Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Venho por este meio solicitar o vosso auxílio e opinião sincera numa ideia que já tenho algum tempo mas nunca tive a coragem de iniciar.

    Moro em Sintra, e tenho um apartamento do qual eu e a minha esposa adoramos, encontra-se renovado, é bastante acolhedor e principalmente encontra-se ao nosso gosto.
    O único problema que encontro, mais para os meus familiares com uma certa idade, é ser um 2º Piso e o prédio não ter elevador.

    No entanto, sempre tivemos um grande sonho de vender o apartamento e comprar um terreno para construir uma moradia ao nosso gosto.

    Todavia, existem os seguintes inconvenientes no nosso projecto:

    1. Temos ainda um empréstimo do nosso apartamento, e mesmo que vendêssemos a um preço justo só ficaríamos com cerca de 35.000/40.000 mil euros para investir possivelmente num terreno.
    2. Sou uma pessoa que não tem qualquer conhecimento sobre construções, o que deve ser feito, que tipos de materiais devem ser utilizados, etc.
    3. Terei que pedir um empréstimo ao banco para iniciar a construção.
    4. Tendo em conta que gostava de continuar a viver na zona de Sintra, para estar perto do trabalho e familiares, o preço dos terrenos são exageradamente caros.

    Estivemos a ver as casas da “Casa Pronta Era” e “Casa de Sonho Remax” e ficamos a gostar de várias, e o valor indicado até era bastante aliciante, mas estive a pesquisar no fórum e apercebi-me por alguns comentários que poderia ter problemas, caso optasse por construir numa destas duas entidades.

    A nossa ideia seria uma casa simples e acolhedora, com bom isolamento térmico e acústico, se possível que fosse apenas de resto-chão, com 3 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 2 casa de banhos, 1 garagem e um terreno para termos a possibilidade de fazer alguns churrascos e estarmos à vontade :)

    Na vossa opinião, e considerando o facto que pretendemos uma moradia resistente, com bons materiais , visto que pretendemos permanecer nela para o resto das nossas vidas, que tipo de valores são necessários?
    Que factores e cuidados devo ter em consideração numa construção?
    Acham arriscado realizar esta mudança?


    Obrigado a todos!!
  2.  # 2

    tem muitos problemas na concretização desse sonho.

    o maior deles é sempre a falta de dinheiro :-)

    o que se agrava com o facto de ainda estar a pagar um apartamento. O vender bem não é amigo do vender rápido. E assim que tivesse a casa pronta iria querer vender rápido o apartamento, pelo que provavelmente não iria vender bem. E deduzo que o dinheiro não seja muito porque esta a contar com uma boa venda para ter liquidez para investir.

    primeiro tinha que arranjar o terreno, fiz uma pesquisa na net e encontrei na zona de sintra terrenos na casa dos 25.000 em zonas talvez problemáticas.

    Tem esse dinheiro para comprar o terreno, se não tem que ver se o banco lhe empresta dinheiro, e como não é uma moradia, é um terreno as condições do empréstimo são muito diferentes de um empréstimo habitação. Vamos supor que ficava apenas a pagar juros de esse empréstimo. Aguenta-se com mais 150€ todos os meses?

    Depois tinha que ir fazer o projecto, vamos tb ser bonzinhos e supor que alguem lhe fazia tudo por 3.000€. Tem esse dinheiro?

    Depois quando fosse construir a casa, vamos usar um número "muito por baixo" de 500€ o m2. Uma casa de 120 m2 ficava por 60.000, mais uns 20.000 para muros, garagem, anexo, etc. Fazia depois um emprestimo de 100.000 euros (se a avaliação fosse superior e permitisse) amortizava o emprestimo do terreno e fazia a casa. Número redondos cada 100.000 euros de emprestimo dá cerca de 500€ de prestação por mes. Talvez consegui-se aguentar com 500€ mes, mas ainda tem o apartamento que se não o vender vai atrapalhar tudo.

