Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: damnedFoi (continua a ser) o preço de pertencermos à EU. Muito caro tem sido...
    naa sera é bem assim, o estado pode muito bem se salvaguardar!! por ex a british airways quando foi privatizada, o estado impos a obrigação de a maioria do capital da empresa estar em maos nacionais!! aqui os tones que somos é á lagardereeee!!!!
    •  
      damned
    • 29 abril 2015 editado

# 22

Colocado por: Sergio Rodriguesnaa sera é bem assim, o estado pode muito bem se salvaguardar!! por ex a british airways quando foi privatizada, o estado impos a obrigação de a maioria do capital da empresa estar em maos nacionais!! aqui os tones que somos é á lagardereeee!!!!

Mas esses são finos e ficaram com a moeda deles etc, o que se está a provar ter sido uma óptima opção para eles a libra esta muito forte e sempre estive a cima do EUR claro.

Nos até a Golden share na PT tivemos que abdicar... Nem capital era, apenas poder de veto! Não há força nem qualquer tipo de poder negocial é baixar as calças e acabou.
  2.  # 23

As contas do Picareta são um pouco estranhas...

Sem perceber nada do assunto, apenas fazendo algumas contas, e dizendo desde já que não tendo especial interesse nem conhecimento sobre o assunto que despoleta este tipo de comantários, não tenho especial simpatia pela "luta" dos piloto.

A ver vamos:

Consideremos:
    - Mês de trabalho de 28 dias - 20 dias de trabalho.
    - Se os aviões voassem 24 horas por dia dava 51.744 horas de voo por mês. Vamos considerar (suspeito) 80%: 41.395 horas/mês. *
    - Em cada voo estão presentes 2 pilotos.
    - O tempo de voo de um piloto equivale a 80% do seu trabalho. **

1) (41.395*2)/1000 = 82.79 - horas de voo piloto/mês
    2) 82.79/0.8 = 103.48 - horas de trabalho piloto/mês
    3) 103.48/20 = 5.17 horas de trabalho / dia

* Considero tempo de voo, o tempo que decorre desde a entrada do piloto no avião, até à sua saída.
    ** Presumo que o piloto terá de executar várias tarefas antes de entrar e depois de sair do avião.

Apesar de os 80% de * e ** não terem qualquer base (presunção minha), considerando que por exemplo o tempo de formação anual de um piloto deverá ser considerável, não sabendo se a totalidade dos pilotos se dedicam em exclusivo a pilotar: não me parece que pelos números 77 e 1000 se possa tirar a ilação que os pilotos trabalham 2/3 horas dia.

De outros números pode-se fazer outras contas:
    - 2500 voos/semana
    - 2500/77 = 32.5 voos avião/semana
    - 32.5/7 = 4.6 voos / dia

Considerando os tais 80%:
    - 24*0.8 = 19.2 horas voo avião /dia
    - 19.2/4.6 = 4.2 horas voo / voo

À partida não me parece descabido.
  3.  # 24

Deixei de voar pela TAP.. já fiquei em terra muitas vezes!

Estas greves são ridiculas!

Tinha planeado voar Sábado e mais uma vez a TAP faz o favor de estar a descansar!

Mais uma vez lá vou eu com a British Airways!!!!

Melhor serviço, normalmente mais barato e pelo menos voam!
    •  
      FD
    • 29 abril 2015 editado

# 25

Colocado por: Sergio Rodrigueshoje em dia vende-se a privatização como a melhor coisa do mundo!!

É... em tempos vendeu-se a nacionalização como o melhor do mundo.

Quase nenhum país europeu precisa ou tem uma transportadora aérea.
    Quase nenhum país de primeiro mundo precisa ou tem uma transportadora aérea.
    Vejam por vós mesmos: http://en.wikipedia.org/wiki/Flag_carrier

Uma transportadora aérea de bandeira apenas serve para inflamar o ego e pouco mais que isso.
    E, claro, para instrumentalizar à mercê dos mais poderosos, tanto das classes trabalhadoras mais influentes, como do governo ou gabinetes e organismos estatais semelhantes.

Um exemplo mais ou menos análogo: a Rodoviária Nacional.
    Para quem não sabe, antes do 25 de Abril não havia Rodoviária Nacional, o que havia era empresários que compravam "caminetes" e se dedicavam a transportar pessoas.
    Chegou aquela febre nacionalizadora do 25A e, quase todas essas empresas foram nacionalizadas e reunidas numa só empresa: a Rodoviária Nacional.
    Entretanto, como se viu que essa empresa do povo não passou de um sonho ideológico, partiu-se a empresa em várias regionais e começou-se a vender, a privatizar.
    Quem é que a comprou? Os diversos grupos que contribuiram para a sua formação através das expropriações do 25A.
    Hoje não há mais Rodoviária Nacional. Alguém lhe sente a falta? Talvez mas, se há necessidades, os operadores privados estão lá. Se não há mercado suficiente, está lá o estado para subsidiar.

