Iniciar sessão ou registar-se
    • FR-
    • 30 maio 2015

     # 1

    bom dia, estou a recuperar uma parede interior de pedra numa moradia. Acontece que a pedra após ter sido lavada com jacto de água ficou bastante áspera e com pequenas fissuras expostas. Queria que me aconselhassem qual a melhor forma de disfarçar este problema:colocar uma mistura de cal e areia? gesso e areia?cimento branco, cal e areia?Obrigado.
  1.  # 2

    Fotos?
    Concordam com este comentário: FR-
    • FR-
    • 30 maio 2015

     # 3

    Foto da parede, não tenho foto melhor neste momento, mas dá para ver a pedra muito áspera. Se calhar vou pintar misturando cal, areia e gesso, o que acha?
      parede.jpg
  2.  # 4

    Volte a passar o jacto...mas agora de areia :-)), para retirar o excesso de argamassa que está nas juntas.

    Colocar mais argamassas, só vai estragar.
    Concordam com este comentário: FR-
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR-
    • FR-
    • 30 maio 2015 editado

     # 5

    Obrigado, mas eu não queria usar mais o jacto, até porque não tenho nem conheço alguém que tenha jacto de areia, queria uma solução para alisar e tornar a parede (só a pedra) mais macia porque assim até "arranha". Nas juntas levou massa à base de cal hidraulica e areia.
  3.  # 6

    Uma pistola de areia encontra-se no Leroy ou Aki. Tenho uma que comprei no Lidl. Convém é usar um compressor com alguma capacidade, o meu de 50 litros torna-se curto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR-
    • FR-
    • 31 maio 2015

     # 7

    Obrigado armangar. Alguém tem outra solução para disfarçar a rugosidade da pedra e agregar a superfície da mesma? obrigado.
  4.  # 8

    Dê-lhe umas 6 a 7 demãos de tinta de cal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR-
    • FR-
    • 31 maio 2015 editado

     # 9

    Cal pura ou com alguma coisa misturada, tipo de um fixador?
    Vi isto na internet, estou inclinado para usar "água de cal", ponto 2 em baixo:
    Derivados da Cal:
    A Cal comum quando hidratada (também designada como cal apagada ou extinta) na quantidade exacta de água, transforma-se em pó, que por sua vez é solúvel em cerca de 700 vezes o seu peso.
    Se a água for em maior quantidade do que a estritamente necessária para completar a hidratação, forma-se uma pasta mais ou menos espessa a que se dá o nome de Leite de Cal.
    Em repouso, o leite de cal sedimenta, e à superfície formar-se-á uma água límpida a que se chama Àgua de Cal, sendo que no fundo o sedimento resultante se chama Pasta de Cal.
    1· O Leite de Cal serve para a caiação e para a base das tintas tradicionais com base em cal e pigmento
    2· A Água de Cal serve para a consolidação de alvenarias, tijolos, pedras em desagregação, recolagem e consolidação de rebocos. Pode ser utilizada como àgua de amassadura1, pois acelera deveras o tempo de presa2 da argamassa de Cal.
  5.  # 10

    Compra pedra de cal.
    apaga a cal... em agua..
    Leia isto:
    http://domusmater.blogs.sapo.pt/23885.html
    ou aqui
    http://www.grupooficinaderestauro.com.br/tecnologias/cal.html
    Mais recomendações:
    https://caiarte.wordpress.com/as-paredes/caiar-a-tinta/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR-
  6.  # 11

    Um fixador...
    Mas deve sempre efectuar ensaios...
    http://dourocom.pt/duquebel/images/fichas/507-FIXADORDECALrev2.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR-
  7.  # 12

    Como complemento ao que escreveu acima, pode tentar utilizar a agua de cal ( resultante da extinção de cal) como fixador/ consolidante superficial, depois de efectuar a pintura com tinta de cal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FR-
    • FR-
    • 31 maio 2015

     # 13

    Obrigado vou pintar e depois coloco fotos.
    • FR-
    • 31 maio 2015 editado

     # 14

    Entretanto andei a pesquisar e encontrei estas duas soluções:

    1- Mistura de cimento branco, cal, areia, pó de pedra e pigmento
    Trata-se de revestimento de caráter decorativo utilizado com a intenção de simular revestimentos pétreos, especialmente granitos.
    Produzido a partir da mistura de cimento branco, cal, areia, pó de pedra e pigmento, dispensava a necessidade de pintura posterior “porque esta pintura já é feita na própria argamassa na ocasião de ser executado o serviço”
    Existem diversos métodos de trabalhá-lo.

    2-Tinta ecológica feita com cola branca, cal de pintura e óleo de linhaça
    A tinta preparada com cola branca, cal de pintura e óleo de linhaça tem algumas indicações:
    • A tinta feita somente com cola branca cria uma camada que impermeabiliza a parede e, se houver umidade, a água não evapora e pode formar bolhas e crostas. A cal acrescentada à tinta faz com que a camada fique mais porosa e permite a transpiração da parede. • O óleo de linhaça é secante e contribui para aumentar a durabilidade da tinta.
    Ingredientes para fabricar, aproximadamente, 18 (dezoito) litros de tinta com cola branca, cal e linhaça:
    • Pesar 8 (oito) kg de Saibro/terra seca;
    • 4 (quatro) kg de cola branca
    • 2 (dois) kg de cal de pintura.
    • 8 (oito) litros de água.
    • 150 ml de óleo de linhaça.
    • 250 ml de corante.

    http://www.academia.edu/5089871/ARGAMASSA_DE_P%C3%93_DE_PEDRA_Protagonista_invis%C3%ADvel_do_Centro_de_S%C3%A3o_Paulo
    http://www.microbacias.rj.gov.br/area_arquivo/area_22/apostila_-_tinta_cores_da_terra.pdf
  8.  # 15

    1- cuidado com essas experiências - vai ficar horrivel... imitação de granito sobre uma alvenaria de granito verdadeira...
    2- cuidado com essas experiências - pode correr mal.
 
0.0177 seg. NEW