Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

entao e se a venda da tap for com prejuízo? ou seja, o comprado entre activos e passivos fica com prejuízo? será que os pilotos vão entrar com capital?
    • tnjp
    • 30 abril 2015

# 102

entao e se a venda da tap for com prejuízo? ou seja, o comprado entre activos e passivos fica com prejuízo? será que os pilotos vão entrar com capital?

É o que se verifica actualmente, capital próprio negativo de 500 milhões de euros.

O governo diz que a TAP vale aquilo que alguém estiver disposto a pagar por ela e tem esperanças que esse valor seja positivo. Repito, tem esperanças...
  2.  # 103

Colocado por: TyrandeAqui não acho justo que os pilotos saiam a arder

O que diz não tem qualquer sentido...!! "Saiam a arder"?
  3.  # 104

Colocado por: TyrandeSe a TAP foi inteligente ou não em celebrar tal acordo com os pilotos é debatível, concordo. Mas se ele existe não se pode dizer: "meus caros, nós tínhamos um acordo, mas agora isto está com a corda ao pescoço, portanto o acordo vai ficar sem efeito".
    Eh pá, tivessem pensado nisso ANTES de sequer se proporem a celebrar tal acordo! Agora que a situação (venda) está mesmo a acontecer querem fugir com o cú à seringa?

Volto a dizer para se informar MUITO bem sobre esse acordo. Ainda não o fez senão as suas afirmações não estariam aqui.
  4.  # 105

Colocado por: TyrandeVamos supor que você tem uma empresa e propõe aos seus trabalhadores um aumento de 20% no ordenado se vender mais de 100000€ este mês. As partes concordam e assinam o acordo.
    No final do mês vende 200000€. Os trabalhadores querem então os 20% de aumento que você propôs e que as partes concordaram.

Você diz: "não não! O acordo não foi muito inteligente da minha parte. Não há aumento para ninguém. Tão mal? Procurem outro emprego..."

Não é a mesma situação, mas o raciocínio é muito semelhante...

Porque insiste? Não foi assim que as coisas se passaram!!
  5.  # 106

Colocado por: BricoleiroMas não deixa de ser errado, embuste e nada ético. Está a violar um acordo feito de boa fé entre duas partes. Não sei se na sua terra é assim que fazem, na minha ainda se dá valor à honra.

Informe-se antes de se manifestar.
  6.  # 107

Colocado por: TyrandeMas também muito provavelmente contratava um bom advogado e fazia o patrão pagar os 20% de aumento que tinha acordado...com juros e mais alguma coisa, que era para ver se ele aprendia a lição.

Vinte por cento de aumento? É o que eu digo... Continua a falar do que não sabe. Porque não se informa primeiro? Já viu quantas intervenções fez a bater sempre na mesma tecla?
  7.  # 108

Caro "sousa tavares" importa-se de me clarificar sobre este assunto?

O que exigem os pilotos?
  8.  # 109

Colocado por: LuisPereiraCaro "sousa tavares" importa-se de me clarificar sobre este assunto?

O que exigem os pilotos?

Exigem entre 10 e 20% do capital da empresa. Querem tornar-se coproprietários da TAP nas percentagens referidas.
  9.  # 110

Colocado por: sousa tavares

Exigem entre 10 e 20% do capital da empresa. Querem tornar-se coproprietários da TAP nas percentagens referidas.

Porque razão?
  10.  # 111

Colocado por: sousa tavares

Vinte por cento de aumento? É o que eu digo... Continua a falar do que não sabe. Porque não se informa primeiro? Já viu quantas intervenções fez a bater sempre na mesma tecla?

Vá lá atrás ler o post. Os 20% de aumento são fictícios, prendem-se somente no exemplo que criei.
    Já que está tão bem informado quanto à situação, como sugere que está, uma vez que manda toda a gente ir informar-se, porque não elucida o pessoal cá do fórum?
    Concordam com este comentário: treker666
  11.  # 112

