Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Bom.. um estudo prévio de 600€, entendo eu, que para o caso em apreço, será sem cortes nem alçados, nem 3D's.
    Levantamento métrico da planta da casa "aka" IMI, e desenvolver um programa interior... em anexo, à laia de conversa, uns rabiscos/ perspectivas, cortes esquemáticos à mão livre de soluções pontuais do interior/ exterior/ volumetria... abordar as patologias, e condicionantes construtivas e não só da edificação e conciliada com a solução proposta.

    PS: É perferível pensar nas soluções, varias, e chegar a alguma conclusão, do que andar a entregar peças que em fase de EP, não adiantam grande coisa ao dono de obra, e fazem dispender horas. Queremos soluções, resoluções e não desenhos bonitos finais... isso fica para a fase de Projecto.
    Querendo mais.. há que pagar, mas ai já vamos para o dobro...
  2.  # 22

    3D, não foto realismo, pode muito bem já estar englobado nesse estudo prévio, penso eu, até porque já o fiz.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

    É certo. Depende do método de abordagem do estudo...
  4.  # 24

    Mentira , mentira.
    Esse estudo prévio custa 0 para o cliente. (para um arq. custa mt. .../ sem alçados n percebo, com 3D menos ainda...)
    É uma aposta.(Na arq. e no mercado)
    Nesta profissão n dá para dizer: Vou pensar no assunto, são 20E.

    Cmps!
  5.  # 25

    Faltam aqui em 3d de fororealismo, faz sentido foto realismo,?! Sinceramente só fará sentido em algo de alguma envergadura e com interesse o caso de o que vai ser executado, ser necessário promover de alguma forma antecipadamente.
    Sinceramente um 3d bem detalhado com texturas de algum nível de detalhe são mais que suficientes para promover a ideia junto do cliente. Pelo menos para não acontecer como um cliente Nosso ainda do tempo em que não se falava em 3d, num projecto super detalhado é até bastante claro, disse em obra já em fase avançada que não era nada daquilo que estava a imaginar.
  6.  # 26

    calinas

    leu bem o que eu disse?
  7.  # 27

    Em prol do "ambiente", vou aqui reciclar este tópico, já que até tem muita informação prática e o título era exactamente o que iria escrever =)

    Pois bem, o meu cenário é um pouco diferente... com os preços altíssimos para uma vila do interior, em que comprar uma casa pronta a entrar, fica praticamente ao mesmo preço de construir de raiz, e comprar "ruínas" para remodelar aka "reconstruir", também se paga bastante caro (na minha opinião pagar 60.000€ por um conjunto de paredes sem telhado com menos de 100m², é muito), equaciono neste momento a opção de adquirir terreno para construir algo dentro das minhas posses.

    A minha dúvida neste momento é perceber se consigo fazer o que pretendo com as minhas posses e com o terreno em vista. Trata-se de um lote de 315m², com uma área de implantação de 117m² (construção máx. 220m²) + garagem 30m². Este lote tem um custo de 42500€. Pretendia apenas um T3 simples, térreo ou não, isso já dependeria depois dos custos... e é aqui que entra o estudo prévio. Que seria a chave principal para determinar o custo do projecto e ter noção se consigo ou não empréstimo bancário para tal (aquisição de terreno e construção).

    Neste momento, o terreno ainda está por lotear e só existe a planta síntese. Será necessário e possível um levantamento topográfico nesta altura do campeonato? Eu nem pretendo alçados, 3D, nem nada disso... só mesmo implantação de áreas e pisos, aproximando ao orçamento em vista. Quanto pode custar um estudo prévio nestas condições?

    Sendo sincero, o que me deixa um pouco apreensivo, nem é propriamente pagar pelo EP, mas o facto de poder vir a ficar na gaveta 😟
    mas ao mesmo tempo, sem o ter, sinto-me na necessidade de fazer um puzzle para o qual não tenho as peças todas
  8.  # 28

    Colocado por: R3volutioncom uma área de implantação de 117m²

    Colocado por: R3volution. Pretendia apenas um T3 simples, térreo

    Com apenas 117m2 de implantação é difícil meter tudo ao nível do rés d o chão

    Colocado por: R3volutionSendo sincero, o que me deixa um pouco apreensivo, nem é propriamente pagar pelo EP, mas o facto de poder vir a ficar na gaveta

    Para fazer contas não necessita do EP. Faça contas de merceeiro. T3 com uma área máxima de 180m2 = 180.000€. Garagem 30m2 = 15.000€
    Falta agora somar arranjos exteriores e muros.
    Eu diria que dependendo da zona, se não tiver 200.000€ é melhor pensar noutra solução
  9.  # 29

