Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos,

Venho por este meio perguntar se alguem tem experiencia de colocar soalho macico (neste caso eucalipto) sobre piso radiante? Ja agora tamos a pensar por soalho em eucalipto com portas interiores e rodapes em sucupira.... se alguem tiver fotos com esta combinacao agradecia ver las!!!! De outra forma agradecia fotos de o uso destas madeiras da maneira q estou a pensar aplicar ( somente para ver o efeito) nem que nao seja combinacao eucalipto com sucupira. Ja agora uma ideia de preco por m2 soalho em eucalipto!!!
  2.  # 2

boas,
    não ha ideias?
  3.  # 3

Pessoalmente, não gosto de piso radiante. Mas é por ter sido vítima de (possível) má-utilização do dito.
    Quando - há uns 40 anos - íamos ao jantar de Natal em casa de uma minha tia cuja casa tinha pavimento aquecido, vinha de lá tudo a queixar-se dos pés inchados...

Por outro lado, colocar piso radiante debaixo de madeira (que é isolante, isto é, nunca vi madeira dentro de casa nem muito fria nem muito quente), parece-me que é óptimo para aquecer o tecto do vizinho de baixo :-))

Mas, como nao tenho piso radiante em casa, não sou o melhor testemunho sobre as respectivas vantagens e inconvenientes.
  4.  # 4

BOas,

Luis, está a deixar um "contributo" em relação à colocação de madeira que não ajuda ninguém, simplesmente porque não é fundamentado em experiência...
    Funciona bem com madeira um piso radiante. Caro que não é igual a ter um ceramico, mas não há problema.
    É preciso é ver bem que tipo de madeira (soalho não é de facto a melhor opção) e de aplicação, mas pode ficar muito bom.

Ah, quanto ao piso radiante para aquecimento, tem de voltar a experimentar... Vai ver que muda LOGO de opinião... ;)

Cump.
  5.  # 5

ola pessoal,
    Eu tou de mente decidida!!!!! Vou colocar madeira sobre piso radiante (consultei os topicos no forum e ainda mais convencida fiquei - ou seja com a madeira appropriada e a colocação certa sei que pode resultar)...portanto a decisão esta feita agora a minha pergunta é se eucalipto será uma madeira que será apropriada para este tipo de uso.... E tambem em termos de estetica será que soalho em eucalipto fica bem (eu sei q esta questao depende do gosto pessoal, mas se alguem tiver o mesmo gosto e partilhar fotos agradecia!!!) com portas, rodapes e embutidos em sucupira. Agora o tipo de chão é que me deixa baralhada, qual a opcçao (em vez de soalho maçico) é que recomenda sr Pedro?

cumps
  6.  # 6

Posso saber porque essa "fixação" no eucalipto? É que pelos vistos nem sabe se esteticamente gosta... Então o que a motiva pelo eucalipto?
    Tenho de ser sincero, eu tambem nao conheço nenhum soalho de eucalipto... Não posso ajudar... Mas não me consta que o eucalipto seja de extraordinária qualidade...
    Um soalho tradicional nunca é a melhor opção pelo seguinte: tábua maciça de pelo menos 20mm (muita espessura de madeira...) + camara de ar.... Ora se há coisa que um piso radiante não quer são essas câmaras de ar... Mas funciona? Funciona... Mas com rendimentos muito inferiores.
    O ideal passará por madeiras estratificadas com capa de madeira nobre de 3 a 4mm. São muito mais estáveis dimensionalmente, e mais finas... Com 14mm, já coloca uma boa madeira.
    Depois podem ser coladas (muito bom para a transmissao de calor, mas nem todos os fabricantes recomendam), ou instalado flutuante.
  7.  # 7

Colocado por: Luis K. W.Pessoalmente, não gosto de piso radiante. Mas é por ter sido vítima de (possível) má-utilização do dito.
    Quando - há uns 40 anos - íamos ao jantar de Natal em casa de uma minha tia cuja casa tinha pavimento aquecido, vinha de lá tudo a queixar-se dos pés inchados...

Por outro lado, colocar piso radiante debaixo de madeira (que é isolante, isto é, nunca vi madeira dentro de casa nem muito fria nem muito quente), parece-me que é óptimo para aquecer o tecto do vizinho de baixo :-))

Mas, como nao tenho piso radiante em casa, não sou o melhor testemunho sobre as respectivas vantagens e inconvenientes.

Luís

Ao contrário do que acontecia há 20 anos, hoje para evitar esses mesmos problemas existem normas quanto à temperatura máxima ao nível do 1,5m do chão e da temperatura do pavimento, porque ter água a circular à temperatura das águas sanitárias já não se faz (digo eu!).

