Iniciar sessão ou registar-se
    • ajmr66
    • 13 setembro 2015 editado

# 1

bom, dia
    Estou com um grave problema que não sei como resolver, na minha casa está prevista a evolução do projecto, acontece que o meu vizinho, ocupou todo o muro, de um dos lados, muro esse que pertence aos 2, iniciei a construção, mesmo em meu prejuízo, nada disse, pese embora a minha casa tenha que ficar mais pequena, o Sr é um bocado difícil e agora não para de me chatear, por causa de umas pequenas rachas que lhe apareceram no decorrer da minha obra, quase me ameaçou de pancada, não sei que faça, isto em relação à obra, será que uma queixa na câmara sobre a ocupação do muro resolvia? Obrigado
  1.  # 2

Boa tarde. Ocupou o muro que é dos dois? Como assim? Só do lado dele, certo?
  2.  # 3

explique lá melhor o que entende por ocupou o muro dos 2
  3.  # 4

nao ha muros de 2 vizinhos! cada vizinho tem o seu muro! se so existe um muro alguem esta a usar o que nao é seu.....
  4.  # 5

Colocado por: loverscoutnao ha muros de 2 vizinhos! cada vizinho tem o seu muro! se so existe um muro alguem esta a usar o que nao é seu.....

O meu irmão mora num loteamento de várias moradias geminadas e a separar os terrenos há apenas um muro de bloco normal. Foram assim construídas e vendidas pelo empreiteiro...
  5.  # 6

Colocado por: jorgferr

O meu irmão mora num loteamento de várias moradias geminadas e a separar os terrenos há apenas um muro de bloco normal. Foram assim construídas e vendidas pelo empreiteiro...

mas o muro está no terreno de quem? se esta a meio... cada um tem metade do muro... já que é isso que está dentro do terreno
  6.  # 7

Colocado por: sergyio

mas o muro está no terreno de quem? se esta a meio... cada um tem metade do muro... já que é isso que está dentro do terreno

O muro divide os dois terrenos pelo que presumo que seja metade de casa um. Aliás, cada um pintou o muro do respectivo lado. Isto era só para dizer que talvez seja possível um muro ser de ambos (ou metade do muro, lol)
  7.  # 8

mas então... que fez ele que ocupou o muro dos 2?
  8.  # 9

Colocado por: jorgferr
    O muro divide os dois terrenos pelo que presumo que seja metade de casa um. Aliás, cada um pintou o muro do respectivo lado. Isto era só para dizer que talvez seja possível um muro ser de ambos (ou metade do muro, lol)

ta a ver que respondeu á sua duvida! nao ha um muro para dois..... quanto muito podera haver meio muro para cada um, mas mesmo nessa situação nao é correcta (eu nao queria)... o ideal e para evitar chatices é cada um ter o seu muro no limite do seu terreno!

quando comecei a construção ja havia dois muros que limitavam o meu terreno, no entanto os muros nao eram meus e fiz o meu muro encostado ao do vizinho!
    Concordam com este comentário: GMCQ
    • ajmr66
    • 14 setembro 2015 editado

# 10

O muro em questão, faz parte de uma moradia em banda, que é evolutiva, esse muro inicialmente dividia 2 quintais altos, mas o vizinho ao construir o primeiro andar, que faz parte do projecto evolutivo, em vez de usar a metade do muro que lhe corresponde, ocupou todo, coisa que não tinha reparado até projectar eu construir o meu primeiro andar... A minha questão é, será que vale a pena apresentar alguma queixa na câmara, visto que o Sr diz não ter nada a ver com isso... Ou vou perder tempo?
  9.  # 11

bem vendo a coisa pela positiva, já tem a parede para o seu lado quando quiser também fazer essa tal evolução, bastará só regularizar.
    Concordam com este comentário: marianapx
  10.  # 12

Colocado por: marco1bem vendo a coisa pela positiva, já tem a parede para o seu lado quando quiser também fazer essa tal evolução, bastará só regularizar.
    pois mas tendo em conta que são quartos, tálvez o barulho??? Ou o isolamento, não seja o melhor...
  11.  # 13

não está a ver bem. se já existe uma parede feita por ele, apenas terá que do seu lado meter isolamento e uma fiada ou com tijolo mais fino ou em "pladur."e fica bem isolado quer termicamente quer acusticamente.
    imagine que tinha de construir sem nada nesse muro, teria que fazer uma parede com um mínimo de 30 cm já considerando vários tipos de parede +isolamento. assim terá que sensivelmente fazer apenas metade da espessura. Não sei se me fiz entender.
  12.  # 14

Colocado por: marco1não está a ver bem. se já existe uma parede feita por ele, apenas terá que do seu lado meter isolamento e uma fiada ou com tijolo mais fino ou em "pladur."e fica bem isolado quer termicamente quer acusticamente.
    imagine que tinha de construir sem nada nesse muro, teria que fazer uma parede com um mínimo de 30 cm já considerando vários tipos de parede +isolamento. assim terá que sensivelmente fazer apenas metade da espessura. Não sei se me fiz entender.
    pois Marco mas o senhor é difícil, e não faço a mínima ideia que tipo de parede foi feita, até porque a primeira vista, e segundo o meu empreiteiro a dita construção nem pilares tem, o meu medo é que a minha construção, com pilares, junta de dilatação etc etc, cause danos no trambolho que está ao lado, e depois, quem avalia, quem fiscaliza... É só esse o meu receio... Pedir fiscalização? Será que fazem?
  13.  # 15

acho que não deve arranjar tempestades antecipadamente. faça o que tem a fazer e informe o seu vizinho que o vai fazer e proponha-lhe que se tire umas fotos do antes ( do lado dele) e que se compromete a se alguma rachadela aparecer do lado dele você repara.
    Concordam com este comentário: marianapx, ajmr66
  14.  # 16

O aumento que vai fazer na casa é mediante um projeto já existente certo? Se o aumento que o seu vizinho fez for legal tem que estar conforme um projeto aprovado na câmara.
  15.  # 17

Colocado por: GinetaO aumento que vai fazer na casa é mediante um projeto já existente certo? Se o aumento que o seu vizinho fez for legal tem que estar conforme um projeto aprovado na câmara.
    o meu sim, o do lado vamos pensar que esta conforme o projeto, deixa ver se ele acalma e consigo falar com ele, sem stress, a obra dele esteve muito tempo embargada, mas....
  16.  # 18

Você, na qualidade de vizinho, pode requerer a câmara municipal a consulta do projeto da casa do seu vizinho e aí já esclarece a legalidade da construção.
  17.  # 19

e a camara vai disponibilizar o projecto da casa do meu visinho?

é que eu estava a pensar armar por ai alguma artimanha, assim com o dados da casa do visinho posso melhorar a armadilha....

ironias ha parte, acho muito mau a camara disponibilizar os dados da minha casa a treceiros, sem a minha autorização.
  18.  # 20

qualquer cidadão pode consultar um processo mediante requerimento e devidamente identificado. Não pode é tirar cópias e fotos.

0.0139 seg. NEW