Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    E quando nos vem pedir para nao pagar um mês porque estão "curtos de dinheiro"?
    E vã ao supermercado e dizem o mesmo? Ou á pastelaria ou tabacaria?
  2.  # 2

    Colocado por: FDLembre-se que a renda foi actualizada mas, daqui a uns anos pode ser completamente liberalizada
    não estou a par... isto é para quando?
  3.  # 3

    Colocado por: FDOra está-se mesmo a ver que o que querem é encostá-lo à parede para que lhes venda a casa por meio tostão. Não querem é ser eles a propor, senão denunciam-se. Querem desgastá-lo de forma a que seja o senhorio a fazê-lo, ficando assim em posição desfavorável.
    Eu, se não tivesse necessidades financeiras, não cedia à chantagem.
    Lembre-se que a renda foi actualizada mas, daqui a uns anos pode ser completamente liberalizada.

    Tem três hipóteses:
    - faz obras como deve ser a pensar na valorização quando a renda for totalmente liberalizada, veja-o como um investimento
    - faça obras "faz de conta" com bastante parcimónia tanto nos prazos como nos valores (há humidade? manda alguém limpar os bolores, há infiltrações? "borra" o exterior com silicone), apenas para ir protelando até chegar a liberalização da renda
    - faz um misto dos dois pontos anteriores, naquilo que vir que valoriza a casa, gasta dinheiro, naquilo que não valoriza, faz obras de remendo

    O que eu não faria, de todo, seria entregar a casa de mão beijada, nem que isso me custasse dinheiro a curto prazo.
    Estabeleça como plafond para o total das obras anuais o rendimento anual líquido e nunca gaste mais dinheiro que isso. Se durante décadas recebeu trocos, não são mais uns anos que lhe vão fazer diferença.
    O que tem que fazer em concorrência com isto é dar aos filhos do inquilino todas as indicações e pistas possíveis em comonão lhes vai vender a casae que quando for possível irá aumentar ainda mais a renda.
    Claro que, para conseguir isto, poderá ter que entrar em jogos um pouco ignóbeis mas, isso fica ao seu critério.

    Engraçado como o congelamento das rendas serviu para proteger os inquilinos face aos senhorios.
    E depois, lêem-se testemunhos destes.
    Concordam com este comentário:LuisPereira,bel99


    Acho que este comentario é do melhor que li.

    Excelente conselho.
  4.  # 4

    Colocado por: sergyioora então... onde andam aqueles que dizem que os senhorios são umas maquinas de fazer dinheiro?
    não me lembro de alguém dizer isso relativamente a rendas "antigas". Além de que para tudo há excepções e, claramente, esta é uma delas.

    Ramiro, depois de falar com o advogado venha cá contar-nos quais são, afinal, os seus direitos.
  5.  # 5

    Colocado por: bel99os seus direitos.


    infelizmente não deve ter grandes direitos neste caso!!!
  6.  # 6

    Colocado por: sergyioinfelizmente não deve ter grandes direitos neste caso!!!
    em que se baseou para dizer isso?
  7.  # 7

    o que os inquilinos pedem... é o normal de uma casa arrendada... está na lei... estão no seu direito... o problema é o que vem de tras... anos e anos a pagar meia duzia de euros... e como tal... qualquer obra que agora faça irá sempre sair muito mais cara do que a totalidade das rendas que recebeu!!!
  8.  # 8

    o que não quer dizer que não tenha direitos.
    eu espero para saber...
    •  
      FD
    • 18 maio 2015

     # 9

    Colocado por: bel99não estou a par... isto é para quando?

    Segundo me lembro do que li, o NRAU implementa um período de transição de 5 anos até que as rendas sejam totalmente liberalizadas. Durante esses 5 anos as rendas aumentam mas, dentro de limites.
    Há diversas nuances e especificidades mas, regra geral, após esses 5 anos a renda pode aumentar ou então, o senhorio pode despejar e pagar uma indemnização.
    Não sei bem qual será o caso em apreço mas, o advogado do Ramiro Costa saberá melhor se se aplica ou não.
  9.  # 10

    Colocado por: RJAS1972Responda que não tem dinheiro para fazer obras e que como tal autoriza o inquilino a fazê-las descontando o valor à renda. Pelo menos reduz o prejuizo ao IMI e, se a obras são tão imprescindiveis como eles dizem, ainda valoriza o imóvel.
    Concordam com este comentário:FD,bel99

