Iniciar sessão ou registar-se
    • M42
    • 13 agosto 2015

     # 1

    Boa noite a todos,

    Gostava de ter uma opinião vossa relativamente ao conjunto caixilho + vidro que estou a pensar colocar numa remodelação.
    O caixilho é da Sosoares usando as séries ST e JE. O vidro é 4.4/16/6 (este temperado). Tenho dúvidas se devo colocar baixo imissivo ou não e argon.
    Os vãos são virados a nascente poente.

    Que acham? Sugestões?

    Obrigado a todos pela ajuda.
  1.  # 2

    Que zona do país?
  2.  # 3

    Aproveitando o tópico e as minhas desculpas desde já ao M42, Sr Jorge ta com disposição para aconselhar sobre uma caixilharia para Braga? Agradecia a sua experiência...
    • M42
    • 14 agosto 2015

     # 4

    No Porto.
    • M42
    • 14 agosto 2015

     # 5

    Ninguém me pode dar uma opinião?

    Desde já agradeço,
  3.  # 6

    Colocado por: M42Tenho dúvidas se devo colocar baixo imissivo ou não e argon.
    Os vãos são virados a nascente poente.
    Nunca coloque vidros com valor UG para cima de 1,3 porque começam a embaciar por dentro a partir de diferencial de temperatura em cerca de 20º...Quer dizer que por exemplo se tiver 18º em casa e na rua tiver 3 negativos regra geral começam a embaciar com frequência muito mais fàcilmente que se os vidros tiverem 1,3 que já pode ir a diferenciais de 25º...E o embaciar resulta nestes casos que referi em que no Porto há muita humidade no ar pelo Inverno tal como aqui em Sintra...da passagem da temperatura exterior atravéz do envidraçado,logo influi grandemente no esforço que se tem em termos monetários para climatização da habitação...Isto a Nascente caso os envidrados estejam sujeitos a muito sol até ao meio-dia no Verão,deve precaver-se com um envidrado que tenha pelo menos de factor solar aí na casa dos 48%,que ajuda a equilibrar um pouco a entrada de calor e na circunstância do Inverno 1,3 pode ser suficiente,já que a habitação aí recebe algum sol gratuito no Inverno...A poente,estes vidros nunca devem ter menos de 42% no factor solar se estes estiverem nem que seja com parca sombra no Verão,se estiverem a descoberto e se o calor fôr absolutamente incomodativo,pode usar envidrado com factor solar de 27,28,ou 29%.........nunca em caso algum deve usar os vidros que referiu por se tratarem de envidrados de dimensões +- consideráveis,estes projectarão a entrada de frio em grande escala para dentro da habitação no Inverno e calor em excesso no Verão...porque os vidros na sua essência são bons condutores.O gaz argon pode ser e deve ser dispensado a poente pela razão de que o seu problema é que se liberte do calor o melhor que puder,e o gaz argon não ajuda em nada nesse sentido,poder eventualmente usar a nascente mais não vejo qualquer conveniente porque se tratam concerteza de envidrados de determinadas dimensões e a ser assim o coeficiente da janela torna-se muito mais eficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 7

    Colocado por: asgrandeAproveitando o tópico e as minhas desculpas desde já ao M42, Sr Jorge ta com disposição para aconselhar sobre uma caixilharia para Braga? Agradecia a sua experiência...
    Sim.
  5.  # 8

    Colocado por: Jorge RochaSim.


