Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Depois de alguns anos a pagar renda e, com o mercado das rendas tão alto e as casas em preços tão baixos, decidimos avançar e começar a procurar casa para comprar.

Já vimos bons negócios e péssimos negócios e agora encontramos um "achado" que é tão bom que parece mentira. Supostamente o imóvel já esteve vendido mas a pessoa em questão não conseguiu financiamento, sendo que foi por isso que voltou ao mercado.

O problema neste momento reside na forma como o imóvel de encontra a nível legal. Vou passar a explicar e gostaria que me dessem todas as opiniões, contribuissem com conhecimento de leis, dessem conselhos e propostas, assim como opinião sobre a nossa ideia de acção:

Esta casa foi-nos apresentada por uma agência imobiliária, no dia da visita foi-nos explicado que não tinha licença mas que a mesma seria fácil de obter, sendo apenas necessário pagar a dita. No entanto, parece-me mais complexo que isso (mas eu sou leiga). A casa tem projecto de construção (pelo que nos foi dito) que foi validado por volta de 1989, no entanto, nos papeis da AT o mesmo indica a existência de "terreno para construção" e não de uma casa propriamente dita.

A casa não paga, nem nunca pagou IMI apesar de datar de 1989. Foi-nos dito que isto é normal por a mesma nunca ter sido dada como concluída. Foi-nos dito pela imobiliária que isto é normal, que ninguém que tenha construído casa possui essa licença (achei muito estranho pois os meus pais fizeram a sua própria casa, sem recurso a créditos e a mesma paga IMI há mais de 20 anos...).
    Realmente compreendo que pode ser normal não estar registada na AT como "moradia" até a mesma não ser concluída mas acho estranho que, sendo uma construção de 1989 que foi habitada até 2012, tivesse água e luz (com contador) sem estar legal e sem qualquer registo nas finanças... (mas eu não percebo mesmo nada disto).