Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Realizei um contrato de arrendamento, sem mobílias nem eletrodomésticos, com início a 1/6/2015, do qual sou locadora. No final do mês de Julho a minha inquilina telefonou-me a dizer que estava com problemas no esgoto da máquina de lavar roupa, pois no dia anterior tinha tido uma inundação na cozinha. Como achava que o problema era da sua máquina de lavar roupa, chamou um técnico de reparações que a informou que o problema não era da máquina da roupa mas sim do esgoto, e que o custo tinham sido 30€ sem iva. Perguntou-me quando seria possível alguém passar para ir resolver o problema do esgoto. No mesmo dia, o meu marido passou no local e desentupiu o esgoto.
    Gostaria de saber quem deve pagar a conta da reparação, visto que a inquilina já se encontrava a residir no local há quase 2 meses, sem que existisse qualquer problema de escoamento da máquina.

    Já agora, existe alguma legislação sobre este assunto que me possam enviar?

    Agradeço desde já a vossa atenção
    Cumprimentos
    • size
    • 1 agosto 2015

     # 2

    A máquina de lavar roupa, só por si, apenas despeja á gua, não detritos, pelo que falta saber porque razão o esgoto entupiu.

    Será que o esgoto serve também a pia do lava-louças e este não esteja protegido com os necessários crivos ?
    Concordam com este comentário: JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
  2.  # 3

    Que eu saiba o esgoto da máquina e o esgoto do lava loiça são independentes. Se o lava-loiças deixou passar detritos para o seu próprio cano, é da responsabilidade de quem o usa, mas a inquilina não se queixou de mau escoamento do lava loiça.
  3.  # 4

    Nao se entope um cano de esgoto de "maquina de lavar roupa" em 2 meses nem 2 anos, nem nada por ai parecido.
    Nao podendo provar uso indevido do tubo de escoamento pela pessoa que o ocupa, a responsabilidade na reparacao é sempre do senhorio.
    Concordam com este comentário: JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
  4.  # 5

    O Sr. Uschy tem razão e concordo se fosse para pagar a conta de desentupir o esgoto.
    Mas sou obrigada a pagar a deslocação de um técnico que supostamente ia arranjar uma máquina que afinal não estava avariada porque a minha inquilina não conseguiu ver que a água saia do cano do esgoto por trás da máquina? Não tentou perceber o problema e chamou logo o técnico...

    A cláusula do contrato de arrendamento, que envio em anexo, não me livra de pagar esta deslocação do técnico?
      Conservação.jpg
  5.  # 6

    Não livra se o inquilino tiver feito o uso prdudente, presente nessa mesma cláusula. De qualquer maneira dificilmente isso se consegue ver. Eu já tive aqui um tubo todo entupido devido a pó excessivo colocado pela minha esposa na máquina de lavar, o mesmo juntou-se todo numa zona de curva do tubo e entupiu, era pastas inteiras tipo de sabão branco. Eu diria que dividissem isso a meias tendo em conta o bom senso.
    Concordam com este comentário: jolau
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
    • size
    • 3 agosto 2015 editado

     # 7

    Para aplicação daquela clausula do contrato tem que se verificar se houve ou não responsabilidade/negligência de utilização do arrendatário.

    Houve ?

    Tendo sido o seu marido a desentupir o esgoto, deve ter verificado a causa .

    Na falta de conclusões, também propunha que dividissem os € 30,00 pelas duas partes.
    Concordam com este comentário: jolau
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
  6.  # 8

    Sou sra ;)
    Nao esquecer que conforme já referi dois meses nao sao razoaveis para um entupimento.
    Tambem nao o é alguem saber que o facto da maquina de lavar estar a deitar agua por fora seria do tubo de escoamento entupido, penso que seria mais natural ser da maquina o problema, pois sendo (em principio) usada é normal deitar fora agua havendo avaria que a isso leve. foi um raciocinio lógico o dessa senhora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
    •  
      jccp
    • 3 agosto 2015 editado

     # 9

    tanto barulho por trinta €
  7.  # 10

    Colocado por: jccptanto barulho por trinta €


    Trinta euros para muita gente no pais e a diferenca entre passar fome ou nao! Custa-me ver desdenhar assim do dinheiro, achando que todos vivemos com a mesma qualidade de vida!
    Concordam com este comentário: jolau
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
    •  
      jccp
    • 3 agosto 2015

     # 11

    Colocado por: treker666Trinta euros para muita gente no pais e a diferenca entre passar fome ou nao! Custa-me ver desdenhar assim do dinheiro, achando que todos vivemos com a mesma qualidade de vida!


    eu não estou a desdenhar nada!!!se por trinta euros teem que vir para um forum em vez de se entenderem imagine o que é que eu faria a quem me deixou a casa neste estado.

    https://forumdacasa.com/discussion/39237/1/renovar-apartamento-vou-eu-fazer-as-obras/
  8.  # 12

    Não se trata do valor em si mas sim o que é justo e por lei. Se eu soubesse resolver esta questão legalmente, não teria vindo pedir ajuda aqui no forum.