    Mas isto sao tudo suposições, porque a menos que tenha bons orde, nados ou fiadores com bons ordenados/pensões, muito dificilmente o banco vai-lhe emprestar dinheiro.

    Se o sonho era construir uma casa, devia ter alugado uma para manter esse sonho. A compra do apartamento talvez tenha sido uma decisão errada.

    Se o banco não lhe emprestar dinheiro tv vender o seu apartamento e alugar uma casa, ai quando quiser construir já não tem um empréstimo às costas.
    Concordam com este comentário: Iniciante82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
  3.  # 3

    Pode sempre tentar ver se a moradia dos seus sonhos já se encontra à venda na zona de Sintra. Em caso afirmativo é validar com o proprietário se aceita o seu apartamento em permuta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
  4.  # 4

    Desde já agradeço os vossos comentários! :)

    Uma das ideias que tivemos era vender o apartamento e ir depois viver por uns tempos na casa dos meus Pais, felizmente tenho essa possibilidade.

    No entanto, teria que ficar secalhar 1 e meio a viver nos meus Pais até a moradia ser construida.

    Acham que para as caracteristicas que pretendo numa moradia (ser de resto-chão, com 3 quartos, 1 sala, 1 cozinha, 2 casa de banhos, 1 garagem e um terreno) com as dimensões aceitaveis em cada divisão e com material que é considerado bom é possivel construir com 120.000 €?

    Além do encargo do terreno (cerca de 30.000 €), da elaboração do projecto (já a pensar no pior dos cenários 4.500€) existe mais algum encargo na construção de uma moradia que deve saber?
  5.  # 5

    primeiro que tudo... consegue arranjar um terreno na zona que pretenda por esse valor?já tem algum em vista? é possível construir?
  6.  # 6

    Sim, estive a ver vários terrenos e existem alguns com esse valor, outros mais caros, e são possiveis de construir.
  7.  # 7

    Colocado por: Iniciante82elaboração do projecto (já a pensar no pior dos cenários 4.500€)


    esse preço deve ser os melhor cenário só para o projecto..... e além disso tem mais custos, desde taxas de licenciamento, certificados, vistorias, taxas e taxinhas de ligações...etc etc.... aponte 10.000€ para tudo....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
  8.  # 8

    Colocado por: Iniciante82Sim, estive a ver vários terrenos e existem alguns com esse valor, outros mais caros, e são possiveis de construir.


    em que zona de sintra arranjar terrenos de construção por 30.000/40.000€???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
  9.  # 9

    Colocado por: costa3333

    esse preço deve ser os melhor cenário só para o projecto..... e além disso tem mais custos, desde taxas de licenciamento, certificados, vistorias, taxas e taxinhas de ligações...etc etc.... aponte 10.000€ para tudo....


    10.000 € para tudo? É mesmo puxado... pensei que fosse menos.


    Colocado por: sergyio

    em que zona de sintra arranjar terrenos de construção por 30.000/40.000€???
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Iniciante82



    Existem alguns terrenos em Terrugem por esses valores.
  10.  # 10

    existem muitas burocracias... desde licenças construção... certificações... arquitectura.... fiscais... taxas de ligações... enfim... aponte 10.000 que não lhe vai sobrar muito... de resto... se não exceder os 150/180 pode ser que consiga por 100.000€/120.000€
  11.  # 11

    porque aquilo que tenho lido neste forum a câmara de Sintra é puxada nas licenças, provavelmente os 10.000 euros para o arquitecto e para as licenças não é descabido.

    por outro lado a opção de poderem irem viver temporariamente para casa dos pais é uma boa ajuda, mas eu não me adiantava, só avançava na compra do terreno depois de vender o apartamento. Continuava a viver no seu apartamento, quando conseguisse vender ir então para casa dos pais e avançava com a construção.

