Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

Também fiquei com uma dúvida e se alguém puder esclarecer...

Se o senhorio não declarar as rendas pagas, o Senhorio é (poderá ser se for detectado) penalizado pelo fisco correcto?
    E se o inquilino também não declarar também é penalizado pelo fisco?
  2.  # 242

Não, o inquilino só declara as rendas se tiver algum beneficio fiscal com isso. Se não declarar não acontece nada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cabonnis
  3.  # 243

Mas existem casos em que inquilino e Senhorio combinam nao declarar ao fisco e entre si fazem as contas e ajustam os valores das rendas. Por exemplo, o Senhorio cobra uma renda mais baixa do que cobraria se fosse para declarar, e o inquilino assim não também não declara..
    Mesmo assim, so o Senhorio é penalizado se for detectada a irregularidade pelo fisco?
  4.  # 244

Colocado por: cabonnisMas existem casos em que inquilino e Senhorio combinam nao declarar ao fisco e entre si fazem as contas e ajustam os valores das rendas. Por exemplo, o Senhorio cobra uma renda mais baixa do que cobraria se fosse para declarar, e o inquilino assim não também não declara..
    Mesmo assim, so o Senhorio é penalizado se for detectada a irregularidade pelo fisco?

só se o senhorio constar da lista VIP é que é penalizado!
    Concordam com este comentário: cabonnis
  5.  # 245

Tal como no caso das faturas, a lei diz que é obrigatório exigir uma fatura de tudo o que se paga. Mas que eu saiba ainda ninguém foi condenado por o fazer. E também não sei que tipo de penalização existe se um inquilino não tiver os recibos ou eu sair de um restaurante sem fatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cabonnis
  6.  # 246

Viva,

Tenho uma inquilina nova, e esta não irá declarar nada no IRS dela, e portanto nem precisa de receber recibos.

Agora pergunto: como funciona em concreto o cruzamento entre a empresa de água e luz e as financas? Os contratos estão em nome dos novos inquilinos, mas não estou a ver que informação é que é cruzada, em termos da água e luz.

E se a renda estipulada fôr de 350 Euros, mas eu depois declarar uma quantia menor, digamos 200 Euros, como vão eles saber que há algum tipo de problema?
    • size
    • 7 junho 2015 editado

# 247

Tenho uma inquilina nova, e esta não irá declarar nada no IRS dela, e portanto nem precisa de receber recibos.
    Agora pergunto: como funciona em concreto o cruzamento entre a empresa de água e luz e as financas?
    Os contratos estão em nome dos novos inquilinos, mas não estou a ver que informação é que é cruzada, em termos da água e luz.

É melhor perguntar à AT, mas parece ser intuitivo . As Empresas de fornecimento de energia, água e gás comunicam à AT os inquilinos e os senhorios dos contratos de arrendamento que lhe são exibidos, logo,a AT vai detectar os senhorios que não pagam o imposto de selo e não declaram as rendas.

E se a renda estipulada fôr de 350 Euros, mas eu depois declarar uma quantia menor, digamos 200 Euros, como vão eles saber que há algum tipo de problema?

A renda fica estipulada no contrato, não é verdade ? Será garantido que o inquilino cumpra, eternamente, o pagamento de uma renda superior àquela que consta no contrato ? Poderá arriscar...

E como vai o inquilino pagar a renda ? Transferência bancária ou dinheiro em mão ?
  7.  # 248

Bem, confesso que não será muito normal eu perguntar directamente à AT como é que será feita esse cruzamento de informação, pois eles não irão dizer.

Colocado por: size
    A renda fica estipulada no contrato, não é verdade ? Será garantido que o inquilino cumpra, eternamente, o pagamento de uma renda superior àquela que consta no contrato ? Poderá arriscar...

E como vai o inquilino pagar a renda ? Transferência bancária ou dinheiro em mão ?

Sim, a renda ficou estipulada como sendo 350 Euros mensais.

A renda é paga por dinheiro em mão. Mensalmente passo por lá.

A única maneira de eles poderem averiguar que estou a declarar menos no IRS, será eventualmente comparar o valor de imposto de selo pago com o valor de rendas declarado no meu IRS.
    Mas diria que mesmo ali não poderão dizer nada, pois eu poderei dizer que o inquilino está em dificuldades financeiras e pagou-me menos. Mas depois poderão dizer que deveria ter actualizado o contrato de arrendamento.

A minha ideia seria declarar mensalmente 200 Euros por mês. Ou então 350 Euros mês sim, e mês não, fosse ainda melhor. Não?
    •  
      jccp
    • 7 junho 2015

# 249

Colocado por: FernandoBarreiraA minha ideia seria declarar mensalmente 200 Euros por mês. Ou então 350 Euros mês sim, e mês não, fosse ainda melhor. Não?

eu se fosse a si não declarava nada...roubar por roubar ao menos roubava tudo...agora arriscar a ser preso por causa de uns trocos? bha...
    Concordam com este comentário: hfviegas
  8.  # 250

Colocado por: FernandoBarreira

Mas diria que mesmo ali não poderão dizer nada, pois eu poderei dizer que o inquilino está em dificuldades financeiras e pagou-me menos. Mas depois poderão dizer que deveria ter actualizado o contrato de arrendamento.

