Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Gostaria de saber como o senhorio deverá proceder à devolução da caução. Segundo ele, devo pagar o último mês da renda (não aceita outra forma) e depois ele emite uma nota de crédito que eu assino uma das vias (diz que assim fica tudo certo para os contabilistas), eu entrego a chave e a caução é devolvida até 15 dias após a entrega do locado. É mesmo assim? Ou entrego a chave somente se ele me devolver a caução? Existe alguma lei a prever estas situações?
    Sempre achei que a caução serviria para pagar o último mês de renda mas parece que pela lei não é assim.
    Obg.
  2.  # 2

    Colocado por: rcuradoBoa tarde,
    Sempre achei que a caução serviria para pagar o último mês de renda mas parece que pela lei não é assim.
    Obg.


    voce e muita gente...... mas é errado! a caução é para fazer face a eventuais danos no imovel, e nao serve para pagar a ultima renda!


    Agora relativamente a entregar a chave e ficar á espera 15 dias para receber a caução, isso eu ja nao aceitava! entrega as chaves recebe a cauçao, ponto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcurado
  3.  # 3

    Ele diz que ao emitir uma nota de crédito, um documento contabilístico, tem então depois 15 dias para devolver a caução.
  4.  # 4

    Não é como pensa.

    O valor da caução não se destina a pagar o ultimo mês de renda, mas sim, destina-se a garantir a compensação de danos que possam ter sido provocados pelo inquilino na habitação. Deste modo, só quando o inquilino entrega a casa ao senhorio e que este faça uma vistoria à mesma é que a caução pode, ou não, ser devolvida ao inquilino.

    Combine com o senhorio a entrega da casa e vistoria da mesma e exija que a caução lhe seja devolvida na hora, caso não existam danos negligentes-
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcurado
  5.  # 5

    Significa então que aquando da vistoria e se estiver tudo bem e em condições, só lhe entrego a chave se ele me devolver a caução, certo?
  6.  # 6

    Colocado por: rcuradoSignifica então que aquando da vistoria e se estiver tudo bem e em condições, só lhe entrego a chave se ele me devolver a caução, certo?


    Alguém tem de dar o primeiro passo! E se ele disser que só lhe dá a caução quando ele receber a chave...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcurado
  7.  # 7

    Ele diz que tem 15 dias para me devolver a caução. Como nunca ouvi falar nesta questão dos 15 dias... em todos os apartamentos onde morei, o último mês ficou por conta da caução paga inicialmente. Este diz-me que lhe devolvo a chave, ele vê se está tudo bem e depois tem 15 dias para me devolver a caução. A vistoria tem de ser feita comigo, certo? É aí que, estando tudo bem, lhe devolvo a chave e ele me dá a caução, correcto?
  8.  # 8

    Colocado por: rcuradoA vistoria tem de ser feita comigo, certo?


    Sim, leve também alguém consigo que possa servir de testemunha... neste mundo nunca se sabe.
    Se tudo estiver OK, recebe a caução.

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcurado
  9.  # 9

    parece-me tudo bem na actuação do senhorio, excepto os 15 dias..... mas converse com ele, diz que aceita assinar a nota de crédito, aceita fazer a vistoria com ele mas que lhe faz falta o dinheiro para a cauçao da nova casa, ou outra coisa qualquer....

    esperar 15 dias pela caução nao me parece de todo bem, mas talvez conversando com ele isso seja ultrapassavel! de resto a actuação do senhorio nao me parece em nada errada!
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcurado
  10.  # 10

    Não acho que ele esteja de boa fé... é esse o meu receio
  11.  # 11

    Colocado por: rcuradoNão acho que ele esteja de boa fé... é esse o meu receio


    se esta de boa ou ma fe nao sei! conforme ja lhe disse a actuação do senhorio foi a correcta, em tudo! excepto a questão dos 15 dias....(mas ate pode ser discutivel)

    so vai ter uma maneira de saber, é conversar com ele.... se voce aceitar tudo o que o senhorio pede, faça-lhe ver isso mesmo, que aceita as condições dele mas que nao pode aceitar ficar á espera 15 dias, se ele nao pode devolver a caução no momento da entrega da chave depois da vistoria! até porque a vida está dificil para todos e voce deve precisar do dinheiro!


    agora que ja sabe que a actuação dele está a ser correcta, fale com ele...tente chegar a acordo!

    O senhorio tambem pode estar a pensar que voce esta a agir de má fé, uma vez que queria utilizar a caução para pagar a renda....sem conversarem nao chegam a lado nenhum!
    Concordam com este comentário: electrao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcurado
  12.  # 12

    Olá a todos!

    Retomo este tópico para partilhar convosco a minha experiência neste assunto, receber opiniões e quem sabe vir a ajudar outras pessoas.

    Como já tenho partilhado convosco vou sair de um apartamento que arrendei à 2 anos e meio atrás. Avisei o proprietário, primeiro pessoalmente e depois por meio de carta registada (ele fez questão).
    O meu contrato previa, o valor de 500 euros de caução que seria devolvida quando verificado que todo o apartamento e equipamentos tinham sido conservados devidamente.
    Solicitei ao senhorio que efetua-se a vistoria antes de serem fechado os contratos de luz e água, a resposta é de que nunca tinha disponibilidade.

    Ontem teve finalmente disponibilidade, mas diz que como não tem gás, luz nem água não pode confirmar que tudo funciona devidamente e que portanto só devolve a caução quando os novos inquilinos estiverem no apartamento......

