Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um apartamento T3 com cerca de 130 m2.

    O apartamento já tem quase 20 anos e o piso é em parquet e o verniz está todo a sair e encontra-se com aspeto desagradável.

    Ponderei inicialmente a sua recuperação afagando e envernizando o mesmo. Gosto do piso em si, um pouco mais "sólido" que o piso flutuante que já tive oportunidade de calcar.

    Mas entretanto disseram-me que o parquet já não se usa e não se compara a um chão de piso flutuante (desde que se use material em condições).

    Vão perceber que estou inclinado para trocar por piso flutuante, mas ao consultar alguns posts aqui no forum percebi que em todos os casos aconselham a recuperar o parquet, o que me deixou um pouco confuso :/

    Apurei para já os seguintes prós e contras, alguns ainda não estou totalmente seguro da informação. Importa referir que este apartamento é onde resido diariamente:


    - Recuperar o parquet vai sair mais barato, no mínimo metade do preço de arrancar tudo e substituir por piso flutuante
    - O parquet não deixa de ser madeira natural enquanto que o piso flutuante é sintético

    - Trocar por piso flutuante vai demorar metade do tempo e é muito menos incómodo. Entenda-se ter de dividir a casa em dois, desocupando totalmente uma metade para afagar o parquet e envernizar com 3 camadas e depois fazer tudo de novo na outra metade. Pó por todo o lado e cheiro a verniz. Com o piso flutuante faço divisão a divisão.
    - O parquet será mais sensível a riscos? Não me apetece ter andar constantemente preocupado como está o meu calçado ou o das visitas.
    - Dará o piso flutuante mais valor ao apartamento?


    No fundo acho que se tivesse o apartamento vazio provavelmente recuperava o parquet. O que me leva a considerar o piso flutuante é o tema da obra em si e o da suposta maior facilidade com o que o parquet se risca.

    Gostava das vossas opiniões para que me possa decidir de uma vez por todas.

    Deixo uma foto do estado atual do chão.

    Outros temas que gostava da vossa opinião:


    - Ao trocar por piso flutuante, vou manter os rodapés como estão. Fica mal uma diferença de cor grande, ou seja, um piso claro em cor diferente do rodapé?


    Quando avançar com a obra coloco fotos do resultado final.

    Muito obrigado antecipadamente pela ajuda que possam prestar!
      Fotodochao.jpg
  2.  # 2

    Na minha opniao o piso flutuante faz com que o apartamento fique mais moderno, e mais bonito, parece que a casa muda de aspecto.

    No entanto, se tiver algum azar com a agua, o piso fica completamente estragado e terá que colocar novo e é mais chato de limpar...
    Concordam com este comentário: joaosantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
  3.  # 3

    eu recuperava o chao que tem. o parquet natural depois de envernizado é outra coisa. se mudar pra flutuante tem de mudar os rodapes tambem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
  4.  # 4

    Nao tem obrigatoriamente de mudar o rodapé...pode aplicar se um bit.Numa casa habitada recuperar o parquet tem as suas incomodidades...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
  5.  # 5

    Colocado por: Iniciante82Na minha opniao o piso flutuante faz com que o apartamento fique mais moderno, e mais bonito, parece que a casa muda de aspecto.

    No entanto, se tiver algum azar com a agua, o piso fica completamente estragado e terá que colocar novo e é mais chato de limpar...
    Concordam com este comentário:joaosantos


    Obrigado Iniciante82 pelo feedback. Quando refere que o piso flutuante é mais chato de limpar, é em caso de danos com água ou no dia a dia?
  6.  # 6

    Colocado por: azehu (...) o piso flutuante é mais chato de limpar, é em caso de danos com água ou no dia a dia?

