Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Sr. Marco, essa realmente não é a melhor fotografia, mas já vi destas janelas ao vivo pela vizinhança (daí estar inclinado para instalar uma), e fica com bom aspecto.
    Sr. Picareta, depois de aberto (o aquário), a água sai... :)
    Sr. Luis, uma parede de tijolo já alterava a fachada do prédio.. mau exemplo.

A varanda em questão que falo, é precisamente a de um quarto. Se a janela estiver completamente aberta, tem o mesmo efeito (fica uma varanda), no caso de fechada, tem o efeito de marquise, mas esteticamente muito mais limpa e bonita, e é isso que procuro.. uma solução para as mudanças climatéricas.

De qualquer das maneiras, vou me informar junto da Câmara da minha residência para não estar a cometer nenhum erro. Obrigado a todos pelas respostas.
    Concordam com este comentário: T.Silva
  2.  # 22

Usa essa varanda do quarto para que efeito?
  3.  # 23

Lazer. Sou privilegiado por uma boa vista (embora more num 1º andar), e utilizo-a essencialmente para lazer. Como não tenho jardim/quintal, tenho de me contentar com a varanda.
    •  
      FD
    • 1 junho 2015

# 24

Colocado por: LuisPereiraJá agora, quem mora em predios com varandas por exemplo nos quartos e as utiliza? Para que raio são feitas?

Duas hipóteses:
    - arrecadação
    - eliminação de paredes exteriores e aumento da área útil adjacente, ou seja, divisões maiores
    • A&J
    • 1 junho 2015

# 25

Não gosto de varandas, nunca gostei e de marquises então nem se fala acho simplesmente horroroso...
  4.  # 26

Sou da opinião que as varandas alegram as fachadas de alguns prédios, no entanto não sei até que ponto é que são práticas e funcionais. Muitas delas nem são usadas para nada.
    Também sou da opinião que em vez de "roubarem" espaço para varandas à face, portanto refiro-me a varandas inseridas na área da casa, seria mais funcional fazerem um closet com esse mesmo espaço.
    Se optasse em fechar uma varanda usaria esta solução:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, nunogouveia, Vítor Magalhães, Findou21
      janela_varanda.jpg
  5.  # 27

Colocado por: BricoleiroSou da opinião que as varandas alegram as fachadas de alguns prédios, no entanto não sei até que ponto é que são práticas e funcionais. Muitas delas nem são usadas para nada.
    Também sou da opinião que em vez de "roubarem" espaço para varandas à face, portanto refiro-me a varandas inseridas na área da casa, seria mais funcional fazerem um closet com esse mesmo espaço.
    Se optasse em fechar uma varanda usaria esta solução:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães
      janela_varanda.jpg

Parece-me ser uma solução estupidamente cara e francamente feia.

As varandas não fazem sentido se:

* Vista para a casa do vizinho;
    * Varanda colada a uma estrada;
    * Zona ventosa;

Nestas categorias integram-se a esmagadora maioria das varandas portuguesas. Nessas situações não deveriam existir pura e simplesmente varandas. A culpa é naturalmente do arquitecto que não se lembrou de um pormenor tão básico como este. É tão simples: "uma varanda aqui irá provavelmente ter uma utilização média a intensiva?" Se a resposta é provavelmente não, então nesse caso não se constrói a varanda. É preciso um curso universitário para saber algo assim tão básico?
  6.  # 28

Colocado por: marcoaraujo

Parece-me ser uma solução estupidamente cara e francamente feia.

As varandas não fazem sentido se:

* Vista para a casa do vizinho;
    * Varanda colada a uma estrada;
    * Zona ventosa;

Nestas categorias integram-se a esmagadora maioria das varandas portuguesas. Nessas situações não deveriam existir pura e simplesmente varandas. A culpa é naturalmente do arquitecto que não se lembrou de um pormenor tão básico como este. É tão simples: "uma varanda aqui irá provavelmente ter uma utilização média a intensiva?" Se a resposta é provavelmente não, então nesse caso não se constrói a varanda. É preciso um curso universitário para saber algo assim tão básico?

Isso para mim não faz sentido, todas as varandas têm portas ou janelas para o interior onde lhes pode por cortinados ou estores.
    Concordam com este comentário: T.Silva
  7.  # 29

Colocado por: BricoleiroSe optasse em fechar uma varanda usaria esta solução:

Engraçado.. desconhecia... ;) e não aumeta o IMI ;) mas não deve ser barato.
    http://www.bloomframe.com/
    A brochura do produto..
    http://www.alcoa.com/bcs/architectuursystemen/catalog/pdf/brochures/204429_ALCOA_bloomframe.pdf
  8.  # 30

Colocado por: Pedro Barradas
    Engraçado.. desconhecia... ;) e não aumeta o IMI ;) mas não deve ser barato.
    http://www.bloomframe.com/
    A brochura do produto..
    http://www.alcoa.com/bcs/architectuursystemen/catalog/pdf/brochures/204429_ALCOA_bloomframe.pdf

Pois... barato não deve ser, não faço ideia dos custos disso mas gostei muito da ideia desde que a vi.
  9.  # 31

Sr. Bricoleiro, isso realmente parece ser uma solução interessante para quem não tem varanda, mas não serve para o que pretendo... ao instalar esse sistema, alteraria a fachada do edifício uma vez que teria de "destruir" a minha varanda para a "reconstruir" nesse formato. Faço ideia no balúrdio que isso ficava.
  10.  # 32

Colocado por: fredgomesSr. Bricoleiro, isso realmente parece ser uma solução interessante para quem não tem varanda, mas não serve para o que pretendo... ao instalar esse sistema, alteraria a fachada do edifício uma vez que teria de "destruir" a minha varanda para a "reconstruir" nesse formato. Faço ideia no balúrdio que isso ficava.