    Essa conta já eu fiz e refiz 😅
    mas lá está, acaba por ser uma coisa muito superficial e não ter um fundamento técnico para este caso próprio. Eu nem preciso de 180m², as áreas podem ser bem mais contidas. Se coubesse tudo num piso, era óptimo! Também posso cortar em acabamentos e dar alguma mão-de-obra própria... isto para rondar uns 700-800€/m².
    Mas lá está, sem saber se consigo fazer o que quero... se o orçamento chega... a necessidade ou não de 2 pisos... se o terreno é adequado... é aí que acho que o EP faz falta :S
  10.  # 30

    R3volution

    olhe esqueça um pouco isto dos projetos e tal, procure é um bom empreiteiro, veja o trabalho dele e debata com ele se é possivel fazer a casa que pretende dentro dos valores que dispoe.
  11.  # 31

    Colocado por: R3volutionQuanto pode custar um estudo prévio nestas condições?
    depende do que pretende. quer apenas desenvolver um programa? apenas uma proposta inicial ou algumas soluções mais trabalhadas? quanto tempo se vai trabalhar sobre esse estudo prévio?
  12.  # 32

    Colocado por: marco1R3volution

    olhe esqueça um pouco isto dos projetos e tal, procure é um bom empreiteiro, veja o trabalho dele e debata com ele se é possivel fazer a casa que pretende dentro dos valores que dispoe.


    marco1, imaginemos que 117m² não dá para o que quero e construir uma casa de 2 pisos já excede o orçamento. Tenho de esquecer este terreno e tentar encontrar outro, com imaginemos 140m², onde já consigo construir uma moradia térrea pelo orçamento disponível. É aqui que acho sinto falta de um EP... ter algo na mão para chegar um empreiteiro e dizer que quero orçamento para "isto".

    não sei se me estou a explicar bem para entenderem o meu ponto de vista?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 33

    Colocado por: antonylemosdepende do que pretende. quer apenas desenvolver um programa? apenas uma proposta inicial ou algumas soluções mais trabalhadas? quanto tempo se vai trabalhar sobre esse estudo prévio?


    Só mesmo um estudo que me diga que com esta área e orçamento disponível, no mínimo é possível fazer X, no máx. Y, e onde Z está fora de questão. Somente isso
  14.  # 34

    117m2, dá para um T3, sem garagem, sem alpendres.
    A área mínima de um T3, são 91m2. Portanto dá para fazer qq coisinha contida.
  15.  # 35

    Colocado por: R3volutionimaginemos que 117m² não dá para o que quero e construir

    117m² dá para um T3. Mas conte com uma sala no máximo de 30m² contando que terá uma cozinha pequena, e quartos de 12m².
    Talvez dê um pouco mais, mas não será para muito.
    Se isto poderá ser uma casa que lhe sirva, então esse terreno é uma hipótese.

    Colocado por: R3volutionNeste momento, o terreno ainda está por lotear e só existe a planta síntese

    Agora isto já é mais preocupante. Se está por lotear não pode fazer nada por enquanto. E isto dos loteamentos às vezes têm prazos que se medem em anos.

    Um estudo prévio para isto tudo pode lhe custar 500€. Pode ser um valor negociado para depois abater no projecto, mas isso tem de ser combinado com cada arquitecto.
    Atrás já lhe deram um valor de 1000€/m² para construção. Poderá arranjar a 800€/m². Mas isso vai depender mais do construtor do que do projecto. Depende muito de para onde é a obra. Depende de muita coisa. E o estudo prévio não lhe vai dar muito mais informação sobre isso. Apenas lhe dá uma solução de arrumação das divisões e de algum apontamento em esquisso.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 36

    Colocado por: paulovalenteUm estudo prévio para isto tudo pode lhe custar 500€.

    Aqui, começa nos 600€...
  17.  # 37

    Colocado por: Pedro BarradasAqui, começa nos 600€...

    Estou em campanha...
  18.  # 38

    Colocado por: paulovalenteEstou em campanha...

    Ok... ;)
  19.  # 39

    Colocado por: Pedro Barradas117m2, dá para um T3, sem garagem, sem alpendres.
    A área mínima de um T3, são 91m2. Portanto dá para fazer qq coisinha contida.


    Bom dia, desde já peço desculpa por me intrometer nesta conversa na qual me identifico bastante com o sr.que abriu este post, pois ando à procura do mesmo... mas no meu caso para um T4.
    Visto que aparentemente existem cálculos fáceis para isso gostava de saber, se possível, se para uma área de implantação de 133m² é possível ter um T4 térrea (c/ 2 wc) com áreas humildes?
    Obrigado
  20.  # 40

    Colocado por: rtbilasVisto que aparentemente existem cálculos fáceis para isso gostava de saber, se possível, se para uma área de implantação de 133m² é possível ter um T4 térrea (c/ 2 wc) com áreas humildes?

    Obvio. até porque um T3, também terá de ter 2 IS. assim como um T4.

    Um T4, terá de ter Ab minima = 105m2, portanto 133m2, já dá para qq coisinha ;)
 
0.0253 seg. NEW