    Do que conheço, quanto ao flutuante - o nosso chão é de tacos de madeira, tratado com cera acrílica, de quando em quando - é muito fácil de limpar: uma esfregona e um balde com produto adequado e água e já está!
    Agora se nos pergunta qual preferimos, a resposta é: o parquet, sem dúvida! Tem outro toque quando caminhamos num chão de madeira ou num chão «plastificado». Afigura-se oco, no contacto com o calçado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
  7.  # 7

    em casos de inundaçao...tubo roto ou coisa que o valha,há os seguros multi riscos habitaçao...o flutuante se for tratado como deve ser,pode passar se com agua,mas nao é encharcar,dura uma eternidade...tenho há 15 anos,nem foi dos mais caros e está como novo...o cuidado,em tudo,é a base da duraçao de tudo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
  8.  # 8

    Colocado por: azehuObrigado Iniciante82 pelo feedback. Quando refere que o piso flutuante é mais chato de limpar, é em caso de danos com água ou no dia a dia?


    O piso flutuante não pode ser limpo com agua, senao estraga, tem que ser com um produto especifico, e por esse motivo é mais chato.

    Por vezes, surgem alguns riscos pretos no chão, devido às cadeiras ou dos sapatos que são dificeis de limpar, isto porque existe a limitação de nao podermos utilizar agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
  9.  # 9

    Eu preferia de longe um chão em Parquet do que flutuante, nem sei bem porque se deixou de usar o parquet... modas ou preços?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
    •  
      FD
    • 27 julho 2015 editado

     # 10

    Colocado por: azehuMas entretanto disseram-me que o parquet já não se usa e não se compara a um chão de piso flutuante (desde que se use material em condições).

    Quem é que lhe disse isso?

    Quanto à decisão, é sua e só sua.
    O que aqui lhe dizem são coisas e factos que a si até podem nem lhe interessar nada.
    Já deu para ver que percebe quais são as vantagens e desvantagens, agora tem que perceber o que quer realmente e com qual decisão irá se sentir melhor.

    A única coisa que acho que ainda não se referiu foi quanto ao flutuante.
    É que há diversos tipos - entenda-se preços - de flutuante.
    Se vai ao barato, talvez seja melhor recuperar o parquet. Se vai ao caro, o toque a oco, com uma boa manta insonorizante, é remediável, veja este vídeo: https://forumdacasa.com/discussion/37269/80/a-obra-do-valtores/#Comment_800610
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
  10.  # 11

    Colocado por: Iniciante82

    O piso flutuante não pode ser limpo com agua, senao estraga, tem que ser com um produto especifico, e por esse motivo é mais chato.

    Por vezes, surgem alguns riscos pretos no chão, devido às cadeiras ou dos sapatos que são dificeis de limpar, isto porque existe a limitação de nao podermos utilizar agua.


    O meu é so com agua....tudo tem a ver com as quantidades,se despejar um balde e passara esfregona,na semana a seguir tem a serra da estrela em casa...se for uma esfregona humida,tudo bem...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
  11.  # 12

    Colocado por: FD
    Quem é que lhe disse isso?

    Quanto à decisão, é sua e só sua.
    O que aqui lhe dizem são coisas e factos que a si até podem nem lhe interessar nada.
    Já deu para ver que percebe quais são as vantagens e desvantagens, agora tem que perceber o que quer realmente e com qual decisão irá se sentir melhor.

    A única coisa que acho que ainda não se referiu foi quanto ao flutuante.
    É que há diversos tipos - entenda-se preços - de flutuante.
    Se vai ao barato, talvez seja melhor recuperar o parquet. Se vai ao caro, o toque a oco, com uma boa manta insonorizante, é remediável, veja este vídeo:https://forumdacasa.com/discussion/37269/80/a-obra-do-valtores/#Comment_800610


    é verdade que as tais mantas reduzem o som oco do flutuante mas uma boa manta pode ser mais cara m2 do que o proprio flutuante e ninguem me convence porque mesmo no video se ouve que elas nao fazem milagres.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: azehu
 
0.0174 seg. NEW