Iniciar sessão ou registar-se
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 41

    Colocado por: LuisPereiraNão gaste dinheiro na churrasqueira fixa... uma movel é bem mais fácil de limpar e arrumar.


    A ideia era essa mas dá jeito o telheiro e na câmara só me deixavam fazer se tivesse churrasco... ;) Assim foi um meio para chegar a um fim... ;) Temos de tentar ter as nossas coisas á nossa maneira, embora com o DL163 se tenha complicado um bocadinho...

    Continuo sem gostar do wc do r/c, mas enfim... :)
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 42

    Colocado por: sergyio

    se você gosta... quem somos nós para dizer que podia estar melhor... o importante é você gostar!!!


    Sem dúvida mas sugestões são sempre bem vindas... ninguém é dono da verdade absoluta, temos é gostos diferentes... ;)
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 43

    Colocado por: LuisPereiraSão 3 banheiras?


    Não só no 1.º Andar é que é banheira no wc social.
  1.  # 44

    Colocado por: A&J

    A ideia era essa mas dá jeito o telheiro e na câmara só me deixavam fazer se tivesse churrasco... ;) Assim foi um meio para chegar a um fim... ;) Temos de tentar ter as nossas coisas á nossa maneira, embora com o DL163 se tenha complicado um bocadinho...

    Continuo sem gostar do wc do r/c, mas enfim... :)


    A camara obriga a fazer uma churrasqueira?

    A casa de banho está no local errado no meu ponto de vista, eu reformulava todo o RC...
  2.  # 45

    Aceitamos todas as sugestões que possam dar, se é para ficar melhor por favor mostrem como... Obrigado. ;)


    Ainda bem que escreveu isto! Normalmente não gosto de opinar sobre os gostos dos outros, ainda para mais num processo tão importante como a construção de uma moradia para a vida. As pessoas empenharam-se e estar agora a dizer que isto ou aquilo está mal pode deixar algum sentimento de tristeza nos donos.
    Mas como mostra abertura para receber as criticas, deixo aqui a minha:

    Nunca entendi o porquê de fazer a cozinha separada da zona de refeições, para mim não faz sentido. Por exemplo, no seu caso, a sala de jantar e sala de estar são uma divisão só, porque razão? Não faria mais sentido cozinha+sala de jantar e sala de estar separada? Lá está, são gostos! Certo é que a maior parte dos projectos que vemos seguem este seu conceito, não entendo bem porquê.
    Se o projecto fosse meu, colocaria a cozinha juntamente com a sala de jantar, o escritório no lugar da cozinha e sala de estar no lugar do escritório, à entrada da casa. E eliminaria o máximo possível portas e paredes. Gosto de casas abertas, com muita luz natural, para mim portas só nos quartos e wc!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 46

    Colocado por: LuisPereira

    A camara obriga a fazer uma churrasqueira?

    A casa de banho está no local errado no meu ponto de vista, eu reformulava todo o RC...


    A camara não obriga a churrasqueira, diz é que só posso fazer telheiro se tiver churrasqueira... É diferente... ;) ou não... :)
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 47

    Colocado por: tnjp

    Ainda bem que escreveu isto! Normalmente não gosto de opinar sobre os gostos dos outros, ainda para mais num processo tão importante como a construção de uma moradia para a vida. As pessoas empenharam-se e estar agora a dizer que isto ou aquilo está mal pode deixar algum sentimento de tristeza nos donos.
    Mas como mostra abertura para receber as criticas, deixo aqui a minha:

    Nunca entendi o porquê de fazer a cozinha separada da zona de refeições, para mim não faz sentido. Por exemplo, no seu caso, a sala de jantar e sala de estar são uma divisão só, porque razão? Não faria mais sentido cozinha+sala de jantar e sala de estar separada? Lá está, são gostos! Certo é que a maior parte dos projectos que vemos seguem este seu conceito, não entendo bem porquê.
    Se o projecto fosse meu, colocaria a cozinha juntamente com a sala de jantar, o escritório no lugar da cozinha e sala de estar no lugar do escritório, à entrada da casa. E eliminaria o máximo possível portas e paredes. Gosto de casas abertas, com muita luz natural, para mim portas só nos quartos e wc!