    As obras essenciais de manutenção já eu as fiz! Como eu disse, ainda esta ano, enviei lá um engenheiro civil, e realizei todas as intervenções que por ele foram recomendadas. Portanto, em termos estruturais a casa está vista e revista, sendo certo que tem perto de 100 anos e isso não pode ser alterado do pé para a mão.
    O que reclama agora o inquilino tem a ver com uma empena da casa, que supostamente necessita de uma revisão (humidades) e com as portas da casa (todas em madeira brasileira de origem) e com caixilharia das janelas (da mesma madeira e cheias de retorcidos/trabalhados à antiga). Aqui está, penso eu, o maior problema, porque substituir as 2 portas mais 11 janelas, em madeira, com aqueles trabalhados, vai custar-me um dinheirão!... Ocorreu-me, em vez de madeira, colocar alumínio (?), mas confesso não sei se tal irá estragar "a traça" da casa e até se a Câmara de Lisboa permite (como não é o António Costa nem o Salgado a pagar...). Enfim...
  10.  # 11

    mas as janelas estão estragadas? ou é só porque não gostam delas? se não estiverem estragadas... não tem nada que substituir!!! agora em relação ás humidades.... já éé mais chato... mas faça como já disseram... coloca belo de silicone e durante uns tempos esta o problema resolvido
  11.  # 12

    Colocado por: sergyiomas as janelas estão estragadas? ou é só porque não gostam delas? se não estiverem estragadas... não tem nada que substituir!!! agora em relação ás humidades.... já éé mais chato... mas faça como já disseram... coloca belo de silicone e durante uns tempos esta o problema resolvido

    Admito que quer a porta principal quer algumas janelas possam exibir a usura do tempo. Sempre são quase 100 anos... Já chamei lá um carpinteiro, que me disse que - a mexer - tinha que substituir todos os caixilhos. Não dá para estar a fazer "meias reparações". A dificuldade está no tipo de madeira (é brasileira, o nome não me ocorre...) e nos retorcidos/trabalhados. É na substituição das caixilharias e portas que o inquilino (e os filhos) estão agora a fazer finca-pé. A empena é uma reparação "menor" (mais barata e simples de fazer). Talvez por isso, o inquilino só me tenha falado nela de relance. O que ele barafustou mais (e a carta do escritório de advogados até tem isso em sublinhado) foi com os caixilhos das janelas e com as 2 portas. Naturalmente, a reparação mais dispendiosa. Eles são finos...
  12.  # 13

    pois... sendo assim é complicado... o que falta a esta sociedade é falta de bom senso!!! sinceramente não compreendo como é que alguém que praticamente nunca pagou renda de casa agora vem exigir tudo e mais um par de botas... enfim... é esta sociedade que temos... meio mundo a tentar enganar outro meio mundo!!! o melhor é mesmo e se assim puder... contacte um advogado e tente resolver as coisas... se não... vai ter aí trabalho até nunca mais...
  13.  # 14

    Colocado por: Ramiro CostaO que ele barafustou mais (e a carta do escritório de advogados até tem isso em sublinhado) foi com os caixilhos das janelas e com as 2 portas.


    Dizer sempre que sim! Vai reparar. Um dia conseguiu o carpinteiro, mas faltou a madeira. Agora já tem a madeira mas o carpinteiro não tem tempo para começar a obra ... Agora está muito calor e a madeira empena. Pois íamos começar mas começou a chuva e dá cabo de tudo ...

    Uma casa com 100 anos mesmo com manutenção não conserva eternamente as melhores funcionalidades ... se o inquilino não se sente bem pode ir andando ...
  14.  # 15

    Colocado por: pedromdfse o inquilino não se sente bem pode ir andando ...


    está bem está... e onde arranja uma casa dessas por esse valor? se lhe pagarem uma bela indemnização... agora assim
  15.  # 16

    Pelo menos meio ano para receber orçamentos e analisar!
    6 meses
    Mais meio ano para adjudicar e arranjar empresda capaz!
    1 ano
    Mais meio ano até a empresa lá por os pés mudar a porta!
    1 ano e meio
    Chateia-se com a empresa porque nao terminam o trabalho e tem de pedir novamente orçamentos!
    2 anos
    Mais meio ano para nova empresa lá ir colocar outra porta!
    2 anos e meio
    O ciclo repete-se
    Concordam com este comentário: bel99
    •  
      FD
    • 18 maio 2015

