Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a iniciar um projeto de investimento para fazer hotel rural 4 estrelas.
    Pretendo construir até 1.000m2 em piso térreo e preciso saber o que posso construir com esta área. Para tal necessito saber as áreas (boas áreas) para:
    - Quarto c/ WC + varanda;
    - T1;
    - T2;
    - Receção + Sala de estar;
    - Bar;
    - Restaurante;
    - Cozinha;
    - Sala de atividades e jogos;
    - Ginásio;
    - Lavandaria;
    - Arrumos;
    - Piscina exterior;
    - Área administrativa.

    Será que consigo incluir 16 quartos e 7 T1 ou T2 nestes 1.000 m2 ? Será que consigo em menos área?

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    é apertado, muito apertado.

    16 quartos com 20m2 (incluo o wc no espaço) = 320m2
    7 t1 com 35m2 = 245m2
    recepção + sala de estar = 30m2
    bar = 20 m2;
    restaurante = 50m2
    cozinha = 20 m2
    sala de actividade e jogos = 60 m2
    ginásio = 50 m2
    lavandaria = 20 m2;
    arrumos = 50 m2 (vários arrumos)
    area administrativa = 20 m2

    tudo somado dá 885m2, mas depois há a somar as areas de circulação e as areas que apresentei foram de cabeça, não se se há limites legais a cumprir.

    mas dá para ter uma ideia que o espaço não é muito
  3.  # 3

    Colocado por: pauloagsantosé apertado, muito apertado.

    16 quartos com 20m2 (incluo o wc no espaço) = 320m2
    7 t1 com 35m2 = 245m2
    recepção + sala de estar = 30m2
    bar = 20 m2;
    restaurante = 50m2
    cozinha = 20 m2
    sala de actividade e jogos = 60 m2
    ginásio = 50 m2
    lavandaria = 20 m2;
    arrumos = 50 m2 (vários arrumos)
    area administrativa = 20 m2

    tudo somado dá 885m2, mas depois há a somar as areas de circulação e as areas que apresentei foram de cabeça, não se se há limites legais a cumprir.

    mas dá para ter uma ideia que o espaço não é muito


    essas áreas deviam dar direito a ser hotel de 2 estrelas no máximo.
    Aponte para 2000 m2 no mínimo para poder ser de 4 estrelas como pretende. ou então diminua o número de quartos e apartamentos para metade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

    E quanto vais investir nisso tudo ?
  5.  # 5

    As áreas para os quartos e T1 dada pelo Paulo estão de acordo com a portaria n.º 465/2008 (se ainda estiver em vigor).
    A minha maior dúvidas são mais nas áreas comuns.

    Na verdade até posso construir 2.000 m2 mas não posso gastar tanto (quanto gastaria? 1.500.000 + IVA?).

    Sr. Frankelin: pretendo gastar no máximo 500.000 + IVA para construção e 150.000 + IVA para equipamento. Mas estou a iniciar agora não tenho ainda sequer um projecto. Tenho o terreno e quero aproveitar os fundos do Portugal 2020. Consegue dar-me uma estimativa (mesmo por alto)?
  6.  # 6

    1000m2 não dá para isso, pois há que adicionar as areas comuns e circulaçõess, zonas técnicas e ainda a majoração pela Area Bruta- Essas áreas são as úteis(area pelo perimetro interior dos compartimentos). Está é a minha experiência.

    Também falta saber quais os condicionantes do terreno onde pensa ir construir.

    Fale com um arquitecto para lhe efectuar um pequeno estudo de viabilidade.
  7.  # 7

    Um investimento desses e não fala primeiro com um gabinete de arquitectura?
  8.  # 8

    Antes de arquitectos até seria um estudo de viabilidade...
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  9.  # 9

    Colocado por: nuno11As áreas para os quartos e T1 dada pelo Paulo estão de acordo com a portaria n.º 465/2008 (se ainda estiver em vigor).


    A questão não é poder ou não ter quartos e zonas comuns com áreas tão diminutas, do ponto de vista legal.
    A questão é: você conhece algum hotel de 4 estrelas que tenha essas áreas? É que eu não. Você até pode construir e abrir um hotel de 4 estrelas com essas áreas. Depois não se admire é com as reviews negativas que vai ter nos sites da especialidade, como o booking ou o tripadvisor.

    Um familiar meu tem uma residencial (nem sequer é hotel) com quartos e apartamentos e os apartamentos T2 que tem na residencial são de 70m2, os quartos com WC privativo são de 20m2 e a sala comum tem 70m2. E estamos a falar de uma mera residencial (com 30 anos, diga-se). Você quer abrir um hotel de 4 estrelas com áreas inferiores à de uma residencial com 30 anos? A mim não faz sentido.
  10.  # 10

    O conceito de 'residencial' nem sequer existe segundo o RJET, portanto provavelmente esse familiar nem está dentro da lei.

    Uma chamada para a linha de apoio ao empresário do TP tiraria melhor as dúvidas que um fórum.
    •  
      FD
    • 2 abril 2015

     # 11

    Colocado por: nuno11Sr. Frankelin: pretendo gastar no máximo 500.000 + IVA para construção e 150.000 + IVA para equipamento.

