Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Tyrande

Já estou como o outro.
    Então e como é que eu adivinho que o gajo que me está a exigir que o trate por "doutor" tem um doutoramento, ou somente uma licenciatura?

É que não vem tatuado na testa....

se estiver de fato e gravata com sapatos brilhantes sera senhor doutor e se tiver botas de ir a erva e cheirar a bosta sera senhor mancebo!
  2.  # 22

Pobre de mim, que ando sempre mal vestido e ainda mais mal penteado. Tenho de me lembrar de colocar uma cópia do certificado de doutoramento na carteira :-)
  3.  # 23

Até hoje ainda não se fartaram de me tratar por "Senhor Doutor", e olha que eu não tenho nenhum doutoramento, apenas frequência de uma licenciatura mas que poucos sabem.
    Eu gosto é de chamar "Chefe" a todos ... porque em São Miguel, nos Açores, tem outro significado mas ficam contentes com o tratamento.
  4.  # 24

Colocado por: nielskyorque em São Miguel, nos Açores, tem outro significado

Que significado tem?
  5.  # 25

o povo português sufoca-me: se não é a **** é a parolice, se não é a arrogância é a grosseirice, se não é o novo riquismo é a miséria cultural..e muito mais coisas..
    enfim.
    Concordam com este comentário: treker666, SAMBINO
  6.  # 26

Discordo completamente. Não é o facto de alguns serem parolos, arrogantes ou grosseiros que implica que todo o povo seja mau. Os espanhóis tratam toda a gente por tu mas não gosto deles. Os americanos também são muito liberais mas têm aspetos que deixam muito a desejar. Não existem povos perfeitos. Por exemplo na Suécia chocou-me ver avós a cobrarem para ficar com os netos como de amas se tratassem.
    Concordam com este comentário: two-rok
    • argo
    • 17 agosto 2015

# 27

Os Doutorados.
  7.  # 28

Colocado por: argoOs Doutorados.
    e uma pessoa riquissima ou podre de rica ao lado de um doutorado desmpregado devera ser tratada abaixo?
  8.  # 29

Seguramente não deve ser tratada por doutor, se não o é. Doutor é uma categoria académica, não tem nada a ver com ser tratado acima ou abaixo. Um senhor podre de rico com a quarta classe mal tirada é... o senhor X.
  9.  # 30

Colocado por: ItalianoSeguramente não deve ser tratada por doutor, se não o é. Doutor é uma categoria académica, não tem nada a ver com ser tratado acima ou abaixo. Um senhor podre de rico com a quarta classe mal tirada é... o senhor X.

duvido muito que o Cristiano ronaldo quando entra num banco o tratem por senhor mas sim excenlentissimo,,,isso so para chegar a conclusão que o poder e aparencia è que conta!
  10.  # 31

Isso vai de pessoa para pessoa. Quero crer que o CR tem senso de ridículo e auto-estima suficiente para recusar ser tratado por doutor. Se não tem, pior para ele.
    • argo
    • 17 agosto 2015

# 32

A pergunta do tópico é quem tem direito a usar o grau académico, logo por mim é quem defendeu a tese de doutoramento com sucesso. A pergunta não era quem é mais ou menos ou se tem mais status social, mais ou menos dinheiro, etc...
    Concordam com este comentário: Italiano
  11.  # 33

Colocado por: argoA pergunta do tópico é quem tem direito a usar o grau académico, logo por mim é quem defendeu a tese de doutoramento com sucesso. A pergunta não era quem é mais ou menos ou se tem mais status social, mais ou menos dinheiro, etc...

acabou de responder ao topico ou seja so quem è doutor,pois se um tipo arquiteto que não tera onde cair morto porque sera chamado doutor ao lado de um Cristiano Ronaldo burro no que toca a escola?
  12.  # 34

Li algures que a tradição portuguesa de tratar os licenciados por doutores (que na verdade não acontece noutros paises europeus e américa do norte, excepto para médicos) vem dos tempos da transição da monarquia para a republica. Havia uma certa inveja dos títulos da nobreza, por parte das pessoas que não os tinham, as quais compensavem esta "desvantagem" tirando uma licenciatura e depois exigingo o título de "doutor". e desta forma fazerem-no equivaler a um título da nobreza. Era a maneira e se alavancarem para subir acima da condição de "povo".
  13.  # 35

Já agora, não faço ideia porque se costuma tratar um médico por doutor. Alguém sabe?
  14.  # 36

Colocado por: sousa tavaresJá agora, não faço ideia porque se costuma tratar um médico por doutor. Alguém sabe?

porque ce la classe!!
  15.  # 37

Porque os estudos necessários para que uma pessoa se torne médico equivalem a um doutoramento.
  16.  # 38

Colocado por: ItalianoPorque os estudos necessários para que uma pessoa se torne médico equivalem a um doutoramento.

então assim ao chamar-mos doutor a um engenheiro tera os mesmo estudos que um medico?
  17.  # 39

Um engenheiro não tem os mesmos estudos que um médico, à partida tem apenas uma licenciatura em engenharia.
    • argo
    • 17 agosto 2015

# 40

Eu chamo de doutor ao médico porque sim, é como se fosse um sinónimo de médico.
    Mas no sentido estrito da pergunta do tópico, não sei se um médico tem o direito de usar o grau académico de doutor.

0.0219 seg. NEW