Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva, estou numa fase embrionária do meu sonho, uma moradia. Estive a ler, e segundo uma Lei de 2009 (Lei n.º 31/2009) os Engenheiros poderia assinar projectos de arquitectura, mas segundo esta mesma Lei a partir de 1 de Novembro de 2014 apenas os Arquitectos poderão fazê-lo. A minha duvida é:

- Isto realmente está a suceder actualmente? Alguém que o tenha feito depois desta data?

Cumprimentos
  2.  # 2

sim, os arquitectos projectam e assinam a arquitectura e os engenheiros fazem os projectos e assinam das respectivas especialidades ( estrutura, redes, térmica, etc...)
  3.  # 3

Os arquitetos também fazem térmica
  4.  # 4

tem razão
  5.  # 5

Mas até à algum tempo atrás haviam Engenheiros a ficarem com os projecto de arquitectura (a assiná-los pelo menos) e com tudo o resto que implica a obra certo?
  6.  # 6

sim houve um período de transição na lei que previa isso.
  7.  # 7

Ou seja na teoria agora ficará mais caro, uma vez que o arquitecto tratará do projecto de arquitectura e o Eng.º dos projectos de especialidades e afins? Dois projectos independentes serão sinónimo de mais €€€€€! Alguém com um feedback recente esta matéria?
  8.  # 8

está enganada

não são dois projectos independentes agora, sempre o foram: projecto de arquitectura; projecto de estabilidade; projecto de águas e esgotos; projecto de .....
    o preço final é sensivelmente o mesmo ou deveria ser.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta, SG_arquitecto, marianapx, Gineta, GMCQ
    • A&J
    • 29 agosto 2015

# 9

Desculpem mas não concordo. Os preços ficaram bem diferentes, desde a alteração à lei. Os arquitectos neste momento cobram sensivelmente o mesmo que antes e os engenheiros também o que se traduz num aumento para o dobro do que era antes.
  9.  # 10

Colocado por: A&JOs arquitectos neste momento cobram sensivelmente o mesmo que antes e os engenheiros também o que se traduz num aumento para o dobro do que era antes.

Os arquitectos cobram o mesmo e os engenheiros também. Onde é que está o aumento para o dobro?
  10.  # 11

errado, diz isso em face de quantos casos reais que conhece??

e outra coisa, na maioria dos projectos estão a ser cobradas quantias ridículas, que depois só vão dar é projectos de caca. a culpa é de todos inclusive dos donos de obra que regateiam pela miséria de 500 paus e depois em obra se for preciso gastam 1000 ou 5000 em deslumbretes.

os projectos hoje em dia não são nada caros isso é que as pessoas tem de entender. o que pode acontecer é haver maus projectos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marianapx
    • A&J
    • 29 agosto 2015

# 12

Colocado por: Picareta
    Os arquitectos cobram o mesmo e os engenheiros também. Onde é que está o aumento para o dobro?

Pois antes desta lei o Eng. fazia os projectos todos, incluindo a Arq. e cobrava o mesmo que agora.
  11.  # 13

Colocado por: A&JPois antes desta lei o Eng. fazia os projectos todos, incluindo a Arq. e cobrava o mesmo que agora.

Diga lá onde foi buscar essa ideia disparatada?
    • A&J
    • 29 agosto 2015

# 14

Qualquer projecto minimamente aceitável neste momento custa no total sempre para cima de 4000€. Com todas as especialidades.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 15

Colocado por: A&J4000€.

Isso para projectos daqueles tipo copy paste...um projecto com o mínimo de qualidade tem que custar um pouco mais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • A&J
    • 29 agosto 2015

# 16

Diga lá onde foi buscar essa ideia disparatada?

Fui buscar está ideia disparatada ao facto de ter familiares que pagaram antes 2500€ pelos projectos todos para uma moradia no centro do país e os primos no lote ao lado, moradia germinada, este ano pagaram 4750€, projecto exatamente igual, desculpem é um espelho da outra moradia.

Mas é só uma ideia disparatada...
  13.  # 17

É verdade que 80 % dos projetos passou a custar 2 a 3 vezes mais, deixem-se de hipocrisia. Pois antigamente o engenheiro fazia tudo e por por exemplo 1000 euros fazia tudo. À equação passa a ser necessário incluir os honorários do arquiteto. No entanto o eng. não tem margem para baixar os 1000 que é o que custa pegar num processo.

Resumindo, eu sou engenheiro, e dou 1000 euros de honorários para uma casa. O requerente pede para discriminar os valores.
    200 estabilidade
    200 aguas e esgotos
    200 rcte acustica
    200 ited
    20 residuso
    20 ocupação via publica
    Etc.
    E chega ao fim, o requerente diz que quer que lhe faça acústica e resíduos por 120.
    Resumindo não fazes, pois num bolo de 1000 euros fazer um plano de resíduos até fazes de borla.
    Concordam com este comentário: A&J
    • A&J
    • 29 agosto 2015

# 18

Isso para projectos daqueles tipo copy paste...um projecto com o mínimo de qualidade tem que custar um pouco mais.

Qual foi a parte de para cima de 4000€ que não percebeu?
  14.  # 19

o callinas é engenheiro?
    •  
      GMCQ
    • 29 agosto 2015

# 20

Eu não estou por dentro da 'coisa' como alguns de vós estão, mas sempre tive a ideia que mais facilmente um engenheiro faz o projecto de arquitectura, do que o arquitecto faz o projecto de especialidades. Eu aqui a uns tempos (longos) tive que fazer um trabalho numa formação tecnica, e precisei de uma planta já feita para a examinar... e recorri a um primo meu que é engenheiro ( tá em angola neste momento) e ele mandou-me um projecto de arquitectura com especialidades, era uma coisa enorme, com montes de layers e cores.. bem... Mas já o contrario não tenho feeback, recentemente contactei ex-colegas e alguns deles é só mm arquitectura ainda n houve um que me respondesse, 'sim tb faço especialidades' (mas vamos ver). Daí ter a ideia que tenho...

0.0208 seg. NEW