    Sr Jorge desde já fico-lhe grato

    O que procuro são opiniões sobre que caixilharia "marcas e séries" de alumínio com rotura térmica e de vidros .
    Os vãos que tenho projectado são:

    Virados a norte
    1 vão fixo 300x200cm seguido de 1 porta p/varanda 90x200
    1 janela wc 50x80
    1 janela 385x80

    Virado a nascente
    Vão de escadas , janela 60 x 460 e outra de 60x60

    A sul
    2 portas varanda 90x200
    1 180 x200
    1 janela 180x100
    Nenhuma tem exposição solar direta no verão

    Obrigado pela sua ajuda e dos demais
  6.  # 9

    Colocado por: asgrande1 vão fixo 300x200cm seguido de 1 porta p/varanda 90x200
    Pelo menos sistema LT da Sosoares com vidro duplo de valor UG de pelo menos de 1....ou então se quer estar "seguro"Quanto a gaz argon;não o ponha e use um vidro triplo que tenha ordem de grandeza p'rái de 0,8 ou 0,9 UG pelo menos...e de factor solar mais fraco possível,p'rái de cinquenta ou sessenta e tal %

    Colocado por: asgrandeVirado a nascente
    Vão de escadas , janela 60 x 460 e outra de 60x60
    Meta-lhe um vidro duplo de pelo menos de valor UG 1,3 com factor solar de 48% pelo menos...

    Colocado por: asgrandeA sul
    2 portas varanda 90x200
    1 180 x200
    1 janela 180x100
    Nenhuma tem exposição solar direta no verão

    Obrigado pela sua ajuda e dos demais
    Vidro de UG 1,3 e factor solar pelo menos de 42 ou 43%
    Estas pessoas agradeceram este comentário: asgrande
  7.  # 10

    Obrigado pela sua ajuda
    Nos vidros nao me pode indicar marcas e referências? Ou desde que me guie pelo ug são todos semelhantes ? Da Navarra recomenda alguma série? Como são daqui da zona talvez se consiga melhores preços... E da cortizo ? :) peço desculpa tanta pergunta mas é o que dá ser um zero na matéria .
  8.  # 11

    Colocado por: asgrandeNos vidros nao me pode indicar marcas e referências?
    Vitrochaves

    Colocado por: asgrandeOu desde que me guie pelo ug são todos semelhantes
    Quase,guie-se pelos valores UG e os valores de factor solar.

    Colocado por: asgrandeDa Navarra recomenda alguma série?
    Não conheço o local.

    Colocado por: asgrandeComo são daqui da zona talvez se consiga melhores preços
    Isso não quer dizer rigorosamente nada...
  9.  # 12

    Obrigado Sr Jorge.
    Mais alguém pode dar umas dicas?
    • MNeo
    • 17 agosto 2015

     # 13

    Peço desculpa estar-me a intrometer-me no tópico, mas agradecia a ajuda do Jorge Rocha.

    Num Alçado virado a Sul, uma janela com fator solar (g) de 42% e um U de 0,80 W/m2.K, em que o vidro tem bastante incidência solar no verão consigo fazer um corte aceitável no verão e ter alguns ganhos no inverno?
  10.  # 14

    Colocado por: MNeoPeço desculpa estar-me a intrometer-me no tópico, mas agradecia a ajuda do Jorge Rocha.

    Num Alçado virado a Sul, uma janela com fator solar (g) de 42% e um U de 0,80 W/m2.K, em que o vidro tem bastante incidência solar no verão consigo fazer um corte aceitável no verão e ter alguns ganhos no inverno?
    Não sei onde se encontra...No Algarve?
    • MNeo
    • 18 agosto 2015

     # 15

    Sim. Encontro-me na região do Algarve - Litoral
  11.  # 16

    Colocado por: Jorge RochaNunca coloque vidros com valor UG para cima de 1,3 porque começam a embaciar por dentro a partir de diferencial de temperatura em cerca de 20º...Quer


    tinha ideia que os embaciamentos em unidades de vidros duplos se devia à perda de estanquidade e consequente entrada de ar (q contém vapor de água) nas mesmas.
    de facto tenho ouvido falar em foruns ingleses que os vidros duplos costumam falhar nesse aspecto ao fim duns 10 anos. ou seja ao fim desse tempo lá se foi o argon ou o kripton. curiosamente nunca vi isso referido neste forum.
  12.  # 17

    Colocado por: MNeoPeço desculpa estar-me a intrometer-me no tópico, mas agradecia a ajuda do Jorge Rocha.