    Se consegui-se vender o apartamento e ficar com dinheiro para o terreno era óptimo porque facilitava bastante a aprovação do crédito no banco para a construção
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
  12.  # 12

    Colocado por: pauloagsantosporque aquilo que tenho lido neste forum a câmara de Sintra é puxada nas licenças


    acho que nem por isso!!! almada sim é muito cara!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
  13.  # 13

    Ok, já vi que tenho que contar com 10.000 euros para o arquitecto e para as burocracias.

    Existe mais algum encargo além da própria construção e do terreno?

    Já agora, que cuidados devo ter na compra de um terreno, tendo em conta que idealizavamos um casa resto-chão?

    E que cuidados devo ter no inicio da construção?
    Conseguem algum arquitecto profissional e de confiança na zona de Sintra/Lisboa?
  14.  # 14

    primeiro que tudo... saber junto da CMS a possibilidade ou não de construir... depois saber se já existe projecto de loteamento (se houver o processo é bem mais simples e rápido) e quais as condicionantes...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
    • FFF
    • 24 abril 2015

     # 15

    Colocado por: sergyio

    acho que nem por isso!!! almada sim é muito cara!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Iniciante82


    Em alguns casos, a licença de construção pode até já estar paga por quem fez o loteamento. No meu caso aconteceu isso e apenas paguei uns 500€ de taxas administrativas.

    Quando vir um terreno que lhe agrade, vá à Câmara perceber quais os encargos que terá, o que pode fazer nesse terreno, quais são as limitações (área de implantação, área total, número de pisos, cores, estilos de construção, etc.). Para além de avançar para o desenvolvimento do conceito de moradia consciente das imposições camarárias, pode ainda conseguir o envolvimento do gabinete de arquitetura da Câmara no seu projeto. Esta é uma regra básica da gestão de projetos, que costuma trazer bons resultados. Fiz isso antes de comprar o meu terreno, e a relação com a Câmara foi sempre flexível e razoável. De tal forma que até me permitiram mudar o estilo de construção quando a minha moradia faz parte de uma "banda".

    Depois de validar que a Câmara lhe permite fazer o que pretende, consulte as finanças e a conservatória do registo predial para perceber se está tudo certo com o terreno.

    Da construção terá tempo depois para tratar. :-)
    Concordam com este comentário: Iniciante82
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
  15.  # 16

    Colocado por: Iniciante82Existe mais algum encargo além da própria construção e do terreno?

    Não se esqueça que na compra do terreno paga 6.5% de IMT e 0.8% de IS
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  16.  # 17

    Vi um terreno que gostei bastante mas tem uma inclinação +/- de 25 graus, tendo em conta que pretendo construir uma moradia terrea, semelhante á que consta em anexo, acham que é possivel construir no terreno com esta inclinação? Suponho que deverei ter mais encargo na construção?
      moradia_terrea_excelentes_areas_espa_o_exterior_5210048415753997249.jpg
  17.  # 18

    Colocado por: Iniciante82Vi um terreno que gostei bastante mas tem uma inclinação +/- de 25 graus, tendo em conta que pretendo construir uma moradia terrea, semelhante á que consta em anexo, acham que é possivel construir no terreno com esta inclinação? Suponho que deverei ter mais encargo na construção?


    para isso é que existem as máquinas e sim irá ter mais encargos na construção, porque além de pagar para andar a movimentar as terras terá que fazer um muro de suporte.

    Como anda a ver terrenos, deduzo que não tenha ainda o terreno, pelo que pode procurar mais para ver se encontra um mais direito.

    Muitas vezes as pessoas vem um terreno que custa 30.000€ e outro que custa 40.000€ e compram o mais barato, só que depois esquecem-se destas coisas e entre aterros, muros para segurar terras, etc, provavelmente o de 40.000€ teria ficado mais barato.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Iniciante82
  18.  # 19

  19.  # 20

    Bom dia a todos!

    Conhecem algum construtor e arquitecto de confiança, competente e profissional na zona de Sintra, Cascais ou Lisboa?

    Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
 
0.0210 seg. NEW