Colocado por: LuisPereiraJá agora, quem mora em predios com varandas por exemplo nos quartos e as utiliza? Para que raio são feitas?
Colocado por: BricoleiroSou da opinião que as varandas alegram as fachadas de alguns prédios, no entanto não sei até que ponto é que são práticas e funcionais. Muitas delas nem são usadas para nada.
Também sou da opinião que em vez de "roubarem" espaço para varandas à face, portanto refiro-me a varandas inseridas na área da casa, seria mais funcional fazerem um closet com esse mesmo espaço.
Se optasse em fechar uma varanda usaria esta solução:Estas pessoas agradeceram este comentário:Vítor Magalhães
Colocado por: marcoaraujo
Parece-me ser uma solução estupidamente cara e francamente feia.
As varandas não fazem sentido se:
* Vista para a casa do vizinho;
* Varanda colada a uma estrada;
* Zona ventosa;
Nestas categorias integram-se a esmagadora maioria das varandas portuguesas. Nessas situações não deveriam existir pura e simplesmente varandas. A culpa é naturalmente do arquitecto que não se lembrou de um pormenor tão básico como este. É tão simples: "uma varanda aqui irá provavelmente ter uma utilização média a intensiva?" Se a resposta é provavelmente não, então nesse caso não se constrói a varanda. É preciso um curso universitário para saber algo assim tão básico?
Colocado por: BricoleiroSe optasse em fechar uma varanda usaria esta solução:
Colocado por: Pedro Barradas
Engraçado.. desconhecia... ;) e não aumeta o IMI ;) mas não deve ser barato.
http://www.bloomframe.com/
A brochura do produto..
http://www.alcoa.com/bcs/architectuursystemen/catalog/pdf/brochures/204429_ALCOA_bloomframe.pdf
Colocado por: fredgomesSr. Bricoleiro, isso realmente parece ser uma solução interessante para quem não tem varanda, mas não serve para o que pretendo... ao instalar esse sistema, alteraria a fachada do edifício uma vez que teria de "destruir" a minha varanda para a "reconstruir" nesse formato. Faço ideia no balúrdio que isso ficava.
Colocado por: scarecrowTenho uma dúvida e aproveito esta discussão para a colocar. É necessário uma autorização da câmara para mudar o formato das janelas de um prédio (assumindo que não há entraves do condomínio), sendo que as janelas estão viradas para as traseiras do prédio (logo, não são visíveis da rua) e têm o mesmo tamanho que as originais?
Colocado por: jccpnão estou a perceber esta ataque ás marquises,especialmente aquelas que dão para as traseiras.
Colocado por: jccpmeter as máquinas onde?
Colocado por: PicaretaQual ataque? Eu só referi que isso é ilegal, e contra factos não há argumentos.
Colocado por: PicaretaOnde estiver previsto no projecto.
Colocado por: jccpestava-me a referir ao post #10
Colocado por: PicaretaExistem as leis e regras urbanísticas, e muitas são definidas em regulamentos municipais, pelo que diferem de concelho para concelho, no meu município as varandas não contam como área de construção, pelo que fechar uma varanda, significa aumentar a área de construção, obviamente é ilegal. Para as finanças uma varanda fechada também implica um aumento da área bruta de construção, logo um valor de IMI mais alto.