    Agradeço o comentário, tivemos uma proposta desse género, mas não nos identificámos com ela, para nós faz mais sentido desta forma, preferimos ter mais portas e divisões bem definidas, mas obrigado mais uma vez. :)
    • A&J
    • 29 maio 2015 editado

     # 48

    Colocado por: A&J

    A camara não obriga a churrasqueira, diz é que só posso fazer telheiro se tiver churrasqueira... É diferente... ;) ou não... :)


    Tem a ver com o alvará do loteamento que é de 1900 e carqueija... ;(
    • FFF
    • 29 maio 2015

     # 49

    Antes de mais, boa sorte para a aventura.

    Colocado por: A&Jsão cerca de 250m2 de piso radiante a que corresponde cerca de 17000m de cabo.


    Para avaliar a questão do piso radiante, acho que faria sentido fazer uns cálculos ao consumo também. O consumo do piso radiante elétrico pode mudar essas contas, dependendo das fontes de energia que selecionar na opção de piso radiante hidráulico. Mas esta última opção, provavelmente, vai obrigá-lo a repensar toda a solução de AQS e Climatização, isto se procurar uma solução integrada e eficiente.

    Estava a recordar-me de um comentário anterior em que diz querer construir com 120K€. Estou agora a ver que só de piso radiante tem 250 m2. Mesmo que não tivesse outros espaços, como arrumos, garagem e churrasqueira, isto daria 480€/m2. Neste valor estaria incluído o sistema de AQS e climatização, VMC... pelos orçamentos que tenho visto, tenho imensas dúvidas que consiga construir com esses valores.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    • A&J
    • 29 maio 2015 editado

     # 50

    Colocado por: FFFAntes de mais, boa sorte para a aventura.



    Para avaliar a questão do piso radiante, acho que faria sentido fazer uns cálculos ao consumo também. O consumo do piso radiante elétrico pode mudar essas contas, dependendo das fontes de energia que selecionar na opção de piso radiante hidráulico. Mas esta última opção, provavelmente, vai obrigá-lo a repensar toda a solução de AQS e Climatização, isto se procurar uma solução integrada e eficiente.

    Estava a recordar-me de um comentário anterior em que diz querer construir com 120K€. Estou agora a ver que só de piso radiante tem 250 m2. Mesmo que não tivesse outros espaços, como arrumos, garagem e churrasqueira, isto daria 480€/m2. Neste valor estaria incluído o sistema de AQS e climatização, VMC... pelos orçamentos que tenho visto, tenho imensas dúvidas que consiga construir com esses valores.


    Obrigado pela "boa sorte", acho que vamos precisar... ;)

    A cotação de piso radiante que pedi, foi claramente por excesso, engloba, todo o sótão, o 1.º andar todo, o r/c todo e um dos arrumos da cave. Mas pode ter razão, ainda não sei mas que vou tentar vou... ;)
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 51

    Irei aqui colocar os valores conforme vá adjudicando... :) Vamos ver... :)
    • FFF
    • 29 maio 2015 editado

     # 52

    Se quiser dar uma olhada num cálculo de custos, baseados em orçamentos vários, pode ver aqui.

    Este cálculo de custos tinha o objetivo de listar todos os custos com a construção (excluíndo projetos, taxas e impostos), para me permitir perceber se o orçamento que eu tinha era ou não suficiente para construir a casa que eu queria. Partilhei estes valores para tentar perceber se havia aqui alguma coisa que chocasse e que devesse ser reduzido, e tirando a componente de AQS e Climatização, não recebi comentários que me indicassem que os preços que tenho eram altos.

