Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, bom dia, já algum tempo que ando a visitar o vosso forum o que tem me ajudado muito em problemas que me tem surgido. Neste momento estou com um problema para a qual não tenho ainda solução:
    Foi utilizado na pintura das fachadas da minha casa nova (Algarve), "Dyrulite hydro". Passado 1 ano e meio reparo que de longe as paredes parecem estar em bom estado e de perto só se vé fissuras nas paredes. Falei com o construtor e ele disse-me que estas micro fissuras já existiam se pintou a casa.
    O construtor consultou a empresa fabricante das tintas e eles disseram lhe que o problema é do reboco. Os do reboco disseram que todos os rebocos microfissuram e que neste caso ao deixarem de estar protegidos pela tinta a situação agravou-se.
    Gostava que me ajudassem a perceber o que poderá estar na origem desta situação? Alguem tem uma situação semelhante?
  2.  # 2

    Eu conheço uma situação bem pior... a minha...
    Numa recuperação revestiram partes da fachada com massa de acabamento (massa à base de gesso indicada para interior), e como é obvio isto vai dar problemas.
    Não consigo que ninguém me ajude.
    A polícia diz-me que não posso reparar a fachada sem a aprovação do condomínio ou licença da câmara Municipal e câmara diz-me para ir para tribunal!!
    Se aquilo começar a cair em cima da cabeça das pessoas ainda vou ser co-responsável por um problema que não posso resolver...
  3.  # 3

    Pois normalmente nas paredes aparecem microfissuras, para resolver digo ao pintor antes da garantia da moradia acabar para pintar o exterior com uma de mão, claro que as fissuras forem maiores a tinta não cobre....


    O problema é do reboco, foi reboco projectado? Provavelmente tentaram acabar o reboco muio depressa e a massa ao não estar be seca acaba por aparecer fissuras.


    Combine com o construtor em dar uma demão quando a moradia fizer 4 anos, pois a resposabilidade é dele.
  4.  # 4

    Colocado por: vasco tomePois normalmente nas paredes aparecem microfissuras...
    Hoje existem massas que não retraem... mas é tudo uma questão de preço.
  5.  # 5

    Colocado por: BalaiaPassado 1 ano e meio reparo que de longe as paredes parecem estar em bom estado e de perto só se vé fissuras nas paredes.

    Qual a largura da fissura? é a largura que nos diz se é um problema grave ou não, se a solução é aplicar uma tinta mais espessa, abrir as fissuras + preenche-las + pintar ou se têm chatices a sério e o seu reboco estará a caminho de uma substituição.

    Tire uma fotografia (modo macro na máquina) com uma fita métrica por cima (transversalmente à fissura) e coloque aqui. Onde existirem fissuras maiores, bata levemente com o cabo de um martelo. Se soar a oco, têm problemas
  6.  # 6

    Boa Tarde

    O grande mal do reboco tradicional é esse mesmo desde que seja micro fissura a razão é a exposição climatérica na altura da aplicação ou também a má dosagem da argamassa. A única solução que tem para o caso é reabilitar a casa com sistema Cappotto, só assim consegue conferir um acabamento perfeito ao invés de começar já a tapar fissuras, que nunca serão totalmente corrigidas, sem falar na imperfeição das fachadas
  7.  # 7

    Colocado por: ComercialA única solução que tem para o caso é reabilitar a casa com sistema Cappotto,

    O problema é que o sistema Capotto têm alguns cm de espessura e teríamos um problema para resolver nos remates com as cantarias.
  8.  # 8

    Sim é certo mas existe maneiras de contornar isso, se a cantaria de que falamos for só ate ao dente de alumínio temos sorte, se não terá ou que levar uma soleira em alumínio ou um acréscimo de soleira o que eu acho que nao fica muito bem (nem soleira em alumínio nem acréscimo) perder o amor a pedra que lá esta desmontar caixilharias e colocar outra soleira, na pior das hipóteses

    É triste pensar fazer isto numa casa nova, mas se calhar é bem melhor que ter o mapa de Portugal nas fachadas, e fazendo contas nem fica assim tão caro de certo agora só falta saber quanta cantaria tem a habitação..

    Cumprimentos
  9.  # 9

    Aqui tem uma foto tirada à fachada, mostra a dimensão das fissuras.
      fissuras.JPG
  10.  # 10

    E está oco?
  11.  # 11

    Olá, já confirmei com um martelinho todas as paredes, e não encontrei ocos. O construtor tem estado constantemente a acompanhar a evolução mas eu não sabia, disse-me, que o que está a acontecer vai piorar agora com o calor, que é tudo provocado derivado às qualidades da tinta. Mas a cor está nova, só que, já vejo manchas de água no interior da pintura.
  12.  # 12

    sem ver a situação no seu todo, aconselho a colocação de cragon e duas demãos de tinta meia areada

    ab
  13.  # 13

    Colocado por: Balaiaue é tudo provocado derivado às qualidades da tinta

    Sim, e da falta de jeito.

