Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 941

e deixe-me dizer-lhe 4500 + iva euros para tudo foi um preço muito competitivo. 2000mil para tudo é ridículo nem vale a pena comentar.
  2.  # 942

Colocado por: nelson__ricardoMas como disse não sei como trabalham os outros para poder comparar se são melhores ou piores

Este é um dos grandes males deste setor.
    O DO raramente percebe (nem tem que perceber) alguma coisa do assunto, grande parte das opções incluindo a escolha dos técnicos são feitas com base “naquilo que ouviu falar”
    Só a meio da obra começa a ter noção das más opções que fez, umas vezes porque já está “enterrado até ao pescoço” outras porque não quer admitir que fez más escolhas, acaba por deixar andar e raramente admite que o erro foi dele.
    Os nossos técnicos e os nossos empreiteiros, tem plena consciência disso e aproveitam-no em seu favor.
    Gerir uma obra custa dinheiro, fiscalizar uma obra custa dinheiro, infelizmente ainda há um grande caminho a percorrer até consciencializar todos os atores disso mesmo.
    Estou aqui a organizar uma Pasta de Obra para mais logo entregar a um DO
    A primeira pergunta que ele me vai fazer é:
    - Mas isto é para quê?
    Lá vou eu ter que explicar tudo
    - Esta pasta é para estar sempre na obra, não vai para cas de ninguém, nem DO, nem empreiteiro, nem DT. Aqui está o PSS e todos os seus anexos, nos anexos vai arquivar estes documentos que vai pedir ao empreiteiro.
    Digamos que é uma lista com 20 a 25 documentos que são obrigatórios serem disponibilizados pelo empreiteiro para estarem em obra. Já sei que o pobre coitado quando for pedir isso ao empreiteiro ele vai-se atirar ao ar, que nunca ninguém lhe pediu nada daquilo, que este pessoal de agora quer é documentos mas de obras não percebe nada, que deviam era andar todos a assentar tijolo antes de se armarem em engenheiros.
    Nesta pasta vai igualmente estar arquivado o famoso livro de obra, aquele a quem ninguém liga, mas que nos momentos de aflição pode ser a tábua de salvação de muita gente.
    Concordam com este comentário: jorgealves, nelson__ricardo, C. Lobo, VXMC
    • VXMC
    • 2 março 2016

# 943

Colocado por: nelson__ricardopela falta de coordenação nas especialidades onde deveriam estar ligadas acho eu.
    por exemplo no acustico pede um vidro e no termico pede outro
    no desenho tem 6cm capoto e no termimo leva 10.
    tinha em projeto um muro de tijolo de 20 que seria uma parede enterrada e depois o empreiteiro disse que essa parede tinha de ser em betão armado.
    depois sempre disse que queria estores e em protejo não estão mencionados.
    Mas como disse não sei como trabalham os outros para poder comparar se são melhores ou piores porque não tenho capacidades de conseguir avaliar um projecto se é bom ou mau só depois de entrar em obra é que é mais facil encontrar os erros

Nelson, junte-se à equipa. A minha não começou e já sinto que deveria estar a escolher o gabinete era agora!
  3.  # 944

Colocado por: zedasilvanelson
    Não se preocupe que a casa não cai por causa dos negativos, ainda bem que os fez.
    Os nossos técnicos têm plena consciência que o betão é o melhor amigo do engº, logo podem continuar a projetar assim que a coisa nunca dá para o torto.
    A observação foi apenas uma chamada de atenção para os futuros DO que amanhã possam ler esta discussão.
    Concordam com este comentário:nelson__ricardo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MRK

Ó zédasilva, Esclareça-me aqui uma coisa:

Se não usarmos negativos por onde passamos por exemplo os tubos dos drenos interiores, e todo o tipo de tubagens (passagem de cabos, condutas de água, alimentações, esgotos, etc), ? Por debaixo das sapatas?
  4.  # 945

Colocado por: jfsmoreiraPor debaixo das sapatas?

Depende!
    Cada caso é um caso, esta deveria ser uma das preocupações do arquiteto e não do engenheiro das especialidades ou do fiscal.
    Por vezes não há muitas alternativa, neste caso os negativos devem ser previstos aquando do cálculo da estrutura.
    Tudo é possível desde que previamente pensado.
    Concordam com este comentário: riscos
  5.  # 946

Colocado por: riscosCaro nelson, isso é daquelas coisas que custa ler. a equipa projetista, no nosso caso gabinete( todas as especialidades são realizadas nas nossas instalações), Quando cai um projeto, ao mesmo tempo"sensivelmente" temos 3 engenheiro a trabalhar nesse projeto a fazer águas e esgotos, estabilidade, térmica e acústica. isto resulta de forma a não haver erros nem duvidas. Agora quando se adjudica um trabalho a um gabinete de arquitetura, que dá preço para tudo(como é normal), e depois esse arquiteto não contrata um único gabinete de engenharia, mas sim o zé para a estabilidade, o antonio para a térmico porque o zé não pode fazer o térmico, o manel para o ited, porque os outros dois não trabalham com eng eletrotécnicos....dá nisso.

O empreiteiro tem de fazer o que esta no projeto e não "piar", no máximo voce pode falar com o projetista e questionar sobre a solução.

Porque se faz um muro em betão em vez de alvenaria como tinha no projeto, depois em telas finais tem de haver essa alteração, e la vai o nelson pagar mais porque fez em betão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nelson__ricardo

as unicas coisas que foram feitas fora do gabinete foi o térmico e ited
    essa alteração o empreiteiro ligou para o gabinete e eles fizeram a alteração do projeto pois a informação foi dada a uma pessoas e depois essa pessoa passa à equipa o mal é que as vezes a equipa esquece-se das coisas que lhe dizem e outras a pessoa esquece-se de passar.
    primeiro entra a arquitectura na camara e só depois de aprovada entra as especialidades
    • FFF
    • 2 março 2016

# 947

Eu bem digo que precisamos de uma Academia Zedasilva.

