Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal,

    Quem está a construir e já passou por esta fase, o que colocaram na vossa moradia? Quais os benefícios e os contras? A minha moradia será térrea, terá a placa do chão, do teto da casa e do telhado.

    Obrigado
  2.  # 2

    a melhor solução técnica / investimento, é que for aconselhada pelo Engenheiro de estruturas do seu projecto.
  3.  # 3

    Pedro, sim tem toda a razão. Só gostava de saber opiniões.
  4.  # 4

    Mas se pede opinioões a donos de obras, eles sabem tanto como você!!! ;)
    Os inputs não serão crediveis.

    Pode até ser melhor ter um sistema misto, com algumas lajes maciças e outras aligeiradas.. entende?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Al
  5.  # 5

    Sim, mais uma vez tem razão naquilo que diz. Acho que só faço perguntas da treta ;-)

    Obrigado Pedro :-)
  6.  # 6

    Ricardo

    Faz muito bem em fazer agora perguntas da treta, é sinal que está interessado.
    Como muito bem disse o Pedro, aquilo que para o seu vizinho foi a melhor opção, pode não o ser para si. há muito fatores que podem mudar a regras do jogo
    Concordam com este comentário: ppric
  7.  # 7

    Sim Zedasilva, estou realmente muito interessado. claro que esses são fatores que não percebo nada, mas que sim, gosto de saber como se vai proceder e da maneira que se vai proceder. Sei que essas questões tenho que colocar ao meu arquiteto ou o técnico responsável pelo o mesmo. Mas mesmo assim gosto de saber outras opiniões.
  8.  # 8

    E faz muito bem em saber. Este é o lugar ideal para esclarecer algumas das suas duvidas.
    Tem sempre várias opiniões e quando for falar com os seus técnicos irá certamente muito mais preparado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Al
  9.  # 9

    É essa a minha ideia, =)

    Quem quiser opinar em relação a este assunto, pf estejam a vontade que eu agradeço =)
  10.  # 10

    Em situações correntes, sem pouca complexidade técnica, a laje aligeirada resolve a situação a preços mais simpáticos
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  11.  # 11

    zedasilva, a nivel de isolamento termico também é assim, ou não?
    • box
    • 26 junho 2015

     # 12

    ler não faz mal algum
    aqui (texto geral)
    e
    aqui (analise de custos)
    obs. como não sou da área não posso julgar sobre a correcção técnica dos documentos referidos mas penso que aprendi qualquer coisa com eles hoje
    Ricardo Al, obrigado pela pergunta!

    os mais entendidos podiam sempre recomendar uma ou outra leitura "ligeira", tecnicamente correcta, e dessa forma contribuir para o aumento da literacia nesta área... "digo eu de que" ;)
    cumprimentos
    Concordam com este comentário: Ricardo Al
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Al
  12.  # 13

    Vantagens das lajes aligeiradas: mais baratas e mais leves (menores esforços em pilares, vigas e fundações). Obrigam a apoios (vigas ou muros) nos extremos das vigotas.

    Vantagens das lajes maciças: maior liberdade no projecto - maior facilidade em conseguir apoios (imagine um rectângulo: uma laje maciça pode ser apoiada em dois lados adjacentes; uma laje aligeirada tem de ser apoiada em lados opostos), outra vantagem é a menor espessura (sendo mais resistente a certos esforços, pode ter uma espessura menor o que pode ser - e é muitas vezes - uma condicionante por motivos arquitectónicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Al
  13.  # 14

    j cardoso, resumindo ?? =)
  14.  # 15

    É uma questão para o seu técnico de estruturas decidir, não para si. Tenho a certeza que na sua zona só não são aligeiradas quando não pode ser, de resto ...
  15.  # 16

    o que manda é o q fica mais barato, por isso é que as aligeiradas ganham sempre lol
    Concordam com este comentário: eu
  16.  # 17

    Colocado por: tiago_ecoo que manda é o q fica mais barato, por isso é que as aligeiradas ganham sempre lol
    não é isso que vejo!!
    Concordam com este comentário: JoãoEduardoDias
  17.  # 18

    Penso que não há dúvidas que a laje maciça é melhor que a laje aligeirada. Posto isto parece-me que apenas se coloca a questão do preço e da necessidade de ter lajes em betão armado.

    Na minha casa, por recomendação dos técnicos envolvidos, fiz as lajes maciças (betão C30) e as paredes em tijolo.
  18.  # 19

    uma coisa simples que aprendi na escola de trolhas foi, laje maciça, bom isolamento acustico, reduzido isolamento termico, requer mais mao de obra, laje alijeirada, bom isolamento termico, fraco isolamento acustico, nao requer tanta mao de obra!! fora o resto!!
    • DM
    • 26 junho 2015

     # 20

    Em termos estruturais a maior diferença estará no comportamento ao sismo.
    Podemos dizer que a maciça distribui melhor a força pelos pilares.

    Tanto a maciça vigada como a aligeirada de vigotas apoiam em vigas pelo que normalmente estão um pouco condicionadas pela geometria e posicionamento das vigas.
    Existem ainda as maciças fingiformes, apoiam em pilares, mas que o comportamento face ao sismo é pior mas que se adaptam melhor a geometrias mais esquisitas se bem que há sempre limites de esquisitice...

    Diria, que para estruturas regulares em zona sismica fraca, norte do pais, a laje aligeirada de vigotas é uma boa solução. Mas sempre apoiada em vigas...
    Concordam com este comentário: jpfgarcia
 
0.0208 seg. NEW