Porque raio é que não se há-de passar o mesmo com a TAP?
    Poderão dizer que uma coisa é caminetes e outra são aviões mas, se há necessidade de servir a ilha do Pico ou as selvagens, o governo subsidia a quem cobrar menos com garantias de prestar um serviço adequado.
    Concordam com este comentário: eu, statusquo, Serge
  4.  # 26

Colocado por: PeSilvaÀ partida não me parece descabido.

Pode fazer as contas que quiser, mas 12 pilotos (6 equipas) por avião, a mim parece-me descabido.
  5.  # 27

Colocado por: PicaretaPode fazer as contas que quiser, mas 12 pilotos (6 equipas) por avião, a mim parece-me descabido.

Eu também posso dizer que 1000€/m2 (ou outro valor) para construção me parece descabido, mas certamente o Picareta me mostrará algumas contas que me indiquem que não é assim tão descabido.
  6.  # 28

Colocado por: FDÉ... em tempos vendeu-se a nacionalização como o melhor do mundo.

Quase nenhum país europeu precisa ou tem uma transportadora aérea.
    Quase nenhum país de primeiro mundo precisa ou tem uma transportadora aérea.
    Vejam por vós mesmos:http://en.wikipedia.org/wiki/Flag_carrier
    são opiniões da mesma maneira que deu o exemplo da rodoviaria eu dou-lhe o exemplo da cimpor, que para quem não sabe chegou a ser a nona maior cimenteira do mundo e espalhada por varios paises, apos ser privatizada foi desmembrada aos poucos e levada o centro de decisão pro brasil, outro exemplo bem recente é o caso da PT e por ai fora!!
  7.  # 29

Colocado por: Sergio Rodriguespor ex a british airways quando foi privatizada, o estado impos a obrigação de a maioria do capital da empresa estar em maos nacionais!!

e quem são os nacionais que querem ficar com isso nas mãos???
  8.  # 30

A cimpor e a PT continuam a laborar. Eu continuo a comprar cimento na cimpor e a utilizar o telemóvel da MEO/PT . O dinheiro vai para fora... é capaz, mas não houve portugueses a querer la meter o dinheiro deles. Por mim desde que o serviço seja bom não me interessa se e português ou não. As pessoas importam se pela Tap ser vendida, mas depois vao ao supermercado e não importa comprar umas peras ou maças, ou morangos de Espanha ou de outro pais qualquer, quando o que "dá" dinheiro a Portugal e o que se produz cá, não os serviço que se fazem cá.
    Concordam com este comentário: eu, treker666
  9.  # 31

eu acho muito bem os pilotos continuarem em greve! afinal de contas nao nos podemos esquecer que é um direito que lhes assiste!

no dia em que a TAP for com o "carralko" os pilotos e todos os funcionários TAP vai continuar em greve permanente....e imagine-se a receber do estado um salario em formato de subsidio de desemprego!

Portanto vá rapaziada deixem-se de coisas e tudo a apoiar os pilotos!

PS: Portugal nao tem uma companhia aerea..... tem 3! TAP, Portugalia e SATA.... somos um país grande e rico para suportar 3 companhias!
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 32

Dificilmente vai escapar à falência e/ou venda ao desbarato.

BES, PT, BRISA nomes sonantes que já não são o que eram.

Falta ver a GALP, que mesmo com o monopólio, vamos ver se aguenta o buraco que vai arranjar no Brasil.
  11.  # 33

o estado impos a obrigação de a maioria do capital da empresa estar em maos nacionais!! aqui os tones que somos é á lagardereeee!!!!

Que coisa maravilhosa, poder dizer que a maioria da TAP ficaria em mãos de portugueses. Até passava a dormir melhor..
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 34

Colocado por: luisvv

Que coisa maravilhosa, poder dizer que a maioria da TAP ficaria em mãos de portugueses. Até passava a dormir melhor..

mas quem seriam esses portugueses a terem dinheiro e a quererem ficar com a TAP?
  13.  # 35

Nos até a Golden share na PT tivemos que abdicar... Nem capital era, apenas poder de veto! Não há força nem qualquer tipo de poder negocial é baixar as calças e acabou.

A golden share serviu para quê? Para impedir a empresa de ser vendida e para a obrigar a comprar uma porcaria de uma empresa de terceira linha brasileira, por motivos políticos.

da cimpor, que para quem não sabe chegou a ser a nona maior cimenteira do mundo e espalhada por varios paises, apos ser privatizada foi desmembrada aos poucos e levada o centro de decisão pro brasil,

Fecharam fábricas? Deixaram de produzir? Deixou de conseguir comprar cimento por causa disso?
  14.  # 36

Colocado por: luisvvFecharam fábricas?
    sim

Colocado por: luisvvDeixaram de produzir?
    sim

Colocado por: luisvvDeixou de conseguir comprar cimento por causa disso?
    se não compra nuns compra noutros!!!
  15.  # 37

16.  # 38

Quantas empresas de cimento a cimpor tinha em Portugal?
    Quais fecharam?
  17.  # 39

De pilotos, já vamos no cimento... Não tarde estamos com o novo aeroporto pronto..kkkkkk
  18.  # 40

Só espero que a TAP seja privatizada, rápido, para que possa prestar um serviço melhor e fiável!

0.0286 seg. NEW