O meu arquiteto garantiu a coordenação dos projetos de especialidade. Ainda hoje quando surge alguma questão, recorro a ele para esclarecer. Se necessário, é ele que articula com os autores dos projetos, que eu nem conheço.

Mas mesmo assim podem aparecer pontas soltas. Há trabalhos que não têm projeto mas são importantíssimos, como o caso da impermeabilização e do ETICS. Ou mesmo a instalação elétrica, que precisa apenas da ficha. Para compatibilizar isto tudo, é importante haver alguém a coordenar, a gerir efetivamente. E esse papel tem que ser do empreiteiro geral ou, na falta deste, de um dos empreiteiros com mais abrangência de trabalhos, tipicamente o de alvenarias, rebocos, betonilhas.

E fiscais que façam o que o zedasilva descreve haverá muito poucos... infelizmente.
    • FFF
    • 2 março 2016

# 948

Colocado por: nelson__ricardoprimeiro entra a arquitectura na camara e só depois de aprovada entra as especialidades

Depende do modelo. No meu caso foi Comunicação Prévia, e entrou logo tudo de uma vez.
  6.  # 949

Colocado por: FFFE fiscais que façam o que o zedasilva descreve haverá muito poucos... infelizmente

pois e o trabalho do zé merece ser bem pago, ele que peça a um DO 300 euros por mês para ser fiscal da sua obra que o D.O manda-o ir dar marteladas para outro lado. Depois pagam a um que pede 300 euros por obra. Mas depois querem que esse fiscal apareça na obra para ver os isolamentos e as alvenarias...
  7.  # 950

Colocado por: riscospois e o trabalho do zé merece ser bem pago, ele que peça a um DO 300 euros por mês para ser fiscal

Kê? Para ir lá todos os dias?
    Só se for ao lado do escritório e for só 10 minutos para emborcar uma mine do bodon.
  8.  # 951

O valor pago por um serviço de fiscalização tem que contemplar:
    Deslocação do técnico
    Tempo gasto em obra
    Tempo gasto no escritório para elaborar o relatório
    Tempo gasto a responder aos mails do DO sempre que este solicita esclarecimento de duvidas
    Custo indiretos (SRcivil, formação e atualização, escritório etc)
  9.  # 952

Colocado por: zedasilvaO valor pago por um serviço de fiscalização tem que contemplar:
    Deslocação do técnico
    Tempo gasto em obra
    Tempo gasto no escritório para elaborar o relatório
    Tempo gasto a responder aos mails do DO sempre que este solicita esclarecimento de duvidas

Então partilhe lá um valor justo para isso tudo.
  10.  # 953

**** oh Zé...O DO é que vai pagar os custos com a sua formação e atualização?
    Isso é um investimento que você tem de fazer em si próprio!

Isso era quase eu publicitar: faço projectos de engenharia:
    PS: ao me contratar, estará também a pagar o curso para que eu possa lhe fazer o projecto de engenharia...

É uma hiperbolização, mas percebe onde quero chegar....
  11.  # 954

Tyrande

atente ao que ele escreveu " custos indiretos" que é claro que não se refletem na totalidade num só trabalho,
    Concordam com este comentário: zedasilva, Mk Pt
  12.  # 955

Colocado por: jorgferrEntão partilhe lá um valor justo para isso tudo.

Depende!
    A quanto Km fica a obra do escritório?
    O empreiteiro é um gajo fixe que nós vamos lá e ainda aprendemos alguma coisa, ou é daqueles artistas que até temos medo de entrar na obra?
    O DO é um gajo chato comó caraças que todos os dias manda mails até a perguntar se o interruptor da casa de banho pode ser ali?

Só a titulo de exemplo, enquanto TSHST só obrigado a ter no mínimo 100h de formação a cada 5 anos, formação essa que por norma é sempre bastante cara.
    A legislação muda todos os dias o que nos obriga a estar sempre atualizados
  13.  # 956

Tyrande
    Não é o DO que tem que pagar a minha formação, sou eu!
    Para isso tenho que ter dinheiro, dinheiro esse que provem dos serviços que presto aos DO.
  14.  # 957

Colocado por: zedasilvaTyrande
    Não é o DO que tem que pagar a minha formação, sou eu!
    Para isso tenho que ter dinheiro, dinheiro esse que provem dos serviços que presto aos DO.

Oh, claro que sim!
    Eu também tenho de ter dinheiro para pagar as minhas contas, dinheiro esse que provem dos serviço que presto no trabalho.

Mas estar a contabilizar a formação num custo a imputar numa possível fatura ao DO, acho overboard.
  15.  # 958

Colocado por: TyrandeMas estar a contabilizar a formação num custo a imputar numa possível fatura ao DO

Então de onde provem o dinheiro para pagar a formação?
  16.  # 959

Colocado por: zedasilva
    Então de onde provem o dinheiro para pagar a formação?

Oh, está a tentar esconder-se atrás de sintaxe...
  17.  # 960

Colocado por: TyrandeOh, está a tentar esconder-se atrás de sintaxe...

Não estou nada amiga.
    Chama-se gestão, aquela parte em que os nossos empreiteiros pecam.
    Um empreiteiro tem que ter consciência que todos os anos precisa de comprar ferramenta e equipamentos novos, tem que ter consciência de que isso custa-lhe em média x, tem que ter consciência de que esse x tem que ser divido pelo numero de obra que fez no ano anterior.
    É obvio que vão ser os DO que vão ter que pagar esse x.

0.2810 seg. NEW