Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    estou prestes a arrendar um apartamento pela primeira vez, através da intermediação de um agente imobiliário, e acontece que este me pediu um sinal da renda antes da assinatura do contrato, ou seja, que fosse pagar pelo menos metade da renda hoje e o restante depois do contrato estar assinado. O agente imobiliário disse que era para ter uma garantia de que vamos mesmo ficar com a casa porque há mais gente interessada e vão ter que dizer que já não está disponível.
    Claro que só pago essa meia renda se me passar um recibo/comprovativo de como paguei.

É uma situação normal e comum? O que posso fazer se pagar e depois o suposto agente "desaparecer"?

Tenho uma pessoa conhecida que já lhe foi pedido o mesmo e correu tudo bem... mas nunca me foi pedido antes e como se ouve tanta coisa, estou a espera que me possam ajudar e aconselhar!!! Obrigada
  2.  # 2

Colocado por: caroli0
    É uma situação normal e comum? O que posso fazer se pagar e depois o suposto agente "desaparecer"?

Boa tarde
    Não pague nada à imobiliária sem ver e assinar o contrato.
    É pressão para a imobiliária receber já a sua comissão.
  3.  # 3

Colocado por: caroli0Tenho uma pessoa conhecida que já lhe foi pedido o mesmo e correu tudo bem
    O meu primeiro arrendamento também fiz isso, paguei, e correu bem. Mas foi ingenuidade. Não o devia ter feito pois o pagamento foi directo para a imobiliária e não para o proprietário, o que não faz sentido.
  4.  # 4

Muito obrigada!! Então o que posso dizer ao agente imobiliário neste caso para não pagar já e só aquando da assinatura do contrato? Porque não quero perder a casa, gostei imenso
    •  
      FD
    • 31 março 2015

# 5

No seu interesse leia isto para perceber melhor: https://forumdacasa.com/discussion/35275/reserva-imovel-era/
  5.  # 6

Colocado por: caroli0Então o que posso dizer ao agente imobiliário neste caso para não pagar já e só aquando da assinatura do contrato?

Pode enviar-lhe a sua documentação e pedir-lhe para ser rápido a enviar a minuta do contrato.
    Leia muito bem e marque a assinatura com o proprietário.

Se achar bem diga ao agente imobiliário que só paga directamente ao senhorio pois o seu negócio é com ele.
    • bel99
    • 31 março 2015 editado

# 7

Colocado por: FDNo seu interesse leia isto para perceber melhor:https://forumdacasa.com/discussion/35275/reserva-imovel-era/
    Não li o tópico todo mas esse não era para compra? Esta dúvida é para arrendamento... (se bem que o princípio é o mesmo)
    •  
      FD
    • 31 março 2015

# 8

Colocado por: bel99Não li o tópico todo mas esse não era para compra? Esta dúvida é para arrendamento... (se bem que o princípio é o mesmo)

O princípio é o mesmo: agarrar e fidelizar o cliente.
  6.  # 9

Acabei recentemente de alugar um apartamento através de uma imobiliária e primeiro mandaram-me o contrato e então aí, eu assinei, enviei para a imobiliária e ao mesmo tempo fiz o pagamento ao proprietário. A imobiliária, que por sinal foi 5*, disse-me que só recebem a comissão deles depois de nós fazermos o pagamento.
  7.  # 10

tenho em perspectiva o aluguer da minha moradia com opção de compra. dentro de um período de 5 anos. Qual a comissão que tenho que pagar? o que as imobiliárias cobram? tenho que pagar uma renda e quando vender a casa pagar alguma comissão? Qual o habitual processamento das agências imobiliárias?agradecia por favor que me pudessem esclarecer.

Obrigado.
  8.  # 11

Colocado por: josetome04tenho em perspectiva o aluguer da minha moradia com opção de compra. dentro de um período de 5 anos. Qual a comissão que tenho que pagar? o que as imobiliárias cobram? tenho que pagar uma renda e quando vender a casa pagar alguma comissão? Qual o habitual processamento das agências imobiliárias?agradecia por favor que me pudessem esclarecer.

Obrigado.

Vai comprar ou vender nesse sistema?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josetome04
  9.  # 12

Colocado por: josetome04tenho em perspectiva o aluguer da minha moradia com opção de compra. dentro de um período de 5 anos. Qual a comissão que tenho que pagar? o que as imobiliárias cobram? tenho que pagar uma renda e quando vender a casa pagar alguma comissão? Qual o habitual processamento das agências imobiliárias?agradecia por favor que me pudessem esclarecer.

Obrigado.

Que contrato tem com a imobiliária? À partida só tem de pagar comissão sobre o arrendamento...A eventual venda casa daqui a 5 anos já não tem nada que ver com a imobiliária.
  10.  # 13

Vender com opção de compra
  11.  # 14

Não tenho nenhum contrato, é apenas um vendedor que viu a minha casa no olx e arranjou este cliente. è normal as agências cobrarem uma renda no contrato de arrendamento, mas é normal cobrarem algo caso a casa seja vendiada?
  12.  # 15

Desde já muito obrigado pela brevidade e informação prestada
  13.  # 16

Colocado por: josetome04è normal as agências cobrarem uma renda no contrato de arrendamento, mas é normal cobrarem algo caso a casa seja vendiada?

Não...Até porque a venda é eventual...Só tem direito a comissão pelo arrendamento.
    •  
      FD
    • 9 junho 2015

# 17

Colocado por: josetome04é apenas um vendedor que viu a minha casa no olx e arranjou este cliente

E já viu o cliente?
  14.  # 18

Colocado por: FDE já viu o cliente?

É óbvio que não há cliente nenhum.
    •  
      FD
    • 9 junho 2015

# 19

Colocado por: PicaretaÉ óbvio que não há cliente nenhum.

Para mim e para si é mas, para o josetome04 acho que não. :D
    Concordam com este comentário: Picareta

0.0170 seg. NEW