Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

2.  # 62

De um lado do terreno tem uma moradia (lado que tenho de deixar 3m) e do outro lado tem outro terreno, ou seja posso encostar a casa até ao limite do terreno e como não tem moradias desse lado posso colocar janelas.
  3.  # 63

Colocado por: doisarquitectosNão ligue ao comentário do fabrice, são daqueles sem conteúdo e sem qualquer intenção de ajudar, não vale a pena perder tempo com respostas.

Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário:crism9539
    Estas pessoas agradeceram este comentário:crism9539

Há sempre opiniões menos boas ;) Mas quando a ideia não é ajudar o melhor é nem comentar.
    • void
    • 23 junho 2015

# 64

E quando construírem uma casa no terreno, vai tapar as janelas??
    Informe-se bem sobre isso que parece não fazer muito sentido, lá por não ter casas não quer dizer que pode encostar e abrir as janelas que quiser, pelo menos na minha terra não é assim.
    • m.arq
    • 23 junho 2015 editado

# 65

Colocado por: crism9539De um lado do terreno tem uma moradia (lado que tenho de deixar 3m) e do outro lado tem outro terreno, ou seja posso encostar a casa até ao limite do terreno e como não tem moradias desse lado posso colocar janelas.

LIKE!
  4.  # 66

Colocado por: crism9539De um lado do terreno tem uma moradia (lado que tenho de deixar 3m) e do outro lado tem outro terreno, ou seja posso encostar a casa até ao limite do terreno e como não tem moradias desse lado posso colocar janelas.

Quem lhe disse que isso funciona assim?

Eu preferia deixar a casa encostada à moradia existente, e do outro lado poderá deixar janelas, mas não conforme lhe apetecer, existem regras.
  5.  # 67

Colocado por: crism9539

Há sempre opiniões menos boas ;) Mas quando a ideia não é ajudar o melhor é nem comentar.
  6.  # 68

Colocado por: crism9539Como é que escolho um bom arquitecto? Estes a que fui, não tenho qualquer referência (porque o único que tenho referências, faz casas todas tradicionais, dentro das mesmas linhas, portanto já nem fui a esse). Fui apenas saber os preços e se achavam possível construir lá...

peça meia duzia de orçamentos e veja os trabalhos com os quais mais se identifica.
    depois é uma questão de empatia e se identificar com a forma de trabalhar de um ou outro.
    é um processo muito longo, cansativo, e por vezes há momentos de maior tensão, por isso é essencial que haja uma boa comunicação (o meu arquitecto às vezes queixa-se das longas centenas de mails que já lhe enviei... ainda hoje foram uns 6 ou 7, mas acaba por ser necessário).

Tente ir bem informado, faça questões, veja portefolios, perceba se há interesse e entusiasmo em trabalhar... e claro, o preço.

volto a frisar: nisto a empatia e capacidade de se entenderem e falar a mesma lingua, é fundamental.
    Concordam com este comentário: crism9539
  7.  # 69

Não pode não.
    Só em muita raras excepções isso é possível.
    3m metros é o mínimo de afastamento das janelas das divisões de habitação até ao limite do lote (Regulamento Geral de Edificações Urbanas) e 1,5m no caso de divisões que não seja de habitação (Código Civil). No entanto o PDM pode aumentar (nunca diminuir) qualquer uma destas distâncias.
    Em alguns casos deixam ter menos distância, mas isso acontece em zonas antigas em que a largura das ruas era (e é) muito pequena.

E basta depois pensar, mesmo que o dono do lote ao lado não construa, pode decidir fazer um muro com 2m. Pode fazer ali uma garagem. Entre outras coisas. Pode plantar um árvore.

Eu contava com 3 frentes de janelas caso tenha a casa encostada a um dos lados.
    Concordam com este comentário: Casaperfeita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: crism9539
  8.  # 70

Onde é que pretende construir?
  9.  # 71

Colocado por: paulovalente3m metros é o mínimo de afastamento das janelas das divisões de habitação até ao limite do lote (Regulamento Geral de Edificações Urbanas)

No meu RGEU é diferente:

Artigo 60.º
    Independentemente do estabelecido no artigo anterior, a distância mínima entre
    fachadas de edificações nas quais existam vãos de compartimentos de habitação
    não poderá ser inferior a 10 metros.
  10.  # 72

Colocado por: Picareta
    No meu RGEU é diferente:

Artigo 60.º
    Independentemente do estabelecido no artigo anterior, a distância mínima entre
    fachadas de edificações nas quais existam vãos de compartimentos de habitação
    não poderá ser inferior a 10 metros.

