Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal, tenho um problema com o seguro da de recheio da minha habitação. Na semana passada trovoou muito e queimou a placa de indução, um router e um gps que estavam ligados a quando da caída de alguns raios.

participei ao seguro, a placa incluída no multirriscos da habitação o restante incluído no recheio.

a placa fizeram peritagem e estou a aguardar valores, o router como eram 20€ pediram fotos mas o gps (garmin c60) vieram com a conversa que não estava incluído no recheio da habitação, perguntei onde isso estava escrito a resposta do mediador foi que estava no código civil.... tratei-o mal...

Alguem save da veracidade deste facto?
  2.  # 2

Sim, certamente os legisladores que escreveram o código civil nos anos 30 previram a existência futura de aparelhos GPS...

Obviamente que é patranha, querem esquivar-se.
  3.  # 3

se fosse um gps auto, até me calava, pois seria um equipamento de utilização no automóvel, agora é um gps de mão (garmin etrex 60).

Vou ter de me chatear com eles.
    Livro de reclamações a rodar.
  4.  # 4

É uma questão pertinente. Coloquei precisamente essa questão ao meu seguro relativamente a um teclado (sou músico nas horas livres), e eles disseram que provavelmente não estava coberto pois é um objeto suscetivel de ser utilizado (logo avariado) no exterior da habitação. Tal qual os telemóveis, maquinas de fotografar, filmar, enfim quase todos os gadgets.
  5.  # 5

Mas isso tb vai depender do diagnostico da avaria, pois aquele foi um pico de corrente que o queimou, estava ligado ao alimentador porque estava a descarregar rotas.
  6.  # 6

Já o ano passado me voltaram a passar a perna por causa de uma fonte de alimentação do equipamento de radio, uma fonte que custa cerca de 150€ mais o radio que anda pelos 200€ foram os dois á vida e tb livraram as nalgas, depois disto chamei o mediador lá a cada, viu as coisas que eu tinha e disse-lhe, quero um seguro que me cubra o que eu aqui tenho.
    Agora vem com esta conversa.
    • Fiju
    • 10 agosto 2015

# 7

Epá... realmente é um absurdo! Tudo o que seja a bateria tem de ser carregado e melhor do que em casa. Por exemplo, os tlm trazem o carregador para ligar à corrente, por isso não há hipótese de outro carregamento. O GPS julgo que trás só o carregamento de isqueiro, não sei se poderão pegar por ai...
  7.  # 8

Colocado por: FijuEpá... realmente é um absurdo! Tudo o que seja a bateria tem de ser carregado e melhor do que em casa. Por exemplo, os tlm trazem o carregador para ligar à corrente, por isso não há hipótese de outro carregamento. O GPS julgo que trás só o carregamento de isqueiro, não sei se poderão pegar por ai...

Tb existe carregador de casa, é vendido á parte.
  8.  # 9

Quando se queimou esse material tb foi á vida duas placas de rede de 2 pc's, a ups, a placa de rede da tv e já não me lembra mais, estes nem falei neles, pois os gajos nem querem saber...
    • Fiju
    • 10 agosto 2015

# 10

Mas lá está, é opcional comprar o carregador, ou seja, estragou-se porque não devia estar a carregar em casa. Atenção que sou contra esta opinião, mas é uma situação que poderão levantar. Se calhar safa-se mais com os outros materiais...
  9.  # 11

Só posso sugerir que meta tomadas de protecção contra picos eléctricos em todas as tomadas, e nos equipamentos mais importantes coloque também uma UPS (unidade de energia ininterrupta) antes dos equipamentos além da tomada de protecção contra picos eléctricos.

Está visto que o seguro foge mal aparece contas para pagar com todo o tipo de desculpas, logo mais vale prevenir, e se correr mal pode provar que pelo menos tentou proteger-se, e talvez aumente o número de provas de que foi mesmo dali que veio o problema.

Algumas tomadas de protecção e UPS's tem seguro... mas convêm descobrir se são válidos em Portugal, por quanto tempo e como pode ter a certeza que está coberto desde o dia da compra (até ao eventual limite que tenham).
    • camc
    • 11 agosto 2015

# 12

Não se pode deixar de registar a forma como começa este post "tratei-o mal" não será desta forma que irá resolver o problema, se é que se trata de um problema, pois como até já foi abordado e de forma muito inteligente, é um equipamento para manuseio automóvel e não na habitação, se por ventura fosse um Engº Espacial e trouxesse para casa um determinado equipamento do local de trabalho que ligado à corrente queimasse deveria a seguradora pagar?!? não colocando em dúvida que o GPS é seu.
    Cumps
    Concordam com este comentário: Sabrina
  10.  # 13

Colocado por: camcNão se pode deixar de registar a forma como começa este post "tratei-o mal" não será desta forma que irá resolver o problema, se é que se trata de um problema, pois como até já foi abordado e de forma muito inteligente, é um equipamento para manuseio automóvel e não na habitação, se por ventura fosse um Engº Espacial e trouxesse para casa um determinado equipamento do local de trabalho que ligado à corrente queimasse deveria a seguradora pagar?!? não colocando em dúvida que o GPS é seu.
    Cumps
    Concordam com este comentário:Sabrina

Calma lá caro CAMC.

