Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jorgealvesem situações de menor cota disponível ou na remodelação, a opção de parede radiante e muito eficiente potenciando o refrescamento.
    na remodelação a opção de tecto radiante tb é uma opção bem viavel!! dependendo da cota disponivel de tecto havendo sistema que o ideal seria 15cm é possivel usar um cota ainda inferior!! e claro tambem potencia e bem a opção de arrefecimento, as paredes radiantes têm varias vantagens sendo uma delas "não em todos os casos" o facto da maior area de dissipação!
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • Gnsa
    • 10 novembro 2016 editado

# 2

Colocado por: Sergio Rodriguespor ex

Bom dia,

Que solução é esta?

https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=79478

É algum tipo de radiador embutido?

Obrigado.
  2.  # 3

Não vai poupar grande coisa ao suprimir alguns metros de tubo debaixo de 4 metros quadrados cama. E depois vem o dia em que reorganiza o quarto e fica com piso radiante debaixo das camas e sem radiante onde pisa!
  3.  # 4

Colocado por: Gnsa

Bom dia,

Que solução é esta?

https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=79478

É algum tipo de radiador embutido?

Obrigado.

Isso é um ventiloconvector embutido no piso. É igual àquilo que se vê nos tectos, só que no chão.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  4.  # 5

Colocado por: callinas
    Alguém me esclarece se faz sentido por piso radiante debaixo da cama, e se sim, no caso de cama tipo caixote têm alguma desvantagem?

eu como utilizador de piso radiante respondo.... sim faz sentido! não so pelo facto de hoje ter o quarto assim e amanha estar assado mas tambem porque tenho uma dessas camas tipo caixote.....e deitar no colchao e sentir o colchao morninho? =D

ha quem chame a isto de "luxos".... eu chamo-lhe conforto! alem de que o facto de ter tubo debaixo da cama, nao se esqueça que os tubos aquecem a betonilha que por sua vez dissipa o calor ao longo da mesma!

nao sendo tecnico da coisa, mas acho que entra aqui aquela teoria do passo da tubagem..... quanto maior o passo mais tempo leva a aquecer, menos eficiente é! nao sendo propriamente o passo da tubagem, mas uma vez que reduz a tubagem em determinado espaço vai fazer com que se torne menos eficiente e precise de muito mais tempo a trabalhar para aquecer o mesmo quarto!
    Concordam com este comentário: sergio_pintas
    • Gnsa
    • 10 novembro 2016

# 6

Colocado por: loverscout

eu como utilizador de piso radiante respondo.... sim faz sentido! não so pelo facto de hoje ter o quarto assim e amanha estar assado mas tambem porque tenho uma dessas camas tipo caixote.....e deitar no colchao e sentir o colchao morninho? =D

ha quem chame a isto de "luxos".... eu chamo-lhe conforto! alem de que o facto de ter tubo debaixo da cama, nao se esqueça que os tubos aquecem a betonilha que por sua vez dissipa o calor ao longo da mesma!

nao sendo tecnico da coisa, mas acho que entra aqui aquela teoria do passo da tubagem..... quanto maior o passo mais tempo leva a aquecer, menos eficiente é! nao sendo propriamente o passo da tubagem, mas uma vez que reduz a tubagem em determinado espaço vai fazer com que se torne menos eficiente e precise de muito mais tempo a trabalhar para aquecer o mesmo quarto!
    Concordam com este comentário:sergio_pintas

Boa tarde Loverscout,

Qual é a fonte de calor que tem para o seu PRH?

Obrigado.
  5.  # 7

Boa tarde Loverscout,

Obrigado.

Por aquilo que tenho lido Electrico.
    Concordam com este comentário: loverscout
  6.  # 8

Boa tarde Loverscout,

Obrigado.

o meu é PRE....como tal é alimentado (no meu caso) pela EDP.... =)

Mas o principio do funcionamento é o mesmo!
    • Gnsa
    • 10 novembro 2016

# 9

Colocado por: loverscout

o meu é PRE....como tal é alimentado (no meu caso) pela EDP.... =)

Mas o principio do funcionamento é o mesmo!

Viva,

A partir do inicio do tempo mais rigoroso, leia-se inicio do frio, mantém o seu ligado em continuo, verdade?

Queria era feedback de quem tenha com caldeira pellets/lenha/gasóleo para saber + ou - quantas horas diárias têm em funcionamento a fonte de calor, pois estarão a alimentar um depósito de inercia, logo a fonte de calor não necessita de estar sempre em funcionamento, correcto?

