Colocado por: M42Tenho dúvidas se devo colocar baixo imissivo ou não e argon.Nunca coloque vidros com valor UG para cima de 1,3 porque começam a embaciar por dentro a partir de diferencial de temperatura em cerca de 20º...Quer dizer que por exemplo se tiver 18º em casa e na rua tiver 3 negativos regra geral começam a embaciar com frequência muito mais fàcilmente que se os vidros tiverem 1,3 que já pode ir a diferenciais de 25º...E o embaciar resulta nestes casos que referi em que no Porto há muita humidade no ar pelo Inverno tal como aqui em Sintra...da passagem da temperatura exterior atravéz do envidraçado,logo influi grandemente no esforço que se tem em termos monetários para climatização da habitação...Isto a Nascente caso os envidrados estejam sujeitos a muito sol até ao meio-dia no Verão,deve precaver-se com um envidrado que tenha pelo menos de factor solar aí na casa dos 48%,que ajuda a equilibrar um pouco a entrada de calor e na circunstância do Inverno 1,3 pode ser suficiente,já que a habitação aí recebe algum sol gratuito no Inverno...A poente,estes vidros nunca devem ter menos de 42% no factor solar se estes estiverem nem que seja com parca sombra no Verão,se estiverem a descoberto e se o calor fôr absolutamente incomodativo,pode usar envidrado com factor solar de 27,28,ou 29%.........nunca em caso algum deve usar os vidros que referiu por se tratarem de envidrados de dimensões +- consideráveis,estes projectarão a entrada de frio em grande escala para dentro da habitação no Inverno e calor em excesso no Verão...porque os vidros na sua essência são bons condutores.O gaz argon pode ser e deve ser dispensado a poente pela razão de que o seu problema é que se liberte do calor o melhor que puder,e o gaz argon não ajuda em nada nesse sentido,poder eventualmente usar a nascente mais não vejo qualquer conveniente porque se tratam concerteza de envidrados de determinadas dimensões e a ser assim o coeficiente da janela torna-se muito mais eficiente.
Os vãos são virados a nascente poente.
Colocado por: asgrandeAproveitando o tópico e as minhas desculpas desde já ao M42, Sr Jorge ta com disposição para aconselhar sobre uma caixilharia para Braga? Agradecia a sua experiência...Sim.
Colocado por: Jorge RochaSim.
Colocado por: asgrande1 vão fixo 300x200cm seguido de 1 porta p/varanda 90x200Pelo menos sistema LT da Sosoares com vidro duplo de valor UG de pelo menos de 1....ou então se quer estar "seguro"Quanto a gaz argon;não o ponha e use um vidro triplo que tenha ordem de grandeza p'rái de 0,8 ou 0,9 UG pelo menos...e de factor solar mais fraco possível,p'rái de cinquenta ou sessenta e tal %
Colocado por: asgrandeVirado a nascenteMeta-lhe um vidro duplo de pelo menos de valor UG 1,3 com factor solar de 48% pelo menos...
Vão de escadas , janela 60 x 460 e outra de 60x60
Colocado por: asgrandeA sulVidro de UG 1,3 e factor solar pelo menos de 42 ou 43%
2 portas varanda 90x200
1 180 x200
1 janela 180x100
Nenhuma tem exposição solar direta no verão
Obrigado pela sua ajuda e dos demais
Colocado por: asgrandeNos vidros nao me pode indicar marcas e referências?Vitrochaves
Colocado por: asgrandeOu desde que me guie pelo ug são todos semelhantesQuase,guie-se pelos valores UG e os valores de factor solar.
Colocado por: asgrandeDa Navarra recomenda alguma série?Não conheço o local.
Colocado por: asgrandeComo são daqui da zona talvez se consiga melhores preçosIsso não quer dizer rigorosamente nada...
Colocado por: MNeoPeço desculpa estar-me a intrometer-me no tópico, mas agradecia a ajuda do Jorge Rocha.Não sei onde se encontra...No Algarve?
Num Alçado virado a Sul, uma janela com fator solar (g) de 42% e um U de 0,80 W/m2.K, em que o vidro tem bastante incidência solar no verão consigo fazer um corte aceitável no verão e ter alguns ganhos no inverno?
Colocado por: Jorge RochaNunca coloque vidros com valor UG para cima de 1,3 porque começam a embaciar por dentro a partir de diferencial de temperatura em cerca de 20º...Quer
Colocado por: MNeoPeço desculpa estar-me a intrometer-me no tópico, mas agradecia a ajuda do Jorge Rocha.Esse valor UG passe-o para 1,3...não precisa de mais,e aumente o factor solar para 33 ou 30...Se o calor estiver em pleno com o sol a descoberto e que o envidrado seja de alguma dimensão considerável,enfie-lhe um factor solar de 29 ou 27%...Se estiver o calor mais que insuportável;terá que colocar alguma coloração no vidro e amandar-se para factores solares de vinte e pouco %
Num Alçado virado a Sul, uma janela com fator solar (g) de 42% e um U de 0,80 W/m2.K, em que o vidro tem bastante incidência solar no verão consigo fazer um corte aceitável no verão e ter alguns ganhos no inverno?
Colocado por: MNeoAcha muito exagerado o valor de transmissão térmica 0,7?Para essa zona sim!Depois para se libertar do calor;terá que abrir a janela e apanhar o calor da rua...Ou então gastar mais ar condicionado caso a casa aqueça atravez da sua estrutura...Esses valores só lhe interessam em zonas viradas a norte e frias mas não no Algarve porque o frio aí não justifica uma sauna.
Colocado por: MNeoComo as janelas vão ter estores exteriores, consigo também fazer alguma quebra no incidência solar e radiação com o calor em pleno (digo eu)Depende do tipo de esteiras...Se forem daquelas "térmicas" projectam-lhe calor para cima do envidrado quando o dia começa a arrefecer.
Colocado por: MNeoDo interior para o exterior : Planiterm Ultra N ( 6mm) (face 3) - Caixa ar 16 - Planistar One ( 6mm) (face 2)Nomenclatura de vidro que peca por excesso de películas que nada lhe trazem de vantagem de coisa nenhuma.
Ai obteria fator solar (g) de 38% e um U de 1,30 W/m2.K
Colocado por: MNeoAi obteria fator solar (g) de 38% e um U de 1,30 W/m2.KConsigo melhor que estas prestações com um vidro 4-16-4.....e muito melhores,consigo com 31/32% de factor solar e 1,3 só com uma película...o que refere é amandar dinheiro para o lixo!
Colocado por: MNeoPretendia salvaguardar também a questão do ruído, como a janela é para um quartoÉ só meter vidros mais espessos,de preferência laminados acústicos...nessas marcas Saint-Gobain chamam-se stadip silence.