Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Colocado por: PicaretaO problema é que só existe uma rede de água, e eu se não estiver satisfeito com o serviço, não posso mudar de fornecedor.
    Os monopólios deveriam ser exclusivamente do estado.

Como já disse, o problema é que só existe monopólio por deliberação do estado, o que não impede que:
    - Se possa concessionar o abastecimento de água a privados.
    - Se liberalize o mercado de "extracção", tratamento e distribuição de água.
    - E como consequência das anteriores se possa ter concorrência também neste sector.
  2.  # 342

Colocado por: J.Fernandesse possa ter concorrência também neste sector.

Desculpe lá, mas isto é um perfeito disparate, se só existe uma rede de distribuição de água na minha rua, não vejo como possa existir concorrência.
    Existiriam sim, negociatas entre o estado e algumas empresas privadas, para atribuição das concessões.

Para mim é claro que só existe concorrência quando eu posso escolher entre vários fornecedores, e se existe apenas um fornecedor, não há concorrência.
  3.  # 343

Colocado por: PicaretaDesculpe lá, mas isto é um perfeito disparate, se só existe uma rede de distribuição de água na minha rua, não vejo como possa existir concorrência.

Também só há uma rede de distribuição de electricidade na minha rua, mas já há algum grau de concorrência - limitado é certo - no abastecimento.
  4.  # 344

Colocado por: J.FernandesTambém só há uma rede de distribuição de electricidade na minha rua, mas já há algum grau de concorrência - limitado é certo - no abastecimento.

isso é uma fantochada....
  5.  # 345

mas porquê privatizar a agua???
  6.  # 346

Colocado por: Sergio Rodriguesmas porquê privatizar a agua???

Porque não a privatizar?
  7.  # 347

Desculpe lá, mas isto é um perfeito disparate, se só existe uma rede de distribuição de água na minha rua, não vejo como possa existir concorrência. Existiriam sim, negociatas entre o estado e algumas empresas privadas, para atribuição das concessões.

Só existe uma rede eléctrica, e no entanto há "n" comercializadores. No gás, idem.
  8.  # 348

isso é uma fantochada....

Porquê ? Sendo a electricidade igual para todos, a concorrência faz-se pelo preço (quantos tarifários diferentes há?) e/ou por outros factores que acrescentem valor para o cliente.
  9.  # 349

Colocado por: J.FernandesPorque não a privatizar?
    a meu ver e considerando a agua um bem essencial e um direito humano basico ao seu acesso não vejo o porque de privatizar, é so para inflacionar preços, so se for!! começa-se a colocar uma maquina de moedas ao lados dos fontarios publicos, mete-se a moedinha e dasse 2 goles!!!
  10.  # 350

este aqui da nestle é que bem queria a privatizar http://www.portalmetropole.com/2015/01/presidente-da-nestle-diz-que-agua-nao-e.html para ele ate lhe calhava bem!
  11.  # 351

é que daqui para a frente abre-se precedentes e privatiza-se tudo, em espanha ja levaram de tabela que a exploração solar caseira é taxada e sujeita a multa, pah faça-mos igual! vamos privatizar todas as margens dos rios não existe razão alguma para não o fazer né? ou as praias ja agora!
  12.  # 352

Colocado por: Sergio Rodriguesa meu ver e considerando a agua um bem essencial e umdireitohumano basico ao seu acesso não vejo o porque de privatizar

Segundo sei não há bens alimentares comercializados pelo estado, são todos de entidades privadas e não é por isso que não os há cada vez em maior abundância, qualidade e menor preço.
  13.  # 353

e garanto-lhe a si que esses bens alimentares têm todos por base um ingrediente chave!!! a agua!!!
  14.  # 354