Claro que cada caso é um caso, mas gostaria de ter uma ideia geral.

Obrigado.
  7.  # 10

Viva,

A partir do inicio do tempo mais rigoroso, leia-se inicio do frio, mantém o seu ligado em continuo, verdade?

Queria era feedback de quem tenha com caldeira pellets/lenha/gasóleo para saber + ou - quantas horas diárias têm em funcionamento a fonte de calor, pois estarão a alimentar um depósito de inercia, logo a fonte de calor não necessita de estar sempre em funcionamento, correcto?

Claro que cada caso é um caso, mas gostaria de ter uma ideia geral.

Obrigado.

O meu piso está ligado o ano inteiro...peço é temperaturas diferentes durante o dia e durante o ano.

O piso radiante seja electrico seja hidrualico só se torna realmente eficiente e eficaz se estiver sempre ligado! no entanto quando se refere este sempre ligado, nao quer dizer que esteja a trabalhar. a temperatura solicitada é que manda. (isto num sistema mais inteligente)

Isto tambem só funciona em fontes de calor como caldeira a pellets (automatica), bomba de calor ou electricidade. porque as maquinas estão prontas a qualquer momento a trabalhar mesmo sem ninguem lhes mexer.

Julgo que em recuperador se ninguem o alimentar acaba por nao ter o piso ligado.

Mas eu nao sou tecnico, e apesar de poder responder a algumas questões, deve contactar um professional para o elucidarem melhor.

Eles andem por aí.....ja aqui dão saltinho!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gnsa
  8.  # 11

Eu tenho prh alimentado por lenha e pellets, lenha quando estou em casa e pellets quando não esta ninguém.

A habitaçao perde 1° a cada 12h. Os pellets trabalham 6h na época baixa e 10h na época alta.
  9.  # 12

Colocado por: ultrahipermegaA habitaçao perde 1° a cada 12h.

Com que temperatura exterior ?
  10.  # 13

Colocado por: alexp

Mais que isso, convém não esquecer que perde 1º C a cada 12 horas em regime contínuo, se tivesse aquecimento por radiadores, que normalmente não funcionam 24/24 horas, teria uma situação real bem diferente.
    • Gnsa
    • 11 novembro 2016

# 14

Colocado por: ultrahipermegaEu tenho prh alimentado por lenha e pellets, lenha quando estou em casa e pellets quando não esta ninguém.

A habitaçao perde 1° a cada 12h. Os pellets trabalham 6h na época baixa e 10h na época alta.

Viva Ultrahipermega,

O seu depósito de inercia é de quantos litros? O que depreendo do que escreveu é que tem o PRH o ano inteiro ligado, certo? Não tem solar ligado ao PHR?

Obrigado.
  11.  # 15

Colocado por: alexp

Época baixa estou a referir uma temperatura exterior a meio do dia nos 12°.
    Época alta estou a referir uma temperatura exterior a meio do dia nos 4°.
  12.  # 16

Viva Ultrahipermega,

O seu depósito de inercia é de quantos litros? O que depreendo do que escreveu é que tem o PRH o ano inteiro ligado, certo? Não tem solar ligado ao PHR?

Obrigado.

O deposito de inercia tem apenas 150l e o aquecimento só trabalha cerca de 30 min a mais que a caldeira, mas tb começa mais tarde, logo os valores devem ser identicos.

O aquecimento so esta ligado de inverno.
    Para conseguir um valor médio tenho a caldeira fez 4 anos e tem 5500h de uso +\-.

Os paineis estiveram ligados ao aquecimento apenas no primeiro ano, mas depois alterei as ligações.
    • Gnsa
    • 11 novembro 2016

# 17

Colocado por: ultrahipermega

O deposito de inercia tem apenas 150l e o aquecimento só trabalha cerca de 30 min a mais que a caldeira, mas tb começa mais tarde, logo os valores devem ser identicos.

O aquecimento so esta ligado de inverno.
    Para conseguir um valor médio tenho a caldeira fez 4 anos e tem 5500h de uso +\-.

Os paineis estiveram ligados ao aquecimento apenas no primeiro ano, mas depois alterei as ligações.

Viva,

Tem outro depósito para as águas sanitárias?

O sistema não seria mais eficiente se tivesse um depósito com uma capacidade superior?

Obrigado.

0.0227 seg. NEW