R = factor de recirculação (horas/metro de profundidade)
    O factor de recirculação R, depende das condições de ocupação e de exposição dos tanques, e da eficácia do sistema de tratamento adoptado, sendo igual a:
    R = k.f, em que k (factor de rendimento do sistema de tratamento) e f (factor de ocupação específica), podem tomar os seguintes valores:
    k= 0,5 banhistas/m3, no sistema de tratamento tipo I: floculação + filtração + desinfecção (cloro)
    k= 0,6 banhistas/m3, no sistema de tratamento tipo II: floculação + filtração + ozonização + filtração em carvão activado + desinfectante (cloro)
    F = 3 m2.hora/banhista, em piscinas ao ar livre ou convertíveis
    F = 4 m2.hora/banhista, em piscinas cobertas
    Decorrendo das expressões anteriores, o período de recirculação será dado por: T = R.H (horas), com o máximo de 8 horas.

9.5 - Como meio de regeneração complementar da água das piscinas, deverá ser assegurada uma reposição diária de água nova (potável), na proporção mínima de 30 litros por dia e por cada banhista que tenha frequentado a instalação, com o mínimo absoluto de 2% do volume do tanque.

Quanto à água para rega, deixo o DL respectivo para que possa esclarecer as suas dúvidas:
    http://dre.pt/pdf1s/1998/08/176A00/36763722.pdf
    Procure o Capitulo V (artigo 58 e seguintes) e o anexo XVI

A água das piscinas tratada com sal tem normalmente uma salinidade superior à aconselhada, o que afecta a produção da cultura. O melhor então é utilizar alguma diluição, por exemplo se a salinidade da sua piscina for de 3-5 g/l, rega um dia por semana com a água da piscina.
    Outra opção é diluir no volume, por exemplo se purgar 400l/dia na sua piscina e utilizar 4000l/dia na rega, então OK.

Como nota final, a CM de Olhao reutiliza água das piscinas para regar os jardins (faz diluição no volume, creio)...
  9.  # 50

Instalei recentemente um sistema de tratamento por electrólise de sal e estou a verificar que a alcalinidade está sempre em níveis demasiado altos.
    Como me parece ser um entendido nesta matéria, saberá dizer-me algo sobre isto?
    Tenho gasto imenso redutor de PH e o resultado é minímo...

Obrigado
  10.  # 51

Realmente o Sr. Pbarata é um entendido na matéria...tenho dúvidas é se ele realmente percebe o que escreveu pq dizer a alguém que pode regar com água salgada da piscina...bem...

Sr.jcarvalho, a alcanalidade total é a capacidade que a água tem de resistir á modificação de pH. Se a alcanalidade for baixa o pH será dificil de se manter, podendo, eventualmente aparecer depósitos de calcário nas superfícies. A leitura ideal será entre os 80 e 120 ppm e poderá ser feito com o Truetest da aquaChek que tem um custo de 95€, lê cloro livre, pH e Alcanalidade Total.

o pH é um factor muito importante, é um conceito que expressa o grau de acidez ou basicidade da água. É um dos factores mais importantes da água da sua piscina, pois determina e influencia certos processos químicos, prejudicando por exemplo a desinfecção da água.

Solução:
    Possivelmente a sua água será de um furo...digo isto porque por norma são águas alcalinas que só com tratamento anterior a entrar na piscina com um filtro de resinas (resinóides).
    Esta já não é uma área que domino mas, caso queira um contacto de uma pessoa entendida na matéria, poderei facultar.

Cumprimentos,
    Ricardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcarvalho
  11.  # 52

Caro Sr. Ricardo, antes de mais os meus agradecimentos!

De facto a água é de furo e creio até que algo dura, daí adicionar periodicamente anti-calcário para tentar evitar incrustações.
    O problema da alcalinidade está realmente a preocupar-me e julguei que fosse algum "efeito secundário" da electrólise de sal.

Tentarei obter o Truetest, (que nunca vi à venda), porque o que uso é um daqueles simples, de gotas, que não me dá os valores da alcalinidade. Sabe se há também algo prático para medir a dureza da água?
    Poderá dizer-me onde me informar melhor sobre esse "filtro de resinas" que sugere, caso venha a ser necessário?

Peço desculpa por estas questões todas, mas sou um iniciado nestas matérias.

