Iniciar sessão ou registar-se
    • Paean
    • 30 março 2015 editado

     # 1

    Boa tarde.
    Necessito da ajuda para decidir a melhor solução para AQS
    Neste momento tenho um equipamento da Energie (8Anos) com um termoacumulador de 300Litros e um painel termodinâmico.
    Estou a gastar cerca de 40€ de Luz só para aquecimento de aguas e como o equipamento esta num anexo a cerca de 15 metros da casa ainda pior.
    O que leva também a ter de estar 5min com agua a correr para ter água quente nas torneiras.

    Estou a pensar pedir um orçamento para me passarem este equipamento para dentro de casa uma vez que tenho espaço.

    Em vez de pagar a mão de obra e mais algum para material usado na mudança
    Caso o preço se justifique uma vez que tenho um recuperador a Agua ligado aos radiadores gostaria que me indicassem que equipamento deveria de escolher para poder interligar e aproveitar o recuperador para aquecer as AQS

    Cumpts e obrigado pelas vossas sugestões
  1.  # 2

    Não pesco muito do assunto mas parece-me que tem de ter um deposito com dupla serpentina (1 liga ao painel outra liga ao recuperador)

  2.  # 3

    Já tinha visto esquemas , mas esse ainda não.

    Agora a minha duvida é se compensa o investimento, ou seja o valor que iria pagar para mudar o meu da Energie em comparação com um novo e com dupla serpentina.
    Na zona de Sintra alguém me pode indicar umas empresas?
  3.  # 4

    Colocado por: PaeanAgora a minha duvida é se compensa o investimento, ou seja o valor que iria pagar para mudar o meu da Energie em comparação com um novo e com dupla serpentina.

    o da Energie que tem actualmente é uma convencional (muito básica) bomba de calor com um mamarracho no telhado (mas até podia estar enterrado que faz rigorosamente o mesmo), deveria instalar um deposito com um(s) paineis solar(es) decentes e com serpentina para receber o apoio do recuperador quando o acende,
  4.  # 5

    no esquema anteriormente postado abomino a alimentação automática do circuito primário solar.
  5.  # 6

    Bom dia Obriagado pelas dicas.
    Uma duvida.
    Muitas pessoas falam mal destes equipamento da Energie, eu quando comprei a casa o ano passado ja tinha este equipamento instalado, mas se realmente estes paineis não funcionam porque é que a empresa continua a apostar neles?

    Jorgealves aconselha alguma marca em especifico?
    O recuperador a agua que tenho é da Marca Solius

    Cumpts
    • kiwi
    • 31 março 2015

     # 7

    Estive a ver o site da energie e falam num cop de 6.5, o que parece excelente

    Provavelmente o único problema que tem são é a distancia entre o deposito e o local de consumo! esses 5 minutos devem ser cerca de 50 litros de agua quente pelo ralo

    Se conseguir resolver esse problema pode baixar a conta de eletricidade para perto de metade(aproveite e desligue a resistência caso a tenha e esteja ligada)
  6.  # 8

    A resistência já esta desligada.
    Fiz uns testes com um medidor de consumo:
    2 dias de teste
    Com resistência ligada - Consumo de 2700W e estava ligado cerca de 6 horas não me recordo bem
    Com resistência desligada - Consumo 480W e esteve ligado cerca de 10 horas
    Ou seja a nível de consumos sem a resistência baixa os consumos para metade, e se o levar para dentro de casa talvez ainda baixe mais.

    Por isso é que tenho de ver se compensa investir num equipamento novo ou manter este até se avariar.
    • kiwi
    • 31 março 2015

     # 9

    Como lhe disse, cada vez que quer agua quente deita 50l de água pelo cano abaixo que depois terá que aquecer novamente!

    Veja quantas vezes abre a torneira e verá quantos litros de água está a desperdiçar e quanta eletricidade está a pagar a mais

    No seu caso, que já tem o equipamento pago, não investia num novo, só se esse avariar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 10

    Colocado por: PaeanNecessito da ajuda para decidir a melhor solução para AQS
    Neste momento tenho um equipamento da Energie (8Anos) com um termoacumulador de 300Litros e um painel termodinâmico.
    Estou a gastar cerca de 40€ de Luz só para aquecimento de aguas e como o equipamento esta num anexo a cerca de 15 metros da casa ainda pior.