Não faço ideia como é a sua varanda, há varandas externas (saídas do piso) e há varandas internas (á face), isto adapta-se a varandas internas, com varandas externas é outra história.
  11.  # 33

Boa tarde,

Tenho uma dúvida e aproveito esta discussão para a colocar. É necessário uma autorização da câmara para mudar o formato das janelas de um prédio (assumindo que não há entraves do condomínio), sendo que as janelas estão viradas para as traseiras do prédio (logo, não são visíveis da rua) e têm o mesmo tamanho que as originais?

Obrigado.
  12.  # 34

Colocado por: scarecrowTenho uma dúvida e aproveito esta discussão para a colocar. É necessário uma autorização da câmara para mudar o formato das janelas de um prédio (assumindo que não há entraves do condomínio), sendo que as janelas estão viradas para as traseiras do prédio (logo, não são visíveis da rua) e têm o mesmo tamanho que as originais?

sim é.
  13.  # 35

E pode informar-me do tipo de autorização que é necessário?

Muito agradecido.
    •  
      jccp
    • 2 junho 2015

# 36

não estou a perceber esta ataque ás marquises,especialmente aquelas que dão para as traseiras.
    Tenho um apartamento de tres assoalhadas com uma cozinha minuscula vou meter as máquinas onde?tenho que meter uma marquise senão ficam as máquinas ao sol e á chuva.
    Concordam com este comentário: Anonimo88, fredgomes
  14.  # 37

Colocado por: jccpnão estou a perceber esta ataque ás marquises,especialmente aquelas que dão para as traseiras.

Qual ataque? Eu só referi que isso é ilegal, e contra factos não há argumentos.

Colocado por: jccpmeter as máquinas onde?

Onde estiver previsto no projecto.
    •  
      jccp
    • 3 junho 2015

# 38

Colocado por: PicaretaQual ataque? Eu só referi que isso é ilegal, e contra factos não há argumentos.

estava-me a referir ao post #10

Colocado por: PicaretaOnde estiver previsto no projecto.

nem sei do projeto,o andar tem mais de 40 anos nem sei se nessa altura os projetos contemplavam máquinas,o que lá estava era um tanque de lavar a roups daqueles em cimento.

Agora vou ter que meter uma marquise nova que aquela já estava a precisar de reforma e os bombeiros partiram o resto porque a inquilina que lá estava acamada provocou um incendio ,a sorte foi os vizinhos darem por ela e chamarem os bombeiros senão ardia a casa inteira.
    Agora foi para a santa casa da mesericordia e eu é que tenho que aguentar com o prejuizo,porta da entrada arrombada etc que a filha não deu mais que 120 € para a porta nova,,,já tenho o orçamentp 250€ fora o trabalho de pedreiro...e depois os senhorios é que são uns pulhas como muitos para aí dizem
  15.  # 39

Colocado por: jccpestava-me a referir ao post #10

Existem as leis e regras urbanísticas, e muitas são definidas em regulamentos municipais, pelo que diferem de concelho para concelho, no meu município as varandas não contam como área de construção, pelo que fechar uma varanda, significa aumentar a área de construção, obviamente é ilegal. Para as finanças uma varanda fechada também implica um aumento da área bruta de construção, logo um valor de IMI mais alto.
    •  
      jccp
    • 3 junho 2015

# 40

Colocado por: PicaretaExistem as leis e regras urbanísticas, e muitas são definidas em regulamentos municipais, pelo que diferem de concelho para concelho, no meu município as varandas não contam como área de construção, pelo que fechar uma varanda, significa aumentar a área de construção, obviamente é ilegal. Para as finanças uma varanda fechada também implica um aumento da área bruta de construção, logo um valor de IMI mais alto.

completamente de acordo.
    neste caso é só substituir uma marquise por outra.Até vou por uma marquise minimanente igual ás dos outros andares porque esta era diferente e destoava das outras.
    o predio não tem nem nunca teve condominio e nem vou participar nada ás finanças.
    O que eu precisava mesmo era de obras a 6% que aquilo vai ter que ser tudo remodelado,mas é preciso que o andar esteja alugado antes e depois das obras...só complicações.
    Porque é que quem redigiu a lei não escreveu simplesmente que as obras para benficiarem da taxa de 6% tinham que ser realizadas durante a vigencia de um contrato de arrendamento?não era mais simples de entender?
    Solução,como a casa actualmente está por arrendar faço um contrato de tres meses ficticio e faço as obras...lol,pago o imposto de selo e declaro 3 meses de renda a 100 euros por mes...é capaz de compensar..tou a brincar :)

0.0200 seg. NEW