    Num Alçado virado a Sul, uma janela com fator solar (g) de 42% e um U de 0,80 W/m2.K, em que o vidro tem bastante incidência solar no verão consigo fazer um corte aceitável no verão e ter alguns ganhos no inverno?
    Esse valor UG passe-o para 1,3...não precisa de mais,e aumente o factor solar para 33 ou 30...Se o calor estiver em pleno com o sol a descoberto e que o envidrado seja de alguma dimensão considerável,enfie-lhe um factor solar de 29 ou 27%...Se estiver o calor mais que insuportável;terá que colocar alguma coloração no vidro e amandar-se para factores solares de vinte e pouco %
    • MNeo
    • 20 agosto 2015

     # 18

    1. Para o que me esta a referir tinha pensado na seguinte solução

    vidro triplo:

    Do interior para o exterior - Planiterm Ultra N ( 5mm) (face 5) - Caixa ar 16 - Planilux ( 4mm) - Caixa ar 16 - Planistar One ( 6mm) (face 2)

    Assim consigo uma janela com fator solar (g) de 34% e um U de 0,70 W/m2.K, que se aproxima dos seus valores.

    Acha muito exagerado o valor de transmissão térmica 0,7?


    Em termos de custos a solução apresentada, acha que a "brincadeira" me iria ficar muito cara? Estamos a falar que a janela de maior dimensão têm 3m largura x 2m de altura.

    Como as janelas vão ter estores exteriores, consigo também fazer alguma quebra no incidência solar e radiação com o calor em pleno (digo eu)

    Com um fator solar na ordem dos 33, 34 ainda consigo alguns ganhos de energia no inverno?



    2. Ou com a seguinte solução seria suficiente e diminuía consideravelmente os custos:

    Vidro duplo:

    Do interior para o exterior : Planiterm Ultra N ( 6mm) (face 3) - Caixa ar 16 - Planistar One ( 6mm) (face 2)

    Ai obteria fator solar (g) de 38% e um U de 1,30 W/m2.K


    Pretendia salvaguardar também a questão do ruído, como a janela é para um quarto
  13.  # 19

    Colocado por: MNeoAcha muito exagerado o valor de transmissão térmica 0,7?
    Para essa zona sim!Depois para se libertar do calor;terá que abrir a janela e apanhar o calor da rua...Ou então gastar mais ar condicionado caso a casa aqueça atravez da sua estrutura...Esses valores só lhe interessam em zonas viradas a norte e frias mas não no Algarve porque o frio aí não justifica uma sauna.
  14.  # 20

    Colocado por: MNeoComo as janelas vão ter estores exteriores, consigo também fazer alguma quebra no incidência solar e radiação com o calor em pleno (digo eu)
    Depende do tipo de esteiras...Se forem daquelas "térmicas" projectam-lhe calor para cima do envidrado quando o dia começa a arrefecer.

    Colocado por: MNeoDo interior para o exterior : Planiterm Ultra N ( 6mm) (face 3) - Caixa ar 16 - Planistar One ( 6mm) (face 2)

    Ai obteria fator solar (g) de 38% e um U de 1,30 W/m2.K
    Nomenclatura de vidro que peca por excesso de películas que nada lhe trazem de vantagem de coisa nenhuma.

    Colocado por: MNeoAi obteria fator solar (g) de 38% e um U de 1,30 W/m2.K
    Consigo melhor que estas prestações com um vidro 4-16-4.....e muito melhores,consigo com 31/32% de factor solar e 1,3 só com uma película...o que refere é amandar dinheiro para o lixo!

    Colocado por: MNeoPretendia salvaguardar também a questão do ruído, como a janela é para um quarto
    É só meter vidros mais espessos,de preferência laminados acústicos...nessas marcas Saint-Gobain chamam-se stadip silence.
 
0.0239 seg. NEW