    As outras pessoas não têm culpa do estado em que lhe deixaram a casa e de vir trazer para esta discussão, um assunto que nada tem a ver com este.
    •  
      jccp
    • 3 agosto 2015

     # 13

    Colocado por: jolauNão se trata do valor em si mas sim o que é justo e por lei. Se eu soubesse resolver esta questão legalmente, não teria vindo pedir ajuda aqui no forum.


    mas é preciso ler um livro para saber quem é que paga?se a inquilina pensou que era da maquina e não era só quem tem que pagar é a inquilina...pronto assunto resolvido.
    Concordam com este comentário: Matilde
  9.  # 14

    Nao penso que seja a inquilina. a casa devia ser entregue em plenas condicoes de uso e nao com tubagem ja quase a ficar entupida. Claro que o senhorio nao se certificou do estado do tubo de escoamento, mas a inquilina fez o mais normal, chamar um tecnico e nao o senhorio. Receber rendas nao é só direitos, tambem existem obrigacoes.
    Tambem sou senhoria, mas nao me limito a ir só receber a renda.
    Concordam com este comentário: sisu
    •  
      jccp
    • 3 agosto 2015 editado

     # 15

    Colocado por: uschya casa devia ser entregue em plenas condicoes de uso e nao com tubagem ja quase a ficar entupida.


    e não pode ter sido a inquilina a provocar o entupimento?

    o que está aqui em causa é o pagamento de uma reparação de uma maquina de lavar que nunca teve qualquer tipo de avaria nem foi a causa do entupimento.A inquilina em vez de se por a adivinhar deveria logo ter comunicado o facto ao senhorio e mais nada...assim é que se faziam as coisas...quem é que lhe mandou mandar reparar a maquina sem saber se o problema era mesmo da maquina?

    se em vez de 30€ o tecnico lhe levasse trezentos€ o senhorio também tinha que pagar?
    Concordam com este comentário: jolau
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
  10.  # 16

    A inquilina chamou o técnico da máquina com conhecimento e autorização do proprietário? Isto porque uma coisa é a pessoa ter agido pela cabeça dela.

    Eu, como proprietária, se tivesse concordado e autorizado, pagaria. Caso contrário, não.
    Concordam com este comentário: Matilde, jolau
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
    • tnjp
    • 3 agosto 2015

     # 17

    Trinta euros para muita gente no pais e a diferenca entre passar fome ou nao! Custa-me ver desdenhar assim do dinheiro, achando que todos vivemos com a mesma qualidade de vida!


    Concordo, com 30€ já compramos muita coisa! Podemos comprar até montes de problemas e dar inicio a um mau relacionamento entre senhorio e inquilino!
    Concordam com este comentário: sisu, jolau
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
  11.  # 18

    Os problemas com a inquilina começaram desde o dia que mandou alterar os contratos da água e da luz para o nome dela e, para ambos, colocou mais contagem que a real. Eu reclamei junto das entidades que me deram razão.

    A inquilina chamou o técnico sem meu consentimento, eu não sabia da existência algum problema.

    Quem dera que toda a gente, neste país, fosse aumentada 30€ por ano.
  12.  # 19

    Ninguem chama um senhorio por causa de uma suposta avaria na maquina de lavar que pertence ao inquilino.
    Penso até que se a inquilina lhe ligasse a dizer " olhe a minha maquina de lavar agora deita agua para fora" a senhora senhoria iria dizer " que tenho eu a ver se a sua maquina deita agua para fora? Veja lá mas é se a agua nao de estraga o chao ou soalho ou..."
    Eu pedia uma factura do reparador e pagava, Pois assim evita que haja tentativa de lhe sacar algum e que seja tudo lucro para a inquilina e Suposto reparador.. Uma factura de favor tem desvantagens: ele tem de declarar, devolver o iva ao estado e pagar sobre o lucro desse servico. os 30€ vao diminuir e ele nao irá gostar muito dessa parte. ainda menos a sua inquilina caso nao tenha chamado tecnico nenhum.
    Vá pedir a factura e veja a reacao dela. sem factura nao pague nada.

    Tambem penso que a senhora (senhoria) nao tem mesmo intencao de lhe dar razao mesmo que ela a tenha. Nao adianta argumentar nestes casos.
    Concordam com este comentário: JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jolau
  13.  # 20

    O problema não está em eu pagar. Quero fazer o que é correto e se o correto for pagar, eu pago, mesmo sem concordar muito por causa dos problemas que já tive com a inquilina.
    Os 30€ são sem IVA, por isso a conta final serão 36.9€... A inquilina não tem a fatura ainda, só me enviou um papelinho com a descrição, o valor, a data e uma assinatura.
 
0.0178 seg. NEW