Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a pensar em trocar as janelas de casa em madeira de mogno, por alumínio com corte térmico com vidro duplo ou triplo (proposta de alguns montadores) de forma a melhorar sobretudo o isolamento Térmico e acústico.

    Surgiu-me uma questão.
    Melhorando substancialmente o isolamento na janela, encontro outro ponto fraco, a parede inferior da janela em alvenaria com uma espessura de 0,170, contra as paredes laterais de 0,35mm.
  2.  # 2

    Vão da Janela.
      janela.jpg
  3.  # 3

    Estava pensar melhorar o isolamento da parede inferior da janela com duas soluções:

    1- Aplicar placas de aglomerado negro de cortiça expandida (Isocor) de 30mm de espessura, colada e fixadas mecanicamente (buchas de fixação ) a parede de alvenaria, posteriormente barrado com argamassa adequada de revestimento e regularização, por cima armadura rede de fibra de vidro, camada de primário fixador e de seguida o acabamento da superfície em estuque como as paredes laterais.

    2- Aplicar placas de composta por, placa de gesso laminado de tipo A e isolamento em aglomerado de cortiça expandida (ICB) “GYPCORK” ref. ICB 13-30 com a espessura 42,5mm

    Escolhi a cortiça para isolamento por duas condições, tem boa resistência à compressão, tem um coeficiente de condução térmica semelhante ao poliestireno extrudido com a mesma espessura. Ao aplicar as placas de aglomerado de cortiça directamente sobre a alvenaria, não necessitando de montar perfiz metálicos entre as placas como no poliestireno extrudido.

    Estou a fazer uma boa escolha para a solução?

    Será a mais económica?

    Haverá outra melhor solução?

    Obrigado desde já por todos os comentários.
  4.  # 4

    Boas tardes!
    Miguem dá uma ajuda?
  5.  # 5

    Up, tenho interesse neste tópico :D

    Também necessito de isolamento pelo interior em vão de janelas (em marquise com parede de 15 cm) e existem tantas soluções. Cortiça, Lãs, xps, eps ... Qual a mais indicada e como executar?

    Muchas gracias e Armale espero que te ajude tb :D
  6.  # 6

    Armale

    não se esqueça de resolver a pedra do peitoril, esse pormenor terá que ser revisto uma vez que essa pedra é uma ponte térmica.
    deve fazer uma no interior e outra apos o caixilho no exterior. ou seja não adianta estar a mudar janelas e por isolamentos se essa pedra não for interrompida.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alberga
  7.  # 7

    Colocado por: marco1não se esqueça de resolver a pedra do peitoril


    Como resolver a questão desta pedra?

    Revestir a algum material especial antes de montar os caixilhos? Utilizar outro material após isolamento no interior?
  8.  # 8

    não é isso.
    o que é preciso é que a pedra não vá fora a dentro inteiriça, ou seja terá que ter um peitoril exterior e outro interior

    esse assunto já foi por aqui muito debatido, pesquise um pouco e até há pormenores disso.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  9.  # 9

    O que o “marco1” se esta a referir, é um desacoplamento entre o exterior e o interior, não assim?

    Como o exemplo.
      image22.jpg
  10.  # 10

    exato esse apenas precisa de algum isolamento entre as pedras.
  11.  # 11

    é so colocar poliuretano em espuma entre as pedras
  12.  # 12

    Isto é para realizar numa Obra Nova, como se faz o desacoplamento de uma cantaria já monta (tipo tradicional)?
  13.  # 13

    Boas,

    Volto a este tópico, porque após as mais variadas incursões no fórum sobre isolamentos pelo interior (térmicos) não chego a nenhuma conclusão concreta, nem, penso eu os caros foristas ...

    No meu caso numa marquise com parede de 15 cm tenho dois empreiteiros que me pareceram competentes a dar duas soluções completamente diferentes:

    1 - colagem directa de placas de esferovite (não me esclareceu que material) na parede interior + placas de gesso;

    2 - estrutura de metal aplicada na parede com 5 mm de cx de ar + lã de rocha e placas de gesso (neste caso o primeiro diz que com a humidade a lã fica pesada e abate destro da tal cx de ar)

    Existe uma solução melhor que as 2 acima mencionadas e qual o melhor material a utilizar.

