Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia caros foristas,

como muitos encontro-me a pesquisar terrenos para em breve construir o meu lar. Encontrei um loteamento que me agrada e com preços simpáticos que tem 2 lotes à venda, sendo o preço m2 muito semelhante, tendo a mesma área bruta de construção.

Gostaria de saber por qual dos lotes optavam tendo por base o seguinte:
    - o lote n.º3 tem 693m2 mas pouca área de frente (fica na esquina) mas permitia construir algo em L.
    - o lote n.º 5 tem 850m2 mas só dá para construir na forma rectangular.
    O lado nascente está devidamente identificado.

Obrigado!
      IMG_20150907_092553-1.jpg
  2.  # 2

Os lotes são planos, se não a topografia condiciona bastante .
    Passando à frente a topografia, depois temos gostos, eu gostaria de uma casa linear, já outros gostariam do conceito em L.
    O 5 tem três lugares à porta, já o 3 tem uma entrada à patrão que pode ser interessante deixando voce o carro na rampa de acesso.
    O três tem sol logo de manhã, já o 5 deve receber sombra do vizinhos, mas a partir das 10 da manhã já fica todo ensoleirado.
  3.  # 3

o 5 parece-me ter melhor exposição solar
    Concordam com este comentário: tozepalma
  4.  # 4

Obrigado pela vossa opinião.

A nossa dúvida prende-se com os factores que deverão influenciar a escolha. Se a maior exposição solar, o que permite um melhor "jogo arquitectónico", etc. O que pretendemos é uma casa com linhas simples (mas não propriamente um mero bloco), sem muitas vistas para vizinhos e com uma zona de lazer recatada/reservada.
  5.  # 5

só com essa planta e o que disse é difícil estar a dizer qual o melhor.
    aqui tem que entrar também a zona envolvente e outras características do local.
    aparentemente qualquer um dos dois é bom e dá para fazer o que pretende.
    há muitas formas de criar privacidade.
    não percebo essas rampas assinaladas, o que é? entrada para cave? parece-me um pouco limitativo esse acesso automóvel. que "emboca" dentro do polígono de implantação.
    pelos vistos também não está previsto uma zona de possível para anexos
    outro parâmetro também tem a ver com o seu estilo de vida e o que pretende em termos de espaço exterior.
    enfim outras coisas mais que podem influenciar a escolha de um e de outro, que embora diferentes ( com possíveis abordagens diferentes) aparentemente em termos qualitativos parecem semelhantes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: I_have_a_dream
  6.  # 6

A rampa é o acesso do carro. Aqui os loteamento têm a identificação do acesso do carro ao lote, com uma seta no passeio.
    Acho que o 3 consegue ser mais recatado. Mas há inúmeros aspetos a ter em conta.
    Olhe para os espaços e idealize a sua casa.
  7.  # 7

a largura da área de construção do lote 4 e lote 5 parecem-me as mesmas... com a diferença que o 5 tem maior área de implantação...

o sul é para onde?

tem fotos do local? ou se quiser mandar a localização do google maps
  8.  # 8

no 5 terá uma zona bem definida de jardim...
  9.  # 9

Certo, são rampas de acesso.

Junto foto do google para melhor enquadramento.

Obrigado a todos!
  10.  # 10

Colocado por: I_have_a_dreamCerto, são rampas de acesso.

Obrigado a todos!

no mapa, onde são os lotes? :)
  11.  # 11

Eu acho que percebi, mas estava à espera de alguém. O loteamento não tem nada.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  12.  # 12

pois ainda não tem infra-estruturas... ?
    ou o google não esta atualizado...
  13.  # 13

Já editei com os lotes marcados.

sim, ainda não tem infra-estruturas, mas existe caução na câmara para o efeito. Portanto, não é isso que me preocupa. Além disso, temos uns amigos potencialmente também interessados em construir num dos lotes.
  14.  # 14

Colocado por: I_have_a_dreamCerto, são rampas de acesso.