O presidente-executivo da TAP, Fernando Pinto, esclareceu hoje que só 190 dos cerca de 900 pilotos da companhia aérea tem direito a receber uma eventual fatia da empresa quando esta for privatizada.
    Em causa está um acordo de empresa celebrado nos anos 1990 e que define que os pilotos que trabalhavam na TAP nessa altura tinham direito a essa fatua da empresa para compensar aumentos que não foram dados.
    Ora, do total dos pilotos no activo da companhia aérea só 190 é que era da empresa nessa altura. "190 pilotos do activo é que têm hoje interesse nos 10 a 20 da participação", explicou Fernando Pinto. "Há outros, mas estão fora da empresa".
    Os pilotos reivindicam uma fatida da TAP, alegando que isso está previsto no acordo de empresa. Esta é uma das razões para a greve de 10 dias convocada para 1 de Maio, assim como a reposição, com retroactivos, das diuturnidades que foram cortadas, conforme inscrito no Orçamento do Estado. Uma reivindicação a que a TAP não pode responder.
    Os pilotos também estão contra a privatização, embora tenham assinado um acordo com o Governo para manter algumas condições quando a empresa for vendida a privados, processo que está a decorrer.
    Fernando Pinto recebeu pilotos durante toda a semana mas deu as negociações por encerradas na sexta-feira.
    "Confesso que tive esperança ao longo do processo, que durou até à meia noite de sexta-feira mas decidiram que não iam voltar atrás com a greve", lamentou.
    Os esforços da TAP estão agora focados na operação durante a greve, tendo já sido decretados os serviços mínimos.
  12.  # 113

Esse post já dava para continuar a polémica. Afinal de contas não são todos os pilotos que estão abrangidos pelo acordo, apenas 190 dos 900. Ok.
    Mas então o Presidente-Executivo da TAP admite que isso, apesar de já ter havido um parecer que o acordo era ilegal em primeiro lugar? Isso é a mesma coisa que admitir que afinal o acordo é válido, apenas não para todos (ou seja, que em boa verdade, por aqueles motivos, somente 190 pilotos teriam "direito" à greve, e não a totalidade)
  13.  # 114

As elucidações estão nos posts 83 e 112.

Normalmente não dou opiniões sobre assuntos que desconheço ou não domino, mas há pessoas que o fazem, que insistem, como se estivessem a par desses assuntos. Estão no seu direito. Afinal, existe liberdade de expressão...!

Não vou perder mais tempo com isto.

Tenham um bom dia.
  14.  # 115

o problema é que se o acordo é ilegal não tem qualquer validade jurídica!!! segundo dizem teria que ir a conselho de ministros... e não foi na altura!!!
  15.  # 116

Colocado por: sousa tavaresAs elucidações estão nos posts 83 e 112.

Normalmente não dou opiniões sobre assuntos que desconheço ou não domino, mas há pessoas que o fazem, que insistem, como se estivessem a par desses assuntos. Estão no seu direito. Afinal, existe liberdade de expressão...!

Não vou perder mais tempo com isto.

Tenham um bom dia.

Que lindo. Primeiro é o supra-sumo do assunto.. depois refere-se a links/explicações que os outros postaram e "dá de fuga". E eu que pensava que você era o homem que ia explicar isto tudo ao pessoal "que pensa que sabe do que está a falar". Vá lá ler o que você próprio "sugeriu" que os outros lessem e vá ler os restantes posts, a ver se não bate a bota com a perdigota.

Mas tem razão numa coisa. Já perdi muito tempo com isto também.
    Vou é entregar o IRS que hj é o último dia e ainda não fiz isso -_-
  16.  # 117

Mas a TAP (ou o seu Conselho de Administração) fê-lo, e alguém tem de ser responsabilizado!

Se eu prometer vender o Marquês de Pombal à Tyrande, estarei na mesma posição : a prometer vender-lhe o que não é meu.

Aqui não acho justo que os pilotos saiam a arder e que os administradores da TAP saiam disto com um tau-tau como um pai que diz ao filho "filhote, não devias ter feito aquilo. Vai já para o teu quarto".
  17.  # 118

Sejam 190 ou 900 a fatia do bolo é a mesma, só reverte a favor de menos gente ainda, o que ainda é mais escandaloso. Uma elite dentro da elite.

Seja como for, acabe como acabar vamos ser todos nós a pagar tudo isto, assim como já pagamos os estudos e treino de muitos desses pilotos oriundos da Força Aérea Portuguesa no valor de milhões por piloto!!!
  18.  # 119

Tanta ignorância junta.. Só falam o que os mídia falam.... Assim não se vai longe gente tuga...
  19.  # 120

0.0439 seg. NEW