Cumprimentos
    J. Carvalho
  12.  # 53

Ola

Estou muito cru nestas coisas de piscinas e fico grato por o forum e os membros q prestam as suas opinioes.
    Já posso dizer que ja sei o mais elementar, ou seja, nada chega á massa bruta - betao armado e depois tela armada.
    Porem vi esta empresa com esta proposta que tem valores deliciosos para tipo como eu - pouco dinheiro para luxos...

http://www.aquashop.pt/Loja/Categorias/CatPiscinas.asp

Fica grato se pudessem dizer de vosso juizo.

Bem Hajam.
  13.  # 54

Boa tarde!
    Pelo que percebo a sugestão é um "kit" faça-você-mesmo...
    Sinceramente, e porque acabei de "sair" da renovação total de uma, é coisa que não recomendaria a "iniciados".
    Até acredito que o produto seja bom, mas... pense bem... é caso para dizer que ainda se mete em algum buraco. ;)

Cumprimentos
    J. Carvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kalias
  14.  # 55

Boa tarde

Grato por a resposta.
    È capaz de bem ter razão... mas os valores...
    Contudo e sempre fiz eu as obras da minha casa de 3 andares e sempre fica muito mais barato dessa forma do que por orçamento e ja tenho a percepção de que se consegue fazer abaixo dos valores comentados por aqui.

Fez reconstruçao de uma? entao trabalha na area, pode-me dar contacto seu para me dar valores?

Grato

José Pessoa
  15.  # 56

Caro J. Pessoa,
    Talvez me tenha expressado mal... a reconstrução não foi efectuada por mim, (Deus me livre... teria de alugar a do vizinho) :)
    O que quero dizer é que depois do que vi fazer, acho que não é tarefa para quem não sabe, (falo por mim, é claro).
    Se se sente capaz e o produto lhe agrada, certifique-se que o preço indicado inclui mesmo tudo, betão, tela armada, bordadura, tubagens e acessórios de ligação, filtro, (julgo que de areia), sistema de tratamento de água, quadro eléctrico, etc...
    Quanto ao aspecto do tratamento da água, já deve ter lido por aqui opiniões quase antagónicas, uns pelo sistema de ultra-violetas e outros pela electrólise de sal; a única coisa que lhe posso dizer é que uso este último sistema e estou bastante satisfeito pois é muito prático e eficaz.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kalias
    • kalias
    • 6 agosto 2010 editado

# 57

Bom Dia,

Grato por a resposta, Sr. Carvalho.
    De facto, as opinões são díspares relativamente ao tipo de tratamento da àgua, o de ultra-violetas de facto parece ser o melhor e esse vai ser o que vou usar (isso já decidi).
    Conhece algum site que explique como fazer uma piscina e o seu devido equipamento? O que queria de facto era ver como se faz e á posterior contratar pessoa especializada no sentido de aplicar o equipamento, porque abrir o local, cimento, ferro e similares, oriento e faço...
    Pode parecer mesquinhice, mas de facto o que me dá prazer nestas coisas é a sua concepcção e ter o prazer de ver/fazer as coisas e o valor que à posterior dou ás mesmas... Tipo a minha casa que era tao velhinha que nem justificava a reforma, porém após lhe ter "metido" as mãos.. so vendo..
    E senão me tivesse passado pelas mãos os tijolos e baldes de massa de cimento, já tinha-a vendido certamente, devido ás ofertas que recebo.

Cumps.

José Pessoa
  16.  # 58

Boa noite,

Sinceramente...é como comprar uma piscina no hipermercado mas, infelizmente e, para quem não tem prática alguma de piscina, penso que será um erro tremendo...

Para não falar de questões técnicas...temos à sua conta...escavação; lage de betão armado com fundo piramedal invertido e sua regularização; maciços de apoio ao kit; colagem de toda a tubagem...enfim são tantos os pormenores...

Mas se quiser meter numa aventura e por certo ter mais custos do que adjudicar a piscina a uma empresa (para não falar das garantias)...então força.

Boa sorte
    Concordam com este comentário: helder miranda
  17.  # 59

Olá!
    Sou do norte e estou a pensar construir uma piscina 4x8 e estou indecisa no material.
    Se é mais resistente a de bloco termico preenchido em betão ou se a de bloco cimento tb preenchido com betão.
    Entre revestimento de pastilha ou tela.
    E qual a fundura ideal para quem gosta de se atirar de cabeça ou apenas fazer "Bomba".
    Obrigada
  18.  # 60

A profundidade ideal é de 3 metros, vai é ficar-lhe no consumo de água. Para se atirar de cabeça esta profundidade é suficiente, convém é a piscina estar seca.

0.0261 seg. NEW