Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

E não... o prédio inteiro não me disse que "não". Simplesmente as coisas só podem mudar (deixar de ser por permilagem), se todos os condóminos estiverem a favor. Basta um contra e nada feito... foi o que aconteceu.
  2.  # 2

Eu, T4, pago 49€.
    Os T3 pagam 42€.
  3.  # 3

Peço desculpa... falou em anual... eu falei em mensal.
  4.  # 4

Se o T4 acomoda o mesmo numero de pessoas que o T3, porque diabo comprou um T4 ? Livre-se dele e compre um T3.
    Concordam com este comentário: nelsontiago
    • slsg
    • 14 abril 2015

# 5

Esquecendo a tipologia, qual a área do seu imóvel ? e qual a área dos T3 que se refere? é a mesma área?
  5.  # 6

Voltamos à questão do T3/T4?
    A lei aplica cegamente a permilagem. É isso que estou a tentar mostrar que não concordo...
  6.  # 7

olhe a minha casa tem 3 quartos e alberga 3 pessoas no entanto tenho mais 10 divisões para várias coisas, ui não é justo eu pagar mais quota que o T3 do meu vizinho.
  7.  # 8

slsg,

Ora... Áreas... Vale somar as áreas da planta da ficha técnica de habitação?
    Se sim, aqui vai:
    T4 = 107m2
    T3 = 92m2

A diferença é a sala de jantar, 15m2.
  8.  # 9

Colocado por: dmafernandesA lei aplica cegamente a permilagem.

O seu apartamento não é mais caro do que o do seu vizinho? Não é maior? Então porque é que quer pagar o mesmo de condomínio?
  9.  # 10

Aqui, as casas são exatamente iguais. Os T3 e os T4 são iguais... só que os T4 têm sala de jantar. Até nas garagens.. são exatamente iguais. Eu moro do lado direito, a casa do vizinho do esquerdo (que é T3) é exatamente em espelho relativamente à minha. A diferença é que a minha prolonga-se para trás do elevador com a sala de jantar.
    • slsg
    • 14 abril 2015

# 11

Colocado por: dmafernandesAqui, as casas são exatamente iguais. Os T3 e os T4 são iguais... só que os T4 têm sala de jantar. Até nas garagens.. são exatamente iguais. Eu moro do lado direito, a casa do vizinho do esquerdo (que é T3) é exatamente em espelho relativamente à minha. A diferença é que a minha prolonga-se para trás do elevador com a sala de jantar.

Acabou de dizer que as áreas não são iguais, logo os apartamentos não podem ser exatamente iguais.... até porque ter "só a sala de jantar " a mais é razão para o apartamento valer também mais, não? ou se fosse vender o apartamento e o comprador lhe dissesse que o seu vizinho do lado estava a vender mais barato porque eram "iguais" não iria argumentar que o seu tinha mais área e uma sala de jantar que o outro não tinha?
  10.  # 12

Colocado por: dmafernandesT4 = 107m2
    T3 = 92m2

107/(107+99) = 53.77% ----------> se o prédio fosse constituído apenas por essas duas fracções teria uma permilagem de 53.77%

Colocado por: dmafernandesEu, T4, pago 49€.
    Os T3 pagam 42€.

49/(49+42) = 53.85%-------------->paga 53.85% do valor do condomínio.

Afinal tem razão!!!!....paga 0.8% a mais do que devia!!!!
    Isto são 0.069€/mês.
  11.  # 13

Colocado por: dmafernandesAqui, as casas são exatamente iguais. Os T3 e os T4 são iguais...

Pois são:

Colocado por: dmafernandesT4 = 107m2
    T3 = 92m2
  12.  # 14

Quando disse que são iguais é em todo o resto da casa. Apenas diferem nos 15m2 da sala de jantar, tudo o resto é igual.
    Acho que a sala de jantar não é motivo para pagar quase 100€/ano a mais que os T3. Acho que não deveria ser somente a permilagem a entrar para calcular a quota. A lei deveria estar mais aberta a situações "diferentes". Se eu tivesse mais um quarto... e com isso pudesse acomodar mais gente cá em casa... ou mais um lugar para o carro... Para mim isso seria diferente.

Obrigada a (quase) todos, na mesma.

Boa noite a todos.
  13.  # 15

Sem dúvida que a lei devia ser feita para a beneficiar apenas a si e prejudicar os demais. Ora há cada uma...
    • size
    • 14 abril 2015

# 16

Colocado por: dmafernandes

Eu não considero, de todo, só a tipologia. Dei o exemplo extremista de "mandar a parede abaixo para ficar T3" porque lá em cima referiram que o que interessa é o que está na caderneta predial. E o que está na caderneta predial é realmente T4.
    .

O que está na matriz de relevante é a área da fração. É esta que conta para o cálculao do Valor Patrimonial e não a referência acessória da tipologia.

Porque diz qua a sua fração tem, a mais, em comparação com os T3, uma sala de 15 m2 ? Se calhar, essa sala estará na planta como sendo um quarto.
  14.  # 17

realmente pensava eu que já tinha visto muita coisa na vida, afinal 107 é igual a 92, d
    • slsg
    • 14 abril 2015

# 18

15 metros quadrados é mais que muitos quartos que conheço.... a sua casa não "ocupa" mais estrutura do prédio do que o seu vizinho?
    se fosse entao pelo numero de pessoas que pode acomodar em casa, se eu morar num T3 , deitar as paredes todas abaixo e transformar num T0, e morar lá sozinha, e o meu vizinho mora num T1 que tem menos área que o meu imóvel, mas mora lá ele a mulher e o filho, então deveria de pagar mais do que eu?
  15.  # 19

Colocado por: sizeSe calhar, essa sala estará na planta como sendo um quarto.

Claro. O meu apartamento é um T1+3, tenho um quarto, 3 salas e um escritório, e pago muito mais do que o meu vizinho que tem um T2...Na próxima reunião de condomínio já vou reclamar!!!!
  16.  # 20

marco1,
    Já expliquei em que contexto disse que as casas eram iguais.

Picareta,
    É uma sala de jantar pois é aberta para a cozinha. É uma copa, podemos chamar-lhe assim.

0.0206 seg. NEW