    Claro que este cálculo tem subjacentes opções de materiais e processos construtivos, mas pode pegar nesta listagem e ir substituindo pelas suas opções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A&J
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 53

    Para o PRH tenho a ideia que seria bem mais caro o equipamento no seu total e como demora mais tempo a aquecer teria de ter o sistema ligado durante mais tempo para obter o mesmo grau de conforto em casa, logo consumiria mais. A minha ideia é ligar o piso radiante aos fotovoltaicos e só em caso de não ser suficiente então a rede suportará o restante. Digo eu... ;)
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 54

    Colocado por: FFFSe quiser dar uma olhada num cálculo de custos, baseados em orçamentos vários, pode veraqui.

    Este cálculo de custos tinha o objetivo de listar todos os custos com a construção (excluíndo projetos, taxas e impostos), para me permitir perceber se o orçamento que eu tinha era ou não suficiente para construir a casa que eu queria. Partilhei estes valores para tentar perceber se havia aqui alguma coisa que chocasse e que devesse ser reduzido, e tirando a componente de AQS e Climatização, não recebi comentários que me indicassem que os preços que tenho eram altos.

    Claro que este cálculo tem subjacentes opções de materiais e processos construtivos, mas pode pegar nesta listagem e ir substituindo pelas suas opções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:A&J


    Excelente trabalho, vou tentar fazer o mesmo e publicar aqui, é sempre uma ajuda para quem tem menos conhecimentos. ;)
  3.  # 55

    mas porque ter piso radiante+VM+Ac? não há por ái uma duplicação de aquecimentos? piso radiante e AC?
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 56

    Colocado por: sergyiomas porque ter piso radiante+VM+Ac? não há por ái uma duplicação de aquecimentos? piso radiante e AC?


    Obviamente que o AC não terá bomba de calor, apenas será para arrefecimento... ;)
    • FFF
    • 29 maio 2015

     # 57

    Colocado por: A&JA minha ideia é ligar o piso radiante aos fotovoltaicos e só em caso de não ser suficiente então a rede suportará o restante. Digo eu... ;)


    Aqui estamos a falar de autoconsumo... uma coisa nova, e que não tenho a certeza de estar completamente regulamentada. Até à pouco tempo não podia consumir a energia que produzia, tinha que a injetar na rede. Agora sei que já é possível.

    De qualquer forma, essa solução só poderá resultar durante o dia, e sobretudo nos dias com mais sol. Já pensou que não é nestas condições que, na maioria dos casos, vai necessitar do piso radiante? As baterias ainda são muito caras, pelo que ainda não é fácil produzir energia de dia para consumir de noite.

    O PRH também pode ser alimentado tirando partido da água quente produzida pelos painéis, e neste caso ainda tem alguma capacidade de acumulação. Se tiver um recuperador de calor com caldeira, também poderá aproveitar essa água quente para o aquecimento do pavimento.

    Food for thoughts... :-)
    • A&J
    • 29 maio 2015

     # 58

    Colocado por: A&J

    Obviamente que o AC não terá bomba de calor, apenas será para arrefecimento... ;)


    A não ser que o preço compense... ;)
    Concordam com este comentário: Extravagancia
  4.  # 59

    Colocado por: A&J

    A não ser que o preço compense... ;)


    como o AC não tem bomba de calor? então funciona como? o que produz energia? tem que ter sempre a unidade exterior, não?
    • A&J
    • 29 maio 2015 editado

     # 60

    Colocado por: sergyio

    como o AC não tem bomba de calor? então funciona como? o que produz energia? tem que ter sempre a unidade exterior, não?


    Como não sou técnico nem percebo bem disso, o que quis dizer é que apenas fará frio e não calor digo eu... Acho que a unidade exterior tem sempre de ter, pelo que percebi pode é não ter o motor que faz calor, apenas faz frio através do compressor, acho eu, se calhar acabei de dizer uma barbaridade, mas o principio é esse e segundo me disseram é mais barato que o que faz frio e calor, bastante... ;)
 
0.0408 seg. NEW