Quanto à questão inicial, a/o Cruzie tem que perguntar ao forncedor do pavimento para este dar garantia, porque é o que eu enquanto produtor de sistema de climatização radiante faço. Para a cerâmica garantimos tanto a climatização como a construção do pavimento.
  8.  # 8

ola pedro,
    a fixacao por eucalipto surge porque vimos uma amostra e adoramos a cor, porque e nacional (e sou patriota!!!!) e porque e esquecida e trocada por madeiras mais exoticas....e porque o carpinteiro (amigo de infancia do meu marido) tem colocado este soalho com sucesso e recomenda como uma alternativa a outros soalhos....Isto dito nos escolhemos o eucalipto baseado numa amostra antes the saber que madeira era!!!!! E de outra forma vem com um preco acessivel...outra vantagem dado que temos +- 165m2 para cobrir!!!!!!! Mas tinha lido neste mesmo forum que tabua macica nao e a melhor opcao para uso com piso radiante mas ao mesmo tempo o carpinteiro tambem tem colocado tabua macica sobre piso radiante (eucalipto) sem problemas. Isto dito o meu medo e a reaccao da madeira quando sujeita a aquecimento a longo periodos de tempo...a reducao em eficiencia e segunda preocupacao, mas esperamos alimentar o aquecimento atraves de bomba de calor ( esperamos reduzir custos a longo prazo) e tambem vamos ter um recuperador grande na sala nao sei se sera o suficiente em termos de aquecimento. Isto dito pode chamar-me trenga porque ainda estou a aprender sobre aquecimento portanto posso tar a dizer disparates!!!!! O unico outro receio que tenho e que a combinacao de sucupira e eucalipto pode ficar muito mal!!!!! Adoramos a combinacao mas tambem tavamos a ver amostra, em grande escala (na casa toda) pode ate ficar um disastre!!!! Desculpa a pergunta ingenua mas o que e madeira estratificada? E soalho flutuante? e geralmente fica mais cara?mais barata do que tabua macica? E aguenta como tabua macica?
    •  
      FD
    • 4 abril 2009

# 9

Aqui fala-se em eucalipto para soalho e aqui há fotos.

Não conheço as propriedades mecânicas (resistência, tolerância, comportamento, etc.) mas o aspecto parece-me bom. :)
  9.  # 10

boas FD,
    Por acaso foi precisamente esse topico que pesquisei e ajudou-me a decidir definitivamente por eucalipto!!!! mas se consultar www.madeidura.com tambem tem um bom exemplo da aplicacao de eucalipto como soalho, tambem tem as propriedades da madeira e se consultar a galeria tem um bom exemplo de soalho em eucalipto com rodapes em madeira mais escura....nao sei se e sucupira mas espero que sim porque gostei da combinacao.... agradecia que dessem uma vista olhos e qualquer opiniao seria preciosa.

cumps
  10.  # 11

Colocado por: cruzieDesculpa a pergunta ingenua mas o que e madeira estratificada? E soalho flutuante? e geralmente fica mais cara?mais barata do que tabua macica? E aguenta como tabua macica?

Nenhuma pergunta é descabida... ;)
    Madeira estratificada é madeira composta por normalmente 3 camadas de madeira (madeiras diferentes, e com o sentido das fibras intercalados) coladas entre si. A ultima das quais de madeira nobre, existe de 2 a 4mm. O aspecto é exactamente o mesmo, mas tem comportamento mais estavel.
    Pode pesquisar por exemplo por Tarkett, Karelia, Kahrs, Meister, Listone Giordano (são lindos de morrer, assim como o preço...) , Boen, etc, etc...
    http://www.tarkett-floors.com/floors/site/pt-pt/topic/wood/offer.asp
    http://www.kareliaparketti.com
    http://www.kahrs.com/global/Consumer/Products/Floors/Collection/Pages/SelectCollection.aspx
    http://www.listonegiordano.com/portugal/interna.asp?ln=24&sez=4700

Pavimento flutuante quer dizer que a madeira não é fixada de forma nenhuma à sua base. Nem pregada, nem colada... Apenas "pousa" sobre a base.
    A colocação flutuante é sempre mais económica, pois exige menos mão de obra.
    As madeiras estratificadas podem ou não ser mais caras que as maciças. Depende da marca da estratificada e também da espessura da maciça...
  11.  # 12

obd sr Pedro e um anjinho virtual!!!! vou consultar os sites q disponabilizou... se tiver oportunidade p.fd consulte o site www.madeidura.com ....e diga a sua opiniao
  12.  # 13