    Fissuras de retracção
    Apresentam o aspecto de uma rede de malha larga, estando frequentemente associadas à dosagem incorrecta dos componentes da argamassa, sobreespessura de aplicação, má preparação do suporte ou condições deficientes de aplicação.


    Já volto
  14.  # 14

    Está a ser dificil comprender que o problema possa estar relacionado ao reboco, pois o mesmo foi efectudo por uma equipa que conheço como muito experiente, e muito organizada, foi espectacular quando rebocaram a minha casa, houveram até alguns elogios ao comprender que compriam todas as normas que o fabricante do reboco obrigava. Sei é que depois ao pintarem não aplicaram nenhum primário, mas tambem não era recomendado.
  15.  # 15

    Pois é!

    Essa tinta não precisa de primário! E tem um aspecto mate espectacular.

    O problema deve ter sido o grande choque térmico ( grandes oscilaçoes de temperatura ) e que fez o reboco ceder :(

    Uma tinta com alguma elastecidade teria atenuado as fissuras.

    Mas o Dyrulite Hydro é mesmo muito bom para exteriror.
    http://www.dyrup.pt/~/media/PT/PT_Technical%20Data%20Sheet/5715%20Dyrulite%20Hydro.ashx

    Cumprimentos
  16.  # 16

    Na fachada da minha moradia (ainda por pintar) também apareceram fissuras (os rebocos têm cerca de meio ano, mas a estrutura já vai em ano e meio). Aparecem nas ligações pilar-alvenaria, viga-alvenaria, cantos superiores das caixas de estores...Nós vimos que nesses locais foi usada rede, o construtor diz que as fissuras são normais, mesmo assim. O pior é que em alguns sítios estão a destacar-se da zona de fissura (0,1cm) pequeninos pedaços de reboco (até 0,3cm). O que dizem?
    Vale a pena obrigar o construtor a reparar completamente o reboco antes de pintar? Isto é, trabalho para o trolha, ou basta o trabalho do pintor e uma boa tinta de membrana?
  17.  # 17

    lsobral,
    Eu tenho um cómico de um pintor que uma vez, na brincadeira, disse a um cliente que a casa dele estava muito mal... se não fosse a tinta a segurar aquilo, as paredes caíam.
    E não é que o dono da casa acreditou?!? :-)

    (espero que, com isto, tenha respondido à sua pergunta)
  18.  # 18

    O choque termico é pouco provavel, zonas sem sol e o aspecto é o mesmo. Falei outra vez com o construtor, ele disse que está a procurar o motivo (achei-o um pouco estranho), disse tambem que o problema em muito pouco terá a ver com ele.
  19.  # 19

    Estou neste momento a tratar de si e estou a falar com quem sabe mais dessas coisas. Mais 1 hora e já terei respostas e soluções. O problema sabemos qual é, procuramos é soluções (com nomes e preços)

    Colocado por: BalaiaO choque termico é pouco provavel, zonas sem sol e o aspecto é o mesmo. Falei outra vez com o construtor, ele disse que está a procurar o motivo (achei-o um pouco estranho), disse tambem que o problema em muito pouco terá a ver com ele.

    Olhe, meu é que não é de certeza. Se seu também não é, resta quem? Esta gente nem a pontapé quando se trata de assumir culpas.

    A desculpa da pintura é um mimo, devia ir para os mandamentos.
  20.  # 20

    Então aqui vai.

    Tenho más noticias e péssimas notícias

    Como lhe tinha dito antes, essas fissuras tem duas grandes causas:
    1º - Má aderência ao suporte (tijolo) originando um descolamento e fissuração. Como diz que não têm ocos, podemos descartar esta hipótese, mas eu não avançaria para nada sem fazer uma inspecção. Se for o caso, pode partir o reboco e fazer de novo e desta vez com mais cuidado

    2 º - Má aplicação ou más condições de aplicação, levando a uma evaporação rápida da água do reboco, o que provoca retracções.

    Dado parecer ser este o problema e desde que as fissuras sejam muito finas, o ideal é que faço uma pintura armada com fibra de vidro. Uma solução possivel é a seguinte:
    1 - Lavagem com jacto de água
    2 - 1º demão de Primolite com rede Krakon
    3 - 2 demãos com tinta Textinco

    Os artista habituais vão-lhe propor pintar com tinta de membrana que tapa as misérias todas, mas essas tintas não permitem a respiração das paredes.

    Caso queira confirmar os diagnóstico ficam aqui uns links:
    FISSURAÇÃO PRECOCE EM REVESTIMENTO EXTERIOR COM ARGAMASSA PRÉ-DOSEADA
    WEBER - Diagnóstico
    Weber - Correcção

    Pessoalmente não faria nada sem uma inspecção aos trabalhos. Se quiser, um dos técnicos da Sotinco (David Fonseca - 919 164 075) vai à obra (em Lisboa e arredores é mais fácil, senão é programar) e vê isso. Já falei com ele e está apar do problema.

    NOTA: Por razões comerciais não trabalho com a Sotinco, nem recebo comissões deles. Apenas têm um belíssimo apoio técnico ao qual recorro muitas vezes e nem sequer lhes compro nada na empresa.
 
0.0207 seg. NEW