A minha ideia seria declarar mensalmente 200 Euros por mês. Ou então 350 Euros mês sim, e mês não, fosse ainda melhor. Não?

Pode fazer aquilo que quiser...mas, nas circunstâncias actuais de vigilância do fisco poderá estar a brincar com o fogo.
    Concordam com este comentário: electrao
  9.  # 251

Colocado por: size

Pode fazer aquilo que quiser...mas, nas circunstâncias actuais de vigilância do fisco poderá estar a brincar com o fogo.
    Concordam com este comentário:electrao

A informação do cruzamento entre a EPAL/EDP e a AT, poderá ser em termos de consumos.
    Portanto, se houver consumos, saberão que a casa está habitada.

Agora, como saberão eles o valor que estou a pedir?
    Se eu estiver a receber um valor inferior ao estipulado, qual o problema nisso?
    Ou seja, no contrato está escrito 350 Euros (as finanças não ficaram com o contrato, e só têm a informação relativamente ao imposto de selo a pagar). E se por motivos financeiros eles não me conseguirem pagar os 350 Euros, mas uma quantia inferior? Ou mês sim e mês não os 350 Euros?
  10.  # 252

Colocado por: FernandoBarreiraSe eu estiver a receber um valor inferior ao estipulado, qual o problema nisso?

O problema é que você foge aos impostos e não tem nenhum pudor de se expor no forum público.
    Concordam com este comentário: A. Madeira, Maria Luísa, spoliv, ANdiesel
  11.  # 253

Colocado por: Picareta
    O problema é que você foge aos impostos e não tem nenhum pudor de se expor no forum público.

Se eu ando a receber rendas de 40 Euros, e o IMI que estava limitado a 15 vezes o valor anual da renda, devido à renda baixo, e agora deixou simplesmente de estar, vai-se lá saber porquê, o que quer que eu faça?
    28% de imposto de uma renda mensal de 350 Euros, corresponde a mais de 2 rendas mensais de 40 Euros!
    Com rendas de 40 Euros mensais, deseja que pague 160 Euros de IMI ?!

Volto a colocar a questão: pelo cruzamento de informação, não haverá maneira alguma de verificarem qual o montante que estou a receber. Portanto, se no IRS eu declarar 350 Euros mês sim e mês não, não estou a ver qual o problema.
  12.  # 254

Editei os 2 posts anteriores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta
  13.  # 255

Colocado por: FernandoBarreira

Volto a colocar a questão: pelo cruzamento de informação, não haverá maneira alguma de verificarem qual o montante que estou a receber. Portanto, se no IRS eu declarar 350 Euros mês sim e mês não, não estou a ver qual o problema.

Pura ignorância do perigo que corre a nível fiscal...depois, a falta de civismo em relação a outros contribuintes, no cumprimento das obrigações fiscais.

A AT não necessita do contrato para nada...mas sim aquilo que declarou no impresso do Imposto de Selo. Ficou lá tudo do que o fisco necessita para controlar a sua Declaração de IRS, nomeadamente, o valor da renda e respectiva arrendatária .
  14.  # 256

Colocado por: sizePode fazer aquilo que quiser...mas, nas circunstâncias actuais de vigilância do fisco poderá estar a brincar com o fogo.

Está a brincar com o fogo e a expor-se, mais do que deve; o "fisco" também consulta fóruns, se isso lhe trouxer proveito. Com alguma lucidez, pode perceber se lhe convém comentar, por aqui, o que pensa fazer. O segredo é a alma do negócio.
  15.  # 257

O FernandoBarreira tem filhos? Será que também os ensina a serem criminosos?
    Fugir aos impostos é crime!
    Usa o sistema nacional de saúde?
    Usa as nossas estradas?
    Usa escolas publicas para os seus filhos?

Quem acha que paga? Eu?

Mentalidade tacanha e pequenina!
    •  
      jccp
    • 8 junho 2015

# 258

não vale a pena baterem mais no ceguinho,eu até compreendo o ponto de vista do Fernando,como ele tb eu andei durante mais de 20 anos a pagar para ter lá os inquilinos e agora que "descongelaram" as rendas aumentaram o vpt (completamente desajustado da realidade).
    a juntar a isto temos o imposto de selo o certificado energetico o seguro da casa e os 28% sobre as rendas.
    temos que contabilizar ainda os possiveis danos feitos pelos inquilinos nas casa e a falta de pagamentos de rendas por alguns caloteiros...é compreensivel a revolta

mas não é a fugir ao fisco que se resolve o problema e sim lutando por impostos mais baixos.
    • eu
    • 8 junho 2015

# 259

Colocado por: jccp
    mas não é a fugir ao fisco que se resolve o problema e sim lutando por impostos mais baixos.

Veja lá quantos partidos políticos é que andam a defender a baixa deste imposto...
    •  
      jccp
    • 8 junho 2015

# 260

Colocado por: euVeja lá quantos partidos políticos é que andam a defender a baixa deste imposto...

então não se vota em ninguém!!prontos!!

0.0667 seg. NEW