é que a privatização passaria tambem para as barragens regadios de areas agriculas, tudo isso ficaria sujeito á especulação, é a obrigação do estado o fornecimento e garantia de disponibilidade da agua a todos é por isso que se paga taxa de disponibilidade, e outros impostos, a gente paga impostos é para que pelo menos esses deveres do estado sejam assegurados, assim como a saude, a justiça a educação e por ai fora, agora se o estado é depesista, gasta onde nao deve constroi estadios e auto-estradas como quem planta feijões, e depois anda a ver se arranja maneira de se desresponsabilizar desses deveres privatizando tudo o que lhe apetece e escondendo-se na justificação de que são decisões politicas.........
  15.  # 355

Colocado por: Sergio Rodriguese garanto-lhe a si que esses bens alimentares têm todos por base um ingrediente chave!!! a agua!!!

Pode ser que sim, mas não contradiz os factos: só um mercado livre e concorrencial de alimentos permite que haja a escolha tão variada, com cada vez melhor qualidade e menor preço que há hoje em dia. E, mais importante, que permite tirar tanta gente da fome, globalmente.
  16.  # 356

Colocado por: J.FernandesE, mais importante, que permite tirar tanta gente da fome, globalmente.
    ta certo ta!!! os exesso de produção é tudo encaminhado para matar a fome no mundo!!!

Colocado por: J.Fernandessó um mercado livre e concorrencial de alimentos permite que haja a escolha tão variada, com cada vez melhor qualidade e menor preço que há hoje em dia
    mas eu ja disse que não sou contra o mercado livre, quer variadade de agua tem muita á escolha á venda, e pode muito bem compra-la, agora a abastecimento publico não deve ser privatizado nem sujeita á especulação, em tempos de seca estavamos desgraçados tinha que pagar as vacas ao donos pela agua n???
  17.  # 357

Colocado por: Sergio Rodriguesta certo ta!!! os exesso de produção é tudo encaminhado para matar a fome no mundo!!!

Ninguém dá nada a ninguém. Os baixos preços que a concorrência induz, proporcionam que cada vez mais gente possa aceder a alimentos que dantes não podia.
  18.  # 358

ta certo ta!!! os exesso de produção é tudo encaminhado para matar a fome no mundo!!!

Os "excessos de produção" não são mais que o resultado de políticas para manter preços de produtos agrícolas artificialmente elevados.

<
    é que daqui para a frente abre-se precedentes e privatiza-se tudo, em espanha ja levaram de tabela que a exploração solar caseira é taxada e sujeita a multa, pah faça-mos igual!

Talvez não tenha reparado, mas o ser proibido e sujeito a multa resulta da acção do Estado, não do privado.

vamos privatizar todas as margens dos rios não existe razão alguma para não o fazer né? ou as praias ja agora!

Será uma surpresa, mas na Europa há países com praias privadas. sendo o caso mais representativo a Itália.
    E mesmo por cá, tem as concessões, que representam uma forma muito mitigada de "privatizar"..

é que a privatização passaria tambem para as barragens regadios de areas agriculas, tudo isso ficaria sujeito á especulação,

Sim, seria terrível, quem quisesse consumir água teria que a pagar, ao contrário do que acontece agora, certo?

é a obrigação do estado o fornecimento e garantia de disponibilidade da agua a todos é por isso que se paga taxa de disponibilidade, e outros impostos, a gente paga impostos é para que pelo menos esses deveres do estado sejam assegurados,

Está enganado. Os custos dos sistemas de captação e distribuição de águas devem ser suportados pelos consumidores e não por impostos.

-
  19.  # 359

Colocado por: Sergio Rodriguesem tempos de seca estavamos desgraçados tinha que pagar as vacas ao donos pela agua n???

Em tempos de seca estamos sempre desgraçados, não vale a pena ir para a porta do ministério da agricultura ou puxar da constituição para fazer valer o seu direito à água grátis e à discrição.
  20.  # 360

Os mesmos de sempre. Com a conversa de sempre. Qualquer dia ate privatizam as próprias ...bem...nem falo que é melhor.

0.1014 seg. NEW