Colocado por: cruzieobd sr Pedro e um anjinho virtual!!!! vou consultar os sites q disponabilizou... se tiver oportunidade p.fd consulte o site www.madeidura.com ....e diga a sua opiniao

Deixe o Sr. de lado. Pedro está óptimo!
    A minha opinião vale pouco ao pé da do seu instalador que diz já ter boas experiências com o eucalipto! Se gosta do aspecto e tem alguém que lhe garanta o trabalho, força!
    Quando falar com os instaladores do piso radiante, diga-lhes que é para soalho tradicional. Há soluções próprias para essas instalações.
  13.  # 14

obg por as dicas Pedro! Tambem daqui ate la vou mudar de ideia mil vezes mas para ja e eucalipto!!!!
  14.  # 15

Colocado por: cruzie...a fixacao por eucalipto surge porque vimos uma amostra e adoramos a cor, porque e nacional (e sou patriota!!!!) e porque e esquecida e trocada por madeiras mais exoticas...
    Cara Cruzie,
    Eu tenho pouco de «ecologista» (ok... tive 19 nessa cadeira, na Faculdade, mas foi há 1 milhão de anos), e do pouco que me lembro é que o eucalipto, que chegou a ser apodado de «petróleo verde», hoje É UMA PRAGA.
    As árvores nacionais (choupo, cedro, castanheiro, sobreiro, azinheira, pinheiro...) foram sendo substituídas por essa árvore invasora e alienígena (da Oceânia!!).
    O eucalipto foi introduzido em Portugal há cerca de 150 anos, mas a sua plantação está hoje sujeita a apertada legislação.

Portanto, dizer que prefere eucalipto por ser nacional, é o mesmo que dizer que prefere «cangurus» (porque os viu no zoo em Lisboa) aos «Porties», ou «portuguese water dogs», cuja maior colónia deve viver nos EUA. ;-)
  15.  # 16

Portanto, dizer que prefere eucalipto por ser nacional, é o mesmo que dizer que prefere «cangurus» (porque os viu no zoo em Lisboa) aos «Porties», ou «portuguese water dogs», cuja maior colónia deve viver nos EUA. ;-)

Caro Luis!
    Mas eu estava mesmo a espera que alguem mencionasse a origem do eucalipto. Mas eu refiro que é produto nacional porque é madeira criada, seca e preparada para fins de carpintaria aqui em Portugal. Sim reconheco que tambem é importada, e adianto ainda que é arvore Australiana - originou precisamente em Tasmania (ou seja aquela ilhazinha no sul de Australia que toda a gente pensa é uma país totalmente diferente)....E aqui surge a parte mais engraçada - é que escolhendo esta madeira faz de mim super patriota!!!!!!! ..... Sabe, é que apesar de nascer em Portugal (e adorar a minha terra natal - até porque regressei e decidi ficar de vez) eu cresci e estudei na Australia - Sydney precisamente....sendo assim só posso ser uma boa patriota porque alem de escolher uma madeira produzida em Portugal tambem escolhi uma madeira oriunda de um pais que está perto do coração..... e agora relembro que escolhi a madeira primeiro (baseado no facto q pensei ser uma cor fantastica~) e depois sobe que era eucalipto!!!! Não quero q pense que escolhi baseado na ironia do caso!!!!!

Ao mesmo tempo tambem achei util o seu comentario sobre o piso radiante....eu tambem tava completamente contra em grande parte porque tenho problemas de circulação e receiava que o piso ia piorar a minha saude - mas depois descobri q o piso radiante de decadas atras nada tem a ver com o piso de hoje e mudei de ideias.

Mas tambem adianto que tambem reconheco a praga que é o eucalipto e reconheco que tambem não devia tar a promover a expansão do negocio da venda de eucalipto mas ao mesmo tempo fico tranquila em saber que o meu soalho vai abater X arvores que são pragas e não X arvores exoticas!!!!! Embora tambem escolhi madeira exotica para rodapes, portas e embutidos....Coitadinhos os Koalas!!!!!!!!!
  16.  # 17

Indecisa sobre o pavimento ideal a aplicar sobre piso radiante radiante: madeira maciça pregada ou colada? Obrigada.
  17.  # 18

Ainda não. Vou levantar o parquet e a cerâmica existente para poder colocar o radiante e depois o pavimento de madeira.
  18.  # 19

Mas não há uma mais recomendada que outra? Obrigada.
  19.  # 20

Caro aprendiz2 à que referir além do que disse não esquecer do isolamento nem que seja folha de aluminio de dupla face com bolha de ar

0.0307 seg. NEW