    Sei que já foi mt debatido este tema no forum mas sinceramente não entendo qual a melhor solução, qual o melhor material (térmico), quando creio que deveria ser consensual por empresas com 20/30/40 anos de experiência (sem interesses comerciais). Sabendo claro que existem inovações tecnológicas.

    Obg
  14.  # 14

    Colocado por: alberga

    No meu caso numa marquise com parede de 15 cm tenho dois empreiteiros que me pareceram competentes a dar duas soluções completamente diferentes.


    Passado este tempo (23 Julho 2015), já chegou a alguma conclusão?

    Executo alguma das 2 soluções preconizada pelos empreiteiros?

    Ou adoptou outra solução?
  15.  # 15

    Boas,

    O isolamento pelo interior do vão de janela já foi executado, no entanto, ainda é cedo para tirar conclusões dado que continuo em fase final de obras +/- extensas.

    De qualquer modo optei por uma estrutura de metal, com cx de ar (+/- 25mm) + wallmate + manta de isolamento em lã de rocha revestida aluminio (+/- 3mm) + placas de gesso ''standard''

    A sensação que me dá é que a divisão está mais quente, apesar do tempo também não ajudar a tirar conclusões.

    Também mudei de janelas de correr c/ caixilharia de aluminio para oscilobatentes de 4-10-4 o que por si só melhora bastante a performance térmica.

    Ps: optei pelo wallmate em vez da lã de rocha por receio das micro poeiras uma vez que vou ser pai ...
  16.  # 16

    Colocado por: marco1não adianta estar a mudar janelas e por isolamentos se essa pedra não for interrompida


    Que exagero... É preferivel ter uma casa com bom isolamento com algumas pontes térmicas do que não ter isolamento nenhum.
  17.  # 17

    Colocado por: alberga
    __________________________________
    De qualquer modo optei por uma estrutura de metal, com cx de ar (+/- 25mm) + wallmate + manta de isolamento em lã de rocha revestida aluminio (+/- 3mm) + placas de gesso ''standard''

    Dá para por umas fotos do decorrer dos trabalhos (caso tenha as tirado) ?
  18.  # 18

    Armale,

    Não tirei fotos dos trabalhos, lamento ... Mas para esclarecer ficou parede original com cantoneiras e perfis afastados da parede os tais 25 mm, o wallmate inserido nessa estrutura com a manta ''entalada'' entre esse wallmate e a placa de gesso. Sobre a soleira original c/ +/- 6 metros de vão, mandei quinar uma chapa lacada de fora a dentro (entre soleira e caixilharia) que anda por cima da parede falsa e faz o acabamento superior.





    Colocado por: Anonimo16062021Tontarias..
    Se assim fosse os hospitais creches escolas estavam tramados..morriam todos contaminadas por causa das LM.s


    Bem, sei que existem várias opiniões sobre este assunto. Concordo que um acabamento completamente estanque evite a passagem das poeiras mais finas. Como não ponho a mão no fogo por quase ninguém, sublinho o a palavra receio que mencionei. Mais, falo também de uma recuperação que é sempre diferente de uma obra de base e mais sujeita a ''defeitos'' de instalação.

    Já que tocamos neste assunto de wallmate vs lã de rocha, aproveito para expor também um argumento do eng. que me fez a obra, alegando que com possiveis condensações e dado que a lã estaria em contacto com uma caixa de ar e muito perto de uma parede muito fina de marquise, ao humedecer poderia abater. Para mim como leigo nestas questões faz algum sentido essa possibilidade.
  19.  # 19

    Colocado por: marcoaraujo

    Que exagero... É preferivel ter uma casa com bom isolamento com algumas pontes térmicas do que não ter isolamento nenhum.

    É verdade mas há pormenores que nem custa muito melhorar.
    É preciso analisar a situação
  20.  # 20

    A lã de rocha não retém água.
 
0.0152 seg. NEW