Isto de haver muitos RGEU's dá chatice.
    O seu está correcto.
    Mas não sei bem de onde, mas existe quase esta regra (o quase é bastante força de expressão) de 5m nas fachadas principais e 3m nas laterias. De onde vem esses 3m não me recordo agora. Mas já vi que do RGEU não é. O Código Civil penso que tem mesmo o 1,5m.
    Isto de ser arquitecto e ter de saber a legislação toda dá nisto.

Isto para mais vindo de um gajo que lê o DRE todos os dias. Lê, salvo seja, lê os títulos e vê o que interessa.

https://www.mindmeister.com/pt/39016971/legisla-o-de-urbanismo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, crism9539
  11.  # 73

Colocado por: paulovalenteOnde é que pretende construir?

Deixe lhe mensagem privada
  12.  # 74

Colocado por: paulovalente

Não pode não.
    Só em muita raras excepções isso é possível.
    3m metros é o mínimo de afastamento das janelas das divisões de habitação até ao limite do lote (Regulamento Geral de Edificações Urbanas) e 1,5m no caso de divisões que não seja de habitação (Código Civil). No entanto o PDM pode aumentar (nunca diminuir) qualquer uma destas distâncias.
    Em alguns casos deixam ter menos distância, mas isso acontece em zonas antigas em que a largura das ruas era (e é) muito pequena.

E basta depois pensar, mesmo que o dono do lote ao lado não construa, pode decidir fazer um muro com 2m. Pode fazer ali uma garagem. Entre outras coisas. Pode plantar um árvore.

Eu contava com 3 frentes de janelas caso tenha a casa encostada a um dos lados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:crism9539

Então já estou baralhada...disseram me que seriam os 3metros.
  13.  # 75

Colocado por: paulovalentehttps://www.mindmeister.com/pt/39016971/legisla-o-de-urbanismo

Muito bom. Não conhecia....mas fiquei ainda mais baralhado :-))
  14.  # 76

Com 9,5 m de frente pode fazer o que quiser praticamente...se quiser que lhe faça chegar uma proposta para arquitectura e engenharias, disponha. Para escolher arquitecto, recomendava-lhe que visse o trabalho ou portfolio de alguns, contacte com aqueles que o trabalho lhe agradar mais e depois em função da reunião que tenha, escolha aquele que lhe transmitir maior confiança...se conseguir referências, ainda melhor...

Cumprimentos,

Rafael Fortes
    Arquitecto

[email protected] | facebook.lar.laboratoriodearquitectura | 963614228
  15.  # 77

Colocado por: crism9539Então já estou baralhada...disseram me que seriam os 3metros.

O que eu gosto no meu trabalho (ironia q.b.). Tentar saber tudo de legislação, tentar saber tudo o que os outros pensam sobre a legislação que eu tento saber. E às vezes não coincide.
    Saber quase tudo de construção. Saber fazer apresentações de alto nível. Desenhos impecáveis. Estar sempre contactável.
    E ganhar tanto na obra como a diferença de custos entre o pavimento Cinca e o Revigres.
  16.  # 78

Colocado por: Rafael FortesCom 9,5 m de frente pode fazer o que quiser praticamente...se quiser que lhe faça chegar uma proposta para arquitectura e engenharias, disponha. Para escolher arquitecto, recomendava-lhe que visse o trabalho ou portfolio de alguns, contacte com aqueles que o trabalho lhe agradar mais e depois em função da reunião que tenha, escolha aquele que lhe transmitir maior confiança...se conseguir referências, ainda melhor...

Cumprimentos,

Rafael Fortes
    Arquitecto

Pois, a única referência que tenho é de um arquitecto que faz casas muito semelhantes e todas tradicionais.
  17.  # 79

Mas já falei com outros 2, ainda quero falar com mais 1 ou 2 e depois tomar a minha decisão...a pergunta que neste momento me leva a procurar os arquitectos é se é possível fazer uma casa (que não seja estreita/demasiado estreita) para as medidas do terreno.
    Porque tenho mesmo de dar uma resposta ao dono do terreno esta semana.
  18.  # 80

Então não se meta nisso, pelo menos se quiser uma casa à sua medida...há pelo país fora centenas de arquitectos que podem lhe dar uma resposta em termos de projecto extremamente personalizada e adequada ao terreno, à sua vivência, àquilo que planeia para o futuro...

Cumprimentos,

Rafael Fortes
    Arquitecto

0.0372 seg. NEW