     # 17

    Ainda não disse foi o problema das portas e dos caixilhos... é que uma coisa é ter um vidro partido ou as janelas não abrirem/fecharem, outra é deixar passar vento, terem mau aspecto ou estarem em mau estado.
    O senhorio é responsável pelas obras de conservação e manutenção, não é responsável por melhorias só porque apetece ao arrendatário... desde que os elementos cumpram a sua função sem grandes defeitos, a idade ou o aspecto não são razão para "obras".
    Concordam com este comentário: electrao, carlosj39, pedromdf
  16.  # 18

    Caro Ramiro

    Concordo com muitas das recomendações que já aqui lhe fizeram, principalmente com o #19 (do FD).

    Eu, se fosse a si, NUNCA venderia a casa aos inquilinos que estão a ser tão seus "amigos". Também não encontrará nenhum comprador para essa casa que lhe possa oferecer um preço "decente".

    Já li atrás que você tem estudado este caso com o seu advogado (e fez bem), mas, os advogados costumam dominar - cada um deles - apenas uma pequena parte dos muitos domínios do Direito. Muito provavelmente o seu advogado não dominará estas matérias.

    Eu penso que você devia perder o amor a 35 euros mais IVA e gastar uma tarde do seu trabalho para ir consultar um advogado da ALP. Eu recomendo-lhe o Dr. Luís Menezes Leitão (costuma atender às quartas-feiras), que em poucos minutos lhe dirá quais são as linhas que o podem "coser" a curto, a médio e a longo prazo.

    De resto, deve exigir sempre Factura das intervenções que faz na casa e guardá-las. E nunca deverá gastar mais na casa do que ela lhe rende. Se os inquilinos acham que a casa não tem condições de habitabilidade podem procurar outra casa entre os milhares delas que existem vagas e para arrendar em Lisboa (e no resto do país). Mas melhor que isto lhe dirá o advogado da ALP que lhe recomendei acima ( ATENÇÃO - Não tenho ligação nenhuma à ALP; sou apenas associado que já usou várias vezes os seus serviços jurídicos).
    Concordam com este comentário: pedromdf
  17.  # 19

    Colocado por: sergyio

    está bem está... e onde arranja uma casa dessas por esse valor? se lhe pagarem uma bela indemnização... agora assim


    Indemnização porquê, por ele não gostar da casa?
  18.  # 20

    Eu visitei em Outubro passado e verifiquei que algumas janelas cediam à pressão do dedo, sintoma de que estivessem pôdres. Agora, estava longe de imaginar que aquilo que eu vi em Outubro fosse degradar-se tão rapidamente e que necessite de uma reparação tão urgente e geral. É que, segundo o inquilino me disse, os caixilhos agora apodreceram completamente, lascas de madeira pobre caíram, e há o risco(?) de os vidros também caírem (acho que até um já caiu) porque não têm apoio. Teria havido aí uma "mãozinha humana" a apressar tudo isso?

    Enfim, eu já nem faço comentários... Como disse, admito que partes dos caixilhos de algumas janelas estejam apodrecidos, agora isto chegar ao ponto do que é descrito, tão rapidamente... E depois ainda há o travejamento da casa, que sustenta o soalho, que tem "formiga branca" (ou lá o que lhe chamam), que, dizem, a todo momento pode fazer a casa ruir se não for tratado e a madeira/barrotes contaminados substituídos.... É uma panóplia de exigência...

    Não imaginam o que eu tenho sofrido com as exigências deste inquilino (ou da filha "importante"). Ficaram claramente ressabiados por, há coisa de ano e meio e de um momento para o outro, a renda ter passado de menos de 100€ para trezentos e tal euros. Foi isto que desencadeou tudo!... Esta experiência por que estou a passar faz-me compreender porque razão há tantas casas abandonadas/degradadas aqui em Lisboa. Os donos preferem tê-las fechadas (e ao Deus dará) do que ter uma despesa ainda maior tendo-as alugadas... Aquilo que eu disse parece não fazer sentido, mas, infelizmente, é a realidade.
 
0.0237 seg. NEW