Obrigado a todos!

assim eu escolhia o lote 5, o lote 3 tem uma vista para as traseiras de um barracão, o lote 5 tem vista para uma vinha, se a vinha estiver em terreno que já não for urbano, muito dificilmente lhe iram estragar a vista.
  15.  # 15

pois... agora falta saber o futuro desses terranos à volta... aquilo no canto inferior direito da imagem é uma estrada normal ou uma via rapida?

para mim o 5 continua a ser melhor... agora o futuro... vai depender do que lá fizerem...
  16.  # 16

Em termos de forma de terreno acho que prefiro o 3, por permitir mais alguma liberdade no projecto e uma moradia menos extensa.
    No entanto o Lote 5 terá melhor exposição solar, e de facto como já se disse atrás tem mais garantias de melhores vistas a longo prazo e menos chatices com vizinhos (só terá 1).
    Se a árvore maior estiver dentro do terreno acho que é um elemento que o valoriza.

No final, pesando os vários factores, talvez prefira o lote 5

Cpts
  17.  # 17

O 5 pela envolvente da vinha e aquela grande árvore. Se for no seu terreno melhor, se não enquanto não vai aquela à baixo , planta outra.
  18.  # 18

Bom dia,

agradeço a todos as opiniões. no geral concordo, apesar de o 3 permitir uma construção que talvez fosse mais do meu agrado (L ou V), o 5 oferece melhores condições e é mais amplo.

Quanto às infra-estruturas, havendo garantia bancária prestada por quem constituiu o loteamento, não devo preocupar-me com o assunto, certo? O que me preocupa um pouco é que os lotes não pertencem todos ao mesmo proprietário, o que pode levar a chatices para que sejam regularmente limpos... ou não? Em principio os nossos amigos compram o lote (o 3 ou o 5, o que nós não quisermos) e avançamos com a construção em simultâneo pelo que o loteamento já ganha outro ar com 2 construções.

Já avisei a mediadora imobiliária que não posso avançar com qualquer proposta enquanto aquilo não estiver limpo e que sempre seria uma mais valia para a venda se o actual proprietário mandasse construir as infra-estruturas previamente... não sei se vou ter sucesso.

Em termos de construção, em cada lote a área bruta de construção é de 330m2, dividida por 3 pisos (prescindia da cave mas não posso...), sendo a área de implantação de 180m2. Parece-vos bem?
  19.  # 19

Colocado por: I_have_a_dreamEm termos de construção, em cada lote a área bruta de construção é de 330m2, dividida por 3 pisos (prescindia da cave mas não posso...), sendo a área de implantação de 180m2. Parece-vos bem?

pessoalmente quando dá gosto mais de ver a garagem e anexos separadas da casa e até fica mais barato a sua construção. No entanto a mancha de implantação já está definida. eu faria uma meia cave de 90m2 (metade garagem e metade arrumos) e depois fazia uma casa terrea, ja que os 180m2 de implantação já me eram suficientes
  20.  # 20

já consultou na camara os dados do loteamento e como está o processo das obras obras de urbanização ( infraestruturas)??
    isso da garantia bancária só por si pode não valer nada.
    ainda não percebi efectivamente os parâmetros desse loteamento. essa planta de síntese deve ter um quadro anexo.
    é preciso perceber quais são as condições. tem mesmo que ser 3 pisos ( cv+rc+1ºandar)?? as áreas que apresenta são máximas ou são obrigatórias? a área de implantação máxima são os 180 m2 ou a área do polígono que se vê??
    quanto as ruas e os passeios estiverem feitos e recepcionados pela camara ai é que passam para o domínio publico e a camara é que procede á sua limpeza e manutenção. até lá pode acontecer viver num caminho de terra. alias nem sei como é possível os lotes serem transacionados sem essas obras feitas. Consulte a conservatória e veja se os lotes já estão registrados e passiveis de serem vendidos.
    isto entre outras coisas mais que é preciso ter atenção.

0.0188 seg. NEW