    À parte das questões com áreas... parece-me muito pouco dinheiro para isso tudo.

    Além disso, rentabilizar pequenos hotéis é das coisas mais difíceis de fazer a não ser que haja factores diferenciadores muito fortes (que permitam subir os preços dos quartos) - localização + design + appeal + conforto. As economias de escala num pequeno hotel são mínimas - ou não há serviço (mão de obra) ou então o preço tem que se posicionar no segmento alto.
    Por outro lado, a falta de hotéis que existiu em tempos vai dar fartura a curto-médio prazo. E com a fartura, vêm os preços por aí abaixo e, com os preços a desceram, a inviabilidade e insustentabilidade financeira...
    Um bom projecto deste tipo exige que se gaste dinheiro - é preciso gastar para ganhar. Lendo o que escreve, parece-me que não é o caso.

    Como já tem o terreno, e o quer aproveitar, antes de tudo isto, eu procurava fazer um estudo de viabilidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, electrao
  11.  # 12

    Colocado por: nuno11Sr. Frankelin: pretendo gastar no máximo 500.000 + IVA para construção e 150.000 + IVA para equipamento.


    Quanto a isto, acho que você não tem mesmo noção da realidade... Esse é o valor que a maioria das pessoas gasta para construir duas moradias médias com meterias médios ou três moradias se forem com materias de qualidade inferior e com áreas reduzidas.

    Há uma regra muito básica e fundamental: a lei de mercado diz-nos que o preço de um imóvel usado tem de ser inferior ao preço de um imóvel novo (caso contrário ninguém compraria imóveis usados). Se pesquisar no casa.sapo e outros sites, facilmente verifica que um hotel com as características que pretende e usado não custa menos de 2 milhões de euros. Você quer novo por um terço do preço.

    Not gonna happen.
  12.  # 13

    Vai dar fartura? Este monte de projectos alavancados nos últimos QREN já fez isso mesmo. Basta ver os preços médios por cidade e comparar com o resto da Europa, bastando comparar com Espanha para ter um reality check.
  13.  # 14

    Colocado por: tostexO conceito de 'residencial' nem sequer existe segundo o RJET, portanto provavelmente esse familiar nem está dentro da lei.


    No caso do meu familiar está dentro da lei, porque na altura da emissão da licença de funcionamento, à 30 anos atrás, o conceito de residencial estava devidamente regulamentado.
  14.  # 15

    Um hotel de 4 estrelas tem obrigatoriamente de oferecer muita coisa mas naquilo que influencia o tamanho dos quartos tem de ter no quarto uma mesa com aqueles pequenos sofás individuais e obviamente um minibar.
    A recepção tem de ter dimensão suficiente para ter sofás e mesas para que possam ser servidas bebibas, atençãoq ue nada tem a ver com o bar que também tem de ter tal como restaurante.
  15.  # 16

    Colocado por: LuisPereiraUm hotel de 4 estrelas tem obrigatoriamente de oferecer muita coisa mas naquilo que influencia o tamanho dos quartos tem de ter no quarto uma mesa com aqueles pequenos sofás individuais e obviamente um minibar.
    A recepção tem de ter dimensão suficiente para ter sofás e mesas para que possam ser servidas bebibas, atençãoq ue nada tem a ver com o bar que também tem de ter tal como restaurante.


    Qualquer hotel de 2 estrelas tem isso tudo hoje em dia.
    Um hotel de 4 estrelas tem de ter muito mais que isso para se diferenciar. Do ponto de vista legal até pode não ter de ter mais nada. Mas quem fica hospedado num hotel de 4 estrelas está a contar com um certo requinte e qualidade de serviço acima da média. Uma mesa com sofá e um mini-bar no quarto e bebidas na recepção não chega.
  16.  # 17

    Colocado por: marcoaraujo

    No caso do meu familiar está dentro da lei, porque na altura da emissão da licença de funcionamento, à 30 anos atrás, o conceito de residencial estava devidamente regulamentado.


    Não. Houve um prazo de reconversão após a entrada em vigor da lei, creio que dois anos.
  17.  # 18

    Hoje em dia no regime hoteleiro nada é mais importante que as reviews do booking, tripadvisor, etc.
    As pessoas fazem as reservas tendo por base a classificação e comentários do hotel nesse site e estão dispostas a pagarem um pouco mais por um hotel que esteja muito melhor classificado que outro mais económico, mas com as mesmas estrelas.

    Fazer apenas o minímo exigivel do ponto de vista legal para que o hotel tenha a classificação de 4 estrelas é estar a condenar o hotel a uma falência prococe.
    •  
      FD
    • 2 abril 2015

     # 19

    Apercebi-me agora da referência a "rural".

    NÃO SE META NISSO.
  18.  # 20

    Colocado por: tostex

    Não. Houve um prazo de reconversão após a entrada em vigor da lei, creio que dois anos.


    Essa reconversão só se aplica a residenciais com menos de 10 quartos (que não é o caso do meu familiar).
 
0.0163 seg. NEW