Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

andei a fazer umas pesquisas e a ideia não é de todo disparatada, acredito é que não fique barata para ficar bem feita.

No restauro de alguns edifícios antigos, nomeadamente igrejas, usa-se essa técnica para recuperar alguns frescos, no entanto o que é injectado nem é silicone nem gesso, mas argamassas xpto que provavelmente se formos analisar o custo delas ficaria mais barato deitar abaixo e fazer de novo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
  2.  # 22

Depois de mais pesquisas na net acho que a minha ideia nem é assim tão rebuscada, e já foi feito:

http://www.gsa.gov/portal/content/112122
    http://www.oldhouseonline.com/how-to-fix-plaster-ceilings/

O adesivo afinal não seria nem cimento nem gesso, mas algo do tipo pregos líquidos.

Como sou teimoso vou experimentar e logo digo como correu.
  3.  # 23

Obrigado pauloagsantos, submeteu o comentário enquanto eu escrevia!
  4.  # 24

Colocado por: pcspinheiroComo sou teimoso vou experimentar e logo digo como correu.

é isso mesmo !!!!
    deixe-os falar, faça lá a experiência e depois venha cá contar como foi.

PS: não se esqueça de usar capacete
    :-))
    Concordam com este comentário: eu, tiago_eco, spoliv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pcspinheiro
    • eu
    • 25 maio 2015 editado

# 25

Colocado por: pcspinheiroOutro que tal... Já experimentou?

Você também nunca experimentou usar lixívia para restabelecer ligações neuronais e no entanto, sabe que não funciona.
  5.  # 26

Colocado por: eu
    Você também nunca experimentou usar lixívia para restabelecer ligações neuronais e no entanto, sabe que não funciona.

Por acaso experimentamos quase todos os dias, já que é o agente mais usado para por o fim a culturas celulares. O resultado foi testado milhões de vezes em todo o mundo, é extremamente reprodutível e resulta, em 100 ± 0.0 % dos casos na morte das células, impossibilitando assim o seu uso para o estabelecimento de ligações neuronais. ;-)
  6.  # 27

Colocado por: euVocê também nunca experimentou usar lixívia para restabelecer ligações neuronais e no entanto, sabe que não funciona.

Colocado por: pcspinheiro

Por acaso experimentamos quase todos os dias, já que é o agente mais usado para por o fim a culturas celulares. O resultado foi testado milhões de vezes em todo o mundo, é extremamente reprodutível e resulta, em 100 ± 0.0 % dos casos na morte das células, impossibilitando assim o seu uso para o estabelecimento de ligações neuronais. ;-)

LOLOL "eu"...já "fostes"...
    Concordam com este comentário: Picareta, Obras em casa
  7.  # 28

n se esqueça que foi voce que veio fazer a pergunta a pessoas com experiencia para indicarem uma soluçao. acabou por nao acatar a solução óbvia e deu a resposta ao seu problema
    relate a experiencia e nao deixe de participar no topico!
    ja marquei o topico nos meus favoritos :D
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • eu
    • 25 maio 2015

# 29

Colocado por: treker666LOLOL "eu"...já "fostes"...

LOL...

Acho que deu para perceber a ideia. Nem tudo precisa de ser experimentado para saber que não resulta.
    Concordam com este comentário: tiago_eco
  8.  # 30

Colocado por: tiago_econ se esqueça que foi voce que veio fazer a pergunta a pessoas com experiencia para indicarem uma soluçao. acabou por nao acatar a solução óbvia e deu a resposta ao seu problema
    relate a experiencia e nao deixe de participar no topico!
    ja marquei o topico nos meus favoritos :D
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

Caro Tiago-eco, eu bem sei que fui eu que fiz que pergunta e propus fazer assim. O problema foi que ninguém me deu respostas baseadas em experiência... por isso não acatei as respostas e não há como experimentar. As indicações que encontrei posteriormente na net em sites estrangeiros foi de que seria de facto uma solução viável... mas enfim, todos amigos na mesma e o tópico até já deu para dar umas gargalhadas.

Depois relato o resultado!
  9.  # 31

É óbvio que o gesso é colado com gesso. Então qual era "ponte de aderência" que era usada há anos para colocação de placas de estafe na construção de tetos falsos? Gesso puro....
  10.  # 32

Colocado por: CLOROFILUSEntão qual era "ponte de aderência" que era usada há anos para colocação de placas de estafe na construção de tetos falsos? Gesso puro....
    pregos, pita, arames,...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  11.  # 33

Colocado por: Anonimo16062021
    Madeira,palha,arame.
    Sim. E Sisal. Mas eram, e são, usados apenas para a ligação das juntas. Como se usam agora as fitas de papel em gesso cartonado.
  12.  # 34

OK, estão então a dizer-me que usar gesso é capaz de ser uma solução viável? Eu também sempre pensei que as sancas em gesso eram coladas com gesso... corrijam-me se estiver errado.
    • eu
    • 26 maio 2015

# 35

Colocado por: pcspinheiroOK, estão então a dizer-me que usar gesso é capaz de ser uma solução viável?

E acha mesmo que vai conseguir injetar gesso na fina zona entre o tecto e o estuque?

Continuo sem perceber porque não opta pela solução mais simples: deitar as partes soltas abaixo e estucar de novo essas zonas.
  13.  # 36

Colocado por: eupela solução mais simples: deitar as partes solt

É a mais simples e provavelmente a mais barata.
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 37

Colocado por: ClioIIÉ a mais simples e provavelmente a mais barata.

Mas íamos ficar sem saber se a solução por colagem era ou não exequível...
  15.  # 38

eu era capaz de misturar gesso com cal, só o gesso é capaz de solidificar muito depressa
  16.  # 39

Penso que as soluções mais simples e MAIS BARATAS nem sempre são deitar abaixo e voltar a erguer.
    Imaginemos então que o forista é uma pessoa de parcos recursos e, tendo o problema que tem, porque não sabe estucar (pois não é qualquer que o sabe fazer) quer apenas experimentar a solução a que se propôs, pois é um trabalho que implica pouco equipamento e material. É que o gesso ainda não caiu. E se ele o tem que deitar abaixo, como preconizam, porque não experimentar a solução de injeção de gesso ou outro produto, partindo só depois para a colocação de novo se este processo não não resultar?
  17.  # 40

Caro CLOROFILUS,

obrigado pela mensagem. De facto o meu espírito é o de experimentar! Na pior das hipóteses tenho que fazer o que a maioria adjudica, que é mandar refazer o estuque. A maioria dos casos que constatei aquilo ainda nem sequer rachou, são apenas bossas no estuque com cerca de 2 palmos, onde o estuque descolou, e não me parece precisar de intervenção (pelo menos não nos próximos anos). Nos casos em que há rachadelas compridas e também está oco é que eu vou tentar colar. Acho que se o estuque for previamente apoiado por uma pequena estrutura de madeira em grade com uma ou duas escoras até ao chão, que permita aceder ao dito através dos espaços entre a madeira para perfurar e injectar o adesivo, não há perigo de acidentes. Aliás, se as escoras tiverem parafuso de ajuste até será possível, depois de encher o melhor possível o espaço com adesivo, aplicar alguma pressão adicional para forçar o estuque contra o tecto e obrigar o adesivo a preencher bem o espaço. Vou fazer furos múltiplos em cada caso e aspirar as poeiras para melhorar a aderência. Enfim, não vou fazer isto de um dia para o outro. Estou a estudar na minha cabeça a maneira mais fácil e eficaz de o fazer.

Cumprimentos,
    Paulo.

0.0211 seg. NEW