Antes de mais não deturpe a informação que eu coloquei mais a cima, pois o post não começa com "tratei-o mal" mas sim acaba com "tratei-o mal".

Depois disso, tenho fatura do GPS em meu nome, o gps não é de utilização no automóvel mas de utilização pedrestre.

Para isto não ficar assim a pairar no ar, queira saber que cada caso é um caso bem como cada casa é uma casa, nesta situação aqui e quando se queimou a fonte de alimentação e o radio o seguro livrou logo o rabiosque, foi quando eu disse ao mediador que fosse lá a casa, ver os equipamentos que eu lá tinha e que o seguro teria de englobar os equipamentos que eu tinha, nada mais que isso.

Porque é que em vês de mandar a baixo e desculpar a companhia/mediador não me perguntou quanto eu pagava por ano de seguro? é que não estou a pagar assim tão pouco, pois em 3 anos que tenho seguro já pagava os estragos todos que tive até agora inclusivamente a placa de indução...

Se calhar é melhor não tratar mal o mediador, dizer-lhe que a companhia não me está a roubar. para isto não preciso de seguro para nada, o material que eles cobrem e que eu tenho em casa nunca chega ao valor que pago por ano.

Para calcularem o premio do seguro contam os equipamentos todos e mais alguns (principalmente os mais caros) mas depois nas coberturas só estão cobertos uma pequena parte dos mesmos. Claro está que a companhia e o mediador estão a ser corretos, pena é que é para o bolso deles...

Desculpem alguma coisinha sim :))
  11.  # 14

Colocado por: josexynos equipamentos mais importantes coloque também uma UPS (unidade de energia ininterrupta)

Até essa emigrou.
    Por acaso não era uma APC, mas mesmo que fosse tinha emigrado também e o seguro tinha desviado o cuzinho na mesma.
  12.  # 15

1º passo - pressionar a companhia de seguros até resolver o problema (ou não)

2º passo - mudar de seguradora, com cartinha a dizer expressamente que um contrato dá obrigações a ambas as partes, não é só receber o prémio anual.
  13.  # 16

Colocado por: ClioII1º passo - pressionar a companhia de seguros até resolver o problema (ou não)

2º passo - mudar de seguradora, com cartinha a dizer expressamente que um contrato dá obrigações a ambas as partes, não é só receber o prémio anual.

O mediador já anda a levar nas orelhas á 4 dias. O seguro vai ser para não renovar, pois assim não compensa, mas antes de tudo, livro de reclamações a rodar.
  14.  # 17

Colocado por: ultrahipermegaPara calcularem o premio do seguro contam os equipamentos todos e mais alguns (principalmente os mais caros) mas depois nas coberturas só estão cobertos uma pequena parte dos mesmos. Claro está que a companhia e o mediador estão a ser corretos, pena é que é para o bolso deles...

Infelizmente é sempre assim em quase tudo.

Temos de fazer valer os nosso direitos, e aconselho a dar-lhe nas orelhas sim mas por escrito (email por ex) , afinal se paga um seguro com base no que têm em casa , deve ser ressarcido.
    No limite recorra á companhia ou a outro mediador explicando o que se passa ou peça informaçoes sobre um seguro novo que abranja tudo o que tem casa e depois caso haja um sinistro como se resolvia; depois de saber algumas linhas volte á carga com o atual mediador .
    • 20
    • 11 agosto 2015

# 18

Só vai conseguir alguma coisa contactando um advogado!
  15.  # 19

Se vou chamar um advogado ao barulho só vou estar a aumentar a conta, que por sinal já vai extensa...

Como o segura renovava no próximo mês não estou a perder muito... estou a perder tudo... mas vou continuar a chatear, sem meter advogado ao barulho.
    • 20
    • 11 agosto 2015

# 20

Os seguros nunca deram nada a ninguém!

Penso que a EDP tem um seguro para estes casos, eles são os responsáveis pelo abastecimento

0.0222 seg. NEW