    Ao ler este texto e comparando com a minha situação, fiquei com uma grande dúvida.
    40 euros/mês de consumo energético para aquecer a água de um termoacumulador de 300 litros, num sistema que é suposto reduzir a fatura energética, não é exagerado?
  8.  # 11

    Colocado por: PaeanA resistência já esta desligada.
    Fiz uns testes com um medidor de consumo:
    2 dias de teste
    Com resistência ligada - Consumo de 2700W e estava ligado cerca de 6 horas não me recordo bem
    Com resistência desligada - Consumo 480W e esteve ligado cerca de 10 horas
    Ou seja a nível de consumos sem a resistência baixa os consumos para metade, e se o levar para dentro de casa talvez ainda baixe mais.

    Por isso é que tenho de ver se compensa investir num equipamento novo ou manter este até se avariar.


    Antes de fazer qualquer investimento, veja bem como é que este sistema funciona.

    Eu andei a procurar soluções de AQS para a minha casa e o sistema de termodinâmica da Energie, foi uma das várias soluções que me foi proposta.
    Daquilo que me explicaram e que depois vi na documentação, esses +/-480W estão sempre lá. Não vão desaparecer mesmo que coloque o depósito no interior da casa.
    O sistema precisa desses +/-480W para fazer circular o liquido de refrigeração pelo sistema, semelhante ao que acontece com um frigorífico.
  9.  # 12

    Boa tarde jmachado sim isso dos 480W eu sei.
    Já cá tive um Senhor a fazer um orçamento para o recuperador de calor na altura e ele explicou-me o seu funcionamento, tanto que eu usava sempre a resistência ligada e o senhor é que me informou que não tinha que ter aquilo ligado.
    E para o ligar só no caso de ter mais pessoas em casa e querer aquecer a agua mais rápido que de resto não fazia falta.

    Imaginemos este cenário.
    Mudar todo o equipamento de um lado para o outro com algum material que seja necessário mais carregamento do gás. o técnico que cá venha me leve Exemplo 300€
    Se me apresentar uma proposta para um novo sistema por 1500€ "Exemplo" já com tudo
    E caso consiga vender o equipamento velho por 500€ ou 600€ a diferença pode compensar o investimento uma vez que depois fico com o recuperador ligado ao sistema AQS e de inverno como tenho o recuperador sempre ligado fico com agua sempre quente.

    Vai ser tudo uma questão de números.

    Por isso é que gostaria de pedir ajuda/aconselhamento a alguém que tenha um sistema idêntico ao que quero instalar novo e me diga se compensa "Dentro da vossa experiência"

    Cumpts e obrigado
  10.  # 13

    Bom dia.
    Já recebi propostas para ambos os cenários.

    Cenário 1 - Mudar o equipamento da Energie para dentro de casa com ligação ao recuperador de calor e adicionar uma válvula anti condensação ao recuperador

    Cenário 2 - Instalar um deposito da marca OEG de 400 litros com ligação ao recuperador e com possibilidade de quando o recuperador ficar sem lenha o deposito continue a aquecer os radiadores durante mais umas horas.

    Em adicional ao Cenário 2 a instalação de 20 tubo de vácuo da marca Kingspan.

    Decidi avançar com o cenário 2 e deixar os tubos caso se justifique par outra altura.

    Existe alguém aqui no forum que tenha instalado algum equipamento destas marcas?
    Qual o resultado/satisfação?

    Obrigado a todos
  11.  # 14

    Havia aqui um utilizador que tinha uns tubos de vacuo e aparentemente estava satisfeito.
  12.  # 15

    Boa noite.
    Sim eu vi em um post um utilizador que estava contente.
    Tentei falar com ele mas nada.

    Jorge para a semana temos que falar mas depois ligo para podermos combinar uma nova visita e tentar alinhavar umas questões e soluções.
  13.  # 16

    eu tenho tubos de vácuo de fluxo directo e estou bastante satisfeito
    posso dizer que hoje de manha depois do ultimo banho estavam 49º e agora ás 23:45 estão 76º (hoje teve períodos com o céu nublado)
    Concordam com este comentário: Marco Pires
  14.  # 17

    Colocado por: fsilva106eu tenho tubos de vácuo de fluxo directo e estou bastante satisfeito
    posso dizer que hoje de manha depois do ultimo banho estavam 49º e agora ás 23:45 estão 76º (hoje teve períodos com o céu nublado)
    k marca?
  15.  # 18

    Quantos tubos tem e qual a capacidade do deposito?
  16.  # 19

    25 tubos, 250 litros
  17.  # 20

    Colocado por: Sergio Rodriguesk marca?
 
0.0215 seg. NEW