    Adicionalmente à cerca de 6 meses tinha comunicado que o microondas se tinha avariado, atenção que o equipamento terá cerca de 10 anos.... E eu simplesmente pus uma caneca de leite a aquecer quando ele deu o berro. Na altura o proprietário não levantou problemas, mas também não arranjou o substituiu o microondas. Agora diz que quer descontar o valor do arranjo na caução.....

    Cheira-me que não vou receber o dinheiro a que tenho direito. Posso dizer-vos que sempre fui muito correta, estimei imenso o apartamento como sempre tenho feito noutros e nunca tive problemas... Desta vez tive muito azar... :/

    Arrendar tem as suas vantagens... Mas posso dizer que também é preciso ter sorte... Porque pode ser muito desgastante! E atenção... nem é pelo valor! E pela atitude do Sr....
    •  
      FD
    • 29 maio 2015

     # 13

    Colocado por: SCMSe que portanto só devolve a caução quando os novos inquilinos estiverem no apartamento......

    E isso é quando?

    Colocado por: SCMSAgora diz que quer descontar o valor do arranjo na caução.....

    O que é que está no contrato quanto aos electrodomésticos? E quanto às reparações e obras de conservação? E quanto à devolução da caução?

    Já entregou as chaves?
  13.  # 14

    Olá FD!

    Não sei, suponho que no mês de Junho o apartamento já deverá estar novamente ocupado.

    O que diz o contrato é que a manutenção/reparação fica ao nosso encargo em casos de mau uso e negligência.

    Infelizmente sim. O meu namorado entregou ontem as chaves, diz que se enervou tanto que já nem sabia bem o que fazer... No fundo nós não estamos preparados para as situações em que há "má fé"...

    Obrigada!
    •  
      FD
    • 29 maio 2015 editado

     # 15

    Bem... se já entregou as chaves, pouco haverá a fazer a não ser aguardar.
    No entanto, a única coisa que ficou pendente foi a questão da água, luz e gás, certo?

    Quanto ao microondas, diga que a caução não deverá ser utilizada para pagar a reparação porque não fez nada de mal.
    Se ele insistir, e se não se quiser chatear, diga que repara o microondas mas, que ele não deve descontar dinheiro da caução. Ele que lhe entregue o microondas e vocês reparam - consoante o modelo compre um barato numa loja qualquer.
    Se ele disser que o microondas já está reparado, ou que comprou um novo, exija a factura e informe-o que só aceita o custo contra entrega da factura em vosso nome.

    Sugiro que lhe pergunte quando é que os novos inquilinos vão para a casa e depois ligue nessa altura, todos os dias, até ele se fartar de si.

    Vá dando notícias.
  14.  # 16

    Não acho que ele esteja de boa fé... é esse o meu receio
    No fundo nós não estamos preparados para as situações em que há "má fé"...
    entrega as chaves recebe a cauçao, ponto!
    O senhorio tambem pode estar a pensar que voce esta a agir de má fé, uma vez que queria utilizar a caução para pagar a renda
    Se tudo estiver OK, recebe a caução

    Anda tudo com um olho no burro e outro no cigano, com medo de serem enganados, e portanto é muito simples: fazem uma vistoria à casa antes de entregar as chaves. Se tudo estiver em ordem (o tempo que ocupou a casa também é importante), entrega-se a caução.
    Se não for esse o caso, entra-se num acordo do valor que vai ser descontado e entrega-se o restante.
    Mesmo assim, eu já fui enganada. As coisas pareciam bem, acreditei no que me disseram e no que me pareceu que vi, e ... portanto, era fogo de vista. Antes dos novos chegarem, tive que mudar tudo.
  15.  # 17

    Olá a todos,
    sou nova aqui e nestas questões, mas preciso de ajuda a esclarecer algumas questões...
    Como inquilina, notifiquei pessoalmente e por carta registada com aviso de recessão os meus senhorios, quanto à intenção de deixar a casa.
    A minha questão é em relação à entrega da casa e devolução da caução. Combinei com o senhorio de entregar a casa este final de semana e aí tratar da questão da caução, o qual me respondeu que primeiro tinha que ver tudo muito bem visto e depois logo falávamos, por essa razão fiquei a pensar que iria arranjar tudo para "implicar" para não devolver qualquer dinheiro.
    A casa está em óptimas condições, porque sempre tive todo o cuidado.
    Acabei de saber através de uma vizinha que os senhorios não vão estar presentes no fim de semana como combinado e e quem irá ficar com a chave será outra vizinha.... como faço para ter a certeza que tem noção que a casa está em condições e para reaver o dinheiro da caução??! Não sendo os próprios, o que posso fazer para resolver a minha situação?

    obg
  16.  # 18

    nao entrega a chave! tambem assinou o contrato com a vizinha?
    Concordam com este comentário: FD
    •  
      FD
    • 29 maio 2015 editado

     # 19

    Colocado por: loverscoutnao entrega a chave! tambem assinou o contrato com a vizinha?

    Exactamente.
    Fala com os senhorios e diz que só entrega a chave contra entrega da caução - tão simples quanto isso.
    Se é a vizinha, se é o Papa, se é o presidente da junta, é igual: chave = caução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marta Martins
  17.  # 20

    :)
    Por acaso não... :) a minha dúvida não é essa... quero resolver tudo e não vai ser possível porque não vão estar presentes...
    pra não falar que o dinheiro faz-me falta!
    o que posso fazer ou dizer aos senhorios, para que apareçam pra ver a casa e pra me devolver o dinheiro?
 
0.0149 seg. NEW