Iniciar sessão ou registar-se
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 21

    O reboco não tradicional foi acordado pelo o Engenheiro e pelo dono de obra. A marca já esteve presente com um técnico na obra e garante que não é do reboco, visto que foi picado e colocado segunda vez nessa fachada e nas outras continua em boas condições.

    É óbvio que o Engenheiro defende o DO e diz que a culpa é do reboco e diz que a melhor solução é usar o capoto.

    Por isso é que gostaria de saber se por lei , o empreiteiro terá que pagar o capoto ou terá que aguardar uma solução do Engenheiro tendo em conta o custo inicial da obra.
  1.  # 22

    O que me parece assim a frio e sem conhecer todas as condicionantes é que o reboco não é o indicado para as condições da fachada.
    Assim e se esse tipo de reboco foi o indicado pelo autor do projecto e se o mesmo foi aplicado de harmonia com as condições do fabricante mande o engenheiro dar uma volta.
    Arranje um parecer técnico e notifique o DO da sua decisão.
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 23

    E como posso obter um parecer técnico?

    Então quer dizer que o empreiteiro não é obrigado por lei a remodelar novamente a fachada, com a solução capoto como o Engenheiro sugerir desta vez?

    Obrigado.

    Cumprimentos.
  2.  # 24

    O parecer convém que seja de alguém com formação/experiência igual (de preferência superior) à do técnico do DO
    Qual a formação do responsável técnico pelo seu alvará? Estes profissionais servem par isto mesmo e não só para receber os 250€ ao fim do mês.
    O empreiteiro não é pai do DO, uma coisa é assumir a reparação de um erro seu outra é assumir a reparação de erros imputáveis a terceiros.

    P.S.
    Hoje deu-me para defender os empreiteiros. Deus nosso senhor ainda me hade castigar por isso :)))
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 25

    Mas isso por lei e permitido fazer? O empreiteiro nao é sempre obrigado a compor anomalias nos 5 anos de garantia?pelo menos é isso k està na lei..

    A questao aqui é saber quem tem razao e nao para prejudicar ninguém...se o empreiteiro tem que suportar os custos de uma solucao mais cara e isso està escrito por lei terà que ser...é preciso saber de quem é a responsabilidade..o engenheiro diz k a melhor solucao e capoto,o DO quer aquilo pronto e n quer pagar nada e o empreiteiro ja se disponibilizou a arranjar uma vex do seu bolso..aconteceu o mm problema novamente e ele agora quer uma solucao mas nao quer custos adicionais..

    Obrigado.

    Ps: nao sou o empreiteiro, e so para ajudar um familiar
  3.  # 26

    O empreiteiro é obrigado a reparar anomalias que sejam causadas por defeitos de construção, não por avarias que tenham como causa uma má escolha de materiais, que parece ser o caso.
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 27

    E no caso de o empreiteiro reparar as anomalias tem que reparar tendo em conta os custos iniciais ou é obrigado a gastar o que o Engenheiro sugerir mesmo que o preço seja elevado?
  4.  # 28

    O empreiteiro só tem que reparar se a causa do problema for da sua responsabilidade e sempre com os mesmo materiais que estavam preconizados no projecto. Não pode vir agora o engenheiro inventar.
    Concordam com este comentário: rdbp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rdbp
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 29

    Ok , fiquei esclarecido. Pode dizer-me onde possoencontrar a lei para verificar isso?
    • eu
    • 25 julho 2012

     # 30

    Colocado por: zedasilvanão por avarias que tenham como causa uma má escolha de materiais,

    E os empreiteiros não são obrigados a usar materiais adequados aos fins a que se destinam?
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 31

    Colocado por: eu
    E os empreiteiros não são obrigados a usar materiais adequados aos fins a que se destinam?


    O engenheiro acompanhou a obra desde o inicio e nunca disse que havia má escolha de materiais...O empreiteiro está até disposto a compor novamente mas com materiais idênticos e do mesmo preço.

    Gostaria de saber onde posso consultar a lei para saber se o empreiteiro é obrigado a colocar os materiais que o engenheiro quiser para solucionar o probelma.

    Obrigado
  5.  # 32

    Colocado por: rdbpo empreiteiro diz que está disponível a compor mas que provavelmente irá acontecer o mesmo.

    Porquê?
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 33

    Porque já aplicou o mesmo reboco em várias habitações nunca aconteceu aquilo. E porque o técnico do produto já foi á obra e lhe disse que o problema não era do reboco, mas que podia tentar aplicar outra vez e foi o que aconteceu.Voltou a aplicar e voltou a rachar. Simplesmente isso.


    O empreiteiro diz que se voltar a fazer o mesmo o reboco volta a rachar, porque o problema não é do reboco.O que o engenheiro sugeriu foi que aplicasse capoto mas o empreiteiro não quer ter custos adicionais porque o capoto não fazia parte do orçamento que ele deu para obra inicialmente e não é propriamente barato.

    Não há aqui nenhum "mind game" nem por parte do Engenheiro nem do empreiteiro.

    Eu só quero saber quem paga custos adicionais se a solução passar por aplicar o capoto por exemplo. E se a garantia acaba na mesma quando fizer os 5 anos ou se irá prolongar-se devido a existência dessa anomalia.

    Obrigado
  6.  # 34

    O empreiteiro não é obrigado a aplicar o capoto, nem qualquer outro tipo de revestimento que o dono de obra ou o seu engº indiquem, apenas é obrigado a executar um reboco que não fissure. Caso não consiga fazer isso com um reboco tradicional ou com um reboco preparado em fabrica, terá que ser o empreiteiro a sugerir uma solução.
    O facto da fachada ser virada a sul, não é justificação para as fissura, talvez o problema seja a falta de uma armadura de fibra de vidro.

    Qual é a marca do reboco que aplicaram?
    Concordam com este comentário: rdbp
  7.  # 35

    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 36

    O reboco é IRP. Mas porque terá que ser o empreiteiro a sugerir uma solução se o Engenheiro é que acompanhou a obra e supostamente tem mais conhecimentos que o próprio empreiteiro?

    Obrigado pelas sugestões.
  8.  # 37

    Colocado por: rdbpMas porque terá que ser o empreiteiro a sugerir uma solução se o Engenheiro é que acompanhou a obra e supostamente tem mais conhecimentos que o próprio empreiteiro?

    Se o empreiteiro não quer sugerir uma solução, então tem que aceitar a sugestão do engenheiro, e faz o capoto. Se for inteligente sugere uma solução mais económica.
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 38

    Bem afinal as opiniões variam!

    Pode dizer-me onde está isso por Lei, em que o empreiteiro tem que gastar mais do que gastou inicialmente mesmo o engenheiro e o DO concordando com o reboco?

    Obrigado
  9.  # 39

    Colocado por: rdbpPode dizer-me onde está isso por Lei, em que o empreiteiro tem que gastar mais do que gastou inicialmente mesmo o engenheiro e o DO concordando com o reboco?

    O empreiteiro tem que resolver o problema, se não tem solução só tem que aceitar a solução que lhe impuserem. Simples.

    PS: Sou empreiteiro.
    • rdbp
    • 25 julho 2012

     # 40

    Eu não lhe perguntei qual era a sua profissão, para isso vou ver na formação do seu perfil;)

    Só pedi onde está escrito na lei isso que me está a dizer.

    PS:Na sua formação tem Engenheiro Civil (O Sr. Relvas ensina umas coisas).

    Obrigado.

    Cumprimentos
 
0.0231 seg. NEW