Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

toda sorte do mundo ,nesta etapa da sua vida..
  2.  # 202

As cotas da ordem dos engenheiros subiram novamente, Nelson ainda bem que o conseguiu no entanto deixe-me dizer lhe o seguinte, 800 € ronda+- o que o nosso gabinete cobra por um projeto de estabilidade dito "normal" de uma moradia, no entanto por vezes o que poupou nos projetos, pode ser 5 vezes mais caro em obra, consegue perceber o que eu estou a dizer?
  3.  # 203

Colocado por: nelson__ricardoProjeto Segurança e saude 250,00 €

Inclui a responsabilidade pela coordenação de segurança ou é só mesmo o plano?
  4.  # 204

Colocado por: zedasilvacoordenação de segurança ou é só mesmo o plano?

Deve ser so o plano...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  5.  # 205

Colocado por: riscosAs cotas da ordem dos engenheiros subiram novamente, Nelson ainda bem que o conseguiu no entanto deixe-me dizer lhe o seguinte, 800 € ronda+- o que o nosso gabinete cobra por um projeto de estabilidade dito "normal" de uma moradia, no entanto por vezes o que poupou nos projetos, pode ser 5 vezes mais caro em obra, consegue perceber o que eu estou a dizer?

É verdade, tive com um projecto que depois de reformulado o cliente passou de um orçamento de 75 mil de betão armado, para 62 mil, mas pronto, isso não interessa..... ó que interessa é que se fez um projecto por 2 mil euros em vez de 4 mil, e isso enaltece-nos o umbigo, e ainda compramos um LED topo de gama. e quantas situações semelhantes haverá.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 206

Colocado por: callinas
    É verdade, tivecom um projecto que depois de reformulado o cliente passou de um orçamento de 75 mil de betão armado, para 62 mil, mas pronto, isso não interessa.....ó que interessa é que se fez um projecto por 2 mil euros em vez de 4 mil, e isso enaltece-nos o umbigo, e ainda compramos um LED topo de gama. e quantas situações semelhantes haverá.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Isto é tudo muito bonito mas saber quem contratar e saber quem trabalha bem é outra coisa, a empresa que contratei está à 15 anos nessa area e com muito trabalho. Só de pois de feito e mostrado a outros é que podemos ver algumas falhas, pois como eu ja disse é preciso um para fazer o projeto e outro para verificar.
    Não fui ao mais barato tinha quem me fizessem mais barato tudo completo ficou por volta de 4200€ ja com iva.
  7.  # 207

Colocado por: zedasilva
    Inclui a responsabilidade pela coordenação de segurança ou é só mesmo o plano?

o que me disseram é que eram responsáveis pelo plano de segurança, o gabinete fica relativamente perto 3,5km da obra e empreiteiro a 1,5km da obra.
    todo betão será betão liz
  8.  # 208

Colocado por: nelson__ricardoo que me disseram é que eram responsáveis pelo plano de segurança

Isso na prática quer dizer que apenas se responsabilizam pela execução do plano.
    Ainda lhe falta nomear/contratar alguém para o por em pratica e fiscalizar (coordenador de segurança)
    Não é meu apanágio opinar sobre o valor do trabalho de alguém, contudo cada vez mais me irritam este tipo de situações em que as pessoas não são informadas das suas reais responsabilidade e consequências pelo fato de não as acautelar.
    Só para um PSS assim sem mais qualquer informação ou serviço associado, está demasiado caro.
  9.  # 209

Colocado por: zedasilvaIsso na prática quer dizer que apenas se responsabilizam pela execução do plano.
    Ainda lhe falta nomear/contratar alguém para o por em pratica e fiscalizar (coordenador de segurança)
    Não é meu apanágio opinar sobre o valor do trabalho de alguém, contudo cada vez mais me irritam este tipo de situações em que as pessoas não são informadas das suas reais responsabilidade e consequências pelo fato de não as acautelar.
    Só para um PSS assim sem mais qualquer informação ou serviço associado, está demasiado caro.

zedasilva,
    O director de fiscalização pode igualmente fazer a função de coordenador de segurança numa obra?
  10.  # 210

Colocado por: santosvieiraO director de fiscalização pode igualmente fazer a função de coordenador de segurança numa obra?

Pode se tiver habilitação para tal.
    Esta é uma forma de o DO poupar algum dinheiro, concentrando numa só pessoa os dois serviços.
  11.  # 211

Colocado por: zedasilvaPode se tiver habilitação para tal.
    Esta é uma forma de o DO poupar algum dinheiro, concentrando numa só pessoa os dois serviços

Ok. Foi o meu caso. Eu entreguei as funções de coordenador de segurança e director de fiscalização ao mesmo profissional, sendo que neste caso ele tem habilitações para tal.
    Penso que não me terá ficado mais caro por isso, mas eu enquanto DO considero que torna-se mais simples gerir todo o pessoal envolvido envolvido na "empreitada".
    Concordam com este comentário: zedasilva
  12.  # 212

Acho que quem vai fazer isso será o engenheiro civil que é diretor da obra
  13.  # 213

Colocado por: nelson__ricardo
    Isto é tudo muito bonito mas saber quem contratar e saber quem trabalha bem é outra coisa, a empresa que contratei está à 15 anos nessa area e com muito trabalho. Só de pois de feito e mostrado a outros é que podemos ver algumas falhas, pois como eu ja disse é preciso um para fazer o projeto e outro para verificar.
    Não fui ao mais barato tinha quem me fizessem mais barato tudo completo ficou por volta de 4200€ ja com iva.

Foi só uma achega a quem lê. Nao me refiro ao seu caso em concreto que não conheço.
  14.  # 214

Colocado por: nelson__ricardo
    Acho que quem vai fazer isso será o engenheiro civil que é diretor da obra

Se é o diretor de obra, ele mais que ninguém sabe que não pode assumir essa responsabilidade
  15.  # 215

Colocado por: zedasilvaSe é o diretor de obra, ele mais que ninguém sabe que não pode assumir essa responsabilidade

Não pode.
  16.  # 216

onde é que vejo isso?
    entretanto hoje estiveram a vedar o terreno todo e a cortar as árvores agora ao fim do dia iam buscar a grua para montar amanha e fazer o aterro para a casa também amanha.
    sexta devo ir lá outra vez e tiro fotos, hoje esqueci-me da maquina e o tlm não tira fotos
  17.  # 217

Isso é que é preciso nelson..vou acompanhar.
    Ainda lhe vamos comprar um desses tlm que tiram fotos e tudo :)
  18.  # 218

Colocado por: nelson__ricardoonde é que vejo isso?

DL 273/2003
    Provavelmente o que acontece é que não existe ninguém nomeado para essa função
  19.  # 219

estive a ver a carta para a act e 1 pessoa faz isto
    FISCAL(AIS) DA OBRA
    COORDENADOR(ES) EM MATÉRIA DE SEGURANÇA E SAÚDE DURANTE A ELABORAÇÃO DO PROJECTO DA OBRA

e outra faz
    COORDENADOR(ES) EM MATÉRIA DE SEGURANÇA E SAÚDE DURANTE A REALIZAÇÃO DA OBRA
    RESPONSÁVEL PELA DIRECÇÃO TÉCNICA DA OBRA

Foi assim que foi enviado para act para abertura de estaleiro
  20.  # 220

Está mal!
    No mínimo deveria ser ao contrário, caso a ACT detete o erro vai chatear, a responsabilidade por nomear o CS é do dono de obra, nunca pode ser o DT
    O DT é nomeado obrigatoriamente pelo empreiteiro
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta

0.0949 seg. NEW