Meu caro sr. A construção não é a projeção. Quando alguém diz "vou construir" não diz vou desenhar nem diz vou projetar. Mas admito que quero e aceito todos os comentários construtivos que possam dar. Quando alguém diz construtivos quer dizer que devem trazer algo de benefico. Não me diga que está mal se não me apresentar uma solução. E fazer tudo de novo não é uma solução...
Não sr. Os Arquitetos projetam. Quem constrói sao as pessoas que executam os trabalhos em obra. O Sr. só projeta.
Colocado por: SG_arquitecto
Ah pronto ok.
Quando muito coordena os trabalhos... Quem os faz é que constrói. Ou o sr acha mesmo que é o sr. que constrói quando são os outros que lá andam a carregar com as coisas?
Colocado por: A&JVisitei alguns "gabinetes de arquitectos" e o que vi e as propostas que me fizeram... Desde... "... olhe temos estas 10 aqui, (folhas presas á parede com o preço do projeto em causa) escolha uma e adaptamos ao seu terreno..." a "...então o sr. é que me vai dizer quantos quartos quer? Já agora, faça você o boneco..."
Eu na minha boa fé respondo e diz-me ele... "...lá está agora multiplique essa especialidade por todas as que lhe vou fazer e tem o preço do meu trabalho... Vou ter uma atenção para consigo... Faço-lhe 50% de desconto".
Eu fiquei pasmado, mas no fim e pensando bem o sr. até é capaz de ter razão, se um só faz uma especialidade e recebe X o outro que faz 5 deve receber x vezes 5... Tem alguma lógica...
Colocado por: Pedro BarradasLolol...
Não desprezando a engenharia... as coisas não são bem assim.
Sem o projecto de arquitectura não vai existir engenharia. Sem um bom projecto de arquitectura também se torna dificil fazer boa engenharia. Muitas vezes é a engenharia que consegue corrigir algumas falhas da Arquitectura....
A arquitectura e a engenharia, tem de ser solidárias, complementares. A Engenharia é composta de diversas especialidades...
A Arquitectura não é uma especialidade.. existe logo à partida um equivoco. e a arquitectura define logo à partida muito mais do que uns simples acabamentos...
Não é bom pronúncio esses tipos de exemplos/ praticas que encontrou nos gabinetes de arquitectura.. nem a conversa desse engenheiro ;)
Colocado por: j cardoso
Não, não tem lógica nenhuma e estou à vontade para o dizer, sou engenheiro.Concordam com este comentário:Pedro Barradas
Colocado por: FFFVou meter aqui o bedelho só um bocadinho... daqui a pouco estão a discutir se o coração é mais importante que os pulmões...
Colocado por: j cardosoAcha que uma especialidade como o projecto de gás, ou o acústico, só para dar dois exemplos, deviam custar tanto como um projecto de arquitectura? Não pode ser, nem se justifica. Nem sequer se justifica no caso dos cálculos de estabilidade, bem mais trabalhoso e caro que aqueles que referi.
Colocado por: Pedro BarradasViu certamente "bons" exemplos de Arquitectura... Mas eu também estou farto de ver "bons" exemplos de engenharia.... em que metem uma série de pormenores desconexos entre eles e até com a arquitectura!!...
Nas redes de águas, habitualmente é um descalabro... Também se encontra muito "chouriço" na estabilidade... ;)
A sua opinião, não tem lógica...
Quem não sabe é como quem não vê....